O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

Talassa 03/01/2010

Infanto mais adulto impossível

Quem nunca leu ou viu ao filme do Menino Maluquinho, obra clássica de Ziraldo?
Sucesso no mundo infanto-juvenil,sem duvida, pela linguagem e pelo contexto infantil.
Contudo, poucas obras infantis podem ser realmente lidas de forma mais aprofundada por adultos, e Maluquinho é uma delas.

Conforme a gente cresce, a gente vai se perdendo um pouco.
A gente se perde da inocência, da alegria boba, dos laços simples da amizade, da infância.
A gente se perde e acha que cresceu.

Ler Maluquinho resgata tudo aquilo que tivemos um dia e que podemos voltar a ter.

Basta imaginar.
Ser criança de novo.

Resgatar aquilo que lhe é mais precioso: o coração.
Rômullo 04/01/2010minha estante
Ótimo.

Enquanto imaginarmos que só teremos a pureza de uma criança, se formos crianças, ficaremos presos a um mundo da lógica, do conformismo e do imprevisível.

Vamos imaginar e sobrepujar tudo isso!

Se todos tivessémos a humildade e a despreocupação de colocar uma panela na cabeça e pensar como um garotinho levado, teríamos o poder de mudar o mundo! ==)))

Rômullo 05/01/2010minha estante
*Previsível

Esdras 01/12/2014minha estante
Gostei da sua resenha e do comentário do Rômullo também!

simone 06/05/2016minha estante
Menino maluquinho louco por futebol
O livro ?Maluquinho louco por futebol? é muito legal , conta a história do amigo do maluquinho, em uma das passagem da história menina chamada Nina estava na janela e viu o amigo do maluquinho fazendo xixi no poste e falou:
- Coisa feia faze xixi no poste , ela foi correndo perguntar para a mãe por que os meninos gostam de fazer xixi no poste e a mãe pensou que a filha era muito inteligente e a filha respondeu que não precisava mais, pois o Maluquinho mostrou.

erika 14/05/2017

O menino maluquinho
O menino maluquinho foi lançado no ano de 1980 pelo autor Ziraldo e se tornou um clássico da literatura infanto –juvenil , o livro conta a historia de um menino muito inteligente , feliz , esperto porém muito agitado e maluquinho .
A literatura infanto - juvenil traz a historia de um menino bastante inteligente , esperto e contente porém muito agitado ele tem tanta energia mais tanta mesma que o nomearam de menino maluquinho. O maluquinho era uma criança que tinha muitos amigos tanto na escola como no bairro onde morava, ele também era muito querido pela sua família na verdade não existia ninguém que não gostasse do menino , seu jeito e sua felicidade contagiavam todos em sua volta , maluquinho amava ir para a fazenda de seu avó , pois lá era o palco para que ele vivenciasse muitas aventuras , não tinha como ficar irritado com ele por que seu sorriso contagiante desarmava qualquer individuo .
A obra do menino maluquinho retrata a historia de um menino que realmente viveu sua infância como é possível perceber , de maneira feliz , cheia de aventuras e com saúde para dar e vender , maluquinho inventava historias e a partir delas ficava viajando naquele mundo de encantos , por isso era chamado de maluquinho pelas pessoas que vivia em sua volta por viver viajando no mundo imaginário , mas na verdade ele de maluco não tinha nada , apenas era uma criança que não existia tempo ruim para ele , se alguém estava triste ele tratava em alegra-las com suas historias engraçadas inventadas naquele mesmo momento , ele conseguia transformar os momentos tristes em alegres realmente ser criança é isso , é brincar , correr , vivenciar aventuras de maneira feliz .
A obra do menino maluquinho na verdade era apenas um menino que estava vivendo a vida como é pra ser vivida , mesmo com as dificuldades que ela apresenta , devemos sempre sorrir e seguir em frente .
Ao analisarmos esta obra literária podemos perceber que obra nos traz a ideia de como as crianças devem viver sua infância de forma alegre , divertida , cheia de aventuras , as imagens contida nas páginas da obra são bastante chamativas , começando pela capa do livro que é a imagem de um menino com uma panela na cabeça o que já desperta bastante curiosidade no leitor .
Esse livro foi a obra mais conhecida de Ziraldo, dando origem a uma série de histórias em quadrinho e se transformou num grande sucesso tanto na literatura como no cinema nacional no ano de 1994. Com essa obra, o autor ganhou vários prêmios entre eles o premio jabuti de 1981.
Veronica.Pontes 21/05/2017minha estante
Boa resenha! Chama o leitor para ler o livro!

erika 07/06/2017minha estante
caro leitores eu recomendo a leitura deste livro muito bom e divertido de se ler .

Náthaly 04/06/2012

eeu gostei muito, por que fala de todas as artes que ele aprontoou quando era criança! e fala tambem sobre a vida dele desde pequeno adorooo ! e é muito legal e divertido rsrsrss
Dani 28/05/2012minha estante
esse livroo ée legal mt malucoo kkkkkk

Náthaly 04/06/2012minha estante
verdade kkkk'

Li 19/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 6*

Sinopse: Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão.

Peguei o livro junto com o do gato malhado e a história sem fim, mas sem grandes vontades de ler... Hoje, fiquei olhando para ele e me decidindo se afinal leria ou não, pois precisava entregar sexta. Então eu li! Rs.

O livro é fofo. Para minha surpresa, é em formato de versinhos (eu não sabia nada sobre ele, fora o corpo da história, até ler hoje) e cheio de ilustrações e outras coisinhas, feitas por crianças reais e pelo próprio Ziraldo.

Quem não conhece maluquinho, um menino que teve a infância que toda criança deveria ter?! Que foi uma criança feliz, mesmo com problemas de uma família moderna - como a separação dos pais - por ser muito amado por ambos os lados (como ele mesmo pensa no livro, quando cria a Teoria dos Lados"):
"Todo lado tem seu lado
Eu sou o meu próprio lado
E posso viver ao lado
Do seu lado, que era meu."

Me peguei pensando em indicar para umas amigas que são pedagogas... É uma historinha simples, engraçada, suave, mas sem deixar de ser instrutiva, que mostra como curtir a infância é o primeiro passo para se ser um adulto equilibrado no futuro.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Evy 20/01/2011minha estante
Esse livro é mesmo ótimo! E sua resenha também ficou ótima, parabéns!

Viquinha 24/01/2011minha estante
Do Ziraldo, li o joelho Juvenal que é uma gracinha de tão fofo. Além de ser divertido e imaginativo. O menino maluquinho não cheguei a ler, mas quero fazê-lo, mesmo porque sua leitura não pesa tanto. Li, ao que parece, você é a recordista de leituras do mês. =D

Nicolas.Frabio 26/04/2018

o menino maluquinho
É um livro extremamente bom para passar o tempo, mostra bastante a vida do menino maluquinho além de ter frases curtas e o livro é longo,é bom ler as brincadeiras e traquinagens do menino maluquinho.
Maria.Vitoria 26/04/2018minha estante
ja li gostei bastante

Camile 06/12/2017

Favoritei!
Quando comecei a ler "O menino maluquinho" não esperava uma leitura profunda e poética.
Comecei a ler para uma criança de 5 anos, que por incrível que pareça, encantou-se tanto quando eu.
De um simbolismo e sentimentalismo enormes, esse livro me trouxe de volta sentimentos da infância, quando a gente quer abraçar o mundo e percebe que o mundo é o nosso abraço.
Leiam e voltem a ter 8 anos!
Dani 07/12/2017minha estante
Que lindo!

Ana 04/02/2018

Todo mundo tem um pouco de menino e maluquinho.
Esse livro tem frases rápidas, sucintas, e no entanto, quem nunca
se encantou com o Menino Maluquinho de Ziraldo?
As brincadeiras e traquinagens do maluquinho mais querido do Brasil são contadas passo a passo, os namoricos, os sentimentos...
Quem nunca se identificou com ele? Só quem nunca teve infância ou pouco se lembra dela,
provavelmente.
Esse menino é maluquinho, mas na verdade é somente um menino feliz, para sempre na mente e no coração de quem leu seu livro.

Gabriel 26/04/2018minha estante
Eu gostaria de ler esse livro

tukurinha 28/05/2012

O Menino Maluquinhho
Uma panela virada no lugar do chapéu ... Sim, é ele mesmo: o Menino Maluquinho, personagem que encanta crianças e adultos,que marca a época de todos e todas.
O livro é bom mas é comum igual a todos...
Rafaela 06/08/2012minha estante
Li várias vezes quando era criança.Meu vizinho tinha, e sempre eu pegava emprestado pra ler. Foi mais um dos livros que peguei emprestado.

megacombo 16/01/2009

Quem não leu O Menino Maluquinho, praticamente não teve infância!!! rssss
Teka 08/11/2011minha estante
Também faz parte da minha infância, ainda mais porque foi minha madrinha que me deu de presente e autografado pelo Ziraldo !
Guardo com muito carinho :)

Luana 21/08/2021

Delicadeza nada melosa
Quando criança li vários livros Ziraldo, mas nunca o Menino Maluquinho.
Agora, já adulta, resolvi ler despretensiosamente este livro para meu filho? e que surpresa boa!
Como Ziraldo consegue colocar tanto lirismo nas traquinagens de crianças ?raiz?? As crianças amam o livro porque se identificam com o menino e as brincadeiras.
Os adultos amam o livro porque se lembram da criança que já foram e da vida que passou.
Amanda 23/08/2021minha estante
Que bom que ele gostou do livro ??

Igor Faria 05/01/2009

Um clássico da literatura nacional. Toda criança deve ler, pra aprender a nunca deixar de ser um pouco maluquinho. :)

Chico Barney 06/01/2009

UM CLÁSSICO e DEFINIDOR DE MENTES.

PriAndrade 08/06/2011

Ele não me fez uma menina maluquinha. Me fez uma menina feliz!

A frase "Ele não tinha sido um menino maluquinho, ele tinha sido um menino feliz!" é do livro (Menino Maluquinho) e, só por ela, conseguimos perceber que este livro já tem um valor.

Ele não só é um livro que fala besteirinhas pra crianças, é um livro com uma mensagem. Que passa algum valor.

Um ótimo livro pra ler quando se é criança. Estimula a imaginação e o prazer pela leitura. Eu também li diversas vezes ele quando era criança. Tanto que a capa do livro até caiu.

Também é um ótimo livro pra ler quando é adulto, para aprendermos a compreender e rir mais das travessuras das crianças.

WellingtoNescau 24/02/2009

maluco
peguei este livro para meu filho, no trajeto de ônibus da biblioteca até minha casa, li a metade, meu filho só conseguiu pegar no livro quando eu terminei, demorou um pouquinho por que sem duvida alguma é um livro empolgante e que te faz viajar sem muito esforço.