Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Faellyto 15/06/2013

Criando expectativas para o ZZZZzzZZZ
Eu não li Harry Potter, porém se eu fosse me basear pelo Morte Súbita para tirar um conclusão antes de ler as outras obras dela eu iria passar correndo dos símbolos HP.
Morte Súbita começa com uma morte súbita ( mentira!) , a morte de um cara que vai influenciar a vida de muita gente na cidade/vilarejo de Pagford. Daí vem a apresentação dos personagens e de seus respectivos problemas, desde a Sukhvinder tentando sobreviver ao bullying até o Andrew com tentando sobreviver ao seu pai ( A propósito eu me identifiquei muito com o Andrew ). A disputa por um lugar no conselho da cidade gera a intriga entre os personagens e intrigas familiares, principalmente quando os segredos de todos se torna público pelo fantasma do Barry. J.K tem um escrita engenhosa, mas ao construir esses excelentes personagens poderia ter desenvolvido melhor suas histórias ao invés de se perder tanto no cotidiano. E o que eu posso falar do final? Posso falar que a trama foi corrida e desesperadora para simplismente deixar a vida de todos seguir em frente.

J.K Rowling deixou Pagford rolando ...e nos deixou voando.

ntampinha 16/03/2020

Esse foi o primeiro livro que acompanhei dessa autora e achei ele beeeeem razoável.
Tipo, o enredo não é ruim, mas demora muito a engrenar. A primeira metade do livro tem um desenvolvimento extremamente lento e cheio de descrições que poderiam ter sido tiradas, porque não ajudam na evolução da história, a história demora a pegar no tranco e isso me deixou um tanto decepcionada.
Comecei a fazer leitura dinâmica porque não estava aguentando tanta enrolação. Depois da metade a história começou a se desenrolar e a prender mais a atenção, chegando a um desfecho que considerei incrível.
No geral, eu não recomendo livro. Eu queria ter gostado mais dele, mas minha experiência não foi empolgante o suficiente pra eu dizer: "uau, amei, preciso recomendar".

Angel 07/04/2020

Tem bom desenvolvimento e desperta curiosidade sobre cada um dos personagens. É bem escrito e carrega um final surpreendente. Mas para quem busca algo que lembre de alguma forma o universo Harry Potter esse livro não poderia ser menos indicado.

Lissa - @leiturasdalissa 19/01/2013

A verdade sobre as pessoas dói
Comecei esse livro apreensiva. Como fã de Harry Potter e consequentemente de J.K Rowling, estava com medo do que poderia vir. Ainda por cima, todos os meus amigos que estavam lendo diziam: "é chato".
Porém, discordei dessa opinião desde o primeiro parágrafo. Nessa obra, J.K não conduz suas palavras para qualquer um, apenas para aqueles que tem capacidade de lidar com a crueldade humana no âmbito mais exposto possível.
Em cada um de seus personagens consegui visualizar pessoas do meu próprio convívio, e, por vezes, até eu mesma. É um livro sobre maldade, sobre colocar panos quentes no que não queremos que os outros saibam sobre nós. Agimos como os personagens desse livro o tempo todo, e às vezes nem nos damos conta disso.
Uma pequena eventualidade - a morte (estamos todos sujeitos a ela, afinal) é suficiente para desencadear em proporções homéricas diversos outros tipos de tragédias, sejam particulares ou extensivas ao próximo.
Terminei de ler esse livro com o coração pesado. Somos assim tão ruins mesmo? E respondi a pergunta com um "sim". A gente só precisa saber conviver com isso, agora.
Parabéns, J.K. Você escreve sobre a realidade com tanta maestria quanto escreve sobre o fantástico.

Annabiasouza 20/07/2021

Não gostei, mas, o livro é bom
Bom, li esse livro para cumprir um desafio de um grupo de leitura, que era desenterrar um livro da estante ainda não lido.
No começo fiquei muito confusa com tantos nomes de pessoas e lugares, só fui me orientar mais ou menos na metade do livro.
Eu pensei que o tema seria completamente diferente, tendo lido a trilogia do Chamado do Cuco, pensei que ia ser algo investigativo e tudo mais. Porém, fui surpreendida negativamente.
Achei o livro muito longo é muito cansativo. A história é ok, tem um final meio impactante, mas, na maior parte do livro, achei entediante.
Basicamente: uma cidade pequena, todo mundo se odeia e é infeliz. Aí o livro acaba

Hudson.Miranda 18/06/2021

Sex and The City, sem o "Sex" ou a "City".
Com a passada de um cavalo manco, a empolgação de uma fila de banco e o compromisso de quem não sabe o caminho, J. K. Rowling conduz a drama do Conselho Paroquial de Pagford, após a morte inesperada de um de seus membros, e mostra que, como diria o piloto Maurílio, "livro de Harry Potter, sem Harry Potter, é golpe". A primeira metade da obra é como uma versão de "The Office" ambientada em uma repartição pública, produzida pelo SBT e estrelada pelo elenco da Record. Sem um mísero "cliffhanger", a narrativa gira em torno dos interesses que rodeiam a cadeira vaga no supracitado conselho, tangenciando um drama aqui e outro ali, e... só. Nada acontece. A segunda metade do livro, por outro lado, você só quer que acabe.
Para não dizer que não falei das flores, o início é interessante e o final, comovente (a tragédia mora é na meiuca).
Talvez minhas expectativas estivessem mal posicionadas, talvez eu não entenda nada desse gênero literário ou, talvez, Mrs. "It isn't hate to speak the truth" Rowling seja uma "one-hit wonder", vai saber. O fato é que o livro fica bem na estante, com sua capinha amarela, e virou minissérie (embora pudesse, facilmente, ser uma novela da Gloria Perez).
Péolla 19/06/2021minha estante
Parece empolgante. Principalmente a segunda metade do livro que vc só quer que acabe. Me lembrou política e desgoverno... Mas só a meiuca trágica. Vc tem algum cupom de desconto?

Hudson.Miranda 19/06/2021minha estante
Tá na promoção: você me diz o endereço e eu te mando de graça!

Rodrigo 23/04/2021

O que esperar de um livro escrito pela rainha J.K? Se espera um livro com fantasias e mundos mágicos como Harry Potter este aqui não é para você.
A autora se supera mais uma vez ao retratar a história do distrito de Pagford, com personagens emblemáticos, cheios de problemas ou com grandes crises de existencialismo que tanto retratam os dias de hoje.
Leitura fluida, com grandes reviravoltas no fim e que te faz refletir sobre o papel do ser humano dentro de uma sociedade. Recomendo!

Rhuan20 05/06/2013

É normal quando se é admirador de alguém, perder um pouco da visão crítica sobre a pessoa em questão, confesso que ao decorrer da leitura me prendi ao fato de estar lendo um livro de minha, até então, autora favorita. Logo fui trazido a razão pela enfadonha leitura de alguns trechos. Senti falta de maior detalhamento de alguns fatos, e achei cansativo e desnecessário o detalhamento excessivo de outros, de certo, é cruel fazer a crítica que estou prestes a realizar, visto que não há outros títulos da autora para que se compare a este, contudo, me arrisco um tanto leviano a dizer que prefiro J.K. Rowling escrevendo literatura fantástica, me assustei ao lê-la falando tão abertamente de sexo, e usando uma linguagem vulgar para compôr seus personagens, alguns podem associar isso a minha idade ainda não adulta, mas não concordo com essa associação. Quanto ao conselho "leia" ou "não leia", indiferente. Não posso desconsiderar os pontos positivos do livro, são eles: uma visão bem estruturada sobre a cosmopolitana Inglaterra versus a xenofobia das cidades interioranas mais aristocráticas, um combate evidente ao uso de drogas, a valorização da vida, o respeito ao próximo e outras tantas reflexões interessantes sobre as relações interpessoais.

Rafael 19/11/2018

Livro incrível ao mesmo que trágico
Se você costuma lembrar sempre de JK Rowling pelo Harry Potter deve logo ler esse livro (adulto) para que entenda que a autora é muito mais incrível do que ele, muito mais incrível do que pensa. Não espere qualquer referência, não crie expectativa, leia como a primeira vez, sem qualquer conhecimento prévio (por isso nem se considere lembrar o que escrevo agora) e é bom que tenha um controle emocional forte porque ela ataca na ferida. Recomendo a todos os sensíveis!
Daniel 20/11/2018minha estante
Fiquei até curioso rs. Imagino que esse não tenha nada de fantasia, né?

Rafael 20/11/2018minha estante
Nada de fantasia pode ir tranquilo que não vai se arrepender (tbm não sou lá muito fã de fantasia rs)

Vitor 12/07/2013

A curiosa vida por trás da pacífica (ou nem tanto) Pagford.
Sou um grande fã da Rowling devido o incrível universo que ela criou em Harry Potter. Depois de ouvir falar tanto desse livro (tanto positiva quanto negativamente), decidi finalmente ler e tirar minhas conclusões

Morte Súbita conta a história de Pagford depois da morte de Barry Fairbrother, um conselheiro do pequeno vilarejo. Com sua morte súbita, deixa uma vacância no conselho que será disputada por candidatos bem peculiares.
A morte de Barry afeta a vida dos inúmeros personagens citados no livro de formas distintas. Há busca por poder, por reconhecimento, por liberdade, felicidade e tudo isso gera muitos conflitos e/ou sofrimento.

O livro aborda temas muito comuns e discutidos em nossa sociedade: drogas, sexo, famílias desestruturadas, automutilação, racismo e as consequências do péssimo uso da internet.

Os personagens (como disse anteriormente, inúmeros) possuem traços peculiares e são bem construídos. Os adolescentes, que acredito serem um ponto forte da Rowling, não possuem a mesma inocência de Harry Potter e causam diversos problemas para os adultos que, por sua vez, estão ou muito abalados pela morte de Berry ou muito frustrados por causa da vacância no conselho (isso sendo assunto de seu interesse ou não). Em sua maioria, os moradores de Pagford são muito orgulhosos e guardam rancor da cidade de Yarvil, devido o bairro pobre chamado Fields que ultrapassa os limites de Pagford. Todos nesse bairro são miseráveis e mal-vistos pelo povo do vilarejo. Algo que gostei muito é que o livro não possui nenhuma drástica mudança nos personagens depois do terrível final. Todos continuam sendo praticamente os mesmos depois de tudo, sem nenhum virando o bonzinho que se transformou e agora vai viver a vida mais honesta e santa possível.

Caso se interesse pelo livro somente pelo ''J.K. Rowling'' na capa, saiba que este não tem nenhuma semelhança com Harry Potter, a não ser pela ótima narrativa da autora. Morte Súbita é um livro interessante que retrata muito bem diversas questões de uma sociedade comum. Não acho que seja muito marcante ou coisa do tipo, mas tem qualidade.

Tiago 07/02/2013

Decepção!

Quando comecei a ler que a J. K. Rowling( Harry Potter) iria lançar um novo livro, fiquei muito ansioso para por as mãos nele, afinal depois de muito preconceito de minha parte, me apaixonei pela escrita dela, e assim fiz eu, comprei o livro assim que foi lançado, mas depois de ler cerca da metade do livro, me senti para lá de decepcionado com a leitura, por isso deixei o livro mais de um mês de lado e agora que acabei a leitura me sinto espoliado de meu tempo e dinheiro.
Um livro fraco e maçante, nunca li um livro com tamanha brutalidade inútil, alguém devia dizer a essa mulher que, para um livro ser destinado ao pulico adulto não precisa ter estupro, drogas e sexo sem sentido, alias o livro todo é sem sentido, já que gira em torno de uma disputa politica que ela nem sequer teve a decência de dar um termino, nas ultimas 50 paginas pensei que estava lendo novamente E. L. James(50 Tons de Cinza) de tanto que os acontecimentos não tinham sentido nem importância!
Mila F. @delivroemlivro_ 27/02/2013minha estante
Concordo!

Yasmin.Latchuc 12/04/2020

Mal compreendido
Até agora não entendi muito bem o que aconteceu na história narrada, o livro todo parece uma grande introdução/desenvolvimento, quando você espera o grande desfecho ele simplesmente acaba.
Achei a leitura cansativa e pesada (talvez esperasse algo parecido com Harry Potter - pela mesma autoria - e acabei me enganando), mas após concluir o livro você percebe que a história foi boa, mas talvez não tivesse valido a pena e o esforço gasto.

Paulinha 03/04/2020

Morte Súbita
Um livro bom, bem escrito. Mas não é surpreendente.
É vida real, sem plot Twist significativo e com acontecimentos mornos.

Fácil a leitura e toda a história se completa.

Firmino 05/07/2013

Rowlingzinha é você?!

" grande historia sobre uma cidade pequena" J. K. Rowling.

Eu digo o segunte: Achei o livro mais interessante do que Harry Potter.
(então vocês aí me jogam pedras, sapatos, agua e me chamam dde maluco)
CALMA GENTE!!
Eu não estou dizendo que H.P. é ruim! Gostei muito do primeiro successo de Rowling, mas eu achei Morte Súbita, bem mais interessante e... Real.
Gostei muito do livro...

A historia é sobre uma pequena cidade e seus habitantes: Fofoqueiros, piranhas, piriguetes, interesseiros, trabalhadores, estudantes, loucos, trouxas, cornos... (o que toda cidade possui). Dois dos temas mais importantes no livro que eu gostei pra caramba foi a vida em familia e na sociedade.
A chapa esquenta quando Barry, membro do conselho distrital, bate as botas ( a tal da morte súbita) gerando uma vacância no conselho o que leva os moradores a ficarem iguais a uns pintos no lixo pela vaga. Daí tem uma eleição e toda aquela tenção politica.
É importante frizar, mano, que o livro mostra uma certa rivalidade entre os antigos moradores De Pagfield (um vilarejo bem bonitinho como se fosse a zona sul aqui do Rio) e o bairro vizinho, Field (um tipo de favela). Mas essa rivalidade se mostra provocada por alguns moradores de Pagfield que são mais cheios de frescura (falta de pancada)

Uma história adulta, política, interessante e inteligente.

Leiam, brothes and sisters skoobers!!!
Vale a pena!

Melina.Mollica 01/05/2020

Um aviso: você nunca mais vai conseguir escutar Umbrella - Rihanna da mesma maneira.
@pedro.h1709 01/05/2020minha estante
Fiquei curioso! kk