M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

hiliandra.faggion 24/06/2023

M ou N, um livro de 194 páginas, escrito por Agatha Christie.
Um casal de agentes secretos ingleses tentam descobrir traidores nazistas em uma pequena cidade, hospedados em uma pensão.
Será que irão descobrir? Quantos traidores infiltrados existem na Inglaterra? Conseguirão descobrir e ainda sairem ilesos?
Para mim a leitura foi rapidinha... Comecei ler hoje de manhã. Já leio Agatha sabendo que não vou descobrir a verdade...
Depois de desconfiar de todo mundo... Sabendo que os traidores eram um homem e uma mulher, e eu até desconfiei da mulher, mas foi aquela desconfiança em que pensei que estava errada!
Afinal, tudo terminou a contento.

Estante estonteante 23/11/2022

Amo Agatha Christie
Sinceramente, eu não consigo entender como essa mulher conseguiu criar tantos quebra cabeças, os pequenos detalhes sempre revelam TUDO, o suspeito está sempre debaixo do nosso nariz e mesmo assim não conseguimos acha-lo. Mas dessa vez eu cheguei perto, achei a trama interessantíssima. Meu único problema com esses livros é começar, depois disso não tem como não devorá-los.

Juliete23 05/01/2022

M ou N
Meu primeiro contato com o casal Tommy e Tuppence. Adorei ambos, Tuppence é muito engraçada e sagaz.
O enredo é muito bom, apesar de não haver um assassinato para ser investigado.
O que mais amei nessa edição são as informações que vem no final do livro, dados com fatos e histórias instigantes.
Agatha será eterna se depender dos leitores.

Wane 16/01/2022

Acho que esperava mais...
Uma leitura mega fluida e imersiva, a ponto de me fazer sonhar com o livro, porém com um final meio corrido e um pouco óbvio.
Não que isso torne o livro ruim, mas dado o início incrível, acho que esperava mais.

Renata 04/05/2020

É um bom livro, mas inferior agos outros que li dela. Talvez não tenha me cativado tanto por não ter o Poirot (não senti muita empatia pelos Tuppence).

Thainá 31/12/2022

A última leitura de 2022 não poderia ter sido melhor! ?
Não preciso fazer as considerações iniciais sobre a Agatha, porque todos vocês que me acompanham já sabem que ela é a minha escritora de suspense favorita da vida!

Em mais uma obra incrível, ela conseguiu me prender do início ao fim nessa história viciante, leve e impactante. Digo impactante, porque trás como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo, essa chaga que assombrou a humanidade e nos trouxe tanta tristeza, dor e vergonha.

Pude conhecer dois novos personagens, Tupppence e Tommy, um casal de espiões super fofo e destemido. Esse livro é um pouco diferente dos outros, não segue o mesmo padrão de enredo, não tem um assassinato como causa central da história e não tem um dos famosos detetives da Agatha, o Hercule Poirot. Esse livro é sobre espionagem, personagens criados e sobre coragem! Durante toda a história fiquei tensa, com medo de Tuppence e Tommy serem descobertos, o que só prova que a história foi muito bem escrita e me proporcionou uma imersão!

É um livro de narrativa fluida, em que os acontecimentos se desenrolam rapidamente. Não espere muito desenvolvimento, mas sim uma história rápida, simples, porém muito boa. É um livro perfeito para ser lido em um dia só! Virou um dos meus favoritos da Agatha ?? não vejo a hora de ler mais livros com esse casal maravilhoso! ;)

Sara 19/07/2021

M OU N ?
Surpreendente!
Não esperava tamanha surpresa, fiquei encantada com este mistério:)
Foi um presente quentinho enrolado com desconfiança!!!
Apaixonada por Agatha !
Thanks

EmanuellyP 30/05/2020

Primeiro contato com Tomas e Tuppence
A trama vai se ambientar em plena guerra Mundial e os personagens vão se envolver em uma missão para descobrir a "quinta coluna inglesa", ou seja, aqueles que estão traindo o país e enviando informações valiosas para Alemanha nazista.
O problema é que ninguém parece ser quem diz, e, descobrir os traidores dentro de um grupo tão peculiar vai ser uma missão mais difícil do que o casal imaginava.
??
Ainda não tinha lido nenhum livro da autora com essa dupla de protagonistas, e foi inevitável estranhar um pouco (continuo preferindo os de Poirot ?). Ao contrário dos crimes e suas reviravoltas mirabolantes que é marca da autora, há um foco maior na espionagem o que foi bom, novo e até mais palpável, por outro lado, muito mais fácil de "adivinhar" o rumo da história. Gostei, mas esperava um pouco mais.

Adrien 11/08/2023

M ou N?
"M ou N?", sem dúvidas é um dos melhores romances policiais da Agatha. O livro conta um caso diferente do que estamos acostumados e esse é o ponto mais atraente dessa história hipnotizante.
Apesar de ter achado o começo do livro um pouco monótono, logo começa o suspense perpétuo, típico dos livros da Agatha Cristhie.
Esse foi o meu primeiro contato com o casal Beresford e admito que me surpreendeu muito, o casal tem um carisma próprio e encantador.
Recomendo muito!!!

belligna 28/02/2022

Gosto bastante dos personagens Tommy e Tuppence! Foi muito legal ver eles agora mais velhos. Toda a ambientação na Segunda Guerra foi bem interessante também. Não gostei tanto do desfecho, achei algumas partes um pouco cansativas, apesar de ser um livro curto, mas não foi uma experiência ruim. +1 da gata pra conta!

Greice21 20/02/2023

Tommy e Tuppence
Após sua última aventura, os ex- agentes Tommy e Tuppence vivem uma vida pacata, ao mesmo tempo que a guerra está em curso, o casal se vê ocioso em seu atual momento. Enquanto Tommy está à procura de um trabalho que seja, Tuppence se odeia por passar o seu preciso tempo tricotando. No entanto uma visita de um velho conhecido, mudará radicalmente a vida do casal. Sem conhecimento da esposa, Tommy é escalado para partir em uma investigação. O alvo, ou melhor os alvos, são meramente conhecidos por M ou N. O que sabe- de além disso, é que são espiões, enviados de Hitler para troca de informações e suposto complô em uma arma química responsável pelo extermínio de várias vidas inocentes. Tommy estabelece residência em uma pensão, e de lá partirá suas investigações, onde os residentes serão seus principais suspeitos.

?Em paralelo ao último e primeiro livro de Agatha Christie que li em que a dupla Tommy e Tuppence atuam como detetives , este tem muitos resquícios parecidos, como a sede pôr aventura , a perspicácia da dupla, até mesmo a notória facilidade que Tommy se torna alvo fácil a cair nas armadilhas do inimigo. Como sempre Tuppence faz valer de sua inteligência, e torna-se peça fundamental no desfecho do caso. Dotada de muitas artimanhas consideráveis, Tuppence atua como cérebro da dupla, fazendo jus a poderosíssima astúcia e poder femininos.

Priscila.Kuczma 05/06/2020

Mais uma aventura desses dois
Deixo aqui registrado que realmente Tommy e Tuppence são os meus queridinhos da Agatha.

Detetives que deixam tudo mais leve e divertido. Agatha em livros com os dois se transforma. Também, impossível isso não acontecer. Quando é o caso desses dois estarem em ação, a mistura de audácia, sabedoria, umas boas doses de humor e romance estão garantidos.

Tommy só achou que dessa vez tinha enganado Tuppence e iria embarcar em uma aventura sozinho, mas ela é muito mais esperta do que ele imagina e já está dois passos à frente dele.

Uma investigação de infiltrados em meio a 2ª guerra mundial. Como sempre, muitos suspeitos mas dessa vez, pela primeira vez, ela não me enganou. Fiquei tão orgulhosa de mim por isso, pq eita mulher boa pra esfregar na nossa cara que a resposta estava bem na nossa fuça hahahaha. Acertei em parte, mas acertei.

Enfim, se você nunca leu nada da autora, recomendo fortemente ler os livros que sejam desse casal incrível.

Camila Ramos 06/06/2020

Um Casal que me surpreendeu
Peguei mais um livro da Agatha, que sou fã, para ler. Eu não tinha visto a nota dele aqui e depois me surpreendi em como é baixa, porque eu amei esse livro.

(Sinopse aqui no skoob)
Diferente dos outros livros que já li a autora, esse aqui se passa durante a Segunda Guerra e fala muito sobre o nazismo. Eu fiquei logo surpresa, não sabia que esse seria o tema do livro. Apesar disso, a leitura não foca diretamente na guerra e mesmo assim deixou a história muito mais interessante.

Aqui temos ao casal Beresford, e foi meu primeiro contato com eles. Eu não sabia que os dois são famosos personagens da autora e já amei e quero ler muitos outros livros com eles.

Que casal maravilhoso. O Tommy, nossa, me surpreendeu. Ele trata a esposa como igual, reconhece a inteligência e a personalidade forte dela e têm muito respeito e amor envolvido.
E a Tuppence é maravilhosa. Uma mãe preocupada, aparentemente inocente, mas muito astuta e corajosa.

Os dois trabalhando juntos para descobrir quem eram os espiões nazistas infiltrados em seu país, na Inglaterra, deixou cada página mais envolvente. Os mistério da história me prenderam facilmente. E como sempre, foi impossível desvendar antes do final.

A narrativa da Agatha é maravilhosa. Eu amo os livros dela. Consigo ler rápido, pois a leitura flui de forma simples. Os diálogos aqui são incríveis também. E todos os lados fictícios se intercalando com os fatos reais sobre a guerra só deixaram a história mais completa.

O final achei incrível também. Eu consegui descobrir uma pista, mas só nas últimas páginas. kkkkkk. Ainda estou sem entender como esse livro tem uma nota tão baixa no skoob. Mas eu amei e super recomendo!

guizin 08/02/2022

m ou n?
esse é o segundo livro que leio com o tommy e a tuppence e ELES SÃO TÃO DIVERTIDOS!! genial as táticas deles de tentarem descobrir quem eram os espiões nazistas numa pensão cheia de gente ao mesmo tempo que eles fingiam ser outras pessoas. amo muito este casal serelepe livro show de bola lançado durante a segunda guerra mundial com zilhões de críticas ao nazismo, patriotismo demasiado, machismo, extremismo, xenofobia e também momentos de reflexões sobre a segunda guerra.

após aproximadamente 80 anos da publicação desse livro é inevitável você não considerar a mente de agatha christie uma mente de titânio. todas as críticas da época que ela aborda em cada história são extremamente importantes(claro tem livros dela que possuem muitos preconceitos de época), eu acho que só lendo vários livros dela pra entender o quanto agatha christie sempre esteve a frente do seu tempo pq são coisas escritas há tanto tempo mas também são tão atuais!!
guizin 08/02/2022minha estante
oque n me fez dar 5 estrelas foi nao ter aquela euforia no final de revelação e plot mas mesmo assim achei agradável e coerente

luma 11/06/2020

Gostei muito
Nesse livro podemos ver que diferentemente de outros livros da Agatha Christie não ha um assasinato e sim um caso de espionagem da alemanha nazista,para muitos isso pode ser um fatos ruim,porém,eu sinceramente gosto dessa premissa mais tranquila sem toda a tensão de achar um assasino