O futuro da humanidade:

O futuro da humanidade: Augusto Cury

Resenhas - O Futuro Da Humanidade

Sáh 19/10/2012

Mudando o modo de ver as pessoas e o mundo
Depois de ler este livro,mudei o meu conceito sore a sociedade,o modo ver as pessoas e de agir.
Percebi que muitas vezes os doentes não estão na sala com um psiquiatra ou um psicologo,e sim bem vestido como todo o 'resto'..tendo uma vida visivelmente "normal" .
Então como é que são doentes?
São doentes por estarem presos a um sistema social,onde tem que fazer tudo de acordo com o que é imposto,e precisa ainda se juntar aos outros pra poder dizer e discriminar pessoas que estão passando por um momento difícil,chamando os de "loucos" e "doentes".
Gostaria que muitas pessoas tivessem,a oportunidade assim como eu de ler esse livro.
E colocar em pratica o que está escrito. * ^^) *

LaraF 22/11/2012

o livro tem um bom proposito. acho q a narraçao é um pouco pobre..mas as ideias sao interessantes! gostei bastante da critica a medicaçao desenfreada e o alerta para as questoes mais profundas do ser humano (sentimentos, emoçoes, historia).

Aninha 18/12/2012

Existe um Futuro
Este livro me surpreendeu. Pelo título pensei logo que mostraria que a humanidade está à beira do desastre total e que não teria forma de impedir um futuro nem um pouco promissor. Simplesmente fiquei curiosa com o que Augusto diria sobre o nosso futuro, já que a sua opinião sobre outros assuntos sempre me mostrou o quão bom ele é como escritor e estudioso da natureza humana.
O livro é um romance fictício onde de forma clara e até subjetiva Augusto nos fala de algumas teorias comportamentais que de forma alguma torna a história chata, devo dizer.
A história tem duas etapas e devo dizer que me parece que na primeira temos dois personagens principais: Marco, um estudante de medicina e Falcão, um mendigo nem um pouco tradicional. Na segunda apenas Marco tem sua vez, não que falcão seja deixado de lado, mas não se fala tanto dele.
Marco se revolta em uma aula de anatomia sobre a forma como são tratados os corpos dos considerados indigentes, como se não tivessem sido pessoas e tratados como instrumentos. Com a sua revolta o professor lhe solta um desafio: que encontrasse uma história digna de ser contada sobre algum dos homens e mulheres que estavam ali.
Marco descobre apenas um nome: Falcão o mendigo que foi ali ver pela última vez os seus amados amigos.
Então Marco vai atrás dele e descobre muitas coisas sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre si mesmo e teve um ótimo professor: um poeta da vida.

Gleidson 09/01/2013

O Futuro de todos nós
Ótimo livro, me mostrou o verdadeiro valor do ser humano. Vale a pena ler.

Jéssica Bonfá 14/01/2013

O Futuro da Humanidade
Um estudante de Medicina questiona a origem dos corpos a serem estudados no Anatômico e se vê em meio a muita confusão por isso, e na busca pela história de vida daquelas pessoas conhece Falcão, um mendigo que muda totalmente sua forma de ver a vida.
O livro é ótimo e faz repensar a forma como vivemos e observamos tudo a nossa volta.

Lamarck 15/02/2013

Falta-nos muito.
Este livro apresenta os extremos para mim. De um lado, a omissão detalhes, a falta de objetos que estimulem a imaginação, de outro a riqueza em sentimento, em sutileza, em desprendimento. O livro nos trás uma mensagem simples: Nossos demônios interiores podem ser vencidos, ou mesmo silenciados. Somos fruto dessa interação soma-mente, e não fruto de simples reações químicas. Gostei desse livro.

Gléh Alves' 21/02/2013

Se importar com os outros pode mudar o quadro de qualquer um.
Esse foi o primeiro romance de Augusto
Cury, psiquiatra, autor de "O vendedor
de Sonhos". O livro fala sobre Marco
Polo, um estudante de Medicina que
não se adapta ao formato atual da
educação médica, desde seu primeiro dia de aula, no laboratório de
anatomia, onde os outros estudantes
começam ter suas mentes cauterizadas.
No decorrer de sua vida, o jovem se
mostra um verdadeiro aventureiro no
oceano das emoções, assim como fora Marco Polo, nos oceanos do mundo.
Marco Polo nos ensina filosofia,
psicologia e psiquiatria, colocando o
paciente em primeiro lugar, entendo a
subjetividade e a grandeza de cada ser
humano. O livro desafia alguns paradigmas atuais e teorias médico-
psiquiátricas, e mostra um grande
compreensão dos sentimentos. É, sem
dúvida, uma leitura importante para os
estudantes de cursos da saúde, na
tentativa de fazer-nos mais humanos e menos técnicos; de experimentarmos a
felicidade, e não o sucesso profissional;
de aprendermos a ouvir, entender, e
não só medicar; de sabermos viver, e
não de sermos só expectadores do
palco de nossas vidas. E assim ajudar aos outros. Lembre-se: Teoria da Co-
responsabilidade: todos são
responsáveis por tudo o que acontece
no mundo e, portanto, pelo futuro da
humanidade"

Iza cristina 25/03/2013

Esse livro conta a emocionante e fascinante historia de um medico e um mendingo que se tornam grandes amigos.

o enredo começa em uma sala de anatomia onde ao ver a insensibilidade e o desprezo das pessoas diante dos cadaveres em especial a de seu professor, Marco poló começa a se questionar, pois sabe que aqueles cadaveres antes de morrer e estar ali naquela sala de anatomia tiveram uma historia, viveram uma vida.

Marco poló (personagem principal) é um jovem estudante de medicina que sonha com um mundo melhor e busca descobrir a historia de vida das pessoas e suas origens.Foi assim que ele conheceu Falcão (morador de rua) e que se tornou seu melhor amigo, junto com Falcão Marco poló começou a enxergar o mundo de outra forma.

Bom esse livro nos faz mergulhar dentro de nós mesmos e refletir sobre a vida, espero que vocês um dia tenham a oportunidade de ler, pois tenho certeza que nao vao se arrepender a história é fascinante.

Zac Lampard 03/04/2013

Perfect
Boa tarde,

Esse livro é magnífico,surpreendente,mágico. Tive a plena consciência que a vida é a melhor arte da vida.Que viver,é,acima de tudo,o maior bem que podemos ter,independente das nossas frustrações,perdes,decepções.

Recomendo sem erro!!

Leandro 11/04/2013

Estória fraca...
"O futuro da humanidade" foi o primeiro livro que li de Augusto Cury, indicado por um amigo.

O que dizer do livro: narrativa fácil, estória de fraca a regular, sem muitas novidades, cheio de frases e pensamentos clichês e cheio de sermões moralistas...

No mundo capitalista de hoje é difícil achar um estudante universitário de medicina com o interesse de viver como um mendigo para descobrir o que seria "viver" em escassez de recursos e feliz... acredito sim que a felicidade está dentro de nós, mas a felicidade que o mendigo Falcão possui e o olhar belo de viver sua vida se torna um caso a parte, com direito a várias excessões.. pode até ser que existam pessoas com a mesma intensidade, mas a leitura não me acrescentou muito... apenas algumas frases medianas bonitinhas pra citar no Facebook, com muita carga de reflexão e zero pra pra colocá-las em prática...

O livro todo se esconde na ficção para que o autor encha o enredo com suas lições de auto-ajuda... a leitura se torna cansativa e o personagem de Falcão massante...

Outro dia li "Por que você não quer ir mais a Igreja?" e identifiquei várias semelhanças entre os dois livros... não pretendo ler mais livros do gênero ou de Cury... há tantas outras obras que merecem ser lidas...

Tirei de proveito alguns conceitos que distinguem a Psicologia da Psiquiatria...

De todo, pareceu que Augusto Cury relatou sua própria história de vida, na pele do personagem de Marco Polo.

Deilane 02/05/2013

O título foi muito pensado para o livro.
Foi o primeiro livro do Augusto Cury que eu li, e foi um dos melhores. A história é cativante por ser engraçada, romântica, cientifica e ainda consegue fazer com que você pense a respeito do que realmente importa. A paixão pela vida Fascinante.

Katia 05/05/2013

O Livro do Augusto é importante para termos uma reflexão sobre a vida e o nosso comportamento humano diante dela, relata sobre nossa existência,essência, sobre nossos preconceitos, esteriótipos que a sociedade cria, e fala muito da psiquiatria humanista, do tratamento emocional, que é mais importante do que o tratamento quimico. Nesse sentindo o livro tem mais valor do que um romance.

Julio 04/07/2013

Uma reflexão social
O livro é excelente.
Augusto Cury mais uma vez soube escrever uma história gostosa que nos leva a pensar sobre a loucura, o sistema de tratamento psicológico/psiquiátrico e os relacionamentos humanos.
Emocionante