Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Jose 30/08/2020

Primeiro livro adulto que li
Um livro completamente político, discutindo direitos de pessoas marginalizadas, responsabilidades do estado/município... Além das implicações que formam cada ser humano, de uma perspectiva completamente social.... ????

Fabio Shiva 14/12/2017

“Uma grande obra de uma grande autora.”
“Uma grande história sobre uma pequena cidade.”

Quando peguei o livro, ao ler essa descrição na orelha, achei um pouco pretensiosa, mas cheguei ao final de “Morte Súbita” achando a frase até bem modesta. Uma obra elegante, muito bem concebida e executada do início ao fim. A narrativa simples e cativante é aliada a um continuado convite à reflexão sobre a natureza humana, mas que fica totalmente a cargo do leitor aceitar ou não, inclusive determinando a profundidade de seu mergulho, sem que isso jamais interfira no prazer e na diversão da leitura. Ou seja, é um livro talhado para ser um Best-Seller, para ser consumido superficialmente, mas que também oferece possibilidades que normalmente só são encontradas em obras da assim chamada “alta literatura”.

Um bom exemplo dessa multiplicidade de níveis de leitura em “Morte Súbita” está na concepção dos personagens, que a uma primeira vista parecem um tanto superficiais e estereotipados. Mas à medida que as intenções da autora vão se descortinando, percebemos que cada personagem foi retratado na justa medida para cumprir seu papel no grande bailado coletivo que avança inexoravelmente para o gran finale, em um suspense sutil e muito bem elaborado.

Nada tenho a criticar neste livro, nem mesmo a malandra tradução do título (“The Casual Vacancy” no original), que ao menos para mim sugeriu que se tratava de uma história policial, pois foi graças a esse engodo que me dispus a passar a leitura na frente de outras de uma longa (graças a Deus por isso!) fila.

A autora, célebre mundialmente pela série Harry Potter (li os três primeiros livros e gostei muito, embora não tenha acompanhado a saga cinematográfica até o final), demonstra cabalmente aqui, em seu primeiro livro para o público adulto, que ainda tem muitas coisas interessantes a dizer.

Eu não poderia concordar mais com outra frase de publicidade do livro:

“Uma grande obra de uma grande autora.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Gabs 18/09/2020

Uma história que te mostra como a sociedade pode ser podre e dura,que as aparências enganam e que muitas coisas acontecem e poderiam ser evitadas se tivéssemos um olhar mais crítico e humano para com o outro,resiliência mesmo.
Aquela típica história americana cheia de personagens preocupados com a aparência perante a sociedade,vale a pena a leitura.

Marhina 19/03/2013

Um novo começo para J.K. Rowling
Impressionada, foi a palavra que melhor me descreveu ao terminar de ler o livro, é incrível que mesmo com um estilo completamente diferente a J.K não perdeu a habilidade que eu mais admiro nela, a de contar histórias que despertam o interesse do leitor é fazem com que não larguemos o livro até chegar na última página.

Sobre o livro, esqueça Harry Potter, Morte súbita é totalmente diferente, tanto na temática quanto no fluxo da narrativa (os acontecimentos são mostrados de acordo com o ponto de vista de vários personagens). O livro é cruel, há palavrões, há personagens fazendo sexo, personagens que se drogam, que praticam ou sofrem bullying, e violência doméstica. Mas antes de criticar a autora, é importante saber que nada disso é em vão, ela não quer chocar só por chocar. Neste livro não existe personagens totalmente bons e nem totalmente maus, Rowling quer mostrar a natureza humana como ela realmente é, com todos os defeitos e qualidades.

Algumas pessoas falaram que o livro não era bom por ser radical demais, que a autora só o escreveu para chocar, o que para mim é uma besteira, pois o fundamental em qualquer livro é que o autor saiba desenvolver uma história que envolva e tenha qualidade, e isso J.K Rowling faz com maestria.

Bella :) 07/07/2020

sensacional
o livro tem uma proposta diferente, nos mostra diversos personagens, suas histórias e como de alguma forma, mesmo que sutil estão conectados

desde harry potter eu percebi que a J.K tem essa qualidade na escrita, de saber se aprofundar bem nos personagens, formar realmente alguém em nossas mentes e não deixar pontas soltas

a história em si, não espere algo mágico ou relacionado com HP, muito pelo contrário, o livro tem uma pegada bem mais séria

aborda críticas sociais muito fortes, nos fazendo refletir
e eu identifiquei diversos gatilhos, mais pro final do livro fica mais tenso

minha opinião final é sensacional, que essa mulher não brinca em serviço!
em alguns momentos o livro fica meio massante, mas nada que não é recompensado ao longo da leitura, entrou pros favoritos, super recomendado!

Ualace 23/01/2022

Aprendendo A Separar Obra De Criador
Por motivos óbvios nessa altura do campeonato, estive muito relutante em ler esse livro. Tive que me desconstruir de todas as polêmicas que essa autora que outrora eu amava tanto tem criado nas redes sociais por puro preconceito gratuito pra poder embarcar de forma indiferente nessa história.
E confesso que ao terminar a leitura, não reconheço a pessoa que escreveu esse livro genial e necessário como a mesma que tem criado tanto rebuliço por direitos básicos no Twitter.
Morte Súbita é originalmente chamado de The Casual Vacancy (A Vagância Casual), e apesar de termos realmente uma morte súbita logo nas primeiras páginas do livro, a história gira em torno da vagância do cargo político gerada pelo personagem desafortunado. Pagford é uma cidade pequena onde as pessoas não demoram a colocar suas muitas garras de fora em busca dos privilégios do cargo deixado por Fairbrother.
A questão é que você não vai simpatizar com absolutamente PERSONAGEM NENHUM da história. Porque não tem UM habitante de Pagford que não tenha um segredo sombrio. E esses segredos começam a vir a tona conforme as disputas em busca da vaga do Conselho, e no projeto de erradicação de um bairro neutro entre duas cidades que são meio que rivais se intensificam.
O livro também é repleto de temas de gatilho, portanto, se você tem problemas pra lidar com qualquer tipo de assunto sensível (auto flagelação, estupro, bulimia, TOC, drogas, pedofilia, cyber bullying, agressão física, abuso moral, e vários outros), essa leitura não é pra você, infelizmente.
A autora nos apresenta uma história com vários núcleos familiares que podem criar um pouco de confusão à princípio, mas uma vez que você se acostuma com o ritmo, a leitura se torna intensa, e você imerge no universo até o grande e surpreendente desfecho do livro. E você fica com uma sensação de que realmente deveria prever o que aconteceria, mas estava tão focado vendo esses personagens mesquinhos resolvendo seus próprios conflitos pessoais, que deixa de dar atenção ao que realmente importa, e é pego de surpresa junto com toda a cidade ao desfecho da narrativa.
O livro é brilhante, de fato, e me alegro por ter tido uma boa experiência com ele.
Uma pena que não posso dizer o mesmo sobre as atitudes recentes da mente por trás dessa obra prima.

Lucas 04/03/2014

Faltou um pouquinho de emoção
Quando se fala de J.K. Rowling, se espera um livro fantástico, um livro que com certeza fará parte da sua lista de favoritos, pelo menos para os fãs de Harry Potter como eu.
O livro é bom, tem muitos personagens e mostra os seres humanos de forma realista. Seus pensamentos e atitudes muito fieis à realidade, sem se importar são corretos ou não, nos fazendo até a refletir um pouco sobre nossa natureza, sobre nossas ações.
Mas só por volta da página 200 me vi envolvido com a história e só no final tiveram momentos com mais ação. Não é o que eu esperava e está longe da minha lista de favoritos, apesar de eu ter gostado da história e ter achado o final fantástico. Poderia ter tido um pouco mais de emoção no seu desenvolvimento.

E pequena observação após ler o livro: Jamais ouvirei Umbrella, da Rihanna, sem me lembrar desse livro
Rafa P. 14/04/2014minha estante
Lucas eu adorei o livro, mas concordo com você a história é bem arrastada, ainda bem que o final as coisas aceleraram um pouco.
Ótima resenha
Bjss

Igor Otávio 24/10/2021

JK merece os louros por essa verdadeira obra-prima
Sim, eu desconfiei da qualidade de Morte Súbita logo que comecei a leitura. Mas, como não gosto de abandonar um livro sem terminar, me comprometi a encerrar mais essa obra.

E que grata surpresa eu tive quando a imensa teia de núcleos e personagens finalmente fez sentido e as relações na pacata Pagford se tornaram tão próximas daquilo que eu vejo acontecer hoje na nossa própria sociedade.

Barry Fairbrother é um cara bacana, mas que deveria ter dedicado mais tempo à sua própria família, e não teve tempo para isso pois um aneurisma causou sua morte precoce. A partir daí os ânimos no pequeno distrito se exaltam com a possibilidade de se eleger um novo representante para o conselho distrital.

A escrita é impecável e envolvente, de tal modo que me fez sentir até mesmo os acessos de fúria, momentos de angústia e também de tristeza profunda pelos quais os personagens estavam passando.

Criar uma conexão mais forte com a família Fairbrother e com o núcleo adolescente é inevitável.

Recomendo fortemente a leitura, e deixo o aviso para que se prepare para a desidratação profunda de tanto chorar.

Cris 16/10/2020

Depois da morte de Barry todo o lugarejo onde ele vivia e era muito querido virou de ponta cabeça para encontrar um substituto. As pessoas entraram em conflito e toda a sujeira de suas vidas veio à tona. A busca pela vaga do Conselho municipal transformou pessoas, expôs violência, doença mental, agressões ,casamentos falidos, traição e morte. Um livro cheio de reviravoltas. Recomendo.

HPires 05/11/2020

A cruel realidade.
Morte Súbita é um livro que conta a realidade, ou melhor o lado cruel da realidade, um livro para visualizar os problemas que desigualdade causa na vida das pessoas.
Bom basicamente o livro se passa em vilarejo chamado Pagford, esse lugar é administrado por um Conselho Distrital. A historia começa com a morte de um cidadão deste lugar chamado Barry Fairbrother o qual fazia parte desse Conselho, ele era uma uma peça fundamental de uma briga política sobre um lugar chamado Fields (periferia), parte do conselho briga para manter Fields na terras de Pagford e outra parte acha que Fields é um local que não combina com a imagem Pagford. Barry fazia parte daqueles que defendiam Pagford. Com a morte dele é preciso fazer nova eleição para um novo conselheiro.
O livro possue muitos personagens o que logo de início é muito difícil lembrar quem é quem, mas com o decorrer do mesmo você começa a entender a vida de cada um e entrar de forma profunda na mente deles o que permite conhecer seus preconceitos e medos.
A leitura é lenta,a história não pussue grandes reviravoltas mas não impede que o livro seja bom, mas pode ser que algumas pessoas larguem ele no início. O final é triste e impactante.

Amanda 17/01/2021

Da indiferença ao luto
De início tive uma certa dificuldade de criar um laço com os personagens, que são muitos! A história é focada em diferentes famílias e grupos que se interligam. Conforme a história foi caminhando comecei a me apegar a vários personagens, cada um com sua peculiaridade.
O que eu gostei muito no livro é a retratação da realidade de uma cidade pequena, o retrato dos problemas familiares, das relações amorosas e das amizades.
A história de Krystal, em específico, me tocou muito e me faz refletir sobre tamanha responsabilidade que uma sociedade tem na vida de algumas pessoas.
Agora, ao terminar o livro, sinto-me de luto, com um final triste e de muita reflexão, mas real, e uma história muitoooo bem construída!