Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Cah 22/11/2020

Estou começando a leitura de batman. Peguei uma lista do que ler e ?ano um? aparece como um começo, e que começo. Muito bom!

Jessica Leite 20/09/2023

Barman Ano Um
?Batman - Ano Um - Volume 1? é uma obra de Frank Miller e David Mazzucchelli. Publicada em 1986, a história reinterpreta a origem do Batman, retratando quem ele é e como se tornou o que é.
A batalha de Bruce Wayne começa contra as grandes famílias mafiosas que comandam as ruas de Gotham, além da corrupção dentro da própria polícia. No primeiro ano de atuação de Batman, ele é atacado freneticamente.
O livro foi publicado pela Amazon e está disponível para compra. Além disso, existe uma ?Edição Absoluta? do livro que foi publicada pela Panini em 8 de setembro de 2023. Esta edição inclui a história na íntegra, uma introdução pelo escritor Frank Miller e um posfácio ilustrado pelo artista David Mazzucchelli.
Este com certeza entra para o top dez dos melhores quadrinhos do Homem Morcego. Batman Ano Um é considerado como a história de origem definitiva do personagem.
Aqui temos a história de Bruce Wayne vivendo sob o disfarce de super-herói no seu primeiro ano retornando a Gotham, após ter vivido 12 anos fora do país. Por ser o começo da trajetória, o Batman aqui ainda é um pouco inexperiente, ansioso e até falha em algumas de suas missões como vigilante do crime. Aqui o Batman é mais humanizado, com camadas de personalidade sendo apresentadas aos poucos, atraindo o leitor de uma forma mais natural.
Os traços do quadrinho são fantásticos, retratando o ambiente hostil e degradante de Gotham City. O enredo é perfeitamente encaixado, com começo, meio e fim.
Sem dúvidas, Batman Ano Um é um dos melhores quadrinhos já lançados pela editora DC Comics.

André 07/05/2023

A origem do Batman que conhecemos hoje: a criatura da noite, sombria e que coloca medo em que quer que ouse entrar em seu caminho. Até então a maior representação midiática do personagem havia sido a cartunesca série de TV estrelada por Adam West, gloriosamente cômica e exagerada assim como os quadrinhos mais antigos do personagem. "Ano Um" e "O Cavaleiro das Trevas" não só refinaram a imagem do Batman mas também consolidaram a base que guiou as adaptações que hoje tanto conhecemos.

A morte dos pais e os primeiros dias de Bruce Wayne como o vigilante mascarado se combinam à chegada de Gordon a Gotham City, onde se depara com o cenário corrupto e decadente da GCPD e com a realidade criminosa que apenas aumenta. Este, aliás, é um ponto interessante: mais do que uma história do Batman, esta também é uma introdução à própria cidade, a seus moradores (dentre os quais vemos surgir Selina Kyle, a Mulher Gato) e a forma como a opinião pública enxerga os acontecimentos que envolvem os personagens. Aliás, este é um ponto que eu acho que ainda não foi explorado em toda a sua possibilidade nos diversos filmes do herói.

O posfácio de Mazzucchelli é fantástico, não só pela sua forma (nunca tinha visto um posfácio em quadrinhos) mas também pela análise sucinta, porém certeira, que faz da evolução e do significado não só do Batman mas também de suas representações.

Recomendadíssimo.

Caio.DeMorais 18/05/2023

Batman, antes e depois de Ano Um
Essa obra é sem sombras de dúvidas, uma melhores do personagem, ela é perfeita para apresentar a novos leitores. Sendo a estória de origem definitiva do Batman.

Frank Miller após revolucionar em o Cavaleiro das Trevas, mostra o final de carreira do morcego, resolve revolucionar de novo reinterpretando a sua origem, e vou te contar ele consegue magistralmente.

Se você quiser entender o personagem, só basta ler essa graphic novel, aqui você vai entender todas as suas motivações, e por que ele é faz o que faz, por que os policiais ajudam ele, quais foram suas primeiras missões e quais foram seus primeiros inimigos... E como ele teve o insight de se vestir de morcego.

Simplesmente perfeito.

André Aquino 16/01/2023

Primeiro ano do Batman
Excelente história de origem, Frank Miller e Mazzucchelli fazem uma combinação perfeita.
Configura entre as grandes histórias do morcegão.

bellucci 11/01/2022

?Pode-se dizer que ele trabalha para ser desnecessário. Batman é um herói que gostaria de não precisar existir.?

Essa foi a primeira hq que li, e acredito que tenha sido uma boa forma de começar. Em Ano Um, acompanhamos a origem do Batman, quem ele é e como se tornou esse herói. Gostei bastante da leitura :)

P3te3rr 04/04/2024

A melhor HQ de todos os tempos...
Na década de 80, o universo da DC Comics estava uma bagunça enorme, com um multiverso bagunçado, histórias malucas e muitas publicações medíocres. Eis que surge uma grande ideia na editora: reiniciar tudo! Em 1986, um mega evento da DC ocorre: "A Crise nas Infinitas Terras".

Após isso foi preciso pensar em maneiras novas de escrever seus três principais personagens: o Batman, o Superman e a Mulher-Maravilha; a trindade da DC. Para o Homem de Aço, ficou encarregado o roteirista e desenhista John Byrne a dar uma nova roupagem ao herói. Fez isso com sucesso, pois essa é uma das melhores HQs que já li.

A Mulher-Maravilha também foi rebootada, mas não sei muito sobre ela, pois foi o único reboot da trindade que ainda não li. Mas a tarefa mais difícil era a de rebootar o homem-morcego. Como eles fariam isso? O Batman já estava perfeito para eles (ênfase no PARA ELES).

Ainda nesse contexto, havia um roteirista que já era considerado ali um dos maiores, se não o maior roteirista de todos os tempos: Frank Miller. Miller fez um trabalho excepcional na Marvel, levando o Demolidor para outro patamar. Na DC, havia escrito a HQ Ronin e Batman: O Cavaleiro das Trevas, dois sucessos estrondosos dos gibis. Ele era perfeito para o papel.

Mas ele não queria desenhar, como em seus outros trabalhos na DC (agradeço por isso kkkkk). Então precisaram chamar um desenhista. Mais um gênio entra nessa obra, o artista David Mazzucchelli. Miller e Mazzucchelli já haviam trabalhado juntos, então tudo certo.

Com um roteiro FANTÁSTICO que não se prende a nada surreal, Miller escreve uma história para o Batman completamente pé no chão, onde Bruce ainda está iniciando em sua jornada contra o mundo do crime e Jim Gordon está enfrentando dificuldades em seu casamento com a Barbara e na filiação com a polícia corrupta de Gotham. A história gira em torno desses dois núcleos, criando um terceiro mais secundário com a Selina Kyle.

A premissa da HQ não apresenta nada tão grandioso, isso é um fato. Mas o que se torna genial aqui é a narrativa, a forma como essa história é contada, algo jamais visto no mundo dos quadrinhos. Eu me arrepio até hoje com diálogos e cenas dessa HQ.

Para complementar essa profundidade toda em uma narrativa fabulosa, Mazzucchelli cria desenhos perfeitos para a história, trazendo um estilo que, para mim, é a melhor arte que já vi em todos os quadrinhos que já li.

Mas a genialidade não acaba por aí...

As cores eram limitadas na época por conta do tipo de papel utilizado na publicação (papel jornal). E aí entra mais uma gênio, a colorista Richmond Lewis que teve uma limitação de 60 cores em seu arsenal. Quando a HQ foi encadernada, ela fez um retrabalho na arte, melhorando ainda mais a qualidade e a profundidade dessa obra.

Esses 3 gênios criaram a melhor HQ já escrita (pelo menos pra mim). E sinceramente, não sei se essa opinião vai mudar...

Flavia Sena 30/04/2020

Talvez pra aproveitar essa história seja necessário já ter um boa bagagem do Batman. Eu tenho uma certa dificuldade em me envolver com HQs de super-heróis, provavelmente por conta das histórias curtas que acabam não revelando tanto da personalidade e aprofundando o personagem. Isso até ocorreu mais aqui do que em outras histórias que li dele, mas ainda senti falta de algo. Eu busco histórias de "origem" justamente pra tentar conhecer o cerne de quem é o herói e o que o motiva, e não encontrei isso desenvolvido de um modo interessante pra mim. Deve ser porque sou leiga, ou deveria ter tido contato com alguma outra história mais "intensa" antes, ou mesmo com os filmes (que talvez façam um compilado mais "explicativo"), ou simplesmente devo aceitar que o Batman não é pra mim (?) kkkk.
Os pontos positivos foram a ótima representação da podridão que é Gotham e sua imprensa, dando um bom exemplo de como é a vida real. Todos têm podres que podem ser usados contra eles e a dinâmica de Gotham revela isso muito bem. Também gostei de algumas partes que mostraram os questionamentos de Wayne enquanto definia sua imagem e atitude, e de como ele e Gordon se complementam de certo modo, só que em âmbitos distintos.

Lucão 13/04/2020

Clássico essencial do Homem-Morcego
Várias foram as obras que retrataram o ilustre cidadão e herói de Gotham City, mas poucas foram as que conseguiram de maneira inteligente, criativa e compentente, fazer um clássico imortal, como foi o caso de Batman: Ano Um.

Até então uma figura colorida, alto astral e cômica, essa última característica ainda bem lembrada no consciente popular graças a série de TV dos anos 60, aqui o genial Frank Miller resolve deixar tudo isso pra trás, e opta por trazer um Batman mais realista, introspectivo e sombrio.

Com um clima bem noir e detetivesco, as páginas são carregadas de uma trama densa, cinzenta, e com vários momentos da vida como ela é, que acabaram influenciando obras posteriores que retrataram o personagem, como o filme "Batman Begins" de 2005 que iniciou a trilogia de Christopher Nolan.

Uma obra-prima cuja leitura, e estadia fixa na estante do leitor, é essencial.

Damian Souza 07/10/2023

Barman Ano Um
Batman bem humano, nada de poderes absurdos. Compensado com bastante batdinheiro e batapetrechos.
Acho que se alguem pretende começar a ler em ordem cronológica vale a pena começar por esta HQ.

laetitiatkk 15/02/2022

Batman é um herói que gostaria de não precisar existir.
Tenho de admitir que amei conhecer o Bruce/Batman, porque sempre tive uma imagem não muito compatível com a dos fãs e apreciadores do cara. Na verdade, o considerava muito sem graça, não pensava nele como esse homem e herói incrível e passível de possuir tantos admiradores, então, ler ?Ano Um?, me deu uma nova perspectiva. Sem contar com a arte impecável que me deixou ainda mais instigada a ler. Posso dizer agora que, sim, gosto um pouco mais do homem morcego.

?Ele é claramente um homem com uma missão, mas não de vingança. Bruce não busca desforra pessoal. Ele é muito maior, muito mais nobre que isso. Quer tornar o mundo um lugar melhor, onde o menino Wayne não seria uma vítima.?

Fer.Mac 22/06/2021

Clássico !!!
Pra quem tem interesse em conhecer a origem do Batman, recomendo está HQ.
Ele aborda o primeiro ano do Bruce como Batman, e a vinda de Gordon para Gotham.

Alydia 01/11/2021

A origem do homem morcego
Não foi minha primeira HQ do Batman, mas foi incrivelmente maravilhoso e necessário a leitura. Afinal, é a origem definitiva do homem morcego. S2
Faz muito tempo que eu digo nos quatro cantos que amo esse herói, mas nunca me dispus a ler com mais afinco suas HQs. Claro que não é necessário ler todas as HQs e virar um especialista no assunto, pra se dizer fã. Mas gostar muito de alguma coisa nos fazer querer conhecer mais. Então, comecei a esse projeto de ser as HQs na melhor ordem possível. Não sei quanto tempo vai durar esse projeto, mas estamos ai hahaha
Foi ótimo ler essa HQ porque me mostrou duas coisas, 1- Que não conhecia o suficiente de Batman como quis imaginar 2 - Que tem muita coisa boa ainda pra conhecer.

Aqui nós podemos ver a aparição de outros personagens do universo Batman, como o, até então, tenente Gordon, Harvey Dent e Mulher Gato.
Foi muito legal acompanhar a evolução e preparação desse herói. Fiquei um pouco decepcionada pelo Gordon. Fiquei "vish, pro Gordon".
No geral, eu amei. As ilustrações são lindíssimas e o extra no final é tudo. O roteiro e desenhos originais.