O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Liyyrtt 12/03/2024

Trauma
Somente isso, é uma experiência única que eu nunca vou querer experimentar novamente.
Mas todos deveriam ler
Infelizmente é um fato, todos precisam passar por esse trauma.

gabcalore25 11/03/2024

Já conhecia a história através do filme e do meu pai, que leu. Entretanto foi uma experiência única de ler esse livro
O narrador passa a ingenuidade do Bruno para o leitor, tanto é que as vezes eu ficava refletindo sobre.
Algo que me deixa de boca aberta é o Bruno simplesmente substituir alguns nomes conhecidos, como Hitler para Fúria e Auschwitz para Haja-Vista

Obs: Queria também compartilhar uma teoria do meu pai
Ele acha que essa ingenuidade do Bruno, na verdade, é tudo para ele se esconder da realidade.

Sâmya 09/03/2024

"marchar não era lá tão terrível..."
Relatos emocionante do ponto de vista de uma criança sobre a guerra. O olhar ingênuo de uma criança que não entende o que está acontecendo ao seu redor e acaba formando um laço de amizade com uma criança judia de maneira mais forte do que com seus antigos amigos.

Cristian Silva 07/03/2024

O Menino do Pijama Listrado
Descrições precisas acerca deste título: "um tapa na cara de uma sociedade egoísta cega pelo poder e desejo de crueldade", "realidade de uma história nada orgulhosa de humanos nada inteligentes", "um choque que nos faz sentir e pensar do que o ser humano é capaz em suas concepções egocêntricas", tudo isso escrito de uma forma simples, claro, numa história cativante pela amizade, mas que traz uma mensagem de vergonhosa do lado sombrio que pode chegar um ser humano. Vale muito a leitura.

Stefane64 07/03/2024

Meio arrastado
A escrita não é 100% envolvente e sinto que falta mais profundidade para os personagens secundários.

Pedro Tirolli 05/03/2024

Resenha: O Menino do Pijama Listrado, John Boyne ??????
Desde a capa, que por si só já traz uma ambientação por conta de sua textura que simboliza o tecido do pijama de Shmuel, o garotinho judeu, até o fim da história de Bruno, percebemos que ?O Menino do Pijama Listrado? é um livro praticamente completo, não levando esse título por tão pequenos quesitos.

Não havia assistido o filme ainda, o que me fez ter uma experiência única com a leitura. A palavra que define a sensação que tive é ?medo?. Não suspense, mas medo do que poderia acontecer, e que aconteceu.

A inocência de Bruno, nosso protagonista de 8/9 anos, é um dos principais fatores para que essa história aconteça. O fato dele não saber o que realmente o que está ocorrendo e nós, sim, mostra o quão perturbador foi e é esse período na história da humanidade.

Seu desenvolvimento com Shmuel é lindo, mas poderia ter sido ainda melhor, em minha opinião. Os dois ao mesmo tempo tão diferentes, mas tão parecidos. A conexão que se cria entre eles é surreal. Além disso, um ponto muito forte são os personagens. Todos muito bem trabalhados e desenvolvidos (Ralf, Elsa, Gretel, o ?Fúria?, Maria, Pavel, Tenente Kotler) fazendo com que você mude suas opiniões sobre eles a qualquer momento.

Uma história fictícia? Sim. Um livro ruim? De forma alguma. Sinceramente, eu não vejo motivos para algumas pessoas falarem mal de ?O Menino do Pijama Listrado? por tratar uma história que não é verdadeira com um tema que foi. Pelo contrário, John Boyne conseguiu extrair de forma sublime o melhor que tinha a oferecer e tão cuidadosamente; não é um livro de História, mas sim um que fala indiretamente dela.

Quase me fez derramar lágrimas, e não o fiz porque é realmente muito difícil eu chorar com livros, filmes. Mas foi quase! Então, se tenho um conclusão é de que esse livro é resumido em duas palavras: ?simples? e ?perfeito?.

Esse foi meu livro do mês de fevereiro. Obrigado, ?O Menino do Pijama Listrado?! ?

?Uma coisa é certa, ficar se sentido miserável, não tornará as coisas mais alegres.?

Fecho a minha nota, de 0 a 10, em 9.3!

Uélita 05/03/2024

Me tirou algumas lágrimas
O interessante é que se vc não assistiu ao filme o final do livro não fica tão claro assim, chorei muito com o livro.

By: Jennyz 04/03/2024

Muito lindo
Eu amei a história, mesmo que não seja uma história real e sim fictícia, teve muito da essência de um momento difícil. Muitos pontos não se juntam com a história do Holocausto, porém, como é fictício, não vejo o quão ruim é para falarem tão mal do livro/filme. Eu admito que chorei bastante, é muito sensível pelo tema em si, mas é muito lindo. A amizade que as duas crianças têm, a inocência e a pureza de uma amizade tão improvável e que não deveria acontecer, o que mostra e comprova a compaixão das crianças. É muito lindo mesmo, eu amei a história, achei comovente e com certeza leria repetidas vezes.

Mickaellataraujo 03/03/2024

?Não dói tanto assim?, disse Pavel numa voz gentil e delicada. ?Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.?

Muquicoð 03/03/2024

Eu nunca imaginei que eu choraria tanto com um livro, em toda a minha vida.
Esse livro, pegou meu coração, colocou numa banheira, com água fervendo, deixou ele sofrer MUITO. E nos últimos suspiros PARTIU ELE.
É isso! Espero que leiam??

Amani.Cruz 03/03/2024

Bastou um pijama
De todos os livros que eu li que tinham como pano de fundo o nazismo, esse foi o mais leve.

Aqui temos a história de uma amizade inocente, famílias que precisaram fazer mudanças em suas vidas, e um período histórico que nos marcou para sempre e nos ensinou o que não devemos permitir que se repita.

Eu fui com bastante expectativa nessa história esperando fatos horríveis, mas o foco ficou em não retratar as coisas pesadas.

A leitura é bem rapidinha, mas não significa que não terá reflexões.

Indico a leitura!

Yasmin.Kauane 02/03/2024

Mais um pra uerj k
Leitura bem fluída por ser na perspectiva de uma criança, porém, não me prendeu porque passei MUITA raiva.
O lado bom é que aborda assuntos pesados de maneira leve. Lado ruim é que tem que ficar adivinhando muita coisa. Achei as metáforas muito inteligentes mas não conseguiria decifrar sozinha kskkkk.
Peguei spoiler no final então simplesmente não foi nada uau. Nada de fortes emoções por aqui.

sasa b! 01/03/2024

Ele é muito bom e muito triste. Ainda bem que esse livro era curto. Se fosse mais longo, eu chorava.