Poderosa

Poderosa Sérgio Klein

Resenhas - Poderosa

Izabela 15/12/2015

Eu li esse livro, pela primeira vez, quando tinha uns 12 anos de idade (lá em 2006). Era um dos primeiros livros que eu lia para valer depois que Harry Potter entrou na minha vida e eu estava muito orgulhosa disso. Como eu ainda não era a leitora maluca com três estantes que sou hoje, li o livro da biblioteca da minha escola, na verdade, lutei muito por esse livro, rs. A lista de espera por ele era gigante e eu sempre batia meu ponto na biblioteca para ver se minha vez tinha chegado (minha fichinha de livros de lá ganhou, por um bom tempo, como a mais cheia da minha turma!). Até que o dia chegou e eu lembro, de verdade, como foi ler esse livro, foi mágico. Lembro que, boa parte dele, li na sala da casa da minha avó e lembro também de como me senti adulta lendo o livro que falava sobre o começo da adolescência. Foi exatamente por todos esse detalhes aí de cima que eu resolvi que precisava ler esse livro mais uma vez, precisava sentir tudo isso de novo. Mais uma vez, foi mágico. Dessa vez não esperei fila alguma (porque sou parceira da editora e pude solicitar o livro, rs), e muito menos li na casa da minha vó (porque moro em outra cidade por conta da faculdade), mas posso contar que senti muitas coisas com a história. O livro ainda é cinco estrelas e me mostrou que muito de quem sou hoje como leitora, escritora e, até mesmo, pessoa, teve influência da história da Joana Dalva. Se ainda não conhece essa história, não perca tempo. Ela não tem idade e é sempre bom ter uma leitura leve por perto. Se quiser conhecer mais um pouco, ou relembrar, a história, é só continuar lendo aqui.

Joana Dalva recebeu esse nome porque a mãe, uma doutora em história, sempre foi muito devota da santa Joana d'Arc e o pai, um dentista cheio de ideias, queria homenagear a mãe que havia falecido e que se chamava Dalva. O nome sempre a afetou, mas ela tinha muito outros problemas para lidar no auge dos seus treze anos. Os pais estavam brigando por tudo e sempre ameaçavam se separar, o irmão mais novo tinha como meta infernizar a vida dela e sempre conseguia isso, a avó estava bem doente e não saia da cama, a escola estava virando um grande inferno, uma vez que todos estavam crescendo e os hormônios estavam tomando conta de tudo e, para melhorar, Joana está sofrendo comas próprias dúvidas da idade. O mundo estava sempre uma bagunça sem lógica para ela, afinal, como sempre sonhou em ser escritora, Joana, imaginava as coisas de um modo bem melhor, ou, pelo menos, com um enredo bem melhor. O que ela não imaginava e, muito menos, sonhava, era que ela tinha (literalmente) o mundo em sua mão.

"Tirar ficção da cartola é uma delícia..." - Página 29

Enquanto escrevia um trabalhode história para o colégio, ela resolveu que podia mudar a história de uma das personagens mais conhecidas da realidade, sua quase xará, Joana d'Arc. O que ela não imaginava era que suas palavras seriam capazes de realmente mudar a realidade. O trabalho era apenas o começo, ela podia escrever coisas fantásticas e doidas (como um jantar de graça em um restaurante chique) em papéis que tudo virava a realidade. O problema é que, em grandes poderes existem, também, grandes respossabilidades e, nem sempre, o que achamos que é certo e bom realmente é o ideal. Joana aprende isso vivendo suas trapalhadas e tentando arrumar o mundo a sua volta com as palavras. Aos poucos ela vai entendendo melhor tudo que está acontecendo, mas é claro que muita coisa dá errado pelo caminho.

"O mundo está nas suas mãos, menina. Você tem o poder de mudar a vida de qualquer pessoa." - Página 61

Eu realmente não lembrava de grande parte dos personagens desse livro, claro que, enquanto ia lendo, fui me lembrando aos poucos, mas o que me marcou mesmo foi a avó de Joana e, claro, ela mesma, a personagem principal. O livro em si também é bem diferente do que eu me lembrava, mas de uma maneira muito boa. A narrativa se faz de uma maneira bem leve e cheia de crônicas no meio da história, nem sei se isso existe, mas foi o que pensei enquanto relia. Dentro da história principal vamos conhecendo várias outras histórias e é bem com a personagem principal fala que gosta de fazer logo na primeira página do livro. Como escritora em treinamento, Joana, deixa claro que não gosta de histórias que seguem algo sério demais e o livro é exatamente a cabeça da personagem. Essa é uma das coisas que meu eu com doze anos não percebeu, os outros detalhes foram muito mais profundos (e até mesmo atuais), como, por exemplo, a mãe dela ser feminista em sala de aula mas aguentar ordens e afins do marido em casa como se fosse algum certo. Sem esquecer, é claro, da mensagem principal do livro, o poder das palavras.

É claro que quando eu era mais nova entendia que tinha algo com as palavras eo poder delas, mas nada como o meu eu de hoje em dia. O detalhe é que, naquela época, eu estava mais preocupada com o fato de que queria mutio mesmo escrever as coisas e elas virarem realidade. Quase dez anos depois de ler o livro pela primeira vez, eu percebi que a história realmente me influenciou muito e que sempre acreditei no poder que as palavras têm, mesmo não sendo literalmente mágicas como as de Joana. É por isso que indico esse livro para todo mundo e também indico que você leia algo que marcou sua infãncia, leia com novos olhos e veja como o livro ajudou a formar quem você é. É muito doido, mas também é muito legal. Por último, mas não menos importante, queria agradecer muito a Fundamento por essa oportunidade.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

deborah.fernandes 20/09/2017

Início de uma paixão
Geralmente nós temos um livro pelo qual nos apaixonamos e responsabilizamos por ter deixado a leitura entrar na nossa vida e, no meu caso, este livro é Poderosa.

Ganhei este livro quando eu tinha 12 anos, meses após o seu lançamento oficial, e confesso que até hoje, sou apaixonada pela história. Os conflitos que a Joana Dalva enfrenta são os mesmos que qualquer família pode passar (divórcio dos pais, amigo com problema, primeiro amor...), porém abordados de forma leve e divertida. Mesmo após as suas 5 edições, o livro não perde a sua graça.

Hoje, após 12 anos, continuo recomendando para quem gosta de histórias leves e, principalmente, para adolescentes que não tem (ainda) o gosto pela leitura!

Jubs 16/09/2016

Joana Dalva é uma menina que está em sua fase pré adolescente. Como se nada mais fosse complicado nessa vida, ela descobre que os pais irão se separar, e seu irmão mais novo (Xandi) não para de infernizá-la.
Entre idas e vindas do salão da Salete, ela descobre pela amiga que tem poderes de mudar o rumo do destino e do que quiser. E que este poder está concentrado em sua mão esquerda. A partir daí, a filha do dentista Nélson e da professora de história decide mudar o rumo da sua vida.
Além de toda essa confusão, têm a vó Nina, uma idosa que devido ao AVC fica de cama, e o Luis Augusto, um garoto que Joana Dalva (ou Dalvinha) é apaixonada, e a escola inteira também. Mas só o destino dirá se eles irão ficar juntos, ou melhor, a mão de Joana Dalva.

Fafa 15/12/2011

Comprei o livro pois achei que devia ser uma aventura, uma coisa mais que dê juízo ao titulo, mas me decepcionei completamente, tive que me força a termina de lê, não só tem esse ponto ruim do livro, a garota tem "poderes" que pode ajudar o mundo e só pensa em si mesma. Sério, não quero nem saber como continua este livro, até porque tive que me força a termina de lê-lo.

Este livro só vai agradar garotas que se identifica com a personagem, ou seja garotas que só pensa em si mesma, pelo menos na minha opinião, porque agradou minha amiga, esse tipo de garota.

CeciliaV 19/12/2011minha estante
concordo totalmente. eu achei o livro muito ruim, a história, os personagens, tudo. além q eh a historia d uma garota pelo ponto d vista masculino. um autor homem tem q ser muito bom p contar d um jeito q fique natural e bom um livro p garotas.

pamzinha 04/05/2011

poderosa
Achei o livro muito interessante pois ele conta a historia de uma garota que o pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor.É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonhava em ser escritora.Tudo o que ela desejava era criar historias que distraíssem os futuros leitores, mais um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d'Arc e provoca uma reviravolta na história.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade.O problema é que cada texto traduz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas.

Bom isso basta pois agora terão que ler o livro para descobrir o que vai acontecer com a garota.

Jéssica 27/11/2011

Poderosa - Sérgio Klein
Este livro conta a história de Joana Dalva , uma garota comum que está entrando na fase da adolescência .Ela enfrentar a dor da rejeição do garoto que ama , os conflitos com seu irmão chato , a doença de sua avó querida ,o desentendimento de seus pais.

Uma garota comum , que enfrenta todos os problemas do nosso dia-adia,até que ela descobre que pode mudar o mundo com uma única frase ou palavra.Ela tentar “ajustar” as coisas ao seu redor , mas a maioria só piora.

Acho que todos já pensamos e idealizamos a ideia de poder mudar a nossa história , mas o problema de Joana é que ao mudar alguma coisa , sempre tem a consequência dessa escolha.
Será que o mais fácil é esquecer os problemas? Ou enfrenta-lo e vence-lo ? Neste livro podemos vê isso .

Nos primeiros capítulos não cheguei a gostar realmente do livro , mas decidir ir adiante, a história foi ficando excitante e muito engraçada.

A narrativa de Sérgio Klein foi me prendendo ,e a cada capítulo foi ficando mais emocionante.

Neste livro , também , podemos conhecer mais sobre a heroína Joana D’Arc .

Minha parte preferida é quando Joana descobre que tem seus poderes , através de sua redação sobre Joana D’Arc.É bem engraçado!
A escrita de Sérgio é bem fascinante , tem uma linguagem muito fácil e contemporânea.

Um história que contém amor,traição,perdão,inveja e poderes místicos.

para lerem a continuação acessem: http://www.vivendolivros.com.br/2011/07/resenha-poderosa-sergio-klein.html

Priscilla 01/04/2012

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com/
O que se espera de uma menina na pré-adolescência descobrindo um amor platônico e complicado, com um irmão caçula pirracento e ainda enfrentando a crise conjugal dos pais é que no mínimo essa coitadinha esteja a beira de um colapso nervoso. Mas Joana Dalva é diferente, ela é poderosa.

Para Joana, basta estar com uma caneta em punho e ter um pedacinho de papel, para escrever/reescrever/mudar a história. Tudo que ela escreve com a mão esquerda torna-se realidade. Tudo maravilhoso, até Joana notar que mexer com destinos talvez não seja tão simples e, algumas tendem não sair conforme se planeja.

Uma fofa essa tal de Joana Dalva. Enrolada, atrapalhada e complicada como toda menina, mas ainda assim, uma fota. Sendo justa, dessa vez o destaque de carisma foi a vovó mais punk da literatura, Nina. Quando essa simpática vovozinha nada pacata apareceu, a história deu uma agitada de dar gosto.

Nossa protagonista foi muito cuidadosa e comedida em relação aos seus poderes. Eu, em seu lugar, teria ousado muito mais. Transformaria nuvens em algodão doce, plantaria árvores de dinheiro e criaria um portal do tempo... no mínimo.

Falando em arte, acho que não preciso elogiar a capa. É simples, mas é linda e bem feminina. Por dentro o livro também é um mimo! A diagramação é ótima e atraente. A editora Fundamento realmente está de parabéns.

Para finalizar, eu recomendo o livro principalmente para o público teen. Se você, leitor, tiver mais idade e gostar de histórias leves, divertidas e despretensiosas, pode embarcar nessa também. Eu gostei da leitura. Embora o início tenha sido cansativo, quando as coisas começaram a acontecer, fiquei viciada na história.

laura 03/08/2021

livro antigooooo
eu tenho esse livro há muitos anos, acho que ganhei quando tinha uns 9 anos.
nacionalzinho que eu amo demaisss, me identifico muito com a joana e adoro acompanhar a vida dela. é até parecida com a minha, ela tenta resolver um problema e acaba criando vários outros KAKAKKAAKKAKA. amo ler pra sair de ressaca, resolvi fazer resenha pq achei perdido na estante e é legal deixar tudo registrado aqui ??

Mah 25/11/2021

SABIA
Sabe, eu tinha um sexto sentido, Joana d'Arc me iluminou e falou ***** e **** vão ficar juntos, ADOREI, a vó mais rockeira que já li sobre, Nina PERFEITA, Leninha sonsinha tadinha, sempre soube que você **** ******* era um babacóide, e você desde o começo né D A N I E L A.
Nunca li nenhum livro do autor, e são 6 da coleção, futuramente lerei os outros, mas a história até aqui é ótima.

Nathi 19/11/2012

Não gostei.

Claro que é uma leitura infanto-juvenil, mas pelo o que tinham me falado, esperava muuuuuuuuito mais.

Por que não gostei? Simples,a história é de uma garota, Joana, que ganha um poder especial. O poder é que tudo o que ela escreve com a mão esquerda, se torna realidade.

Porém, há um deslize com esse poder. Ela pode ter tudo o que ela quiser, é só ela escrever! Mas ao longo do livro, ela escreve babaquices pra resolver os problemas dela.

Por isso achei o livro regular, a escrita é limpa e organizada, porém a história é meio sem noção e tosca.

Okaywinx 01/04/2021

É um livro de fantasia, que fala bastante sobre o desenvolvimento e os problemas da personagem durante sua adolescência, que acaba descobrindo ter um dom incrivel e único
Fala bastante sobre relacionamentos, escola, bullying, crises da adolescência em geral
Os últimos 2 livros pra mim foram "ok", mas vale a pena ler essa coletânea se for seu estilo ?

Manuela 10/10/2022

ao mesmo tempo que o livro te prende, depois que você para de ler nao da vontade alguma de voltar a ler. A escrita do autor é bem fácil e fluida mas mesmo assim nao conseguiu me prender. A protagonista (que eu esqueci o nome) fala mais da vida dos outros do que da própria vida, tem gente que gosta mas eu me perco de mais tentando saber se ela tá falando dela ou dos outros.

Anita 12/08/2022

A janela que se abriu
Esse foi o primeiro livro que li e pensei "Nossa, ler é muito bom!", por isso eu considero este um divisor de águas e ele é muito importante pra mim

Faty 11/01/2022

O diário de uma garota que tinha o mundo na mão!
Nesse livro, somos apresentados a Joana D'arc... Quer dizer, Joana Dalva, uma aspirante a escritora que vai descobrir na pele o significado da frase "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades"
Alertada pela manicure, que é vidente nas horas vagas, ela descobre que tem o poder de mudar o mundo, basta querer!
Após, fazer uma redação no colégio sobre a sua quase chará e mudar um pouquinho a história original, a garota leva bomba e aí, que os problemas começam... A história de Joana tinha se tornado realidade! Sua quase chará, não foi morta na fogueira! Mas, é só uma coincidência né? Ou não?
Acompanhando a história de Joana, descobrimos que todas as histórias ganham vida, e que apesar que seria super legal sabermos os spoilers de nossa vida é bem melhor, ler ele em primeiro mão e descobrir junto com nossos leitores o que a trama da vida nos reserva.
Nós te garantimos que esse livro vai te arrancar diversas risadas e que, assim como a Joana você vai querer escrever seu próprio futuro!

Andressa Meel 05/04/2013

Quando o li pela primeira vez me apaixonei, comprei todos os seguintes livros da série e todos os outros são maravilhosos.
O interessante dessa narrativa, que a personagem principal tem o poder em suas mãos, para fazer o que quizer e muitas das oportunidades ela faz loucuras com esse poder, mas no final das contas ela coloca ''tudo'' de volta no lugar, por que as coisas são do jeito que tem que ser e não do jeito que a gente quer; o que no livro e na vida é a grande sacada de toda a história :)