Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff




Resenhas - Território Lovecraft


568 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Jean Silva 06/10/2022

Ok, esse livro é extremamente incrível! Não era o que eu esperava, é algo muito, muito melhor. Sempre gostei muito das histórias do H.P Lovecraft, apesar de entender toda a problemática que existe encima delas, principalmente devido ao extremo racismo do autor, mas costumava tentar separar o autor da obra (apesar de ser um pouco difícil), e também, terror cósmico sempre me interessou muito, e tem uma visibilidade incrível na cultura pop. Não tinha visto ou lido nada a respeito desse livro, então achei que seria mais uma história pautada no universo do terror cósmico, mas é muito mais isso. Matt Duff mistura elementos reais com elementos do terror cósmico, e essa combinação traz uma história rica em detalhes e reflexões.
O autor expõe de forma cruel e realística a sociedade racista estadunidense do século XIX e XX, inclusive, apontando o quanto o racismo era institucionalizado, cada capítulo dessa história tem um protagonista diferente, e todos são negros, então o leitor tende a sentir revolta e angustia por todo o racismo que é presente ao longo dessa história. Os protagonistas, apesar de serem diferentes, estão conectados, e os pequenos arcos deles também estão conectados ao arco principal da obra.
Em meio a tudo isso, as referências a Lovecraft e outros clássicos da cultura pop começam a aparecer, e tudo faz sentido para a história do livro. Muito bom, a leitura foi excelente, despertou as mais diversas emoções, principalmente pela temática tratada.
comentários(0)comente



Rayanne 03/10/2022

Essa leitura foi incrível, o livro tem várias partes, e isso nele é muito bom, explora vários personagens, várias histórias de cada um, e quando você vê, as coisas vão se juntando aos poucos e fazem sentido. É muito boa a experiência e valeu super a pena ler esse livro.
comentários(0)comente



Dudu 26/09/2022

Talvez a minha leitura tenha sido influenciada pela série de tv, mas eu gostei muito desse livro.

Ele acaba servindo de complemento para a série. Tem alguns pontos que são melhores explicados aqui no contexto do livro.

Há uma história geral que liga a trama, mas os capítulos são quase como histórias próprias. De um capítulo para outro, os eventos focam na pespectiva de um personagem e em algum ponto que será relevante para a conclusão do livro.
No entanto, não há como ler os capítulos de forma independente; servem de contexto para uma trama maior.

A ênfase do livro dá-se mais na esfera da fantasia e da ficção científica. O aspecto de terror fica por conta da questão racial e do contexto social do período.

É uma boa leitura, mas acredito que seja mais indicado para quem viu a série e gostou!



ALERTA DE (breve) SPOILER:
A trama do livro apresenta diferenças em relação à série (inclusive quanto ao final).
Um exemplo disso é que a série nos presenteou com um episódio sobre a experiência de Atticus na Guerra da Coreia, relato que não está presente no livro.
comentários(0)comente



Inaiara.Vitoria 25/09/2022

O jeito que as histórias vão se interligando dá um charme a mais para o livro, que tenta deixar tudo sem pontas soltas. Algumas partes foram cansativas e arrastadas, mas a proposta de terror cósmico foi bem legal.
comentários(0)comente



FelipeSn06 24/09/2022

Fantasma ou membro da KKK ? De qual fugir ?
O livro acompanha um estilo de história baseado no gênero pulp.

São histórias relativamente curtas que, juntas, contam uma história.

O livro aborda temas dos clássicos da literatura pulp. Como monstros, universos e multiversos, magia e feitiçaria, e até mesmo terror e horror. E juntamente as essas temáticas, aborda também o tema de racismo.

Os personagens da obra são legais e tem um certo aprofundamento de história, mesmo que sendo raso.

O que mais me encantou nessa obra foi como o autor conseguiu "entrelaçar" todas as histórias dos contos sem ficar forçado e muito menos chato. Os elementos citados em um conto, não só são citados, como também influenciam diretamente no desenvolver do enredo.

O racismo também é um tema grandemente explorado na obra. Uma coisa que fica presente na obra é o quanto os negros, dentro desse contexto da obra, estão sempre encarando a morte, seja ela um monstro ou um racista. Isso deixa claro que o elemento do racismo não é só para gerar engajamento do livro e muito menos como uma crítica social rasa e sem exploração. Esse tema também conversa com as fontes de inspiração para a ambientação da história, como por exemplo Lovecraft, que tinha contos e histórias nas quais esbanjava o seu preconceito. Uma passagem que remete a isso é a que se encontra abaixo:

"? Mas histórias são como pessoas, Atticus. Nós até podemos amá-las, mas não podemos alegar que são perfeitas. Sempre tentamos enaltecer suas virtudes e relevar seus defeitos, mas isso não faz os defeitos desaparecerem."

Recomendo muito para todo e qualquer fã do gênero voltado ao pulp e as histórias de Lovecraft
comentários(0)comente



Margo_livros 24/09/2022

Lutas diárias em busca da vitória
A história é uma mistura do preconceito existente nos Estados Unidos, com uma mistura de eventos sobrenaturais.

Tudo começa com a busca de um filho pelo pai que, inexplicavelmente, sumiu de sua cidade. Assim, ele parte na companhia do tio e uma amiga de infância no provável caminho percorrido pelo genitor.

Ao cruzar as diversas cidades, os viajantes deparam-se com reprovações diversas, em razão da cor da pele, além de fatos inusitados.

Há travessias em portais, magia, lutas pelo poder em grupos diversos. De tal sorte, todos os membros da família vivem suas lutas, enfrentamento de seus asseios, desejos de conquistas, contudo a união dos familiares e amigos é preponderante para o resultado obtido.

Leitura agradável, mas sem apresar a apuração dos desfechos das lutas travadas. ???
comentários(0)comente



Wesleydson 20/09/2022

Me fez querer saber mais sobre o racismo
Uma leitura muito boa, ótimos contos, o primeiro, que pode ser considerado um romance, é realmente o melhor, mas os outros também são ótimos. Os contos são todos interligados e fecham uma única história, de modo geral é muito boa, mas o mais marcante foi nem o enredo em si, mas sim o racismo e o preconceito nos Estados Unidos naquelas décadas, realmente muito forte, revoltante e injusto, me fez querer saber mais ainda sobre esse período sombrio para a população negra naquele período, nesse ponto essa leitura foi muito enriquecedora. E me fez ver mais ainda a importância de mudanças hoje em dia, como representatividade e cotas raciais. Fiquei com um gosto de quero mais, mas não da história e do livro, mas sim sobre conhecer e ler histórias sobre racismo e a segregação racial dos Estados Unidos e de outros lugares do mundo.
comentários(0)comente



Luiza3351 17/09/2022

A escrita é fluida e faz com que não queiramos parar. As referências a Lovecraft e outros destaques da cultura pop faz com que seja ainda melhor. Vale muito a pena a leitura!
comentários(0)comente



Mandark 16/09/2022

Boa proposta.
Achei a ideia interessante. Começa com uma boa execução, mas tem uma pegada não muito linear. A qualidade dos capítulos/contos varia um pouco e apesar de manter a unidade da história, peca em alguns momentos ao trabalhar alguns personagens e suas tramas de maneira meio superficial. A forma como as questões raciais são tratadas é interessante, mas sinto que faltou algo. Mas o saldo final é positivo, sem dúvidas!
comentários(0)comente



Luiza 13/09/2022

Bom
O livro é de fácil leitura e super rápido de ler. É contado através de contos, onde cada um nos apresenta um membro da mesma família.

A cada conto acompanhamos uma aventura surpreendente, com magia, viagens intergaláticas e muitas loucuras.

Nos últimos contos os personagens aparecem todos juntos, se unindo para relatar a história pelo ponto de vista de todos.

Gostei da forma que o livro foi contado e das histórias. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Ancerisa 12/09/2022

Lento, porém ok
Esse livro tem um desenvolvimento bem lento, mas que alguns detalhes, sejam grandes ou pequenos, servem para a construção do final. Os protagonistas são construídos de uma forma bem rasa e as personalidades deles ficaram atoladas no meio dos conflitos, deixando que eles apenas sejam apenas sarcásticos, teimosos e corajosos na maioria das situações, sem nenhuma diferença. O final é bem clichê, mas ainda assim traz tranquilidade. Senti que certas coisas na história precisavam ser explicadas ou terminadas. Os últimos contos me prenderam muito e de fato foram os mais importantes pra história.
Recomendo para quem gosta de uma leitura com desenvolvimento bem lento, mas cheia de ação e eventos paranormais.
comentários(0)comente



Ramon 11/09/2022

Deixou a desejar
Criei uma expectativa enorme por essa leitura a partir da minissérie,que é incrível.
Alguns contos são tão massivos, desinteressantes que tive me esforçar muito pra não largar a leitura pela metade, outros que são um pouco melhores, tem os finais abertos para supostamente se interligar no último capítulo que o autor fez de forma tão corrida que não empolga e nem nos dá de fato um final digno para os personagens.
Talvez, de fato, meu erro tenha sido ver a minissérie antes de ler o livro.
comentários(0)comente



_leticiaa_ 08/09/2022

Uma leitura interessante, que mescla muito bem elementos da ficção com a realidade. Os personagens são legais e gostei que o autor trouxe diferente POVs. A proposta de usar aspectos da obra de um autor racista em uma história com protagonistas pretos foi genial. Só me decepcionei com a inexistência de terror no livro. Estava esperando bastante criaturas bizarras e coisas à la Lovecraft mesmo.
comentários(0)comente



Isabela 06/09/2022

Bem bom, mas minhas expectativas eram altas demais
O livro me deixou um tanto a desejar em comparação com a série que assisti antes, o carisma dos personagens não é tão grande quanto na série mas a história é ótima e nos transporta por aí pelas aventuras dessa família. Narração dos acontecimentos e cenários de forma ótima!
comentários(0)comente



Raquel 05/09/2022

Território Lovecraft
A história é apresentada no formato de contos que se interligam: na década de 50 nos EUA, vários protagonistas negros ligados por relações familiares ou de amizade passam por situações insólitas/fantásticas, sendo que cada um é o protagonista de um dos contos. O último conto une todos os personagens e serve como um desfecho para as histórias.

Os contos giram em torno de casas assombradas, portais para outras realidades, objetos enfeitiçados, seitas bizarras e livros mágicos, permeados pelo racismo enfrentado pelos personagens no cotidiano. Ao mesclar o horror fantástico/sobrenatural com o medo real vivido pelos personagens negros, o autor cria um contraponto interessante: o homem (branco, no caso do livro) é mais aterrorizador que qualquer situação sobrenatural.

As histórias são recheadas de referências históricas e da cultura pop.

Demorei muito mais tempo do que esperava para ler esse livro. Achei a leitura arrastada em várias partes, mas teve uma boa conclusão. Gostei, mas não leria novamente. A edição capa dura da Intrínseca é um luxo!

comentários(0)comente



568 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |