As Três Partes de Grace

As Três Partes de Grace Robin Benway

Resenhas - As três partes de Grace

Thais. 20/10/2020

O topo de leitura sensível que faz a gente entrar na história e sentir um pouco como os personagens e entender seus motivos.

Fiquei apaixonada pelos três personagens principais. Me sensibilizei com seus dilemas, sofri com as suas dores e me apeguei como se eu fosse um dos irmãos.

História muito bem contada. Recomendo!

Pam 19/08/2020

Diferente
Não era o que eu esperava, mas é um bom livro, me emocionei com os personagens.

Ivy (De repente, no último livro) 14/03/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
As três partes de Grace é um drama juvenil cheio de sentimento. Vários momentos me comoveram, os personagens, super completos, me cativaram completamente, e achei toda a construção da trama bem coerente.

Sei que Robin Benway é autora de outro livro publicado por aqui, mas essa foi minha primeira experiência com a escrita da autora e no geral foi bem satisfatório. Benway possuí uma escrita madura, aborda temas bem atuais e sabe retratar situações duras sem exagerar no drama.

Os personagens foram o ponto alto da estória pra mim. Todos os três protagonistas são envolventes e conseguem ganhar a afeição do leitor, e além deles a autora insere personagens secundários muito interessantes, reais, com dramas e cotidianos que a gente entende e visualiza facilmente.

Torci demais por Maya, Grace e principalmente por Joaquin. Os três protagonistas possuem uma química enorme e a relação que se constrói entre eles é crível. A conexão não é do nada e nem instantânea, mas sim natural. Eles constroem aos poucos essa relação de confiança, e embora tenham suas vidas e rotinas paralelas, seus caminhos permanecem unidos, sempre se intercalando ao longo da narrativa.

Meu favorito foi Joaquin, porque ele é tão sofrido e cheio de facetas, imprevisível e altruísta, é aquele cara de coração bom que duvida de si mesmo o tempo todo e que até o final vai evoluindo lindamente.

Maya também me surpreendeu bastante porque ela conseguia ser irritante e adorável, e eu adoro isso em personagens.

Apesar de todas as mil coisas boas que encontrei nesse livro e desse enredo moderno, atual e tocante, senti que a estória ficou lenta por algum tempo. As coisas demoravam pra acontecer, e durante a metade da leitura isso me frustrou um pouco. Entendo que é um tempo que a autora precisava e que foi necessário para construir e apresentar seus personagens e nos mostrar suas rotinas e lutas, mas provavelmente por estar acostumada com um ritmo e estilo diferente em livros, essa narrativa mais pausada me pegou desprevenida.

Mesmo assim, é uma leitura que valeu super a pena pra mim. Achei a maneira como a autora explorou a temática toda da adoção bem abrangente. Benway não quis criar vilões, mas se apegou ao realismo, mostrando as caras da moeda que envolve o assunto, seja o lado bom e o lado ruim. Para isso, a autora usa de seus três protagonistas como exemplo. Grace é a filha única, adotada pela família que não podia ter filhos e que a ama intensamente. Maya também é amada, mas ela tem uma irmã que é filha biológica de seus pais adotivos e tem que lidar com ser fisicamente diferente de todo o resto da família. E Joaquin, ele não tem família, foi abandonado, sofreu e foi rejeitado de muitas maneiras. Esses três paralelos permitem a Robin Benway explorar todos os prós, contras e talvez que envolvem o drama e mitos de quando se fala em adoção e no tratamento dado pelo sistema às crianças sob tutela do Estado.

Achei o final carregado de uma intensidade quase poética. Benway diz tanto até o final do livro que fica até difícil tentar expressar em palavras tudo o que aquele final abarca. Ele traz esperança, mas também deixa a certeza de que o futuro é a gente que faz e muito do que fazemos determina se ele será ruim ou bom. Achei o final magnífico e muito inteligente porque a autora não traz um final cheio de purpurina prometendo um mar de rosas, mas algo bem próximo do realismo mesmo, estilo que marcou a leitura desde o princípio.

As três partes de Grace é mais maduro e mais aberto do que um simples livro juvenil, pois aborda temas diversos que fazem o leitor sofrer, sentir e refletir desde o princípio. O trunfo da autora é trazer-nos personagens cheios de defeitinhos mas também de muitas qualidades, o que os torna mais próximos de nós leitores. A trama é cheia de sentimento, e sofrimento, mas consegue deixar ao final uma mensagem de esperança e de perdão que achei bastante importante. É um livro que vai comover os leitores, trazendo à tona vários questionamentos e certezas que antes dessa leitura eu raramente havia refletido.

site: www.derepentenoultimolivro.com

@juliaavictorino 05/05/2021

Empatia pura!
É um livro com personagens adolescentes, mas não tem nada de ingênuo. Os capítulos intercalam entre os irmãos e aos poucos vamos conhecemos um pouco de cada um, suas experiências e segredos.

A adoção e relação filho adotivo/família é o tema principal, mas a autora vai muito além disso. É interessante ver como os três lidam com seus medos e traumas e o impacto disso em seus relacionamentos familiares e amorosos.

A leitura é muito imersiva e consegui me conectar de cara com o trio principal. Mesmo intercalando três pontos de vista, a narrativa tem o ritmo certo para ser dinâmica sem ser corrida ou superficial.

O entrosamento dos irmãos é ótimo. Foi ótimo acompanhar o desenrolar desse relacionamento, enquanto cada um também passava por um processo de autoconhecimento.

Consegui me colocar no lugar de cada um e os diálogos ajudaram bastante. Eles casam muito bem com a personalidade de cada um e proporcionam um belo exercício de empatia.

Deixo um destaque aqui pra Claire e Rafe, personagens secundários incríveis que proporcionam boas reflexões sobre a importância do diálogo nos relacionamentos. ?

Não tive muitas surpresas, mas acho que nem era essa a proposta do livro. A trajetória aqui é o que importa e o que faz da leitura ser tão gostosa.

BeThi.Freire 19/05/2020

As três partes de Grace
Que livro maravilhoso, delicado, intenso...
Daqueles que nos faz sentir com o coração quentinho!!!
Em muitos momentos é difícil vivenciar a vida complicada de Grace, Maya e Joaquin, principalmente as partes referentes a Joaquin, mas mesmo tendo uma vida tão complicada é bom saber que ele podia contar agora com Linda e Mark. Talvez até por ele ter tido uma vida difícil o final da história dele foi a mais emocionante.
Já Grace e Maya eles já tinham uma vida "estabilizada" elas só precisavam entender isso.
Meu destaque vai para Lauren, a irmã de Maya que demonstrou o tempo todo um altruísmo brilhante.
Ou seja, AMEI o livro e queria que tivesse continuação.

Eriiket 04/07/2023

Leitura leve e emocionante
Comecei esse livro para terminar com a minha ressaca literária. Estava sem expectativas, mas a história foi me envolvendo e quando vi, já tinha terminado o livro.

História leve, bem escrita e que dá uma sensação de pertencer aos personagens. Recomendo!

Debora.Oliveira 28/12/2022

Várias lágrimas derramadas ao terminar esse livro!
Demorei um tempo pra ler esse livro, pois pensei que por ser um livro com jovens a temática seria arrasta e mais do mesmo rs

Me enganei completamente! O livro traz várias reflexões e críticas sobre a adoção que me fizeram aprofundar meu conhecimento sobre o assunto! Muito muito emocionante! Vale a pena conhecer essa história! Virou um dos meus favoritos!

Amanda 16/01/2023

As Três Partes de Grace
Este livro conta a história de Grace, Maya e Joaquin.

Três irmãos que foram todos adotados ou criados em famílias diferentes e que não sabiam que os outros existiam até recentemente. Além de encontrar irmãos que eles nunca souberam, eles também iniciaram uma jornada para se encontrarem. Grace quer saber mais sobre sua origem e decide procurar por sua mãe biológica, porém Maya e Joaquin não querem conhecê-la, pois para eles, sua mãe não os queria, mas o laço dos irmãos vão se fortalecendo e segredos são revelados.

Este livro é muito interessante e a história de te prende do início ao fim. Pude me conectar com Grace, Maya e Joaquin e sentir suas emoções a cada momento que os eventos se revelavam. O livro aborda questões relacionadas à adoção, sistema adotivo, alcoolismo, gravidez na adolescência e encontrar um sentimento de pertencimento pela família que você foi adotado.

O fato de os capítulos serem alternados entre Grace, Maya e Joaquin foi maravilhoso, pois deu uma visão sobre suas origens pessoais e me permitiu entender de onde vinha cada personagem à medida que a história avançava.

Adorei como o relacionamento deles se desenvolveu ao longo do tempo, como eles se apoiaram um ao outro e quando o livro terminou, fiquei muito feliz por todos os três.

Jéssyca 22/08/2020

Leitura leve
Leitura leve é linda, consegue fluir super bem. Indico sim. Amei!

Joana235 27/09/2020

Maravilhoso!
O romance começa com Grace, que no momento está sonhando com seu baile de despedida do Ensino médio, mas por uma ironia do destino, Max, seu namorado é coroado Rei do baile e coincidentemente, a partir desse momento, sua vida começa a "desandar"...

"Depois desse dia, Grace sabia que não ficaria com Pesseguinha"

Seu caminho se entrelaça com os de Maya e Joaquin, adolescentes problemáticos, que em meio a suas inseguranças, medos, questionamentos e segredos terão que aprender a expulsar seus fantasmas para encontrar a felicidade através da força da união fraterna.
Apenas leiam esse livro incrível que se tornou um favorito da vida

Quotes favoritos:

" O lugar de Pesseguinha ainda estava lá, aberto e vazio, mas havia novos lugares em seu coração para serem ocupados, para fazer com que se sentisse inteira de um jeito que nunca tinha se sentido antes."

"Ele estendeu a mão e segurou o pulso de Maya, dividiram a mesma pele e o mesmo sangue, e eles voltaram para casa, os três juntos, como tinham prometido."

Elizama.Nascimento 12/06/2021

As três partes de Grace
Três irmãos separados, o destino os aproximam. Muita diferença e semelhança existe entres os três, mas muitos segredos e amor também.

alice 11/01/2021

esse livro não tem defeitos, é lindo do começo ao fim -não costumo usar essa palavra mas descrever livros mas nesse caso foi necessário.
uma leitura fluída, nada cansativa e envolvente, teria lido em 1 dia se tivesse tempo. os personagens tem uma história e desenvolvimento sensacional.
é super "emocionante", mas não porque é triste só é emocionante, não sei explicar (mas n vou negar que é triste as vezes).
gostei que é fora do padrão "romance", é uma história sobre família, basicamente. enfim, gostei demais demais desse livro e vou recomendar para todo mundo.

Ana 08/03/2020

Eu li As Três Partes de Grace há um tempinho, mas não sabia exatamente como escrever essa resenha. Mesmo depois de muitos anos, tenho uma enorme dificuldade para escrever sobre meus livros favoritos ou sobre livros que me emocionaram ao extremo. Esse aqui se encaixa nas duas categorias. A história de Grace é, na verdade, a história de três irmãos, Grace, Maya e Joaquin, que são filhos da mesma mãe, mas, na verdade, nem se conheciam.

A história se inicia em Grace, que, de certa forma, é o ponto central do livro. Não definiria como única protagonista, pois tudo é narrado pelos três irmãos de forma bem igualitária. Logo nas primeiras páginas descobrimos que Grace está grávida e pretende dar sua bebê para adoção — isso porque, além do pai da criança ter dado a mínima, os pais de Grace concordaram que a filha não teria nenhum tipo de estrutura para criar um bebê nessa altura do campeonato. Até aí tudo bem. O que surpreende, na realidade, é o fato de a própria Grace ser adotada.

Após o parto e mantendo os planos de Pesseguinha — como a bebê é chamada pela mãe — ser acolhida por uma família melhor estruturada, Grace resolve procurar pela mãe biológica simplesmente porque queria saber se os motivos dela foram ao menos parecidos com os seus. E foi aí que seus pais adotivos revelaram sobre seus dois irmãos que, inclusive, moram praticamente do lado dela.

Gente, que livro mais bonito! Eu fiquei horas e horas pensando em como falar sobre ele para vocês, procurando alguma palavra para descrevê-lo, mas acho que não existe nada que possa expressar o tanto que esse livro é bom. Os personagens, por exemplo, são todos muito bem construídos. Grace, Maya e Joaquin têm momentos muito bonitos e especiais durante toda a história, todos condizentes com seus respectivos arcos. Gostei de todo mundo, mas foi Joaquin que realmente ganhou o meu coração. Dentre os irmãos, ele é que tem a vida mais sofrida, porque nunca foi adotado. Ele não fica se fazendo de coitado, mas é inegável que o abandono mexe muito mais com ele do que com as meninas.

É claro que a adoção é o tema central do livro, mas isso não significa que Robin Benway não tenha tocado em outros assuntos. Família — aquelas pessoas que te acolhem, te amam, te apoiam —, amizade, sexualidade e perdão são temas que também foram abordados com muita delicadeza pela autora. E por falar em coisas delicadas, acho que nunca tive contato com uma narrativa tão incrível e madura, que conseguiu contar tão bem a história desses três irmão, já que a cada página eles ficavam mais unidos!

As Três Partes de Grace é uma trama que impacta e emociona, foi claramente escrita para tal. A escrita é extremamente fluida, real e lotada de lições que são impossíveis de esquecer. O final foi muito emocionante e encheu o meu coração de alegria! Além de ter sido uma leitura muito proveitosa — que, aliás, me fez chorar bastante —, me fez repensar os meus conceitos sobre adoção. Se você, assim como eu, é fã de histórias com protagonistas adolescentes e com alto teor dramático, esse livro é a escolha perfeita!

site: http://www.roendolivros.com.br

Adriana.Gonzalez 02/06/2022

Ótimo livro pra quem gosta de drama familiar
Confesso que saí da minha zona de conforto 100%.
Só iniciei esta leitura porque vou debater ela numa leitura coletiva que amo muito.
E digo que o livro é bom.
Apenas não é minha pegada. Mas isso não tira o mérito da autora, da sua escrita.
O livro tem um bom desenvolvimento e as pontas no final são todas amarradas. É uma boa leitura para quem gosta do gênero.