Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

CarolDamaso 17/07/2021

Merece a hype que tem
Depois de muito tempo me negando a ler a amada e adorada Trilogia dos Jogos Vorazes, por medo de ser muito violenta (o que se você analisar um pouco, é um pouco violento sim), eu finalmente criei coragem e li. E que livro incrível!!
A narrativa em primeira pessoa, conta a história de Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos, que caça e coleta para ajudar a família a sobreviver, até que sua irmãzinha, Prim, é convocada a ser o tributo feminino nos Jogos Vorazes. Com medo de deixar a irmã competir, sabendo que se ela entrasse na Arena, provavelmente morreria, ela se voluntaria para ir seu lugar, e é isso que a gente vai acompanhar.
Eu me apaixonei por cada minucia do livro, os personagens, as tramas, os desafios, e até mesmo a divisão tosca e ridícula dos Distritos.
A Katniss é sem dúvida uma das minhas personagens prediletas, muito corajosa e com uma força de vontade extraordinária. Eu tenho certeza que eu não tenho nem metade da foça que ela tem.
"Além disso, não é de minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis."
Acho que essa frase demonstra muito bem o quão forte ela é, com certeza uma das minhas personagens fictícias favoritas.
Olha, por mais que eu soubesse que o romance Katniss/Peeta não passava de um teatrinho muito bem orquestrado pelo Haymitch e pelo Peeta, eu simplesmente fiquei que nem o povo que assistia os jogos, BABANDO PROS DOIS! Eu não faço ideia de como eles dois vão seguir, agora que os jogos acabaram, mais eu espero MUITO que eles terminem juntos, e por mais que o livro não seja focado no romance, eu achei um ponto mais do que positivo.
Eu acho que o único motivo pelo qual eu dei 4.5 estrelas, foi por causa do que uma amiga me disse uma vez, que eu só vim a entender depois: "Amiga, a melhor parte de Jogos Vorazes, são os Jogos Vorazes." E realmente, a melhor parte do livro são os Jogos Vorazes, por mais que eu tenha gostado muito de toda a preparação, os treinamentos, e tudo que aconteceu antes dos jogos começarem.
Eu acho que mesmo me negando por tanto tempo a até mesmo ver os filmes, eu acho que eu li o livro no momento certo, eu acho que não teria amado tanto se eu tivesse lido antes (uma experiência que a eu de 1/2 anos atrás não ia gostar muito). Esse livro com certeza merece a hype que tem até hoje.
ferreira83 17/07/2021minha estante
Minha trilogia favorita aaaaa

psraissafreire 17/07/2021minha estante
Melhor coleção. Ponto. ?? Tô muito feliz por você ter gostado e espero que os outros te agradem ainda mais... Agora sim começa os reais Jogos Vorazes, amiga! ??

CarolDamaso 17/07/2021minha estante
AAAAAAA EU TO ANSIOSA DMAIS, e pelo jeito que tá indo eu acho que vai virar a minha trilogia favorita tb

Gabs 17/07/2021minha estante
O segundo livro é o meu favorito, acho que você vai gostar ainda mais!!

AllineP 17/07/2021minha estante
Minha trilogia favorita pra sempre! E parabéns, Carol! Você escreve bem demais ? Fiquei encantada em ler que você tem 11 anos e já tem esse tremendo bom gosto pra leitura. Parabéns mesmo sua linda ??

CarolDamaso 17/07/2021minha estante
@Gabs, eu tô mto ansiosa, principalmente depois que uma amiga que já leu me disse que no final do segundo tem um BOOM bem grande na nossa cara, ent ANSIOSA

@Line MUITO OBRIGADA, SÉRIO, esses comentários são TUDO pra mim, MTO OBRIGADA

Gabs 17/07/2021minha estante
Tem uma reviravolta siiim e passando pra concordar com a Lina, vou adorar te acompanhar, você escreve muito beeeem! ????

CarolDamaso 17/07/2021minha estante
Aaaaa sério, mto obrigada, comentários desse me fazem mto feliz, mto obg de vdd?

Jorge Luiz da Silva 07/05/2024

E que venha o próximo.
Que venha agora o próximo volume. "Em Chamas". Ouvi ótimos comentários sobre esse segundo livro da Trilogia.

Fontesco 08/08/2022minha estante
muito bommm

Fontesco 08/08/2022minha estante
add ai

AnaJu76 20/10/2021

"Que a sorte esteja sempre a seu lado"
Gostei muito, eu me senti dentro do livro, a história é super bem desenvolvida, amei a personagem principal, achei ela fodona, e na minha opinião jogos vorazes é parecido com BBB só que violento, meio aleatório mais ok, não tenho ideia do que pode acontecer nos próximos dois livros, tô doida pra começar o segundo.
Bru Samos 21/10/2021minha estante
Katniss rainha ?
Se prepara para o próximo livro kkakakakakkaka

AnaJu76 21/10/2021minha estante
PATROA?

AnaJu76 21/10/2021minha estante
Tô doida pra ler o segundo

Bru Samos 21/10/2021minha estante
Eu amei todos os três livros mais o segundo >>

Juliana 23/06/2021minha estante
fatossss!!!!!

Kassem.Abdalla 23/06/2021minha estante
Acho q sou a única pessoa no mundo que não gostei desse livro. Eu entendo que ele pode ser bom para algumas pessoas, mas para mim passou distante de ser "legal". É muito descritivo, acho que a Suzane Collins por algum motivo quis poupar as falas - nao sei - e as descreveu, sabe? Colocou coisas como " ela disse que queria comprar um pão, e se retirou"(só um exemplo), e isso é uma coisa chata demais. Esse livro foca mt no psicológico da Katniss(como vc disse), e isso é até legal em algumas partes, mas tem algumas partes em que são umas 15 páginas só mostrando o que ela pensa, e isso quebra a emoção demais...
A ideia é boa? É, acho que a Suzane foi mt criativa, mas infelizmente não funcionou pra mim.

Anna.Giulia 23/06/2021minha estante
Sim, depende muito do estilo que pessoa gosta de ler também, eu particularmente gosto das longas descrições dos pensamentos da Katniss pois assim me sinto mais próxima dela, mas vai de leitor para leitor, eu por exemplo não consegui gostar de ler Harry Potter.

Kassem.Abdalla 23/06/2021minha estante
Eu fui totalmente ao contrario. Me apaixonei por HP

Lica 14/03/2023

A experiência de reler jogos vorazes foi maravilhosa. Consegui captar detalhes que não foram percebidos na primeira leitura e me apegar ainda mais na história. Simplesmente perfeito.

madu 10/01/2023

primeiro favoritado do ano com certeza!!!!!! o filme ja é perfeito mas a forma como as coisas são intensas no livro? me rendeu uma boa choradeira na morte da rue(de novo) gostaria de ter lido sem ter assistido o filme, seria ainda melhor
itsnyrual 10/01/2023minha estante
Os filmes de JV são de longe, as melhores adaptações. Poucos detalhes foram mudados e/ou não tiveram, e ao meu ver, a maioria não foram relevantes, a falta deles, não fez com que a gente visse e pensasse "nossa, nada haver com o livro, isso não é JV"

Mariguima 10/01/2023minha estante
Siiim, bom demais

Isa 04/01/2023minha estante
Q resenha maravilhosa!!

Letícia 04/01/2023minha estante
ahh mds, que elogio maravilhoso!! obrigada amiga ?

Isa 05/01/2023minha estante
???

stephany :) 17/03/2021

Amei
Eu amei o livro, não tinha como eu não amar, a escrita é ótima a estória também. Além disso, eu já vi os filmes incontáveis vezes e eu amo, e eu tive uma experiência ainda melhor com o livro. Amei mesmo. O relacionamento da Katniss com o Peeta é muito mais desenvolvido do que nos filmes e enfim amo a Katniss independente de tudo e agora depois de ler o livro também amo o Peeta.

Thamy 03/06/2020

Que livro!
Me propus a reler a saga devido ao lançamento do novo livro. Como é bom reler algo anos depois! Se eu já gostei na primeira vez agora eu amei demais. Que livro maravilhoso!

Letí :) 10/05/2023

"Matar ou morrer."
Sempre tive vontade de assistir os filmes de Jogos Vorazes mas sempre disse pra mim mesma que iria ler os livros antes, agora me pergunto: pq demorei tanto???? Não fazia ideia do que eu estava perdendo!
É simplesmente TUDO incrível, a escrita da Suzanne é tão fluída que nem dá pra ver o tempo passar, a história é algo assim? que não tenho nem palavras pra definir, em várioss momentos eu comparava a nossa situação atual aqui fora com oq tava acontecendo no livro pq é um espelho gigantesco com nossa sociedade atual. A ideia de isso acontecer no nosso futuro alugou um triplex na minha cabeça, tudo é muito vivo!
Por fim, os persongens são algo fora do normal, o pessoal da Capital me surpreendeu com a excentricidade e loucura como é tudo tão diferente. Katniss e Peeta ganharam um lugar no meu coração, assim como todos os outros que "ajudaram" eles nessa corrida contra o tempo. Tô beem animada pra os próximos livros?
Lotus 10/05/2023minha estante
Comvordo fasso suas as minhas palavras

Letí :) 10/05/2023minha estante
??

Rhe 22/04/2020

Me Surpreendeu
Não estava muito empolgado antes do início da leitura, mas esse foi o livro escolhido pelos meus amigos para uma leitura conjunta, então tive que ler...
Resultado, O devorei muito rápido tão rápido que quero continuar a trilogia.
Livro é maravilhoso, me tirou de uma tremenda ressaca, rápido, escrita fluida, envolvente, bons personagens...
Tudo que um livro precisa para ser marcante.
Marcus Vinicius 22/04/2020minha estante
Esse livro é muito bom mesmo! Eu lembro que li a trilogia muito rápido porque fiquei muito empolgado com a história hahah

Andreia 22/04/2020minha estante
Amei essa trilogia. Aguardando ansiosamente a A cantiga dos pássaros e das serpentes, que também se tornará filme.

Rhe 22/04/2020minha estante
Sinto que essa trilogia vai se transformar no meu xodó hehe

Andreia 22/04/2020minha estante
Espero que você goste.

Rhe 22/04/2020minha estante
Tenho certeza q vou gostar ! ?

Alan 13/12/2023

Legal
Acho que um ou outro point of view esporádico do Haymitch narrando a repercussão dos jogos na Capital e nos distritos impulsionaria muito a expansão das dimensões do livro. Apesar de eu acreditar que o segundo livro vá fazer bem o trabalho de mostrar como a conduta da Katniss reverberou nos distritos, eu sinto que nesse primeiro faltou esse elemento narrativo pra potencializar mais a reflexão que ele tá propondo de alguma forma. Na mesma medida que o pov da Katniss é legal pela jornada introspectiva na personagem, também é limitador pra uma história que termina em proporções tão macro.

lele :) 13/10/2023

Consegue ser ainda melhor que o filme!
Espetacular! Tudo nesse livro é incrível. Eu já havia assistido e reassistido a adaptação dessa trilogia e se já amava, agora sou completamente apaixonada! Por mais que Jogos Vorazes seja uma adaptação impecável e arrisco dizer, a melhor de todas, nunca dá para colocar todos os detalhes possíveis que só podemos descobrir ao ler o livro. Como assisti antes, a única coisa que senti mais falta foram das cenas que não eram na visão da Katniss, mas nem chegou a ser um incômodo muito relevante. Fiquei impressionada com a inteligência da Katniss, com a história dela e o quão essa personagem é perfeita! Tem vários detalhes e outra coisa eu adorei foi o fato da Katniss sempre estar lembrando, a todo momento, que todos a estavam assistindo, que aquilo era um reality show e como tudo isso movia as ações dela. Achei um livro com um universo muito bem construído, mas também não é aquele livro cansativo de ler, cheio de cenas desnecessárias (Rainha verm... cof cof). Ele vai direto ao ponto e te prende do início ao fim, sem encheção de linguiça. Todas as 400 páginas desse livro valeram a pena!
Isabela1676 13/10/2023minha estante
Perfeiçãoooo