Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

Bia 08/01/2022

Obrigada alice oseman
Eu tava muito animada pra ler esse livro, principalmente porque já li outros livros da autora e adorei. Então, quando lançou aqui no Brasil, eu li assim que consegui, e foi uma experiência incrível.

Os personagens são todos fantásticos e incrivelmente bem desenvolvidos. Todos tem uma personalidade marcante, cada um do seu jeito, e as amizades entre eles são lindas e divertidas. Eu me emocionei, ri e até chorei em vários momentos com eles. O amor que os une é tão bonito, e a dinâmica do grupo desses personagens é super engraçada.

A escrita é muito envolvente. Você começa a ler e nem percebe o tempo passando, a história flui com rapidez e facilidade impressionantes, e em momento nenhum a narrativa fica entediante ou parada. A gente acompanha todos os conflitos e acontecimentos na vida da protagonista, sempre torcendo pelos personagens e com curiosidade pra descobrir o que acontece depois.

A diversidade e representatividade no livro são muito boas também (tirando uma parte que eu senti que falava de pessoas latinas como se todas fossem não brancas ? isso aparentemente é normal na cabeça dos gringos ne). Eu gostei de como o livro trouxe representatividade arromântica e assexual, porque é uma coisa muito difícil de achar em livros, e de como, apesar de ter focado na experiência da Georgia, também deixou claro que existem várias outras experiências diferentes nos espectros aro e ace, e falou muito bem sobre a abrangência desses espectros.

Eu fico verdadeiramente feliz de ter lido "Sem Amor", porque esse livro me trouxe um conforto enorme. Mesmo que com várias diferenças, eu me vi muitas vezes na Georgia; nas experiências dela e em seus pensamentos e sentimentos. Eu fiquei tão feliz com isso, e acho que essa história pode trazer esse conforto pra bastante gente também, além de ensinar muito pra outras.

É um livro triste em alguns momentos porque a Georgia passa por várias dificuldades enquanto lida com sua autodescoberta em relação à sua sexualidade. É muito triste ver tudo que ela precisa passar e vários pensamentos ruins que ela tem sobre quem ela é. Os sentimentos dela são muito bem expressos no livro, por isso eu consegui me conectar e criar um grande carinho por ela. Eu honestamente acho a Georgia uma personagem admirável que, por mais que tenha errado, aprende com seus erros e se importa de verdade com os amigos.

É um livro que, sim, trata muito da experiência da Georgia como pessoa aroace, acompanhando ela em suas descobertas e dificuldades. Mas não é só isso. Esse livro também é sobre amor e amizade. O amor entre os amigos nesse livro é uma coisa tão linda e admirável, e eu me emocionei de verdade com eles. Acho que é uma leitura que leva a gente a pensar na questão de que o amor romântico não é mais importante que os outros.

Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro. Foi confortante e divertido, e sinto que também aprendi muito lendo. É uma narrativa fofa, às vezes triste, emocionante e bonita. Com certeza vai ficar marcada na minha memória com carinho.
Maria3121 08/01/2022minha estante
to tão ansiosa pra ler!!

malu 08/01/2022minha estante
Sua resenha está linda! Me deu mais vontade ainda de ler

Bia 08/01/2022minha estante
@Mavi eu amei, espero q vc goste também!!

Bia 08/01/2022minha estante
@malu aaaa muito obrigada! fico feliz de saber

Isadora 08/01/2022minha estante
perfeita a resenha!! Tô no comecinho do livro e já tô amando também, parece realmente excelente e o que você escreveu só me deu mais vontade de ler :)

Bia 08/01/2022minha estante
@isa aa obrigada mesmo, espero q vc goste do livro também!!

Diana 26/02/2022minha estante
Eu preciso ler esse livro! A e parabéns pela resenha, por causa dela eu tô mais ansiosa pra ler!!!

Bia 26/02/2022minha estante
@Dih aaa muito obrigada!

sophia1126 18/06/2022minha estante
Qual a classificação?

Bia 19/06/2022minha estante
@soso não sei dizer direito mas acho que uns 13 ou 14 anos? não tem muitos gatilhos nem nada muito sério ou explícito

campeloreadings 09/07/2022minha estante
é hq também, assim como Heartstopper? tô querendo mt ler

Bia 09/07/2022minha estante
@Mafer não é hq não

Alex.Fitz-Amobi 15/01/2023minha estante
Quem narra o livro? Não achei informações sobre

Bia 15/01/2023minha estante
@Alex quem narra é a georgia, a protagonista

Jackson 15/01/2023minha estante
Eu tô amando

Alex.Fitz-Amobi 16/01/2023minha estante
@Bia não sei quem é georgia mas tudo certo

Bia 16/01/2023minha estante
@Alex kkkkk ahh ela não é ninguém que aparece em heartstopper ou outro livro da alice, é uma história à parte! pelo que eu me lembro tem uma referência a rádio silêncio, mas só isso

DianaCarter 10/02/2023minha estante
Eu amo esse livro, é tão bom ler e se sentir representada, quero ler novamente logo. Ps amei a resenha??

Bia 10/02/2023minha estante
@DianaCarter muito obrigada!! fico feliz q vc tenha se sentido representada com esse livro também :)

yuyuz 20/02/2023minha estante
moçaa, a tip é latina! além da aparição de acho que mais uma galerinha latina que eu lembro :)

Bia 20/02/2023minha estante
@yuyuz simm eu sei :)

Bandeira3 27/06/2023minha estante
Gostei muito da sinopse, parece ser um livro muito bom

Olivia.garcia 25/10/2023minha estante
Eu gritei,ri,chorei e falei sozinha, parevia esquisofrenica? Sim, por isso amei

Duda1611 27/12/2023

Que gatilho
O livro é perfeito, muito bem escrito, os personagens tem um ótimo desenvolvimento, me deu alguns gatilhos, mas foi simplismente por me indentificar de mais com a protagonista, me deu umas crises de ansiedade mas eu amei o livro.
biankaadrielly 27/12/2023minha estante
"me deu umas crises de ansiedade mas amei o livro" = irei ler kkkkkkkkkkkkk

larissinha8 14/12/2023

AMO SEM AMOR
Cara esse livro me mudou mto, comecei me entender muito melhor. Me vi muitas vezes na georgia, em diversas situações e tipo, eu não sabia que as pessoas também pensavam assim e fiquei muito ?!?!?!??!!???? Mas de qualquer forma, me fez confirmar a supeita sobre a minha arromanticidade.
Rufusonpluto0 14/12/2023minha estante
Mana, vc parece com a Frances

jeslendo 22/04/2022

A escrita da Alice é tão boa e imersiva, tendo sempre personagens tão profundos e cheio de camadas. É tão delicioso acompanhar cada uma de suas histórias.

É o meu primeiro contato com um livro em que a personagem principal é assexual e eu me encontro totalmente encantada. É um assunto que não se fala muito e você também não encontra em livros, não tanto quanto deveria e eu sabia que precisava ler sobre ele, mas como é difícil...

Foi incrível acompanhar a Georgia em sua busca. Toda a confusão, a forma como ela vai aceitando e entendendo o que e quem ela é, o medo de nunca encontrar ou conseguir amar alguém de uma forma romântica, a sensação de que tem alguma coisa errada com você, a frustação em viver no meio de um mundo em que tudo gira ao redor de sexo e relacionamentos e amor, a busca incessante disso, como somos ensinados desde que nascemos que só seremos felizes seguindo um certo estilo de vida, um futuro.

Não é o meu favorito da autora, pois o livro dá muitas voltas e os mesmos acontecimentos se seguem duas ou três vezes, então você sabe praticamente todo o enredo e toda a consequência daqueles atos, mas os personagens são bons e bem evoluídos conforme o livro caminha.

Foi divertido.

júlia 23/11/2021

ALICE OSEMAN EU TE AMO
que livro especial tudo que e abordado e tão importante e mostrado de um forma leve e muito fofa os personagens todos eles são incríveis e bem explorados e o amor entre todos eles e muito lindo fiquei apaixonada e um livro perfeito E TÃO BEM ESCRITO QUE SABOR SENSACIONAL

marina:) 02/02/2022

Sem amor
Eu achei um bom livro, o intuito é ótimo, mas não é um dos melhores, tenho que ser bem sincera. Mas em geral eu gostei bastante, daria um 3 de 5.

drago 13/03/2022

Necessário!
gatilhos no livro: LGBTfobia

Primeiramente, leiam Alice Oseman!

Segundamente, vamos para a resenha

“Sem Amor” é um livro que conta a trajetória de Georgia começando na universidade. Georgia nunca beijou ninguém e nunca namorou ninguém, mas ela também nunca se apaixonou nem teve vontade de beijar alguém, mas ela está determinada a fazer isso.

Alice Oseman, Alice Oseman, o que falar da escrita dela? Sinceramente a cada livro que eu leio eu me apaixono mais. A forma que elu constrói os personagens é tão profunda que é quase impossível não se solidarizar com eles (e se identificar). Toda essa conexão com os personagens nos faz entendê-los muito melhor e torna muito mais prazeroso acompanhar a jornada deles. No caso de Sem Amor, Geórgia tem uma longa jornada de autodescoberta.
Acho que já falei resumidamente dos personagens, porém aprofundando aqui, tanto eles como indivíduos particulares como em conjunto são muito bem trabalhados nesse livro. Personalidades incríveis, fortes ambições, vontades, inseguranças etc. a forma como os personagens são reais te faz querer conhecer eles e fazer parte da amizade incrível que eles desenvolvem (Sunil e Rooney meus tudos).

Falando de amizade, esse é um dos principais assuntos do livro. Especialmente no final da narrativa, a história passa uma mensagem linda de morrer sobre o amor da amizade e sobre o apoio dela. Eu me emocionei de verdade com os laços da protagonista com os amigos dela. Tiveram muitas cenas sensíveis e bonitas.

Sobre o outro assunto que é foco do livro, acho que foi muito bem trabalhado. Acompanhar a jornada de autodescoberta e conhecimento da Georgia é um processo demorado e muito verdadeiro e genuíno. Esse livro não tem filtros, ele mostra toda a agonia, o medo, a insegurança, a dificuldade de se aceitar. Alice Oseman com certeza soube como explicar por meio da experiência da Georgia sobre o que é ser uma pessoa aroace. Uma coisa importante e que eu gostei que o livro frisou bastante é o fato de que existem muitas formas de experienciar a arromanticidade e a assexualidade, e a vivência da Gerogia é só uma dessas muitas facetas.

Personagens secundários que também se encaixavam em outros espectros da comunidade LGBT+ foram colocados na narrativa e também tiveram suas sexualidades e identidades de gênero muito bem trabalhadas. Gostei muito do fato de que teve um personagem de grande relevância (especialmente no processo de aceitação da Georgia) que é gay, não binário e assexual! Sunil é incrível! Não falo só isso porque elu é minhe fav do livro, mas porque o papel dele na narrativa é fundamental e a forma com a qual ele foi introduzido e desenvolvido foi simplesmente a cereja no topo do bolo.

Minha única crítica ao livro é que a narrativa fica por muito tempo colocando ser aroace como o inferno na terra, e é óbvio que eu entendo que era assim que a Georgia se sentia, mas acho que faltou alguém falando sobre como ela ia se aceitar com o tempo e essas coisas antes. Acho que os leitores que não são informados podem ter ficado com uma visão de “coitadinha” da Georgia, mas ela não é coitadinha por ser aroace. Pra mim essa visão não pode acontecer, porque parece que ser aroace é um castigo, quando na verdade só é difícil de se entender e se aceitar.

De resto, todos os acontecimentos da faculdade e dos relacionamentos das personagens foram tão bem colocados que parece que eu li um livro muito mais longo do que de fato é. Não é uma coisa massante mas também não é muita informação.

Eu criei um carinho MUITO grande pelos personagens desse livro e pela história da Georgia e as amizades dela. Eu não tenho nem como descrever o quanto esse livro mexeu comigo e o quanto eu me emocionei com ele. Com certeza é um favorito!

Recomendo muito muito essa leitura e acho que ela é super informativa em relação a pessoas do espectro aroace.
CarolDamaso 13/03/2022minha estante
A RESENHA DE TRILHÕES DRAGO!! Tinha uma pessoa na minha escola com Heartstopper e a amiga d tava com esse livro debaixo do braço, achei tudo.

A resenha tá incrível, quero mto ler os livros da Alice Oseman!!!

drago 14/03/2022minha estante
AAA mt obg, Carol :)
Se eu visse elus eu ia direto conversar skdjskj sou mt fã de Alice Oseman.

Leia!! você não vai se arrepender

vale refeição 10/11/2023

A construção dos personagens foi muito bem feita, ela pensou em diversos detalhes que tornaram os personagens cativantes. Mas de resto, não achei bom.
A ideia do livro é incrível, um tema que dificilmente é abordado e deveria ter mais visibilidade. Infelizmente foi abordado de forma imatura, a forma como foi abordado, as intrigas e o enredo que, além de repetitivos, foram dignos de uma trama adolescente. Senti que estava lendo uma discussão entre pré-adolescentes no TT.
Espero mais das demais obras da autora

Andrieli.Reis 29/10/2022

Necessário
QUE LIVRO MARAVILHOSOO. Me ensinou tanto sobre se descobrir e sobre sexualidades que eu pensei que entendia. É muito necessário para os adolescentes que estão começando a se entender.

rfalessandra 02/03/2022

A narrativa simplesmente fluiu e me prendeu foi do meio para o fim.
E uma das mensagens mais importantes desse livro é que ser arromântico e/ou assessual não te deixa sem amor. Geórgia transborda de amor pelos seus amigos e isso é tão importante quanto o amor romântico.
Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro e recomendo a leitura.

yasmin.santtori 30/01/2022

Scooby Doo squad>>>>>>
Amizade também é amor e esse livro está cheio disso. Georgia Warr está começando a faculdade e quer se apaixonar, mas nunca consegue gostar ou sentir atração por ninguém; sejam meninos, meninas ou não bináries; quando ela vê que todos ao seu redor aparentam já terem tido experiências românticas ou sexuais, ela se sente sem amor e mais confusa do que nunca. É aí que entra o que eu mais achei de admirável nesse livro, as muito bem construídas relações platônicas dos personagens. A evolução de cada um. Georgia tem amigos incríveis, os antigos e os novos, todos eles são essenciais nesse momento de aceitação. Eu estou apaixonada por esse livro e recomendo muito.
+14
alê 30/01/2022minha estante
eu gosto tantoo desse livro ?

yasmin.santtori 30/01/2022minha estante
eu tbm gostei muitoo ?

annacsfraccaro 03/09/2023

Descobertas
Mais um livro incrível da Alice. Essa autora é incrível demais, pura representatividade.
Foi incrível demais acompanhar a descoberta da Georgia, ela tentando se encaixar em um lugar que ela não se encaixa, as confusões que ela causou nessa tentativa de se encaixar. E também ela tentando consertar tudo que ela causou.
Os personagens são incríveis, super bem desenvolvidos, e todos tem importância para história.
Incrível, um quentinho no coração.
A principal moral desse livro é mostrar que não existe um tipo de amor (o romântico), mas também há o amor da amizade.

lana!¡ 16/06/2022

i'm on the right track baby, i was born to be brave.
a própria Alice disse nos agradecimentos como esse livro foi difícil pra ela de se escrever e depois de ler ele eu entendo muito ela por isso, ai nossa que história delicada viu sentir muita frustração enquanto lia e no mesmo instante me sentia alegre, cada mistura de emoções que essa mulher me aflora meu deus. é uma história boa para quem está tentando se entender na questão orientação sexual e principalmente aqueles que estão na parte aroace (assexual e arromântico) da questão

a Georgia me irritou em algumas partes, confesso, mas terminei tudo de forma amável com ela, fiquei bem feliz por ela ter se descoberto de verdade, a Rooney é maravilhosa af mesmo sendo meio sem noção umas partes eu amei ela, Pip minha nova baixinha favorita, o Jason um neném só merece felicidade e o Sunil super lenda amei também!

"dessa vez não houve declarações dramáticas. nem gestos grandiosos.
era só a gente, se abraçando."

Fabinho-vs 07/04/2023

Muito informativo
O livro cumpre bem o papel de informar sobre a assexualidade e abordar ela de um lugar respeitoso e informativo. Quanto a história, conhecemos Georgia e por boa parte do livro você se pega pensando que ela está em um loop infinito de ter a mesma experiência repetidas vezes, o que deixa o livro um pouco arrastado, isso sem contar o fato de que ela se coloca em situações questionáveis. No decorrer da história, com uma certa mudança de visão, o livro passa a ser menos sobre um sofrimento e passa a tratar mais Georgia como uma pessoal normal e é neste ponto que a história decola e ganha um dinamismo e torna-se gostosa de ler. Alice escreve bem, mas demora a chegar onde quer.

BananaBook 29/04/2022

Livro fofo r didático
Eu vou começar dizendo que não gosto muito de livros que me lembram uma cartilha e em vários momentos Sem Amor me deixou com a dúvida se ele era um desses livros.
No decorrer da história eu m envolvi com os personagens e fui percebendo aos poucos o quanto os livros da Alice são importantes e a necessidade de ter essas pequenas sacadas didáticas durante a leitura. Eu queria muito poder ter lido coisas do tipo na minha adolescência, sinto que tudo teria sido um pouco mais claro e fácil.
A temática é super importante e por mais que a galera Queer conheça sobre o assunto a bastante tempo, ainda tem muita gente no processo de descoberta e esse é livro muito bom para refletir.
Enfim, eu ainda amo Alice Oseman e cada vez mais admiro sua capacidade de escrita.