Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

@estantedatabis 22/06/2020

Morte Súbita
Demorei demais pra engatar esse livro. No começo, foi uma leitura bem difícil, cada capítulo apresentava uma família/personagem, demorei um pouco pra associar cada pessoa quando a história se entrelaçou.
Não é um livro cheio de aventura, fantasias e etc, é um livro "vida real", diferentes camadas sociais convivendo entre si.
Comecei a me interessar pela história da metade em diante, o final achei bem triste. Em resumo, é um livro ok, não é ruim.

null 31/05/2020

J. K. Rowling sendo maravilhosa
Um livro com uma pegada super desligada de Harry Potter, mas a escritora caprichou, apesar de ser um pouco difícil de entender o começo por ter muitos personagens, a história é incrível pra mim, considerei como se fosse uma crítica a atual sociedade. Um livro que merece ser lido por todos.

Lores / @lores.oliveira 03/06/2020

Morte Súbita
Nota: O conteúdo do livro conter gatilhos emocionais sobre estupro, abuso de drogas e violência contra menores.

A pequena cidade de Pagford é a típica cidade interiorana em que todos os moradores se conhecem e aparentemente se dão bem.

Com a morte súbita do presidente do conselho distrital, Barry Fairbrother, (que parece ser a única pessoa íntegra da cidade), as disputas pelo cargo começam a aparecer e mostram como as pessoas daquele vilarejo são tóxicas, egoístas e sem nenhum tipo de empatia aos menos favorecidos. (Alguma semelhança com nossa sociedade atual?)

O desenrolar da estória se dá com os aliados de Barry, e seus opositores fazendo de tudo para ocupar a vaga, assim as máscaras caem, os podres aparecem e mostram o que as pessoas são capazes de fazer para estar no poder.

Confesso que demorei para engatar na leitura. A autora perde muito tempo introduzindo muitos personagens e detalhando até seus pensamentos, o que faz a leitura ser penosa, cansativa, beirando a desistência. São sete histórias paralelas, que depois de muita enrolação se encontram no final. Em Pagford as paisagens são lindas, o vilarejo parece acolhedor, mas aqui, os finais não são felizes.

Débora 25/06/2020

Em pouco mais de 600 páginas, JK Rowling se propõe a analisar, a partir da morte de Barry Fairbrother, uma importante figura no distrito de Pagford, a falibilidade e mesquinhez humanas.

Infelizmente, o resultado fugiu do desejado: com uma leitura maçante, que faz com que a narrativa demore a progredir, a autora alterna entre estilos de narração que, para mim, não engataram (quando você começa a entrar na dinâmica dos capítulos alternados entre um único narrador do vilarejo, Rowling passa a apresentar capítulos com simultâneos narradores). Ainda, a quase completa falta de afinidade com os personagens fazem com que os pontos negativos pesem muito mais do que a reflexão que a obra se propõe a trazer.

Rodrigo Soares 24/11/2013

Morte Súbita
Estou simplesmente encantado com esse livro!! J.K. Rowling se mostrou mais uma vez porque é a autora mais lida do mundo!!
Livro maravilhoso. Claro que não podemos comparar com Harry Potter, até porque esse livro é totalmente diferente. É um outro estilo. É uma leitura adulta e não infanto juvenil como HP. Mas mesmo mudando de gênero a autora brilhou! Amei. Super indico!!

@escritadecabeceira_ 25/07/2020

Morte súbita é também considerado um romance, e nos conta a histórias de vários personagens que moram em Pagford, um pequeno vilarejo, aonde todos se conhecem e sabem da vida um do outro, e claro, dão sempre os seus palpites. Tudo muda quando Barry Fairbrother, que era membro da câmara e considerado uma figura importante para a cidade, tem uma morte súbita, a vida de todos então é colocada em prova e essa cidade é virada de cabeça para baixo. Pagford vive de aparências, até que com essa morte a verdadeira realidade é mostrada, uma cidade aonde existe um conflito entre as pessoas, principalmente, por poder. E conflitos em todos os lugares, nas famílias, entre pais e filhos, entre os próprios pais, na escola, entre professores e alunos, na própria câmara. E para piorar tudo, existe uma nova eleição para saber quem entrará no lugar de Barry, e para isso, os candidatos não economizam em suas armas, para ver o "inimigo" cair. Pagford com seu dia a dia e seus milhares de conflitos consegue nos prender, mesmo em suas 500 páginas, e nos faz surpreender com o tão esperado final da trama.

Instagram: @escritadecabeceira_

site: www.instagram.com/escritadecabeceira_

mari 08/01/2022

a vida como ela é.
o livro é bom, mas eu achei a leitura um pouco cansativa por ter o formato mais de uma novela e não focar em um personagem principal, por isso que a leitura só conseguiu me prender no final. mas fora isso, eu achei super interessante como os personagens foram construídos, sempre com a intenção de destacar o lado imperfeito deles ao ponto de deixar a leitura desconfortável em alguns momentos pq os personagens tem inúmeros defeitos que são facilmente encontrados nas pessoas da vida real. gostei como ele retrata a realidade que é tudo menos bonita.

Carol 10/04/2021

Uma J.K. Rowling diferente
Pra quem leu Harry Potter e acompanhou a autora na sua fase de escrita infanto juvenil irá se surpreender com esse livro voltado ao público mais adulto. No meu caso a surpresa foi bem positiva. Agora admiro mais ainda a autora.
A história do livro gira em torno dos moradores de um pequeno vilarejo chamado Pagford. Logo no começo uma pessoa importante do vilarejo morre e a partir daí a autora vai nos apresentando aos diversos personagens da trama e as suas histórias nuas e cruas que acabam se entrelaçando. Então nesse vilarejo bonito onde os personagens tinham tudo para serem perfeitos e felizes vemos que a verdade não é bem assim. A maioria apresenta problemas complexos e são cercados de intrigas.
Em relação a temática do livro é importante salientar que engloba assuntos mais densos e pesados (abuso, estupro, vício em drogas, preconceito, transtornos mentais) podendo causar desconfortos e gatilhos.
No mais achei o livro muito bom. As 100 últimas páginas fazem você querer ler sem parar.

Rhuan20 05/06/2013

É normal quando se é admirador de alguém, perder um pouco da visão crítica sobre a pessoa em questão, confesso que ao decorrer da leitura me prendi ao fato de estar lendo um livro de minha, até então, autora favorita. Logo fui trazido a razão pela enfadonha leitura de alguns trechos. Senti falta de maior detalhamento de alguns fatos, e achei cansativo e desnecessário o detalhamento excessivo de outros, de certo, é cruel fazer a crítica que estou prestes a realizar, visto que não há outros títulos da autora para que se compare a este, contudo, me arrisco um tanto leviano a dizer que prefiro J.K. Rowling escrevendo literatura fantástica, me assustei ao lê-la falando tão abertamente de sexo, e usando uma linguagem vulgar para compôr seus personagens, alguns podem associar isso a minha idade ainda não adulta, mas não concordo com essa associação. Quanto ao conselho "leia" ou "não leia", indiferente. Não posso desconsiderar os pontos positivos do livro, são eles: uma visão bem estruturada sobre a cosmopolitana Inglaterra versus a xenofobia das cidades interioranas mais aristocráticas, um combate evidente ao uso de drogas, a valorização da vida, o respeito ao próximo e outras tantas reflexões interessantes sobre as relações interpessoais.

Hudson.Miranda 18/06/2021

Sex and The City, sem o "Sex" ou a "City".
Com a passada de um cavalo manco, a empolgação de uma fila de banco e o compromisso de quem não sabe o caminho, J. K. Rowling conduz a drama do Conselho Paroquial de Pagford, após a morte inesperada de um de seus membros, e mostra que, como diria o piloto Maurílio, "livro de Harry Potter, sem Harry Potter, é golpe". A primeira metade da obra é como uma versão de "The Office" ambientada em uma repartição pública, produzida pelo SBT e estrelada pelo elenco da Record. Sem um mísero "cliffhanger", a narrativa gira em torno dos interesses que rodeiam a cadeira vaga no supracitado conselho, tangenciando um drama aqui e outro ali, e... só. Nada acontece. A segunda metade do livro, por outro lado, você só quer que acabe.
Para não dizer que não falei das flores, o início é interessante e o final, comovente (a tragédia mora é na meiuca).
Talvez minhas expectativas estivessem mal posicionadas, talvez eu não entenda nada desse gênero literário ou, talvez, Mrs. "It isn't hate to speak the truth" Rowling seja uma "one-hit wonder", vai saber. O fato é que o livro fica bem na estante, com sua capinha amarela, e virou minissérie (embora pudesse, facilmente, ser uma novela da Gloria Perez).
Péolla 19/06/2021minha estante
Parece empolgante. Principalmente a segunda metade do livro que vc só quer que acabe. Me lembrou política e desgoverno... Mas só a meiuca trágica. Vc tem algum cupom de desconto?

Hudson.Miranda 19/06/2021minha estante
Tá na promoção: você me diz o endereço e eu te mando de graça!

Vini.Boucault 22/10/2019

Um livro perfeito, mas dolorido
Por mais que tenha um ritmo lento no começo o livro é MUITO bom e J.K. Rowling me lembrou Stephen King em muitas partes. O livro é muito e dúvido que leiam pelo menos 200 páginas e não se sintam totalmente imersos nessa trama! Muitas partes foram difíceis de serem lidas, mas necessárias. Ninguém é bom totalmente, nem tudo terá um final feliz e nem todos teram oque merecem.
Marcela.Primo 20/01/2020minha estante
EXATAMENTE isso. Ele é muito dolorido, cheio de traumas, cruel...mas, de certa forma, muito real.

Vitor 12/07/2013

A curiosa vida por trás da pacífica (ou nem tanto) Pagford.
Sou um grande fã da Rowling devido o incrível universo que ela criou em Harry Potter. Depois de ouvir falar tanto desse livro (tanto positiva quanto negativamente), decidi finalmente ler e tirar minhas conclusões

Morte Súbita conta a história de Pagford depois da morte de Barry Fairbrother, um conselheiro do pequeno vilarejo. Com sua morte súbita, deixa uma vacância no conselho que será disputada por candidatos bem peculiares.
A morte de Barry afeta a vida dos inúmeros personagens citados no livro de formas distintas. Há busca por poder, por reconhecimento, por liberdade, felicidade e tudo isso gera muitos conflitos e/ou sofrimento.

O livro aborda temas muito comuns e discutidos em nossa sociedade: drogas, sexo, famílias desestruturadas, automutilação, racismo e as consequências do péssimo uso da internet.

Os personagens (como disse anteriormente, inúmeros) possuem traços peculiares e são bem construídos. Os adolescentes, que acredito serem um ponto forte da Rowling, não possuem a mesma inocência de Harry Potter e causam diversos problemas para os adultos que, por sua vez, estão ou muito abalados pela morte de Berry ou muito frustrados por causa da vacância no conselho (isso sendo assunto de seu interesse ou não). Em sua maioria, os moradores de Pagford são muito orgulhosos e guardam rancor da cidade de Yarvil, devido o bairro pobre chamado Fields que ultrapassa os limites de Pagford. Todos nesse bairro são miseráveis e mal-vistos pelo povo do vilarejo. Algo que gostei muito é que o livro não possui nenhuma drástica mudança nos personagens depois do terrível final. Todos continuam sendo praticamente os mesmos depois de tudo, sem nenhum virando o bonzinho que se transformou e agora vai viver a vida mais honesta e santa possível.

Caso se interesse pelo livro somente pelo ''J.K. Rowling'' na capa, saiba que este não tem nenhuma semelhança com Harry Potter, a não ser pela ótima narrativa da autora. Morte Súbita é um livro interessante que retrata muito bem diversas questões de uma sociedade comum. Não acho que seja muito marcante ou coisa do tipo, mas tem qualidade.