Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

beacgonzaga 21/03/2024

O livro é bem interessante por retratar diversas questões que passam pela cabeça de estudantes de psicologia (e algumas que eu nem havia pensado). Claro que as respostas não são definitivas e nem definidoras, na verdade, mais nos fazem refletir do que outra coisa, isso pode ser frustrante para aqueles (como eu) que são mais impacientes e que gostariam de ter uma vez na vida acesso a uma verdade concreta para sentir mais segurança na psicologia, mas de forma alguma torna o texto menos interessante. Queria ler esse livro há um bom tempo e valeu a pena, recomendo.

ju.c 19/03/2024

Em meio a um processo de mudança, lembrei-me deste livro e, assim como na primeira vez, senti-me abraçada ao fazer essa releitura. Na clínica, é sempre vital revisitar questões como as que ele levanta. Ainda mais importante, devemos estar sempre prontos para novas leituras e releituras, seja de livros, histórias ou da vida em si.

Este "pequeno livro" oferece muitos aprendizados. O maior que carrego é: O caminho pode não ser fácil, mas entender essas pequenas coisas pode não torná-lo menos desafiador. No entanto, ele serve como um lembrete amigável de que certas dificuldades exigem mais do que apenas habilidade técnica - elas também exigem sensibilidade e intuição.

Clara 18/03/2024

Comecei a ler o livro por uma indicação de uma professora da Universidade, por confiar nela, nem ao menos prestei em ver sobre o autor ou do que se tratava de fato o livro.

Fui surpreendida, um livro de um psicanalista. Sou uma amante da psicanálise, por mais que eu não pense em me aventurar nessa abordagem... entretanto, fiquei encantada com o livro.

Claro que nas partes muito psicanálise eu só queria que parasse, mas até nisso pude apreciar e entender um pouco mais sobre a psicanálise. É um livro muito interessante para os novos terapeutas, foi como um abraço, um: é difícil, mas seja você.

"Precismaos de um outro que nos escute e que nos ajude a enxergar o que não conseguimos perceber em nós mesmos- ou ouvir o que não conseguimos ouvir nas nossas próprias palavras"

Natalia.Nemeth 10/03/2024

...
Leitura importante, com pensamentos e desenvolvimentos interessantes.
Mas confesso que espera um pouco mais da leitura.

Augusto 09/03/2024

Um livro interessante
"Com seus altos e baixos, image nossa vida como uma breve passagem por um circuito de montanhas-russas. Quem atravessasse a experiência anestesiado, sem gritos, pavor e risos, teria jogado fora o dinheiro do bilhete. Tenho a ambição, ao contrário, de ajudar meus pacientes a viver de tal forma que, chegando o fim, eles possam dizer-se que a corrida foi boa."
Contardo Calligaris

pitypooralfie 08/03/2024

talvez nem todo mundo seja tão fatalista quanto eu. a questão é que eu me senti muito deprimida em relação à minha escolha de cursar psicologia; não me sinto pronta. mas, pensando bem, quem pode dizer que está inteiramente pronto pra qualquer coisa?

todo esse pensamento pessimista não me parou agora que estou partindo pra parte prática da psicologia. na verdade, ler essas cartas abriu meus olhos pra muita coisa que carrego e que eu posso, e quero, mudar. levei ele para a terapia e foi bem proveitoso.

discordei de várias coisas que o calligaris afirma, mas também marquei muitos trechos para refletir e trabalhar nisso. acho que esse é um livro muito importante, especialmente para quem está cursando psicologia e pretende clinicar, mas não deve ser levado tão literalmente ou como se fosse uma espécie de bíblia para psicoterapeutas. é um bom livro para pensar.

gostei muito da escrita e de vários fatos históricos sobre a psicanálise. o contardo calligaris era uma pessoa com um grande conhecimento e ele conseguia transmitir tudo isso de uma forma bem tranquila; não senti nenhuma dificuldade para entender. gostei do formato também, achei bem dinâmico.

esse com certeza é um livro que quero reler sempre, e acho que mais reflexões e ideias novas podem surgir a cada reencontro. uma recomendação maravilhosa do meu professor!

nissa1 06/03/2024

Esclarecedor, um clássico para futuros psicológos
"Resumindo, meu jovem amigo que pensa em ser terapeuta, se você sofre, se seus desejos são um pouco (ou mesmo muito) estranhos, se (graças à sua estranheza) você contempla com carinho e sem julgar (ou quase) a variedade das condutas humanas, se gosta da palavra e se não é animado pelo projeto de se tornar um notável de sua comunidade, amado e respeitado pela vida afora, então, bem-vindo ao clube: talvez a psicoterapia seja uma profissão para você."

Evellyn 03/03/2024

Achei bem interessante a linguagem do autor para com o leitor com um bate-papo bem tranquilo, como se estivéssemos em um chá da tarde. Lkkk

Observa-se que, no livro, temos questões do autor e não se pode confundir com um ?manual? a seguir completamente, ele mesmo em um determinado momento diz que expõe para nos encorajar a inventar o que pode dar certo para nós.

É uma leitura cansativa mas é bastante útil para quem quer saber mais da psicanálise ou em dúvida sobre querer ou não seguir este caminho.

Beatriz3345 29/02/2024

Esse é o livro perfeito para quem está cursando psicologia, ou acabou de terminar a faculdade e não sabe por onde começar! são temas chaves, aqueles que precisamos entender e talvez nem sabíamos?

Taiiinara 26/02/2024

Prezar pela qualidade da experiencia e não pela normalidade.
Este livro me foi necessário pois eu tinha dúvidas referente a profissão de psicoterapeuta e analista. E agora tenho a certeza de que não quero trabalhar com isso. Por mais que eu tenha os 'requisitos". Me fez refletir sobre profissão, como vejo o mundo e as pessoas. O quanto as coisas vividas na nossa infância são importantes mas ao mesmo tempo os acontecimentos na vida adulta também. Ah e me fez parar de ver (assim como a maioria das pessoas) a infância como uma vida separada da vida adulta, sendo que estamos falando de uma mesma pessoa em uma ´so vida só que em fases diferentes.

tainacarolino 25/02/2024

- esses dias estava conversando com um amigo sobre um relato de uma visita dele a uma pessoa em um hospital psiquiátrico. ele veio me falar que se sentia confortável para conversar comigo porque eu entenderia os desconfortos e dores que ele sentiu ao entrar nesse hospital. quando ouvi ele falando isso, lembrei logo de algum trecho do livro que diz sobre os desafios da vida de um terapeuta. quem deseja trabalhar com a saúde mental deve possuir uma curiosidade pela variedade das experiências humanas com o mínimo de preconceito dos sintomas e sofrimentos psíquicos. esse livro sempre me atravessou de várias formas e uma delas foi como as cartas conversaram comigo como se tivessem sido endereçadas a mim. as palavras escritas despertaram ainda mais meu desejo de ouvir o outro. a sensação que eu tenho com esse livro é como se estivesse tendo uma conversa profunda (uma sessão de análise) com um mestre/professor muito querido. eu sei que vou reler por diversas vezes esse livro tão importante. quanto a mim, eu só espero um dia estar perto de tudo que eu aprendi com suas "cartas". será uma honra, se tudo correr como planejo, compartilhar a mesma profissão de um homem tão genial como Calligaris.?

emiwvy 24/02/2024

Talvez psicologia seja pra mim
Como estudante de psicologia com dúvidas se deveria seguir ou não carreira esse livro me ajudou muito. tanto nos momentos em que eu jurei que não era isso oq eu queria tanto nos outros em que eu pensava "nossa, eu me encaixo bem no que ele está dizendo." no fim, "cartas a um jovem terapeuta" é um livro completo e o contardo calligaris consegue tirar todas as dúvidas que o profissional pode ter. e mesmo que o livro não ajude de alguma forma ele ainda trás diversas reflexões sobre a vida. indico a leitura tanto para estudantes, psicólogos ou interessantes em psicologia.
Nescaw 25/02/2024minha estante
Eu penso em cursar psicologia também, até coloquei esse livro na minha lista

Cris 23/02/2024

Como estudante de psi indo para o 2° período eu gostei muito, vi resenhas falando que seria mais interessante se tivesse mais críticas sobre a atualidade e eu concordo, mas ainda assim abordou muitos pontos que foram bem interessantes para mim.

Sara277 20/02/2024

ótimo!!
Incrível para os que pretendem ingressar na psicologia, com uma linguagem extremamente acessível e cômica!!

Vivi0103 08/02/2024

Livro chato
É horrível, entrevista de ajuda do Benjamin da um pau nesse livro. Uma leitura chata, não interessante e olha que estou cursando psicologia(5° período) esse livro não me apeteceu e não consegui absorver nada com ele. Só não desistir da leitura porque pensei que algum momento ficaria bom.