Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Fran Kotipelto 04/02/2011

Little white shadows sparkle and glisten

"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso." José Saramago.

Ensaio Sobre a Cegueira conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

O foco principal do livro não é de maneira nenhuma tentar desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado,fazendo com que a os afetados pela epidemia mostrem aquilo que no fundo no fundo todos os seres humanos são: "tremendos filhos da puta".

Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente,voltando a perceber como é doce e suave o cheiro da chuva,o quão valioso é um abraço sincero em um amigo,o sentido de viver em grupo,um mundo cego,porém altruísta,onde chorar não é vergonha,ter medo é uma dádiva,e viver é mais humano.Distante da rotina vagabunda de um cotidiano medíocre que nos habituamos a viver infelizmente.Mas que graças à José Saramago,a cegueira nos fez enxergar!
Alan Ventura 04/02/2011minha estante
O título seria de White Shadows do Coldplay?

Luh Costa 10/02/2011minha estante
Querida, sua resenha está belíssima.
Adoro o Saramago e tenho muita vontade de ler esse livro, depois que li sua resenha a vontade de ler aumentou!
Continue assim.

Abraço

Fran Kotipelto 11/02/2011minha estante
é sim,White Shadows. =)

Jow 14/02/2011minha estante
"O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter."

Belíssima constatação, belíssima resenha!

Gláucia 06/03/2011minha estante
Adoro esse livro, é dos meus preferidos e essa resenha está à altura da beleza da obra. Belas palavras, linda descrição.

Lore 07/10/2011minha estante
Concordo com tudo o que você disse.
Li o livro e agora é um dos meus preferidos.A única coisa ruim foi eu ter assistido o filme antes de ler o livro ,o filme não chega aos pés do livro,mesmo com a atuação de Julianne Moore.

Fernanda 16/05/2012minha estante
Ótima resenha sobre este livro!

GPSLopes 13/09/2012minha estante
O negócio da adaptação é que esse livro é do tipo que não pode ser adaptado, por isso o filme, apesar de ótimo, de jeito nenhum é tão maravilhoso quanto a obra de Saramago.

Don 13/01/2013minha estante
Ainda que talvez não( ainda que sim, esteja) clara, vivemos em uma época carente de humanidade, em uma espécie de "apocalipse zumbi", onde o vírus denominado capitalismo contagia o homem com uma espécie de doença furiosa, onde o homem mata, trai, engana, mente, destrói e o objeto dessa luta feroz, o alimento pelo qual o homem luta é o dinheiro. Por isso essa identificação e o porquê dessas histórias onde em um mundo destruído em que os homens deixados a seus puros instintos animais buscam encontrar a sua "humanidade"! O livro é magnífico, porque sim, isso é algo que como o mundo busca, eu busco e tanto me fascina.

Teco 05/02/2013minha estante
É T.F.D.P., CBJR.
Coração vago, o de espinho é o que tem a verdadeira indiferença. É um agir brutal e indiferente, seco, gelado. Os aflitos que comandem e caminhem a não hipocrisia, a verdade, o altruísmo, o sentimento de dor constante em busca do bem, que serena, que descobre o amor como a maior força e acima de tudo, e tem um acalmar em viver em alegria e não pressionado por aparência e artimanhas seja só de um espírito em estado ruim ou em medo coletivo; artimanhas para arte e manha de humanização. Construiremos, descobrindo as vidas iguais e sonhos de mesmo valor. O homem cresce não em endurecimento de cinismo, mas em bondade e estados mais pertos disso e desta descoberta que pode ser mais constante ou uma luz, diferenciando os que vivem e os que não. Duro e difícil, mas a maioria é engolida pelo mal enquanto que pensa que o que engolir e é realmente, o bem.

Teco 05/02/2013minha estante
É T.F.D.P., CBJR.
Coração vago, o de espinho, é o que tem a verdadeira indiferença. É um agir brutal e indiferente, seco, gelado. Os aflitos que comandem e caminhem a não hipocrisia, a verdade, o altruísmo, o sentimento de dor constante em busca do bem, que serena, que descobre o amor como a maior força e acima de tudo, e tem um acalmar em viver em alegria e não pressionado por aparência e artimanhas seja só de um espírito em estado ruim ou em medo coletivo; artimanhas para arte e manha de humanização. Construiremos, descobrindo as vidas iguais e sonhos de mesmo valor. O homem cresce não em endurecimento de cinismo, mas em bondade e estados mais pertos disso e desta descoberta que pode ser mais constante ou uma luz, diferenciando os que vivem e os que não. Duro e difícil, mas a maioria é engolida pelo mal enquanto que pensa que o que engolir e é realmente, o bem. Não fazem uma nem outra, seres de não seres, cegos. Mas há bondade de coração e os assim já valem. Também há iluminados e verdadeiramente presentes sem as formas de ser e "maquinário" seculares, sob formas diversas em diversaas eras, mas tão parecidas. Que sejamos guiados pelo bem, como um "ceguinho" os é. E api abriremos os olhos, pra MUITA coisa, dentro de si, mas únicamente aprofundados, variáveis são as variações e não evolução. Bom livro, excelente, que metáfora, e que nos guie, torcendo pra melhores situações e estágios, trabalhando o bem pro dia do enxergar ou mesmo acordar.

Teco 11/02/2013minha estante
Ensaio Sobre a Cegueira: É T.F.D.P., CBJR. Coração vago, o de espinho, é o que tem a verdadeira indiferença. É um agir brutal e indiferente, seco, gelado. Os aflitos que comandem e caminhem a não hipocrisia, a verdade, o altruísmo, o sentimento de dor constante em busca do bem, que serena, que descobre o amor como a maior força e acima de tudo, e tem um acalmar em viver em alegria e não pressionado por aparência e artimanhas seja só de um espírito em estado ruim ou em medo coletivo; artimanhas para arte e manha de humanização. Construiremos, descobrindo as vidas iguais e sonhos de mesmo valor. O homem cresce não em endurecimento de cinismo, mas em bondade e estados mais pertos disso e desta descoberta que pode ser mais constante ou uma luz, diferenciando os que vivem e os que não. Duro e difícil, mas a maioria é engolida pelo mal enquanto que pensa que o que engolir e é realmente, o bem. Não fazem uma nem outra, seres de não seres, cegos. Mas há bondade de coração e os assim já valem. Também há iluminados e verdadeiramente presentes sem as formas de ser e "maquinário" seculares, sob formas diversas em diversaas eras, mas tão parecidas. Que sejamos guiados pelo bem, como um "ceguinho" os é. E ai abriremos os olhos, pra MUITA coisa, dentro de si, mas únicamente aprofundados, variáveis são as variações e não evolução. Bom livro, excelente, que metáfora, e que nos guie, torcendo pra melhores situações e estágios, trabalhando o bem pro dia do enxergar ou mesmo acordar. "Que sejamos guiados pelo bem, como um "ceguinho" os é. E ai abriremos os olhos, pra MUITA coisa, dentro de si, mas únicamente aprofundados, *variáveis são as variações e não evolução / mas que passem a diversidade enriquecedora sem esquecer de um essencial que assim os faz, que vem, comcerteza, de estágios de bondade e paz, boa comunicação e energia.

Fah 03/10/2013minha estante

Achei que foi muito horror, muito mais horror do que crítica.
Horrores temos cotidianamente.

newton16 11/05/2014minha estante
Fran, comprei este livro hoje. Sua resenha é qualquer coisa de "perfeita" e graças a ela me sinto mais encorajado ainda para iniciar a leitura.

Crisinha 04/07/2014minha estante
Gata sua resenha me fez ter o desejo desesperado de ler esse livro custe o que custar.! obrigada!

Cláudia Matta 25/01/2015minha estante
Eu sofri demais.

Vagner 22/07/2020minha estante
Há tempos "Ensaio sobre a Cegueira" estava na minha lista de leitura. Somente agora em tempos de pandemia, tive coragem de me aventurar pelo caos da cegueira. Qualquer similaridade é pura ficção.

Lorena 29/05/2021minha estante
Resenha sensacional.

Mari 31/08/2021minha estante
Não li esse livro e não pretendo ler, mas a sua resenha ficou tão incrível que eu precisei falar aqui.

Jessyð 22/04/2022minha estante
Ele é meu número 1!! Sua resenha está maravilhosa! Amei

Teixeira 10/01/2023minha estante
Livro realmente um pouco confuso.

Andreza.Santos 23/01/2023minha estante
Amei o livro . Acabei de termina-lo e mexeu muito comigo . No fim das contas somos movidos pelas nossas necessidades básicas e o livro explora muito bem isso . Confesso que a escrita do autor me deixou confusa em alguns momentos, mas é apenas questão de costume

Jose497 02/05/2023minha estante
É certeza que esse livro tem muitas controvérsias com relação à sua temática e andamento da forma de Como é escrito.
Apesar da cegueira ser dos olhos o intuito é mostrar como a sociedade vê a si próprio e ao próximo

Filipe 11/06/2023minha estante
Tortura é ter que ler em PT-PT

Leticia.Santana 23/06/2023minha estante
Você teve dificuldade em ler PT PT?

Samily27 29/10/2023minha estante
Esse livro é simplesmente INCRÍVEL! Eu o devorei! É um dos meus favoritos (depois de Os miseráveis)

FÃBIO 07/01/2024minha estante
Narrativa é maior do que qualquer personagem, mas a esposa do médico começa a despertar atenção.

Daniel2064 22/07/2020

TORNOU-SE MEU FAVORITO
Não havia época melhor para ler, do que no meio da pandemia, não é verdade? Deixo registrado que o li na metade de 2020 e que foi muito importante para mim.

Ensaio Sobre a Cegueira é um livro sobre os desastres acometidos pela humanidade, ao não estar preparada para uma avassaladora epidemia, onde as pessoas ficam cegas. Ninguém estava preparado para algo desse porte e o caos se estabelece entre todos. Temos os personagens definidos de forma que muitas vezes, a sociedade os reduz, como por exemplo "A Mulher do Médico" ou "O Ladrão de Carros", e esses personagens são extremamente bem construídos, especialmente A Mulher do Médico, que para mim é a melhor personagem da obra, e devo arriscar dizer, uma das melhores que já vi na Literatura. O questionamento dela, quando comete uma atrocidade (que não revelarei por motivos de não entregar a trama), é certamente a parte chave, fundamental da obra.

José Saramago tenta nos colocar sobre a pergunta "Mas e a nossa sociedade atual, já não estamos cegos?" Para quantos assuntos sociais nós estamos cegos? Pego como exemplo, o fato de termos enquadrado assuntos importantíssimos como a Sexualidade, reduzindo-o como se fosse uma pauta política? E quando nos deixamos cegar, concordando com essas opiniões? A respeito da quarentena atual, quantas vezes ficamos cegos perante atitudes alheias e principalmente, as nossas atitudes. E será que estávamos preparados para um isolamento? Pois é...

A cegueira é uma metáfora belíssima, e tratar do assunto de como o ser humano se comporta em uma situação extrema, é algo complicado ao meu ver. O escritor aqui faz de forma impecável. Tudo nesse livro é bem construído, e até a mudança nas regras gramaticais são como um deboche do autor, assim como uma certa licença poética, revelando o quão estamos regrados a todos os dogmas que nos foi ensinado.

OBRA GENIAL! Putz, não importa o gênero literário que você curte, leia esse livro. Porém devo te alertar, sobre dois gatilhos dentro do livro: abuso sexual e suicídio. É um livro pesadíssimo, e quem tem o mínimo de estômago, deve apreciar a obra como um todo. Ela se dispõe a mostrar de forma nua e crua, o que o ser humano é capaz, e das consequências do que ele não se prepara para enfrentar.

Se gostaram, segue no Insta, pretendo falar mais dela em breve: @escritordanielschaefer

site: https://www.instagram.com/escritordanielschaefer/
Carol.Cuofano 22/07/2020minha estante
Meu livro preferido da vida. A adaptação cinematográfica vale a pena ser vista, caso ainda não tenha feito

Dan 22/07/2020minha estante
Ótima resenha! ?????

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Ainda não assisti Carol, fiquei sabendo do filme depois que terminei o livro (ainda bem). Sei que foi esnobado nas premiações, uma pena, pois a obra literária ganho um merecido Nobel.

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Vou correr assistir quando esquecer um pouco dele, para experienciar alguns eventos (especialmente os mais pesados).

Valeu Dan

Sasaki 22/07/2020minha estante
Realmente um livro maravilhoso, me surpreendi quando li, se tornou um dos meus favoritos também

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Você pega o livro, já sabendo sobre a epidemia, o desastre. Mas aí vai lendo e ficando cada vez mais boquiaberto com os acontecimentos, com as filosofias dos personagens, e com a narrativa que possui muito suspense.

Amanda 22/07/2020minha estante
Depois dessa resenha quero muito ler, parabéns!!

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Aaaah tô tão feliz com seu comentário Amanda, sinal que devo investir nas resenhas, tenho muito o que falar sobre as coisas que eu leio, mas um pouco de timidez, sabe? kkkk' é a minha primeira resenha, então muito obrigado.

Carol.Cuofano 22/07/2020minha estante
Sim, o filme foi esnobado nas premiações. O próprio Saramago elogiou muito o filme. Alguns eventos muito pesados do livro foram suavizados na tela para ser possível assistir.

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Eu já estava pensando a respeito disso Carol, e digo AINDA BEM.
Acho que as premiações estavam procurando um certo modelo de filme para alavancar, uma certa crítica social. Naquela época, eram artistas, figuras importantes e injustiçadas, creio eu. Depois veio outras febres, como a questão do racismo, da homossexualidade, de autocriticar a indústria do cinema, e etc. Uma pena, a perda é do público que não ficou sabendo. Pelo menos na Literatura ele é muito requisitado.

Carol.Cuofano 22/07/2020minha estante
Ainda bem mesmo! Na época li que algumas cenas bem pesadas chegaram a ser filmadas e algumas pessoas convidadas a assistir, como forma de teste e não foi possível mantê-las. Eu conheço muito do universo do cinema para entender a não premiação.

Daniel2064 22/07/2020minha estante
O meu filme favorito da vida foi esnobado em todas as premiações possíveis, e até hoje é esnobado do canone: Mulholland Drive ou Cidade dos Sonhos, do David Lynch. Também, olha só a coincidência, tem uma personagem feminina incrível, com bastante ambiguidade e complexidade, e é uma autocrítica a sociedade, a indústria, etc. E tem um molde bem estranho, quebrando várias regras do próprio cinema, como a linearidade da narrativa cinematográfica. Caso não tenha assistido, fica minha indicação Carol.

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Ai ai, ainda bem que as Academias não ditam tudo, como a qualidade. O que mais me irrita são os boicotes para as atrizes indicadas, sempre há uma deixada de fora, como o caso da Toni Collette por Hereditary. Vitórias questionáveis também... muito problemático, espero que isso um dia melhore. Acho as escolhas do Emmy, que premia séries de TV, algumas das que mais dou crédito, porém eles cometem exageros, como o caso de Game of Thrones na sua última temporada.

Nice Freiry 22/07/2020minha estante
Parabéns pela ótima resenha. Essa obra é maravilhosa e também gostei muito da adaptação dela para as telas. As questões que o livro aborda são muitos pesadas, nunca me esquecerei do "rei", de como ele "conquistou" o poder e de como conseguia ditar as regras, simplesmente por ter a posse dos suprimentos do local.

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Oba, mais alguém curtindo minha resenha. Muito obrigado Nice! E nossa, essa parte me dá um embrulho no estômago, argh que ódio, que asco. Me deixaram bem curioso sobre a adaptação.

Daniel2064 22/07/2020minha estante
Não esperem a quarentena acabar pra ler o livro, não há hora melhor de lê-lo e refletir sobre a nossa sociedade.

Eliana 23/07/2020minha estante
Que resenha incrível, preciso ler urgente! Tão boa quanto o livro é a tua resenha. Parabéns!

Daniel2064 23/07/2020minha estante
Resenha nota máxima então? kkkk' Obrigado Eliana, fico bobo de ler esses elogios. Leia mesmo, obra impecável!

Mariana113 23/07/2020minha estante
Nossa, que resenha!!! Fiquei com vontade de ler o livro pela sua resenha! Parabéns!

Daniel2064 23/07/2020minha estante
Obrigado Mari, leia mesmo, é tudo isso e mais um pouco.

Raya 24/07/2020minha estante
Saramago é sensacional

Daniel2064 24/07/2020minha estante
É o primeiro e por enquanto o único dele que eu li. Já estou pensando em ir para um próximo, ainda não sei qual.

Raya 25/07/2020minha estante
Sou suspeita ele é um dos meus autores preferidos... talvez "as Intermitências da morte" livro curtinho, rápido e com nível Saramago.

Daniel2064 25/07/2020minha estante
Só de ler a sinopse desse livro que você me indicou, já fiquei todo arrepiado. Acrescentei na minha lista de Quero Ler, obrigado Raya.

Raya 25/07/2020minha estante
Reli a sinopse e me deu vontade de ler novamente rs ?

Daniel2064 25/07/2020minha estante
kkkkkkkkkk se não fosse por tantos livros na minha lista, eu relia 1984 e Grande Sertão Veredas, dois livros que tenho muita vontade de ler novamente, só com a sinopse, mas tenho tantos novos que é difícil

Raya 25/07/2020minha estante
Sei exatamente como é hahshahshahahs

@aprendilendo_ 02/05/2021

Resenha de Ensaio sobre a Cegueira
Escrita por José Saramago e publicada pela primeira vez em 1995, Ensaio sobre a Cegueira, a obra-prima de seu autor português, o qual venceu o Prêmio Nobel da Literatura, tem como trama a pandemia de uma doença chamada “mal branco”. Nesse contexto, a enfermidade, com uma capacidade de contágio e características nunca vistas antes, torna a pessoa contaminada cega por uma luz leite-pastosa. Como consequência, rapidamente, o mundo entra em um completo caos, fazendo com que o governo tome medidas drásticas e céleres, como levar os primeiros pacientes para um manicômio a fim de impedir a disseminação da lástima. A partir disso, acompanhamos uma triste e traumatizante história sobre a profundidade de uma sociedade em decadência.

De início, com um estilo de escrita excêntrico, caracterizado por parágrafos prolongados e diálogos separados apenas por vírgulas, a narrativa começa com um bom tom de mistério e urgência. Nesse sentido, Saramago consegue desenvolver bem a sensação de desespero e confusão, a qual é causada pela repentina pandemia. Tal elemento, ainda, é ressaltado quando, no decorrer dos momentos no manicômio, há toda uma construção claustrofóbica do ambiente, a qual, a cada palavra, torna a história mais densa e sufocante, fazendo com que os acontecimentos realmente pesem na narrativa. Sobre tais momentos, temos aqui uma visceral demonstração de extremos. O escritor, sem pensar duas vezes, toma o caminho mais impactante possível, em uma clara busca pelo estudo do ser-humano em situações animalescas. Como consequência, o desconforto persegue o leitor da primeira à última página.

Sobre os personagens, apesar de não haver uma contextualização, no sentido de explicar o passado de cada um, ou sequer seus nomes, a obra sai-se muito bem em criar uma boa imersão entre o leitor e cada indivíduo, responsável por gerar empatia entre ambos. Nesse contexto, o real foco narrativo é encontrado na “Mulher do Médico”, única pessoa não contaminada pela doença e responsável por engrenar os pontos mais importantes da história. Por meio dessa personagem com a visão inalterada, o escritor, de maneira inteligente, faz um bom jogo para que, gradualmente, sintamo-nos em seu lugar e presenciemos a total desordem do mundo cego na pele. Por claro, isso apenas reforça a dolorosa experiência de acompanhar os acontecimentos da trama e novamente, a característica de desconforto literário surge como elemento inerente do livro de Saramago.

Ensaio sobre a Cegueira é impactante, visceral e desconfortável, mas, igualmente, capaz de gerar inúmeras reflexões sobre o ideal da dignidade humana, o “ser” e a sociedade. Por claro, não é uma leitura agradável no sentido estrito da palavra, mas nunca, podendo ser caracterizada como ruim, apenas um livro desafiador e envolvente, o qual causa sentimentos diversos no decorrer de suas páginas.
Nota: 9.0
Instagram: @aprendilendo_
Lorayne.Stinguel 02/05/2021minha estante
Este livro vale a pena ler mais que uma vez!

@aprendilendo_ 02/05/2021minha estante
Com certeza!

Carol 02/05/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso! Cada vez que eu penso nele meu prestígio pelo autor só aumenta...

@aprendilendo_ 02/05/2021minha estante
Simm, exatamente

Lorayne.Stinguel 02/05/2021minha estante
Se ainda não leu, leia ?as intermitências da morte?, é igualmente maravilhoso!

Ka 03/05/2021minha estante
Vou começar a ler esse mês!

Camila 03/05/2021minha estante
No começo você fica perdido com as falas separadas só por vírgulas, eu até "me perdia" em algumas coisas, nem sabia quem tinha dito mais, e daqui a pouco a leitura estava fluindo e eu colocando minha própria entonação nas falas, loucura!

Stuart.Gregory 01/08/2021minha estante
lê esse livro nesse período q vivemos, é um ato de coragem. vale a pena. um dos melhores q ali neste ano.

Jane.FAlix 20/02/2024

A narrativa começa como quem não quer nada, mas é simplesmente perfeita.

Não sabemos o nome das personagens nem o espaço que elas ocupam, mas isso não compromete em nada a história e nem todas as nuances que ela carrega em si.

A cegueira é como uma personagem que vai mudando drasticamente a vida da humanidade, pois atinge a todos a ponto de se questionar poder, governo e hierarquia.

Mas o que de fato mais me chamou a atenção foi a personagem Mulher do médico, a heroína desse livro que ajuda o esposo e outros cegos a viver no manicômio e
mesmo fora dele. Ela toma pra si toda a responsabilidade sobre aquelas pessoas, se vê exausta muitas vezes, pensa em desistir.. acho que foi muito sensível da parte do autor esse olhar sobre a mulher e todos os papéis que protagonizamos mesmo sem querer.

É MARAVILHOSO
AMEI
Chri5tiane 20/02/2024minha estante
Um dos meus livros preferidos da vida!

Onassis Nóbrega 20/02/2024minha estante
Saramago é especialista em pertubar nossa mente. Adoro!

laxxal 12/01/2022

Uma epidemia de cegueira atinge determinada cidade e só o que se sabe sobre ela é que é extremamente contagiosa. Um homem de repente passa a não enxergar mais, sua visão se torna completamente branca, todos que entram em contato com ele também ficam cegos, assim como todos que entram em contato com esses que acabaram de cegar e assim a cegueira se dissemina.

O livro não busca falar sobre os porquês da epidemia, nós sabemos tanto quanto os personagens, na verdade, Saramago nos mostra a sociedade ruindo diante da perda coletiva da civilidade.

Os acontecimentos são torturantes e horríveis de se imaginar, desde a cegueira em si até a forma com que as pessoas passam a tratar os cegos e posteriormente a realidade deplorável e triste que todos precisam enfrentar. As reflexões propostas são realmente impactantes.

Os personagens principais são os que buscam retomar essa humanidade e civilidade no mundo, sua trajetória é espetacular. Eles não tem nome, são todos chamados por alguma característica, o que faz todo o sentido e fez a história ainda mais marcante.

Demorei a me acostumar com a escrita de Saramago, os capítulos são gigantes e quase não tem ponto final ou travessão, mas quando me acostumei, essa escrita me deixou muito imerso na história, até sonhei com o livro por duas noites.
MUITO bom, recomendo de olhos fechados!
Meus Anos Em Livros 03/03/2022minha estante
Apesar de ser angustiante e com cenas deploráveis de falta de humanidade vindo do próprio ser humano, eu li esse livro em 2018 e nunca mais o esqueci. Um dos livros favoritos da vida pra mim...

Isabella.Lubrano 07/08/2015

Mais cego é aquele que não quer ver
Um acontecimento fantástico e inexplicável toma conta da cidade – subitamente, todas as pessoas começam a ficar cegas.

Mas essa é uma cegueira diferente, branca como um mar de leite, que a ciência não consegue diagnosticar, muito menos curar.

A primeira coisa que o governo faz é mandar os primeiros infectados pruma espécie de quarentena, onde eles ficam isolados, sem comida, e começam um processo de degeneração que chega à barbárie.

Mas isso não resolve, porque logo o mundo do lado de fora começa a ficar cego também, até as pessoas no governo, que vai deixando de existir.

Aos poucos, as ruas são tomadas por milhares de pessoas cegas e perdidas, porque no momento em que ficam cegas, não conseguem mais achar o caminho de casa.

E naturalmente a comida pára de ser produzida nos campos, os supermercados são saqueados por multidões famintas, e em pouco tempo as ruas se enchem lixo, excrementos e outras imundícies – porque não há mais ninguém pra limpar.

Foi esse cenário apocalíptico, e as reflexões que ele traz sobre a natureza humana e a vida em sociedade, que tornaram famoso o autor português José Saramago e o seu premiado livro “Ensaio Sobre a Cegueira”.

Saramago, pra quem não sabe, foi o primeiro e único escritor de língua portuguesa condecorado com um prêmio Nobel de Literatura.

Injustiça com Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros, é verdade, mas é mais do que justo para o Saramago, que faleceu em 2010 e deixou um conjunto de obras fascinantes e transformadoras.

No Ensaio Sobre a Cegueira, que em 2008 virou filme do diretor Fernando Meirelles, a pergunta é: de que adiante ter visão com os olhos, se a humanidade não consegue enxergar as injustiças que estão embaixo do nosso nariz?

Ao perder a visão, os personagens de Saramago deixam escapar da jaula da civilização os animais que ainda habitam nelas. Mas que, com ou sem os olhos, continuam a ser animais.

De certa maneira, Ensaio sobre a cegueira é um soco no nosso estômago – um livro forte, que mete o dedo na ferida, mas ao mesmo tempo hipnotizante.

E você nunca mais vai ouvir do mesmo jeito aquele ditado que “mais cego é aquele que não quer ver”.

Ficou curioso? Assista à resenha completa no meu canal, clicando no link abaixo:

site: https://www.youtube.com/watch?v=AMmS1YX9qgQ
Blésman 08/08/2015minha estante
O que encanta tanto nesse livro? Não consegui terminar.

Douglas 21/09/2020minha estante
Excelente resenha, princesa.

Flavia.Santana 16/03/2021minha estante
Estou lendo Isa... Estou gostando muito da história, agora a escrita e edição deixam a desejar, pro meu gosto.

Juju Roque 31/12/2023

Resenha feita durante a pandemia em 2021 :)
Quando comecei a ler, não fazia ideia do que esperar do livro. sabia que era um contexto de epidemia, quarentena... algo que sabemos muito bem do que se trata e - por isso mesmo - vários professores recomendaram a leitura. mas não esperava encontrar um livro que fosse mexer com todos os meus sentimentos com tanta profundidade. senti raiva, tristeza, nojo, medo... e por fim, um certo alívio e até esperança. tudo que existe do âmago do ser humano.
Saramago escreveu com precisão e primazia o que é o ser em meio a uma crise, seja ela política, econômica, social, sanitária ou todas de uma vez, como é no caso do livro, e infelizmente no nosso também.
me fez lembrar de Thomas Hobbes, the walking dead, do poema de Bandeira, " o bicho", de Vidas Secas.
ele evidencia como essa questão é atemporal. como a falta de humanidade está tão arraigada a própria essência de se ser humano.
afinal, a pandemia que vivemos não é causada apenas por um vírus. é causada por nós também.
Rafael1998 31/12/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha

phtrovisk 31/12/2023minha estante
Legal, não está na minha lista de leitura. Não gostei do filme, talvez o livro seja bem melhor.

layenem 23/02/2023

Livro muito bom, mas um pouco difícil de ler devido algumas partes estarem mais em um português de Portugal. Além disso, achei a letra e a forma de escrever muito compactada.
No entanto, em relação à trama do livro é muito boa. Nos mostra como as pessoas podem continuar más apesar da dificuldade de ter ficado cego. Isso nos faz refletir sobre a pandemia, que pensávamos que íamos ter um mundo com mais empatia.
Zé Silveira 23/02/2023minha estante
Muita vontade de ler esse.

jusousan 08/03/2022

Ensaio Sobre a Cegueira
?De tanto vermos, cegamos.?

Dito como um dos grandes clássicos da literatura, Ensaio sobre a cegueira nos apresenta uma história complexa, impactante e angustiante.

O livro retrata uma sociedade que de repente começa a vivenciar uma epidemia de cegueira contagiosa. A partir disso, o governo decide instaurar uma quarentena e os cegos vão sendo isolados em um manicômio antigo. Deixados à margem da sociedade, os acometidos pela cegueira vão tendo que aprender a conviver em uma situação de total descaso e abandono. As coisas, então, começam a sair do controle.

O livro é narrado em terceira pessoa pela única pessoa que no meio do caos, consegue manter a sua visão.

Apesar de ter uma escrita diferente das habituais, caso que muito incomoda e as vezes faz com que leitores não se conectem com o livro, o enredo se sobrepõe. Com trechos fortíssimos, Saramago não alivia os momentos que parecem progredir para o pior cenário possível.

Após finalizar a leitura refleti sobre muitas questões levantadas pelo livro. A primeira frase que me veio à mente fez referência a Thomas Hobbes ? O homem é o lobo do próprio homem? ou seja, somos nosso maior inimigo. O ser humano é mau e egoísta e esse instinto abre caminho para a violência conta o próximo.

É o que Saramago propõe. É o que ele nos entrega. O desconforto nos persegue da primeira à última página. Desde o desenvolver de uma sensação de desespero e confusão causada pelo repentino contágio, passando por momentos claustrofóbicos até, por fim, entrarmos de cabeça em situações extremas. O leitor, mergulhado nas metáforas levantadas, acomete-se não da cegueira imposta nos personagens, mas da visão lúcida da podridão da alma despertada. Humilhações. Repressões. Opressões. O homem defronta-se com seus comportamentos. O instinto animalesco aflora.

A percepção da natureza humana já foi objeto de enredo para várias obras. Acredito que é isso que mais gosto nas leituras que me proponho a fazer. A possibilidade em reconstruir um mundo distópico realista é genial e o Saramago faz isso de forma brilhante, ao meu ver.

Apesar de ser cansativa e não agradável, acredito que a leitura da obra seja necessária. É desafiadora, mas acrescenta em muito.

?Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que vendo, não veem.? Página 310.
Yavanna 08/03/2022minha estante
Eu comecei ele recentemente e tô adorando

jusousan 08/03/2022minha estante
Que bom! Espero que aproveite cada momento

Caio 08/03/2022minha estante
Que resenha foda. Parabéns!

Rafa 19/04/2022

Cegueira Catártica
O individualismo humano é escancarado a cada limitação imposta aos personagens. Impressiona ainda, a análise sobre como transitamos sem realmente enxergar uns aos outros. O livro é espetacular!
Ju 19/04/2022minha estante
Quero ler.

Dormin 19/04/2022minha estante
Eu não consegui terminar esse livro ainda, acho que de todas as distopia essa foi a que mais mexeu comigo

annacsfraccaro 06/02/2023

O medo cega
Uma grata surpresa.
Lembro que uma vez minha professora de literatura chegou a comentar sobre isso, mas foi bem breve, foi praticamente uma sinopse da sinopse. Na época eu achei bem interessante o que a história se tratava, mas eu tinha outros clássicos para ler para o vestibular, mas ai chegou esse ano.
Uma amiga minha amou esse livro ano passado e ela falou muito bem, chegou a black friday e ele estava em promoção, então comprei.
Então chegou o dia de ler (ouvir o audiobook), eu amei esse livro, porque é uma história extremamente envolvente, lembra até bird box por se tratar de uma história que envolve o sentido da visão, obviamente são histórias completamente diferente, mas com alguns pontos similares.
Achei um livro bem forte em algumas partes, que eu tive que parar e respirar para continuar, mas realmente vale a pena a leitura, porque mostra o que a humanidade é, da maneira mais visceral possível, e quando um sistema acaba, viramos selvagens.
Me deu uma leva ansiedade porque fala sobre quarentena, pandemia, e isso me lembrou da pandemia que vivemos.
Enfim, vale a leitura.

Isabelle 06/01/2022

Este foi o meu primeiro contato com o Saramago e posso dizer que no começo a escrita me deixou receosa, principalmente pela sua formatação, mas ao longo do livro não me incomodei como muitos dizem se incomodar. A premissa do enredo é muito interessante, apesar de achar que um pouco depois da metade do livro a história fica um pouco maçante, o que me fez relutar a leitura. Foi uma experiência diferente, sem dúvida, mas não me apeteceu do modo que pensei que iria. Ainda sim, tenho vontade de ler outras obras do autor.
Denise Ximenes 06/01/2022minha estante
O Evangelho segundo Jesus Cristo é sensacional +

Maria Ilanne 06/01/2022minha estante
Eu li esse livro no início da pandemia em 2020 e ainda hj não digeri ele 100%, para mim foi uma leitura muito densa

Denise Ximenes 06/01/2022minha estante
A adaptação pro cinema é bem fiel ao enredo do livro!

Cinara... 05/02/2022

"... não faltam mesmo teólogos que afirmam, embora não por estas exactas palavras, que a maior dificuldade para chegar a viver razoavelmente no inferno é o cheiro que lá há."

Lendo Duna vêm uma sede incontrolável que faz você acabar com 3 garrafas de água em 4 páginas, lendo Harry Potter uma fome terrível a cada café da manhã ou banquete, aqui em Ensaio sobre a cegueira a vontade é de fazer faxina pesada na casa toda, tomar banho com uma boa bucha e arrematar com 1 frasco de perfume bomba!
A descrição de Saramago sobre a desgraceira humana é tão bem detalhada em todo livro que ele escreveu que você se sente dentro da própria podridão.
Saramago sem dúvidas nenhuma é um dos meus autores favoritos da vida! Tento economizar seus livros para ter a sensação que sempre terei algo inédito dele para eu ler.
Ele nos mostra de qualquer forma ou em qualquer que for das suas histórias que a maior doença deste mundo é a animalização do ser humano.
Te amo Saramago!
Mil estrelas pra você! Mil vezes favoritado!

O filme de 2008 com a Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael Garcia Bernal também é perfeito e acontece aqui no centro de São Paulo. Quem não assistiu super recomendo também.

Ah e essa caligrafia da capa do livro é do Chico Buarque!
Bruno Duerre 05/02/2022minha estante
Adorei seu comentário, estou pra começar a leitura essa semana.

Cinara... 06/02/2022minha estante
Boa leitura Bruno!! Espero que você goste tanto quanto eu gostei!

Samuca Silva 06/02/2022minha estante
Comecei a ler esse livro mês passado e gostei tanto que fiz uma releitura! Grande Saramago. O próximo será o Homem duplicado.

Cinara... 07/02/2022minha estante
Samuca já estou lendo a continuação Ensaio sobre a lucidez! Eu queria economizar ele mas não deu ?

Joel.Martins 05/01/2021

"Estamos cegos, Cegos que veem, cegos que, vendo, não veem"
Em meio à pandemia em que vivemos, iniciei o ano com essa leitura simplesmente perfeita e obrigatória.
Longe de mim tentar resenhar tudo o que esse livro tem a dizer.
José Saramago me mostrou quão cegos somos e o que verdadeiramente somos...
vicqs 05/01/2021minha estante
Estou animada para iniciar a leitura deste livro

Joel.Martins 05/01/2021minha estante
Presenteie-se com essa leitura.??

BArbara454 04/04/2024

Incrível
Sempre me falaram que era uma leitura muito complicada, devido a estrutura narrativa.. Como fui com essa visão de que seria muito difícil, acabei me surpreendendo por ter me adaptado bem com a escrita do autor.
Por outro lado, tem capítulos de revirar o estômago pois a história é muito pesada e isso torna difícil continuar a leitura.

É um livro muito muito bom, indico para todos que tenham um estômago forte
Cleber.Laia 04/04/2024minha estante

Mister Lyndon 04/04/2024minha estante
Esse foi o único livro que eu li em que nenhum personagem tem nome! Estupendo!!!!

Leitorconvicto 04/04/2024minha estante
Muito bom mesmo. Tem momentos incríveis de reflexão sobre a humanidade