Último Sacrifício

Último Sacrifício Richelle Mead

Resenhas - O Último Sacrifício

Claudia Nunes 06/06/2012

Último Sacrifício - Richelle Mead
"Rose é resgatada da cadeia, mas deve permanecer em segurança em uma cidadezinha pacata até que os outros possam provar sua inocência, mas ficar parada enquanto os seus amigos tenta resolver tudo para ela não é algo que Rose Hathaway faria não é mesmo? No sexto e ultimo livro da saga, Rose parte para uma nova missão. Antes de morrer a rainha lhe confessa um segredo dizendo que só ela seria capaz de resolver tal coisa, Vasilissa não é a ultima Dragomir. Outro vive, o filho ilegítimo de Eric Dragomir. Agora Rose tem correr contra o tempo para provar sua inocência e achar este Dragomir perdido."

O que falar do final dessa super saga? Esplendida. Amei todos os livros e em especial este. A Richelle Mead fez jus ao seu nome e escreveu umas das histórias mais empolgante que li. Rose como sempre foi muito corajosa, Lissa "ajudou" da sua forma, Dimitri é perfeito e todos os personagens se fizeram muito presente. A escritora deixou o livro com ação, trouxe novidades, romance, amizade e quando você pensa que o livro tem de tudo, ela traz uma revelação bombástica que confesso que não esperava. A série é ótima e muito bem escrita, esta nas minhas favoritas. Amei. O único ponto fraco na história foi o final, pois alguns dos personagens a Richelle não citou, mas eu pesquisei e este ato foi proposital, pois há outra série e todos estes personagens serão inclusos. Então, bora se preparar que ainda tem mais . Valeu muito a leitura. Amei.

Luciana 16/03/2012

Esperava mais, mesmo assim foi ótimo!
O livro é muito bom, mas na minha humilde opinião, não foi o melhor da série. a autora pecou deixando algumas lacunas importantes. O destino de alguns personagens não ficou muito claro e não gostei especialmente do final de um deles. Mas tirando isso, nota oito. A gente sempre fika esperando muito do último livro neh, mas...
O livro prende, é cheio de reviravolta e vale muito a pena.
:D

Alana Homrich 12/12/2011

Não foi o melhor livro da série, a meu ver, mas foi o responsável pelos finais e isso merece um crédito. Com alguns finais previsíveis, outros nem tanto, alguns inexplicáveis e outros inexistentes, Last Sacrifice traz o desfecho da história de Rose e Lisa, amigas um tanto esquisitas mesmo para os padrões da sociedade Moroi.

Last Sacrifice é basicamente uma luta contra o tempo para provar que Rose não matou a rainha Tatiana e achar meios de Lisa ser reconhecida na realeza. Ambas realizam muitas loucuras pela outra, e por si próprias; descobrem novos, ou adormecidos, desejos. E uma acaba com um final previsível e a outra... Nem um pouco.

* comentário *
(há spoilers)
O único ponto negativo é que faltaram alguns finais que eu considerava necessários, como por exemplo, o coração despedaçado de Adrian. Ele foi uma personagem interessante durante todo o seu aparecimento e acaba como um simples namorado traído e cheio de repulsa pela Rose? Eu realmente esperava saber mais sobre a história de Sydney e Abe, do que ele a livrou ou o que ele realmente fez para ela, parece ser algo bem mais grandioso do que comentado no livro, e a Rose concorda comigo. E esperava, também, um desfecho fofinho sobre Mikhail e Sonya, eu sei que eles ficaram juntos porque ela escreveu, só que foi tão rápida a parte deles e ele foi tão crucial na história; e eu queria aprender mais sobre o espírito também, ele ficou meio de lado nesse livro. Enfim...

O livro é muito bom, cheio de aventura, suspense, intrigas, novidades, amor; mas alguns acontecimentos foram rápidos demais e alguns personagens não tiveram seu devido final feliz, ou final coerente, no mínimo.

Estou aqui me despedindo de uma série maravilhosa, e espero muito poder ler Bloodlines para relembrar um pouquinho das personagens, não somente de Rose e Lisa, mas de todas. São muito cativantes!
Claudia Nunes 01/06/2012minha estante
Sua resenha e comentário expressou tudo que senti com o final do livro. Eu realmente fiquei triste por não saber o fim de alguns personagens... como por exemplo Eddie. Não descobrimos o que aconteceu com ele. E também tem a Jill, não faço ideia do que aconteceu com ela depois. Mas, apesar desses pequenos, grandes, "detalhes" o final foi bom.

Patty Pizarro 20/09/2012minha estante
Gostei da sua resenha e também fiquei esperando alguns defeschos, principalmente para o Adria. Quem sabe ela não faz isso por nós futuramente né.

Ana 12/11/2012minha estante
Concordo em tudo!
E realmente espero que Bloodlines resolva esse problema dos finais por que ainda tô meio frustrada...

kelly_bs 12/09/2013minha estante
Sempre acho que o final inexplicado do Adrian ia dar em alguma coisa... assim como a Sydiney alquimista ficou MUITA ponta solta, que aparentemente tem respostas na nova saga da autora. Bloodlines, que é focada nos personagens citados e Jill. É crucial para o entendimento ler a nova saga, li o primeiro livro ainda sem publicação. To amando, Quero mais logo. Pra quem assim como eu inicialmente se frustou com o final. Leia Bloodlines

Nanda 26/10/2011

Acabou!!!
Mas onde foi parar o Último Sacrifício em Vampire Academy?

Como muitas pessoas eu também estava mega ansiosa pelo último livro e devo dizer que pra mim foi um pouco frustrante.

No decorrer de toda a série Richelle instigou a imaginação dos seus leitores com aventuras, amores, intrigas e muitos dramas pessoais, tudo acontecendo em uma sociedade extremamente segmentada em classes sociais muito distintas. Os fatos surpreendentes em cada continuação me dava vontade de passar para o seguinte e com o final abrupto e angustiante do quarto livro me fez pensar: o que ela vai inventar agora para nos tirar dessa?

Eis que surge então, Last Sacrifice.
Rose teve o seu happy end com Dimitri(como era de se esperar, não que eu não quisesse, mas enfim...), mas e Adrian? Poxa, depois de tudo que ele sofreu por Rose, aquilo foi tudo que ela tinha a dizer a ele? Talvez tenha sido esse o Último Sacrifício, sacrificou-se os desejos de algumas pessoas (Adrian não foi o único que se deu mal) para a felicidade de outras poucas (Rose, Dimitri e Lissa).

O pai de Rose, Abe, poderia ter recebido um pouco mais de destaque, por ser um personagem carismático.

Lissa finalmente amadureceu, saiu debaixo das asas de Rose, deixou de ser aquela songa-monga, virou até rainha. Apesar do seu amadurecimento visível, ela não foi capaz de nenhum gesto agradecimento.

Por mais que eu tenha me esforçado, não consigo aceitar aceitar a identidade do assassino. Houveram alguns motivos óbvios, mas nada que justificasse um assassinato, ainda mais da Rainha Moroi.

Não sei se foi por excesso de expectativa, mas este livro me decepcionou um pouco, fiquei com a impressão de que a Richelle escreveu somente com a obrigação de fechar a história, dando uma resolução muito simplista para a trama complexa que se seguiu por toda a série. Mas apesar de tudo ela continua sendo uma das minhas escritoras favoritas.

Cris 13/03/2011

A despedida
Adorei esta série, pra mim a melhor de vampiros não convencionais.
Muito bem bolada, com aventura, suspense, drama, humor, nos faz rir, ficar nervosos, com raiva, chorar. Emocionante é a palavra de ordem pra esta saga!
Vou sentir falta de acompanhar a vida deles, é do tipo que penetramos e somos arrastados pra lá.
Gostei do final de Rose e Dimitri, e não houve frustração, o romance não era o foco somente, tinham muitas coisas em volta, então achei perfeito.
Gostaria que algum dia houvesse uma continuação, saber sobre os personagens que não eram os principais, mas que tiveram toda importância na trama.
Nos assegurarmos do "happy end" de Rose e Dimitri, de Chris e Lissa, e bem que poderia ter um futuro pra Adrian e Jill...
Só nos resta torcer!

Jacqueline 17/01/2011

Maravilhoso!
Não há como negar que VA é uma das melhores séries de vampiros!!! Livros ótimos, com uma história facinante!
Este livro não pdoeria ser diferente, com grandes fugas, lutas e momentos bem quentes (como diria Rose. A única coisa que ficou um pouquinho a desejar (olha que eu disse só um pouquinho, rs) é que no final não temos notívias de Sydnei!!!! Acho que deveriam ter falado como terminou para ela também, tipo ela vivendo mais próxima da Corte, sei lá...
Mas num contexto maior, o livro é sensacional!!!!!!!

MiLe 04/01/2011

A MELHOR SERIE
ATÉ Q ENFIM.... ADORO ESSA SERIE, ME SENTIA MUITO FRUSTRADA COM O FINAL DO LIVRO 5, MAS A AUTORA REALMENTE ME AGRADOU NESTE LIVRO. HISTÓRIA É ÓTIMA, LINDO ROMANCE, AMO DINKA.... AIAI

Aline 28/12/2010

Last Sacrifice
Último livro da saga Vampire Academy (VA), escrito por Richelle Mead, coloca fim a trama narrada por Rosemary Hathaway. Seguindo a linha dos anteriores temos muita aventura, lutas e suspense com uma pitada do romance que todos estavam ansiosos para ver dar certo entre Rose e Dimitri. (Para quem está esperando uma historia romântica, esqueça!)

Neste livro percebemos que a autora conseguiu passar os protagonistas a um estágio de maturidade. Lissa protegendo Rose, concorrendo ao reinado; Rose tentando achar as respostas para o assassinato em que é acusada, ajudando Lissa procurando pó sua irmã perdida e ainda se descobrindo a respeito de sua alma gêmea; Dimitri se perdoando e percebendo que Rose é seu grande amor.

Suspense e ação nos levam a apostar quem matou a rainha Tatiana. Façam suas apostas!

Obs.: Só senti falta de mais detalhes referente ao final de alguns personagens como: Sydney (a alquimista) sobre o mistério dela com Abe e o que acentece com ela depos de Rose ficar bem. E Adrian é só aquilo mesmo??? Ele merecia mais detalhes!!!

julia 18/01/2011minha estante
oi aline,concordo contigo.alguns personagens tiveram seu final nublado e ficou estranho.mas sabe,li num blog que a richelle vai lançar uma nova serie ainda no universo vampire academy só que com outros personagens.entao me pergunto se estes que tiveram um final indefinido nao estarão nessa nova serie.será possivel que adrian poderia estar nela?ser protagonista?estou supercuriosa pra saber mas parece que só em 2012.bjss

Nêni 23/12/2011minha estante
Oi,
eu achei que o final ficou muitooooo fraco em comparação com a série toda. O Adrian era um personagem tão bome não mostrou nada do que aconteceu com ele, a alquimista tbm. Nem o final da Lissa ficou certo. Ela ficou com o Cristian e ai? E outra: O Cristian voltou a falar com a Rose depois do que aconteceu com a tia dele? E sinceramente... nada av ser a Tara. Ficou super fraco esse final! E pior: Essa ainda é uma das minhas séries favoritas. Só queria um final melhor.

DézyBrauner 08/01/2012minha estante
Concordo totalmente, senti muita falta de um final pro Adrian ;(

Camille 01/04/2012minha estante
Me conta: Dimitri fica para todo sempre com a Rose?

Iza 27/12/2010

Maravilhoso! Vai deixar muita saudade...
Neste livro, Rose começa da forma como terminou o anterior, trancafiada porque está sendo acusada de ter matado a rainha Tatiana Ivashkov. Enquanto seu estranho fodástico pai Abe Mazur, sua melhor amiga Lissa, seu atual namorado Adrian e todos os seus amigos estão tentando provar sua inocência, Rose somente possui como entretenimento o último bilhete de sua suposta vítima dizendo que Lissa não é a última Dragomir. E Rose precisa encontrar esse outro membro para dar a Lissa chance de voz no Conselho, pois somente um membro não é suficiente para possuir poder de voto, mas como Rose poderá fazer isso trancafiada e com a possível iminência de uma execução?

Mas isto é só o começo do tão esperado desfecho, pois muitas coisas acontecerão e o que posso dizer é que muita ação irá ocorrer, assim como mortes e revelações. Tenho que concordar que o final foi de certa forma esperado, mas outros acontecimentos foram surpresas agradáveis para fechar com chave de ouro essa emocionante estória.

Um final realmente digno de toda a estória e que jamais nos deixará esquecer aquelas duas garotas que começaram esta saga fugindo de um belo damphir...

Saudade eternas de Dimka!

Meu blog -> http://tresestrelinhas.blogspot.com/

Dani_Ella 18/12/2010

Último sacrifício???
Vazio....é com essa sensação que estou depois que li o último livro da série (minha favorita por sinal). É sempre triste quando acaba, mas se protela demais acaba perdendo a graça, não é?!

Esperava algo mais dramático e empolgante, que me provocasse lágrimas como o terceiro volume, mas não foi dessa vez e acredito que nem na próxima, pois o spin off, provavelmente, não terá a mesma graça.

Ainda tô tentando entender onde foi parar o "último sacrifício", já que não enxerguei isso nas quase 500 páginas. Esta última etapa da saga termina com muitas pontas soltas e não dá a impressão de fim de história, espero que o SO responda todas as dúvidas deixadas.

A história foca-se em Rose e Dimitri procurando o irmão ou irmã perdida de Lissa, enquanto na Corte, Lissa, Adrian e Christian se empenham para descobrir quem matou a rainha. Alguns diálogos entre Dimitri e Rose são muito bons, mas não me passou aquela sensação de sintonia que eles tinham até o terceiro livro.

Apesar de não ter superado minhas expectativas, Richelle fez a lição de casa e conseguiu criar um final que, imagino, a maioria vai gostar. Contudo, acho que pecou tremendamente com relação ao Adrian. Bom, melhor parar por aqui, para não acabar contando tudo. Mesmo não sendo o melhor livro da série, vale a pena ler e encarar alguns dias de luto pelo final da saga.

boa leitura...

Narinha 13/04/2011minha estante
A sensação de Vazio é grande em mim também.
Eu ouví dizer que vai ter um tipo de continuação de Vampire Academy só que com outros personagens, por isso estou conformada com as pontas soltas deixadas no Final, Vai que Adrian simplesmente só ainda não está vendo de quem ele gosta, eu tenho uma pequena suposição de( vale salientar se tiver mesmo algum tipo de continuação) com quem ele vai terminar >.< (deu muita peninha dele no final).
Fikei muito curiosa sobre Sidney, o que terá acontecido com ela?, ou qual afinal era o trato com Abe Mazur(paizão fodastico de Rose), o que aconteceu com os alquimistas afinal?, ou onde foi que Ediee foi parar(essa foi um pergunta muito feita enqunto eu lia o final),e também fique muuito curiosa para saber como seria o encontro de Dimitri com Abe ( rii muito com Abe falando de encontrar com Dimitri e Rose entrando em desespero). são só alguns exemplos de como muita coisa ficou sem resposta, Mais só esperando para ver o sentido de tantas questões assim ^^

Malu 19/09/2012minha estante
Bom, isso é porque foi lançado uma continuação do livro chamada "Bloodlines" onde as pontas soltas vão ser resolvidas.

Ana Doce Amarga 08/09/2013minha estante
Concordo com todos sobre o vazioooo...O final foi uma bosta,pensei q o fim ia ser uma grande batalha com os Strigoi e foi um fiasco com a morte da rainha ,nada a vê,li pela online e não vou mais compra o livro.

julia 15/12/2010

tem alguns espoilers pequenos mas que dão algumas indicativas sobre o livro
não aguentei esperar pela tradução entao baixei o livro em espanhol.valeu a pena.me surprendi com a descoberta de quem é a irma de lisa,me surprendi ao saber quem era o assasina de tatiana e teve coisas em que o final já era o esperado por exemplo de quem dimitri seria guardião e o mesmo se aplica a rose.
humm...uma coisa de que nao gostei no livro foi a maneira como ficou a situação de adrian,ele teve uma grande decepçao e fiquei triste por ele pois embora eu seja teen dimitri,meu bad boy preferido merecia um final melhor,quem sabe um pouco mais feliz,mas enfim,o livro é bom sem duvida alguma,contudo acho que criei expectativas altas demais para ele e acabou que nao correspondendo tanto ao que eu esperava.ainda assim fico feliz de ter essa serie encerrada e ao mesmo tempo já sinto saudades de rose,dimitri,adrian,lisa,cristian e todos os amigos deles.
ps:vou reler esse livro quando vier a tradução pois nao tem nada melhor ler em nossa lingua mãe.

pps:li num blog,não lembro qual, que em 2012 a autora lançará uma nova serie de livros ainda no universo de vampire academy só que com outros personagens entao acho que vamos poder matar um pouco da saudade da serie mesmo que indiretamente.
vou aguardar por isso anciosamente.
Ana Doce Amarga 08/09/2013minha estante
não gostei muito desse livro,e como final do Adrian ele foi um fofo e o modo como ela se desfez dele odieiiiiiiiiii

julia 14/09/2013minha estante
acho que tudo tem um porque..também odiei isso mas acho que a autora irá finalmente nos dar o final que ele merece.
sua nova serie tenho certeza fará que nossa raiva por seu final doloroso seja dispersada!
tenho fé na autora!

Isa 19/01/2015minha estante
Eu adorei a séria toda, mas o fim do Adrian foi péssimo mesmo. Ele praticamente deu a vida pela Rose e foi jogado fora.

Luma.Lage 16/08/2017minha estante
Gente, ele é protagonista do spin off, o final dele n foi aquele