Ensaio sobre a cegueira

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

She King 31/08/2021

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
LIVRO: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
AUTOR: JOSÉ SARAMAGO (PORTUGAL)
PÁGINAS: 310
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
GÊNERO: FICÇÃO, ROMANCE
BOOK REVIEW
“Cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança.”
O que posso falar desse livro?
Simplesmente maravilhoso cruel e verdadeiro.
Amei de tal forma que queria recomeçar a ler agora mesmo.
Treva branca, onde pessoas ficam cegas do nada, sem saber a causa. São confinados em um manicômio para ficarem longe daqueles que não cegaram.
Daí começa o inferno na terra, aonde os personagens sofrem as piores crueldades, as mulheres são humilhadas e homens perdem seu valor.
O livro não tem capítulos e nem começo de falas, ele é super fluido apesar da estranheza no começo, nos perdemos na leitura e ficamos cegos também sem saber quem fala ou aonde paramos. Mais apesar disso a leitura é rápida e angustiante.
@companhiadasletras
#josesaramago
#premionobelliteratura
#ensaiosobreacegueira
#skoob

diego.sena 24/11/2021

As imagens não veem. Engano teu, as imagens veem com os olhos que veem, só que agora a cegueira é para todos."

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."

Deixo aqui a minha recomendação de leitura para Ensaio Sobre a Cegueira do José Saramago.

Este foi meu primeiro contato com o autor e fiquei - acho que como todos que o lê - encantado. Esse livro fala mais sobre a vida e sobre quem nós somos, o que sentimos e quem nós fomos do que qualquer outra coisa.

Cheio de reflexões que vão te levar a refletir um bocado sobre tudo que você tem feito.

Leiam, vale mega a pena.

Mada 18/05/2020

E acabou.
Gostei muito, muito mesmo. Só não dei as cinco estrelas completas porque o final me pareceu meio "corrido". Mas pensando bem, é assim mesmo a vida, os finais "não tem graça", e é exatamente aí que reside "a graça".

Jackson60 04/08/2021

"Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara."
Nesta obra, assim como em outras que já tive a oportunidade de ler, Saramago entrega muito ao seu leitor.

Ensaio Sobre a Cegueira traz uma epidemia inexplicável de uma cegueira inédita. No desenvolver do livro o autor vai desenvolvendo alguns personagens, interessante notar que o nome de nenhum deles é revelado, mas isso não enfraquece em nada o desenrolar da história.
Insta destacar que a obra possui trechos delicados, com cenas fortes, violência física, abuso sexual dentre outros.

Por fim, a vontade de continuar a leitura em Ensaio Sobre a Lucidez é inevitável, animado para as cenas dos próximos capítulos.

Regiane.Nogueira 23/07/2020

Perturbador
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida."- José Saramago

Ensaio sobre a Cegueira narra a história de uma epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, trazendo o caos e abalando as estruturas de uma sociedade civilizada.

Yanka 30/03/2020

Cegos que, vendo, não vêem.
Como foi difícil ler esse livro no momento em que estamos vivendo.

Hanna.Ramos 05/06/2020

Livro atemporal
O livro conta a história de um país onde toda a população ficou cega repentinamente. O desenrolar do acontecimento, o modo como o Estado lidou com a situação e os novos conflitos sociais são narrados com exímio pelo autor. Um ótimo livro para os tempos de pandemia.

dxtrash 13/11/2021

Incrível
Lí a muito tempo atrás, por indicação de uma professora de português, que foi quem me emprestou o livro. No começo foi difícil me adaptar a escrita, mas quando peguei o jeito pude aproveitar uma obra maravilhosa e diferente de tudo que já tinha visto na vida. Até hoje é um dia meus livros preferidos.
Mariah 13/11/2021minha estante
É muito difícil a escrita?

dxtrash 13/11/2021minha estante
Sim, o autor não separa as falas dos personagens com o travessão, como estamos acostumados a ver, pelo contrário, as falas estão misturadas com o restante do texto. Praticamente não tem parágrafos também, de início é bem difícil acostumar e saber diferenciar o que é fala de personagem, o que é o escritor dizendo, e identificar as passagens de tempo. Mas me acostumei rápido.

t1berio 19/04/2022

primeiras experiências tendem sempre a se polarizar
esse foi minha primeira experiência com o autor e posso dizer que foi bastante promissora.
é uma história bastante engenhosa, contada de maneira bastante singular.
posso dizer que é um dos livros mais criativos que já li, e não te entrega um enredo limpo. é uma história bastante densa que vc precisa ir atrás para entender e adequar a sua realidade, seu modo de pensar.
com certeza lerei mais livros dele.

Sira Borges 11/08/2023

Ensaio sobre a cegueira
Não sei se foi a pontuação maluca de Saramago ou o próprio desenrolar dos acontecimentos, mas eu fiquei meio que sem ar em alguns momentos da leitura desse livro.
É tudo tão distante da realidade, e tão perto ao mesmo tempo que chega dar medo! Não de uma epidemia de cegueira, mas do que o ser humano pode fazer, quando acuado...
Não teve como não comparar com a pandemia do COVID. As atitudes, tanto do estado, quanto das pessoas foram muito parecidas e eu acho que é daí que vem o medo... o de não ser tão ficção assim.
Laryssa.Rabelo 11/08/2023minha estante
Tenho muita vontade de ler , mas muito medo de não entender nada

Sira Borges 11/08/2023minha estante
É o medo de muita gente, por conta da pontuação. Mas acredite! A gente entende tudo!!! Por isso é que o cara era um gênio!!

Nilsonln 12/08/2023minha estante
Excelente livro. Muito válidos teus apontamentos.

Sira Borges 12/08/2023minha estante
Excelente mesmo. Já quero ler ensaio sobre a lucidez!

raquelrocha 09/07/2021

Não era nada que eu esperava
Comprei esse livro, por causa, de uma indicação de um amigo, porém já escutava muito sobre ele, principalmente, a escrita do Saramago e os seus longos parágrafos. De início, já digo que a escrita é maravilhosa, não fiquei incomodada em nenhum momento, não tive dificuldade em entrar na história e amei a forma que o escritor escreve. Posto isso, não esperava todas às camadas do livro, não sabia que era um livro tão pesado. Em muitos momentos, não tive vontade de continuar com a leitura, por causa da semelhança entre o livro e a realidade que estamos vivendo com o Covid-19 no Brasil. Durante a leitura são vários os trechos que grifei e que lembrou-me uma música do Emicida " É tudo pra ontem", foi esse o ponto que mais tocou em mim e por isso, tornou- se um favorito meu. Saramago é perspicaz na mensagem, na qual fala sobre a humanidade e como os humanos são uns com os outros e nossa vida em sociedade. Em suma, a história é complexa, muitas partes claustrofóbicas e têm diversos gatilhos, achei o final bom, mas não esperava por tal, entretanto novamente, lembrou-me a música do Emicida que citei logo ali. Recomendo demais o livro e a música, além que esse livro pode gerar diversos debates muito interessantes.

Matheus 04/01/2021

um soco no estômago
Este é um livro sobre sentir. Medo, angústia, revolta, nojo, tristeza, em raros momentos, alegria. Perder a visão, afinal, não te impede de ver através do tato, do afeto, do cuidado.

A "treva-branca" que nubla o olhar sem afetar a fisicamente os olhos, vulnerabiliza também o leitor, tornando-se quase impossível não haver um forte laço entre quem lê e os personagens sem nome do romance, inesperadamente cegos. Nessa jornada, somos convidados a sentir o que sentem os infelizes, a descer ao inferno junto com eles, a examinar como lidam uns com os outros e consigo mesmos.

A escrita de Saramago, com seus parágrafos extensos e diálogos aglutinados à narração, provoca uma sensação inicial de desamparo, as vozes surgem no texto como se fôssemos nós também cegos. Gradativamente, o estranhamento te fisga para um ritmo intenso que te torna refém dessa parábola brutal.
Quando uma civilização inteira perde a capacidade de ver, onde vamos parar? O que afinal te torna humano, de qual substância é feita a tua "humanidade"?

Saramago escreveu uma obra arrebatadora e atemporal. Nenhum leitor sai ileso. E afinal, o mais assustador aqui, por incrível que pareça, não é o medo de ficar cego, mas o de já estar cego. Um cego que vê, mas não repara. Ou quem sabe, ver numa terra de cegos, o que, como ressalta a mulher do médico ao longo do romance, é, em certa medida, não ver.

Kadu (@kadu20es [insta/twitter]) 22/01/2021minha estante
Um dos melhores livros que li até hoje.

Matheus 22/01/2021minha estante
Também! É daqueles livros que ficam com você após a leitura.

Marcos Santos 09/04/2021

A desordem e a esperança
Uma história instigante que mostra como uma doença misteriosa pode levar as pessoas agir de modo animalesco e violento, e como ausência de ordem pode acarreta a desordem e os caos, e que as os indivíduos perde a sua humanidade e racionalidade. Uma leitura bem desafiante mais ao mesmo tempo enriquecedora.

Caio 09/01/2022

A Ficção que escancara a realidade
Um livro difícil de ler por vários motivos. A escrita é uma delas, porém a história é pesada e tem determinadas situações envolvidas que fazem o estômago embrulhar. Mas o pior mesmo é que se a situação pitoresca descrita no livro acontecesse, tenho certeza que aconteceriam as mesmas coisas na vida real. Por isso choca tanto o leitor. A descrição da humanidade tão perto da realidade numa ficção. Recomendo... mas tem alguns gatilhos terríveis.
Somente Leituras 10/01/2022minha estante
Vc tbm leu. Realmente acredito que a humanidade agiria da mesma forma.

Caio 10/01/2022minha estante
Essa é a parte triste do livro. Saber que determinadas situações despertam coisas ruins no homem.