O futuro da humanidade:

O futuro da humanidade: Augusto Cury

Resenhas - O Futuro Da Humanidade

Paulo Ricardo 15/05/2024

A arte do encontro de Cury.
Mais uma vez com sua escrita direta e seus personagens carismáticos, o auto nos convida para uma reflexão dos nossos pensamentos e crenças. Olhar profundamente quem são os loucos desse mundo e quem somos nós nele. E como um encontro, uma curiosidade quase infantil permitem as descobertas sobre uma vida melhor!

PatCzelus 10/02/2014

Marco Polo é um jovem estudante de medicina. Assim como o personagem histórico que deu origem a esse nome, o protagonista dessa história é um jovem aventureiro e corajoso, sem medo de enfrentar a sociedade.

No primeiro dia de aula de anatomia a sua turma se depara com corpos na bancada do laboratório, alguns se enojam ou sentem náuseas pelo cheiro penetrante do formol. Mas somente Marco Polo tem a audácia de questionar quem são aqueles seres humanos, e quais foram as histórias deles. Seu professor fica horrorizado diante de uma pergunta tão fútil comparado ao profissionalismo dele e dos futuros profissionais, pois estariam ali para estudar os corpos, e não para filosofar.

Seu professor o desafia a descobrir a história de um mendigo que Marco Polo sente simpatia inicial (o chamado poeta), e ele não perde tempo, para não ser dado como um idiota diante de seus colegas.

A partir daí, o protagonista entra no âmbito das ruas e da sociedade, através de um personagem totalmente excêntrico, excluído da sociedade, que não tem vergonha de ser um maluco beleza.

Augusto Cury nos impressiona com seus personagens que questionam e criticam essa sociedade doente que não valoriza os pequenos momentos da vida e as pequenas pessoas que dela são excluídas.

Aline Batista 26/04/2014

Palavras que mudam pessoas! *-*
Uma emocionante história sobre duas pessoas que teve esperanças de lutar contras as injustiças da vida, e mudar essa falta de respeito e a sensibilidade das pessoas e ate mesmo de combater sobre o preconceito. A amizade de um mendigo e um jovem estudante de medicina que com o passar do tempo, se tornaram irmãos. Um professor e um aluno.
Foi com o mendigo Falcão que conheceu as coisas que o mundo tem ao redor, com uma filosofia incrível que nós (leitores) somos incapazes de não se emocionar e admirar.
O quanto às palavras sábias daquele senhor pôde edificar de muitas formas a vida do jovem Marco Polo e de outras pessoas, porque diante de tantas barreiras do passado, ele conseguiu vencer seus próprios monstros, seus pensamentos, suas fantasias imaginárias;
E percebemos que, a cada dia que passa, estamos destruindo uma parte do mundo, que a humanidade nem imagina ou finge não ver, os prejuízos que o planta sofrerá no futuro. E com essa versão pude ver que, com esse livro, podemos mudar esse conceito e deixar que o futuro seja muito melhor do que imaginamos.
E com as palavras, podemos mudar qualquer coisa nessa vida, até as pessoas.

site: sentido-nas-palavras.tumblr.com/

Dany 09/08/2014

Simplesmente Incrivel
Que história fascinante, bastante emocionante onde narra a história de um médico e um mendigo em busca de um mundo melhor. Este livro nos leva a uma fascinante viagem pelo mundo da psicologia e nos faz refletir sobre os paradigmais da medicina, a indústria do preconceito e o sistema social.

Mari Bernaldino 10/08/2014

O FUTURO DA HUMANIDADE
Bem, O futuro da humanidade conta a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina aventureiro como o navegador Veneziano em quem seu pai inspirou seu nome.
Marco Polo em sua primeira aula na faculdade de medicina deixa nítido o quão espantado fica com a frieza do professor em relação aos corpos estudados. Marco levanta diversas perguntas sobre a vida daqueles cadáveres, porém além de ser zombado por seu professor e demais presentes, fica sem respostas. Abalado com aquela cena resolve investigar a história de um dos corpos, uma tarefa não muito fácil, pois a maioria era de mendigos e indigentes.
Em sua investigação fez descobertas e as mesma o levou as ruas da cidade. Ao encontrar o Falcão um andarilho, Marco Polo com muita dificuldade tentou se aproximar.Depois de algumas visitas, o mendigo nota que o estudante não é como o restante dos jovens...

Maísa Andreoli 21/09/2014

Sensibilidade
"O Futuro da Humanidade" é o primeiro romance do autor. Marco Polo era um jovem idealista, que acabara de entrar para a faculdade de medicina. Sonhava em poder salvar muitas vidas e melhorar o mundo. Porém, em sua primeira disciplina, ele depara-se com a falta de sensibilidade com que seus professores tratam os cadáveres usados nas aulas. Após saber que aqueles se tratavam de indigentes, moradores de rua e pessoas com doenças mentais, ele passa a investigar esse fato. É nesse momento que ele conhece Falcão, morador de rua que pregava gentileza e verdades que muitas vezes passam aos nossos olhos despercebidos. Impressionado, ele torna-se amigo de Falcão, e juntos vivem uma aventura em busca de conhecimento e solidariedade.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2014/09/dica-de-leitura-o-futuro-da-humanidade.html

Mady 29/12/2014

Todos deviam ler
Eu sou sempre meio suspeita ao falar de Augusto Cury, mas esse livro é realmente fascinante. Todas as pessoas, TODAS deviam lê-lo, principalmente médicos, estudantes de medicina, psiquiatras e psicólogos, não se esquecendo também de qualquer outra pessoa. rs

Conta a história do personagem Marco Polo, estudante de Medicina que questiona o tratamento frio e indiferente diante dos cadáveres estudados.
De uma maneira surpreendente ele conhece Falcão, que muda para sempre sua forma de enxergar a vida.

Daniella 01/02/2015

Bom, mas poderia ser melhor (MEU ponto de vista)
É um livro bacana. Poucos médicos pensam como Cury (quem dera todos os maus profissionais tivessem ao menos 3% de sua sensibilidade/empatia). É digno de reconhecimento, sem dúvidas.
Quanto à obra, sinceramente (pra mim) o começo do livro foi bem ruim: nada atrativo e bem piegas. Muitos clichês desnecessários, o que me fez detestar tais partes. Uma frase ou outra salvaram a continuidade da leitura inicial, o que também não quer dizer que a obra seja detestável por completo. Como disse anteriormente: ao leitor atento, muita coisa pode levá-lo a repensar (práticas, costumes, visão de mundo e mesmo a sua existência).
De todos os livros que li de Augusto Cury, creio que esse foi segundo mais convidativo se comparado aos demais. O primeiro que realmente aprovei foi "Filhos brilhantes, alunos fascinantes". No entanto, só não curto as "voltas" que Cury insiste em dar ao empregar adjetivos demais para descrever situações e especialmente reações. Em alguns casos até parece exagero e floreio (em excesso).
*** Minha impressão *** é que seus escritos têm se tornado, em suma, autoajuda e como não curto esse tipo de leitura, por sua vez acabo não curtindo muito a obra. Pra quem curte o gênero, é uma boa.
Como disse, é claro que há ressalvas e é IMPORTANTÍSSIMO repensarmos sobre aquilo que o autor aponta nesse livro de uma perspectiva que não se reduz apenas à "anatomia"/medicina da coisa. Por exemplo: a insensibilidade de muitos médicos quando professores de faculdade ao ensinar a seus alunos; a insensibilidade aprendida por tais e na maioria das vezes levada adiante para seus consultórios e atendimentos diversos; a maneira HUMANA de enxergar o sofrer psíquico do homem; suas "cadeias" e prisões emocionais; o adoecimento da sociedade presa à visão única e exclusiva do próprio umbigo, das aparências, do espetáculo (como diria Zygmunt Bauman), do repúdio à loucura, etc.
No mais, recomendo essa leitura para todo e qualquer estudante, ESPECIALMENTE da área da saúde (MÉDICOS, ENFERMEIROS, PSICÓLOGOS) que em sua primeira chamada à profissão, optaram pela """ajuda ao outro""", bem como à amenização do sofrer seja ele físico, psíquico e/ou emocional.
Que a empatia - capacidade de se colocar no lugar do outro - seja o carro chefe!

Nilson 04/04/2015

Poucas Páginas úteis
Quase 300 páginas de romance? Entendi mesmo o que o livro disse? O autor escreve seu primeiro romance que mais parece uma autobiografia não vivida de longe uma utopia mais mal-formulada que histórias da Disney. Contém ótimas críticas à estrutura política vigente, ótimos raciocínios críticos aos psiquiatras que desdenham dos psicólogos. E mais uma obra que a enfermagem é só um detalhe, não participa nunca no palco alguma historinha kkkkkkkkkkkkkkkkk . Surpreendentemente sem direção. Muito ruim como romance, e ótimo nível de crítica. Uma mistura grotesca de sonhos particulares de autobiografia com ficção e romance que não ultrapassa 5% do total do livro.
Se for ler procurando romance como diz contracapa, vai se decepcionar...Se for ler procurando auto-ajuda, mais uma decepção...Se for ler procurando mais de 250 páginas de conteúdo de alto nível, gigante decepção. Compre aqueles livrinhos de auto-ajuda que nadam ajudam que serão mais úteis. Não indico tal obra.

Rodrigo 12/04/2015

É muito bom
esse foi o primeiro livro do autor que li e é bom você não quer lagar enquanto não ler o próximo capítulo. Recomendo.

Anny 18/04/2015

O futuro da humanidade
esse livro iniciou minha paixao pelos livros do Augusto Cury,leitura cativante.

Paula 07/06/2015

Adorei o livro. Nos mostra pontos de vistas incríveis.
É um livro forte que te faz olhar o próximo com outros olhos.

Carol Luthiane 12/06/2015

Lindo
O livro tem uma abordagem maravilhosa. Te mostra o quando devemos dar valor a cada momento da vida. E que pessoas que tem poucos bens materiais, pode ser mais feliz que um milionário.
Tem uma pitada de romance e muita crítica válida a sociedade. A história e os personagens são ótimos e te dão lição de vida quase o tempo todo. O Marco Polo, é um aprendiz da vida e acredito que é mais fácil se identificar mais nele. Porque somos eternos aprendizes.

Maísa Andreoli 31/08/2015

"Para o jovem pensador, somos todos responsáveis inevitavelmente, em maior ou menor proporção, pela prevenção do terrorismo, da violência social, da fome mundial." - Pág. 89

"Peguei minha esposa na cama com o meu melhor amigo, o gerente da minha empresa. Eu era um homem rico, mas me sentia um miserável." - Pág. 145

A obra nos instiga o leitor a questionar os métodos de ensino atuais, que prepara apenas para o sucesso e não para vida. Nela, Cury aplicou sua teoria de forma muito evidente, apresentando dados e fatos desconhecidos pelos leigos no assunto, fundamentais para o entendimento da mensagem transmitida. A história é fascinante e esclarecedora.

"O mundo moderno estava em conflito, vivia em franco processo de transformação. Médicos virtuais, manipulação de dados dos medicamentos, pressões do mercado (...)" - Pág. 170

Sun Rise 04/09/2015

Através de cada rosto e cada olhar,sempre tem uma bela história de vida
"O futuro da humanidade está apenas começando"
Há as pessoas que julgam pela roupa e aquelas pelo caráter,conhecimento de vida e amor as pequenas coisas ao nosso redor. Este livro é maravilhoso