Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Thiers.Neto 30/05/2021

Odisseia na Terra-Média
Tudo que o filho de Húrin passa neste conto me lembrou bastante as dificuldades que o Odisseu teve em retornar para casa depois da Guerra de Tróia, o que faz do Tolkien um dos autores mais geniais que eu já li!

Analu 29/05/2021

Dor e sofrimento na terra média
Eu não queria ser os tais dos filhos do Hurin. É desgraça atrás de tristeza, por que choras, Manuel Carlos?
Que livro, meus amigos, que livro! Pra mim que o Tolkien (e seu filho), não conseguiriam mais me surpreender, mas fizeram isso em Os Filhos de Hurin. Quanto mais você pensa "não dá pra piorar a vida desse Turin", pior ela fica, então já se prepare!

leitora 15/05/2021

Os Filhos de Húrin
Os filhos de Húrin conta de forma mais aprofundada a história de Túrin,filho de Húrin e de sua família. A história tem um enredo muiiiiito bom é um final bem dramático mas eu gostei muito ?

PiuPiu 10/05/2021

Como leitor de obras de Tolkien como o Hobbit e a trilogia de senhor dos anéis, tinha uma expectativa boa mas que seria parecia com a de senhor dos anéis, com muito detalhismo e uma jornada " feliz". Entretanto me deparo com uma história oposta a isso ( claro que com o detalhismo de Tolkien mas não muito " pesado).
De fato, o livro começa com citações e acontecimentos que parecem ser jogados na sua cara e bastante confusas, porém, são momentos breve que te situam pra chegar na história do protagonista o Turin, denominado de filho se Hurin.
De primeira, eu achei que ia ser uma história feliz, o personagem é levado pra treinar e vira o herói da história, porém, ela é levada a outro rumo, onde tudo tem consequências e tudo termina de forma tragica para Turin. Desde a morte de amigos, traições, até mesmo casamento com sua amaldiçoada irmã, o que torna o nosso personagem mais ensandecido por suas ações e tenta ao máximo fugir delas. Esse é o ponto da história, o personagem está sempre fugindo, pois sempre que ele realiza algo, sempre tem consequências negativas, por isso essa história me surpreendeu tanto assim

Fernando 06/05/2021

Em busca de si mesmo
“... se as coisas forem mal, não te direi: Não temas! Teme o que deve ser temido, somente isso, e o medo não te desalenta”. (página 49)

“Dá com mão generosa, mas só o que é teu” (página 52).

Em todas as vezes que eu ouvi falar sobre esse livro, invariavelmente, sem pestanejar, ele era descrito como “a obra mais sombria do universo da terra média”. E após concluir sua leitura não posso deixar de concordar com essa afirmação.
Claro que existe o detalhe estrondoso de eu não ter lido (ainda) o “O Hobbit” muito menos a trilogia “O Senhor dos Anéis”, o que ficaria incongruente da minha parte afirmar ser esse de fato o livro mais pesado desse universo. Mas essa é uma daquelas condições que dispensam a necessidade de verificar o óbvio.
Hobbit se trata da aventura de Bilbo Bolseiro e de como ele encontra “O Anel” e consequentemente sua luta para voltar ao seu condado. Senhor dos Anéis trata da busca desenfreada de elfos, humanos e anões em vencerem os exércitos Orcs e impedirem o retorno de Sauron.
Acontece que ambas as histórias possuem um fundo de esperança. De uma luta que pode ser realmente vencida. O que não acontece em momento nenhum em “Os filhos de Húrin”.
Esse é um livro pessimista, com uma gravidade densa e que a todo momento deixa claro que a maldição de Morgoth (o Valar caído, como Lúcifer na cristandade), contra os filhos de Húrin e Morwen, os lança a um destino de sofrimento e dor.
Em nenhum momento é dado esperança ou resquícios de superação. Tudo o que vemos são personagens caçados e que constantemente são conduzidos a armadilhas, que os presenteiam com novas cicatrizes corporais ou espirituais. E então, quando chegamos no fim derradeiro, finalmente nos é revelado o quão obscuro o valar caído pode ser.
Ou seja, tudo aqui mostra o quão Morgoth é de fato o maior mal da terra-média, fazendo Sauron não passar de um simples general astucioso.
“Os filhos de Húrin” vale cada página. Com uma narrativa séria, profunda e tocante, não é de se estranhar do porquê Tolkien merecer tanto respeito e prestígio na literatura mundial!
Obra mais do que recomendada!

Fabiola103 03/05/2021

Um bom livro
Gostei muito da história. A leitura não é tão fácil por causa dos nomes dos personagens e dos lugares, que são todos parecidos.

Môny 29/04/2021

O segundo dos três grandes contos dos Dias Antigos, a narrativa ficou muito bem construída pelo Christopher, apesar de predominantemente triste é bastante fluída a leitura. Gostei mais do que a maneira que ele produziu e editou Beren e Luthien. É uma história muito rica, gostei muito.

@_leandropaixao 25/04/2021

Divertido
Até o dado momento exceto pelo livro O Hobbit, esse é o melhor livro do Tolkien (ainda não li O Senhor dos Anéis). Apesar de ser bom também possui muitas baladas cujas quais não me agradam, mas não desvalorizam de forma alguma o livro em si.

@bibliotecagrimoria 15/04/2021

O melhor da Primeira Era
Esse é, junto com O Silmarillion, é meu livro predileto do Tolkien. E também do gênero fantasia.
Vítima da maldição de Morgoth, o senhor do escuro, Turim se vê entedado em uma série de eventos que desgraçam a si e a sua família.
Um conto sombrio sobre destino, vingança e desolação.
Os filhos de Hurin é daqueles livros que se lê várias vezes (quarta vez no meu caso) e a leitura sempre será instigante.

Punisher 12/04/2021

Pobre Húrin
Minha primeira leitura do Tolkien, achei que seria uma leitura mais difícil. Na verdade, a leitura é bem agradável, e a impressão das páginas não contem transparência.

A historia é fantástica, tudo que o Universo do criador dos Senhor dos Aneis e o Hobbit tem. Exércitos, batalhas, armas místicas, dragão. Quando li uma frase, fiquei com vontade de ler o livro. "Esse livro é onde os adultos choram". Faz muito sentido, afinal, o próprio Húrin tem um destino (muito) pior que a morte.

Livro curto e muito empolgante. Recomendo.

Ogaiht 09/04/2021

Um Tolkien Mais Sombrio
De todas as estórias de Tolkien sobre os Dias Antigos, esta é, sem dúvida, a mais triste e trágica de todas. A narrativa já deve ser familiar àqueles que já leram o Silmarillion, pois lá existe uma versão reduzida (talvez até seja a estória mais longa daquele livro). Os Filhos de Húrin é um dos três contos mais importantes da Primeira Era da mitologia de Tolkien, junto com A Queda de Gondolin e Beren & Lúthien, e narra a história de uma família nobre dos Homens que é amaldiçoada por Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão e mestre de Sauron. Ao longo da narrativa acompanhamos a história do personagem principal Túrin e sua família e como eles trazem desgraça a todos cujo destino é entrelaçado ao deles, causando um impacto nos grandes eventos da Terra-média. Quem sempre achou Tolkien mais ?leve? essa estória não deve nada às Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, pois é bem mais pesada, trágica e triste, com um final bem melancólico.
ANDER CELES 03/10/2021minha estante
Uma dúvida: esse conto é o mesmo que está no Silmarillion ou tem alguma diferença? Porque já li o Silmarillion, então pensar se compensa ler esse ou não.

Ogaiht 03/10/2021minha estante
O conto publicado em O Silmarillion é bem mais resumido. Aqui a estória é mais desenvolvida.

ANDER CELES 03/10/2021minha estante
Valeu

Oreki Houtarou 19/11/2021minha estante
Realmente, um final muito triste :(

Tinwelint 09/04/2021

Os Filhos de Húrin é uma das obras mais trágicas do legendário Tolkieniano. Húrin, irmão de Huor da Casa de Hador, é pai de três filhos juntamente com Morwen: Lalaith, Túrin e Niënor. Um grande mal vindo das terras sombrias onde habita Morgoth assola a região onde mora Húrin e sua família, e logo ele lidera uma hoste para lutar contra o Senhor do Escuro deixando Morwen, ainda grávida de Niënor, e seus filhos para trás. Na batalha, ele foi capturado por Morgoth e feito prisioneiro por muitos anos. O mal não se contém, e Morwen temerosa pelo mal que poderia ocorrer, envia o pequeno Túrin para o reino élfico de Thingol e Melian onde estaria seguro, lá ele cresce em companhia de guerreiros élficos e ainda em sua juventude se torna forte e implacável no combate, lá ele foi feliz mas ainda desejava um dia rever sua mãe e sua irmã que ele não vira nascer. Na viagem de volta para Dór Lomin, Túrin Elmo de Dragão enfrenta com amargor sua sina, e muitas foram suas perdas.

garrido79 07/04/2021

Uma história incrível entre tantas!
Livro organizado pelo filho de J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien utilizando os manuscritos deixado pelo pai, ressaltando a ideia de J.R.R. de fazer histórias independentes utilizando o mesmo background e fazendo referências à outras histórias.
Narra a história dos filhos de Húrin: Túrin e Niënor. Húrin nega se aliar ao poderoso Morgoth que domina aquela época espalhando sua sombra por tudo, então amaldiçoa a família de Húrin. Então a história gira entorno de Túrin tentando viver e sobreviver a maldição.
Roteiro e narrativa perfeitos, muita ação, romance, e criaturas mágicas!
No posfácio Christopher conta como editou os manuscritos e desejos do pai bem como seu processo de criação que o ajudou a preencher as lacunas e as ligações com as outras histórias, nos instigando a ler todas as obras...
Recomendo para todos!

Bruna.Torres 02/04/2021

Nar i chin hurin
A história é abordada de maneira parcial nos "Contos inacabados de Numenor". Aqui ela é abordada com detalhes e é encantadora. Um livro que voce nao consegue parar de ler.