Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Elínia J. 28/03/2016

Brilhante!
O livro pode ser dividido em 3 takes. (Quase como laranja mecânica)
O primeiro é extremamente explanativo, o nível técnico da escrita e a monotonia torna a leitura um tanto maçante, porém necessária para a compreensão do então "Admirável" mundo novo.
O segundo take é uma fuga. Traz uma nova perspectiva de um outro universo, aquele comum, que nós estamos todos habituados. Dois personagens fazem uma visita a uma aldeia indígena, onde nenhuma revolução pode ser aplicada pelas complexidades tanto territoriais quanto climáticas.
O terceiro take traz o melhor de todos os clímax. Como um autor pode em apenas um diálogo, transpor todos os absurdos e questionamentos que vão se acumulando durante toda a obra?
Confesso que não me identifiquei com nenhuma personagem (exceto Helmholtz), o que dificultou bastante a minha imersão na história. Não posso dizer que foi uma leitura prazerosa e acredito que o autor alcançou o seu objetivo nesse ponto. Não é pra ser nem fácil nem prazeroso. A todo momento me senti incomodada, inquieta, frustrada e decepcionada com todos eles.
Esta nova civilização acredita que para a estabilidade da ordem social definitiva (o que o autor define como grande e última revolução, no prólogo), o conceito de individualidade pode ser descartado, ou, nesse caso, devidamente pré-definido.
É com esse conceito que o Governo transforma as novas gerações de seres Humanos em linhas fordianas de produção, condicionando cada indivíduo às generalidades que sua determinada classe social irá exigir dele a bem da sua felicidade e da dos outros.
O livro rompe com todos os princípios que hoje temos como norteadores, família, amizade, amor, crença. Huxley foi brilhante ao criar em 1932 um futuro que até hoje permanece absurdo.
As questões levantadas ao final são inúmeras. O que define um homem e sua singularidade? Como a diversidade pode afetar a sociedade, positivamente e negativamente? O Governo tem o direito de decidir por todos mesmo quando é para o "bem" de todos? A liberdade realmente faz parte do instinto humano ou até mesmo isso pode ser condicionado? Nós hoje somos condicionados? Como e por que? o que é ou não ideal para a ordem social? .... São infinitas.
Admirável mundo novo é um livro que sempre ganhará novas interpretações de acordo com a sua maturidade e experiências, portanto tenho a certeza de que voltarei a lê-lo muitas outras vezes.
Robert 29/03/2016minha estante
Gostei da sua resenha! Assim como o livro, seus questionamentos nos trás à refletir.
Concordo que o livro sempre terá novas interpretações das mesmas pessoas, assim como terá novas interpretações das próximas gerações.

Hágata 30/03/2016minha estante
Inicialmente gostei do Bernard, mas depois ele se mostrou muito covarde. Realmente os personagens nos decepcionam e o Helmholtz é o unico original!

alie ;D 03/03/2021

boa leitura
Confesso que de início fiquei muito animada com esse livro. Nos primeiros capítulos a explanação sobre a sociedade do Outro Lado me deixou em êxtase, fiquei um dia inteiro falando sobre tais ideias. O capítulo da mistura de cenários foi genial, foi como ver um filme em que as cenas se alternam.

No entanto, apesar de começar bem, achei o final sem graça. Esperava uma postura muito mais ativa do Bernard e do próprio John. Fico confusa com o fato de pessoas com opiniões tão fortes simplesmente se acomodarem. Além disso, penso que o autor deveria ter desenvolvido mais a trama, pois durante todo o livro falta reviravoltas e ações empolgantes.

Mesmo assim, acredito que o propósito de reflexão foi cumprido.
Certamente indicaria a leitura.
ianfraaga 03/03/2021minha estante
esse livro é maravilhoso no desenvolvimento da distopia e do conceito daquela sociedade, mas nos personagens ele falha demais

alie ;D 04/03/2021minha estante
sim!!! exatamente isso!!!
na construção dos cenários foi tão perfeito, consigo imaginar direitinho.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 02/07/2016

Mais atual que nunca
A "civilização, por vezes, pode ser demente, grotesca e mais brutal que a própria selvageria.
Admirável mundo novo fala do condicionamento das massas e de todo o "circo" armado para que estas continuem servindo e mesmo assim sintam-se felizes. "Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar." (Aldous Huxley).
Leiam e reflitam. Qualquer semelhança com a nossa sociedade não é mera coincidência.
x 03/07/2016minha estante
Um dos livros mais fascinantes que já li.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 09/07/2016minha estante
Não sei porque demorei tanto tempo para ler essa obra fascinante. Incrível.

Guilherme 19/01/2018

A primeira metade do livro é maçante mas depois melhora, de tal forma que quem conseguir não desistir da leitura durante as primeiras 150 páginas será recompensado com um brilhante clímax e conclusão. Distopia indispensável. Relata um mundo em que o estado gigante te controla por por meio de sexo e drogas, basicamente o que o PT tentou criar no Brasil.
07/02/2018minha estante
Estou na primeira metade, e este foi o primeiro livro que quase desisti de ler! Cansativo demais... espero que melhore rs

Jess 22/02/2018minha estante
Quase desisto mesmo. Valeu pelo alerta.

Luciana.Raquel 28/03/2021

O que de fato significa ?progresso??
Impossível não mencionar a genialidade de Huxley e o quanto este livro é capaz de despertar milhares de provocações. O autor faz críticas e referências muito interessantes que não se esgotam em apenas uma leitura.
Apesar disso, achei a narrativa um pouco confusa em alguns momentos, mas nada que comprometa a grandiosidade da obra. Foi muito interessante observar as consequências e desdobramentos de uma sociedade pautada no condicionamento humano. Me fez refletir sobre inúmeras questões e terminar o livro com a certeza de que releitura virá num futuro próximo.

?- Mas eu gosto das inconveniências.
- Nós não gostamos - disse o Dirigente. - Preferimos fazer tudo confortavelmente.
- Mas eu não quero o conforto. Quero Deus, a poesia, o perigo real, a liberdade, a bondade, o pecado.
- De fato - disse Mustafá Mond - você reivindica o direito de ser infeliz.
- Pois bem - disse o Selvagem como um desafio -, reivindico o direito de ser infeliz.?
Renan.Galvao 30/03/2021minha estante
Hmmmmm que resenha é essa ??

Luciana.Raquel 30/03/2021minha estante
gostastes? ?

Eduardo.Silva 14/03/2021

Decepção
Embora seja um mundo diatópico muito interessante e com criticas sociais excelentes, Admirável Mundo Novo não me conquistou. A história e cheia de personagens completamente mornos, sem nenhum atrativo. Em momento algum fiquei apegado a eles ou me importando com o desenvolver de cada um. Para completar a escrita do autor e maçante em alguns montes e confusa em muito outros.
Gustavo Rodrigues 15/03/2021minha estante
Eu até curti, mas não gostei do final. Alguns personagens meio que sumiram e coisas ficaram sem explicação

Eduardo.Silva 15/03/2021minha estante
Exatamente. A impressão que me deu e que não ouve história, nada teve uma conclusão

Lirieudo 08/04/2019minha estante
Ótima resenha, tão boa quanto o livro!

Alcione13 08/04/2019minha estante
Obrigada, querido. É do meu canal no telegram onde sempre tem resenha nova.
Mas esse livro merece até uma terceira releitura.

Maikon 17/02/2019minha estante
Linina chegou a morrer??

Louise 17/02/2019minha estante
Eu entendi que ele matou ela sim!

Flavia.Santana 08/09/2019

Uma maravilhosa distopia de 1932, que se passa em um futuro onde a sociedade é regida por um governo totalitário que restringe as liberdades individuais pelo, suposto, bem comum.
Uma das maiores estranhezas é o fato de que as pessoas são FABRICADAS por meio de inseminação artificial, em verdadeiras fábricas de seres humanos, onde são modificados genéticamente, desde embriões, de acordo com sua posição na sociedade. Sociedade esta, que os divide em castas, que são categorias (Alpha, Beta, Delta, Gama e Ypsílon) , sendo Alpha a mais desenvolvida ? gerando humanos mais belos, qualificados e aptos para as melhores funções, derivado de embriões com melhor nutrição e ganho de oxigênio ? e Ypsílon a com maior défict de desenvolvimento.
Esta sociedade preza por valores como:
COLETIVIDADE
REPÚDIO AOS VÍNCULOS AMOROSOS E À AMIZADE
BUSCA PELO BEM-ESTAR
SEXO CERIMONIAL (que mantenha a sociedade amena, tranquila e relaxada). Tudo isso somado ao uso contínuo da droga sintética SOMA que é distribuída gratuitamente pelo governo a fim de deixar as pessoas ?felizes? e consequentemente evitando questionamentos.
Como sou rebelde deixo-lhes um questionamento: VALE A PENA SER FELIZ A QUALQUER CUSTO?
Fabricio268 15/09/2019minha estante
Achei muito interessante a sinopse desse livro.

Flavia.Santana 17/09/2019minha estante
Eu tô a louca das distopias esse ano Fabrício rs recomendo muito essa leitura!

José Louzada 20/05/2021

"Sessenta e duas mil repetições fazem uma verdade"
Falar que o Aldous Huxley é genial e suas concepções de sociedade são incríveis é chover no molhado. Incrível como algo que foi escrito em 1932 seja tão atual e tenha um olhar crítico (extremamente ácido),muitas análises e comentários desse livro sempre são muito parecidos e sempre destacam os mesmos pontos(Algo q vc lendo vc percebe,o que acaba não sendo uma análise tão grandiosa e plural). Algo que me fez pensar muito é sobre o modo em que cada pessoa tem duas vidas na sociedade atual (A real e a vida na internet). A sociedade da história tem um pilar principal que é a Felicidade,isso me fez refletir no modo como nós levamos a nossa vida na internet,onde tudo é perfeito e todo mundo é feliz o tempo todo,onde todo esse malefício é danoso pra sociedade. Mesmo escrita em 1932 esse livro tem muito para nos ensinar.
João Pedro 02/06/2021minha estante
Ja ta separado pra me emprestar?

José Louzada 02/06/2021minha estante
Já está separado meu caro amigo

Bibi 12/04/2021

Fiquei um pouco perdida no início do livro, devido a descrição minuciosa do local onde os bebês eram criados e não consegui muito criar esse cenário na minha cabeça.

Um mundo onde a sociedade é dividida em castas e as pessoas são condicionadas a exercer seu papel de acordo com a casta nascida.

Soma é a pílula que te faz esquecer de amarguras, problemas e te deixa num estado de felicidade pleno sem gerar ressaca.

A parte mais marcante desse livro para mim, foi o diálogo final. Lembro-me de ter lido e ficado chocada com algumas partes.

Aquele livro que todos deveriam ler também desse gênero literário que eu me apaixonei!
carol 12/04/2021minha estante
Nossa eu tenho muita vontade de ler esse livro. Sua resenha só aumentou a vontade hahaha

Bibi 13/04/2021minha estante
Que maneiro! Hahah
Leia sim! Você vai gostar!

Rosangela Max 05/06/2021

O poder de um clássico.
É impressionante como algumas histórias são atemporais. Principalmente quando dizem respeito a mentalidade a ao comportamento humano.
Nunca o ?pensar por conta própria? e o pensamento crítico foram tão importantes e, infelizmente, tão ausentes.
Cada vez mais me identifico com O Selvagem.
Aline 19/07/2021minha estante
Admirável Mundo Novo é uma ótima crítica para o mundo distorcido do "American Way Of Life" ou Estilo de Vida Americano. Onde sem demoras todos anseiam por um Mundo onde na realidade existem padrões e normas que a mídia dispõem para os indivíduos alienando-os e controlando-os.

Luan Oliveira 24/02/2023minha estante
Eu terminei de ler esse livro ontem Rosangela. Vou fazer a minha resenha.

Vivi 30/01/2020

Um mundo onde tudo é paz e felicidade. Entretanto, há o condicionamento de bebês e até adultos para que se conformem com a sua vida.Tudo é monitorado pelos chefes. Achei a estória muito interessante.
JBittar 06/03/2020minha estante
Quero ler!

Vivi 24/06/2020minha estante
ok. Combinado

Verena.Rodolpho 12/06/2021

Realmente, nada de admirável no novo mundo
Como uma boa admiradora de distopias, como 1984, A Revolução dos Bichos e Fahrenheit 451, eu tinha altíssimas expectativas com essa obra. Infelizmente, não sei se não era o momento para essa leitura ou se eu realmente não me encantei.

No enredo, temos 3 personagens principais, sendo eles Bernard Marx, Lenina Crowne e John, também conhecido como "O Selvagem".
Nesse novo mundo, não existem mais "mães" ou "pais", todos os indivíduos são criados a partir de procedimentos científicos em que se multiplicam óvulos em níveis exponenciais, gerando pessoas idênticas em questão de genética. Porém, desde essa criação, os novos seres passarão por diversas etapas, que os separarão em Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Ípsilons.
Essas castas são separadas de acordo com a futura cor de roupa que os irá distinguir no cotidiano, mas também existem diferenças na "composição" corpórea, já que os mais poderosos receberão nutrientes e substâncias que os deixarão mais inteligentes, mais altos e mais saudáveis (tudo isso na fase de criação dos bebês na "fábrica").
Além de tudo isso, enquanto ainda são bebês, eles recebem informações enquanto dormem, num procedimento chamado "hipnopedia", ou também poderia ser chamado de Conhecido por Hipnose. Isso os deixam condicionados a informações repetidas, quase como uma hipnose em 100% do tempo, tanto que em alguns momentos eles ficam usando as frases que lhes foram passadas pelo sono no meio de conversas, como se fossem bons argumentos (que nem quando decoramos um slogan de alguma empresa e isso fica colado na nossa mente).
No meio de tudo isso, temos que conviver um pouco com a rotina de Bernard, que é apaixonado por Lenina. Ele é um Alfa, mas que recebeu álcool por engano em seu organismo na hora da criação e acabou ficando com uma estatura menor. Isso faz com que ele sofra um pouco na mão de outros Alfas, por ser diferente. No meio da história, surgirá John, que poderá atrapalhar um pouco esse romance entre Bernard e Lenina.
John, O Selvagem, é chamado assim porque possui uma "mãe" de verdade, algo repugnante nesse novo mundo, e ele vive em um povoado afastado, onde as pessoas vivem como selvagens (ou seja, não são criados em fábricas, nem vivem de tecnologias avançadas). E assim vamos vendo uma cadeia de reações quando ele é levado a essa sociedade mais moderna, onde será considerado uma aberração.

A premissa do livro é muito tentadora, como qualquer outra distopia. Mas não sei se sou eu que não estou acostumada com a escrita do Huxley ou se ele que é complicado para escrever.
O começo é fantástico, quando se explicam esses procedimentos científicos de criação e tudo o mais, mas a história vai se perdendo no meio de uma escrita difícil e complicada, cheia de palavras com significados que a gente não sabe, como "poltrona pneumática", "cinema sensível", "órgão de perfumes", "chiclete de hormônio sexual", "golfe-eletromagnético" coisas que não são explicadas para o leitor em nenhum momento.
Os personagens são tantos que é impossível você se aprofundar em algum deles, e então a emoção da história foi sumindo enquanto eu lia. Inclusive, achei que os nomes como "Marx", "Lenin(a)'' teriam algum significado maior no contexto, mas fiquei só na espera mesmo.

Eu demorei para decidir quantas estrelas daria, fiquei entre 3 e 4, acabei decidindo por 3,5 simplesmente porque a ideia do livro é genial e eu não poderia dar menos do que isso. Eu nunca teria pensado em algo assim, muito menos em 1932. Não dá para negar que é algo atemporal e uma distopia a ser lembrada. Mas infelizmente não me conectei com a história, e acabei me forçando a ler só para terminar a leitura mesmo, porque não senti nada nem mesmo na última página.

Mas é apenas a minha opinião, e é claro que, para cada um, a sensação que esse livro traz pode ser diferente. Continuo indicando a leitura, pelo simples fato de ser uma obra famosíssima, e um marco na literatura mundial.
Celton 13/06/2021minha estante
Eu estou chegando ao final e concordo com você. O começo é interessante mas a leitura fica enfadonha com tantos termos sem explicação.

Verena.Rodolpho 13/06/2021minha estante
É uma pena! Eu sempre quis muito ler esse livro, mas acabou que não era nada do que eu esperava

Carol 29/11/2017

Admirável? Mundo novo
As cem primeiras páginas são extremamente exaustivas e não seguem um fluxo linear de história, apenas fatos científicos sobre o "mundo novo".
Admito que quase abandonei o livro por isso.
Passados esse primeiros capítulos a história fica mais interessante, mas receio não ter me conectado de fato com os personagens, com exceção de John, o selvagem.
Bernard é extremante irritante, pois uma hora se diz alheio a sociedade em que vive, mas é só lhe darem atenção que ele muda de opinião.
O que não acontece com John, que tem uma personalidade bem resolvida por assim dizer, que não se deixa seduzir pelos prazeres e pela falsa felicidade na sociedade de Admirável mundo novo.
Embora não pretenda ler o livro novamente, os últimos capítulos foram extremamente bons, e esses com certeza voltarei a revisitar.
Não darei mais estrelas pois a história poderia ter sido melhor aproveitada e desenvolvida, há furos na trama e personagens rasos (com exceção de John) e mesmo levando se em conta o contexto em que foram ''criados" isso não é o bastante, na minha opinião.
Acho interessante que o próprio autor no prefácio escrito vários anos após a publicação do livro ter reconhecido os erros existentes na trama. Se a nota fosse apenas pelos últimos capítulos seria 5 estrelas, mas o conjunto como todo poderia ser melhor, e por isso as três estrelas.
Não é ruim, admito, mas eu esperava mais.
07/02/2018minha estante
Adorei sua resenha. E não vejo a hora de chegar a estes capítulos finais fantásticos que muitos comentaram. Livro Cansativo, concordo totalmente sobre Bernard. Que cara chato! Rs

Carol 08/02/2018minha estante
Obrigada, rs ! :)
Vale a pena pelos últimos capítulos mesmo, persista que vc vai gostar rs

P.s: Bernard é um mala mesmo, né ? hahaha