M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Heloiza34 17/04/2023

??
No início é meio parado por ser um livro de detetives, mistério, mas a partir do capítulo 9 por aí fica muito bom e você não consegue parar de ler , e o final desse livro, (devia ter desconfiado dela) é surpreendente indico, mas nem tanto ?

Helena365 29/01/2023

O livro é otimo super rápido de ler, mas o que torna dificil de adivinhar o culpado é o fato de ter muitos personahens insignificantes como suspeitos "mrs. Cayley" nao fez nada o livro todo. O fato que os detetives dirigem a investigação para os inocentes também atrapalha. Mesmo assim, foi o meu 3° favorito da autora.

Marcelão 29/10/2020

Uma boa história de espionagem
Falar da qualidade da escrita de Agatha Christie é chover no molhado. Protagonistas carismáticos, história cheia de reviravoltas e personagens misteriosos por toda parte são elementos que encontramos aqui. Confesso que não foi o melhor livro que li da autora mas é inegável a sua qualidade, acho que prefiro os mistérios em torno de um assassinato. Se recomendo? Claro, foi muito agradável acompanhar as aventuras do casal Beresford.

Maíra 01/02/2021

Espionagem e Mistério
Primeiro livro lido em 2021, comecei bem, afinal Agatha Christie é uma autora que nunca decepciona. Neste livro fui imersa em segredos de espionagem da segunda guerra mundial entre a Alemanha e a Inglaterra.
É um livro que começou bem lento, contudo, da metade para frente tomou rumos mais interessantes, especialmente quando os personagens principais foram começando a descobrir mais informações.
O livro varia um pouco do padrão Agatha porque não há assassinatos, não envolvendo assim a presença do detetive Hercule Poirot.
Foi um livro gostoso de ler, padrão Agatha, achei interessante a questão da tática de espionagem e estratégias de enganação.

Mila F. @delivroemlivro_ 30/08/2020

Agentes disfarçados, 2ª Guerra Mundial, o cenário perfeito para Tommy e Tuppence!
Primeiramente quero ressaltar que só lembro de ter lido um livro de Agatha que trouxe estes personagens e foi O Inimigo Secreto (1922), que - detalhe - foi o primeiro livro em que apareceram! Então, já conhecia os personagens, portanto fiquei feliz por reencontrá-los aqui, só que neste volume tive algumas surpresas.

A maior delas é que o "jovem casal" que eu tinha conhecido em O Inimigo Secreto aqui já estão mais velhos e, inclusive, casados e com filhos adultos! Essa parte é bem interessante acompanhar, porque dá para perceber que mesmo com mais idade eles continuam aventureiros, divertidos e apaixonados.

Outro detalhe interessante de M ou N? é que o enredo se passa todo durante a Segunda Guerra Mundial - em pleno 1941 - e, portanto, tem toda a atmosfera de espionagem, bombardeios, tensões, medos e falatórios sobre a Guerra.

Aqui quero abrir um parentese: Agatha Christie escreveu vários livros durante a Segunda Guerra Mundial, porém, poucos deles trazem referências tão marcantes como M ou N? principalmente porque a Segunda Guerra não atua apenas como pano de fundo da história, mas ela faz parte de toda a trama e é o que dá motivação ao enredo.

Voltando para as reflexões sobre M ou N?, este cenário histórico parece perfeito para Tommy e Tuppence atuarem, todavia, acaba se tornando algo que os deixa um pouco triste por não serem mais procurados para prestarem serviços, pois o governo está dando "espaço" para os mais jovens, assim o casal acaba seguindo uma rotina monótona e a debatendo sobre a necessidade de buscarem alguma atividade para se manterem ocupados.

No entanto, quando um agente inglês é possivelmente assassinado na Escócia (pois supostamente sabia informações imprescindíveis sobre alguns quinta-colunas (pessoas infiltradas no comando inglês para obter informações ou espalhar informações falsas para os ingleses), suas últimas palavras foram "M ou N. Song Susie". Algo muito vago e indefinido.

É por conta disso que Tommy é convocado para se tornar um agente disfarçado e tentar descobrir quem é M ou N e quais informações eles têm, porém, os chefes pedem que ele não envolva Tuppence. Bem que Tommy tenta seguir as ordens superiores, mas Tuppence é esperta demais e descobre tudo e até se antecipa em vários momentos atuando como uma agente disfarçada também.

Na verdade, para mim, Tuppence é quem verdadeiramente protagoniza M ou N? se tornando a "peça" fundamental para juntar o quebra cabeça e solucionar todo o mistério. Só que antes da resolução do caso teremos muita aventura, mistério, confabulações, desaparecimento, sequestro e muito, muito mais. O ritmo de M ou N? é frenético, o que alude muito para a urgência e atmosfera durante a Segunda Guerra Mundial.

De modo geral, me diverti muito durante a leitura de M ou N? e mesmo achando estranho vários dos personagens hospedados na pousada Song Susie (mencionada pelo agente secreto que foi possivelmente assassinado), não posso dizer que descobri quem era M ou N, porque de fato eu fiquei o volume inteiro suspeitando de TODOS.

Para mim todos os personagens eram bizarros (diziam, faziam ou falavam coisas suspeitas), por mais que parecessem inofensivos, esse aspecto é bem interessante porque me transportou para a atmosfera da Segunda Guerra onde ninguém podia confiar em ninguém ou acreditar que as pessoas eram quem diziam ser, por mais que a gente simpatizasse por alguém era impossível acreditar completamente nesses personagens.

Todavia, a resolução do caso me levou a um raciocínio lógico (como sempre é algo característico de Agatha Christie) e descobri que os personagens que eu mais suspeitava é que tinham um "rabo preso", no entanto, a resolução e justificativa de ações para outros personagens nem sempre soaram convincentes, devo admitir.

Como M ou N? é um livro relativamente curto - tem menos de 200 páginas - e tem uma fluidez eletrizante, é totalmente possível fazer a leitura dele em um único dia, além disso, quem conhece os livros de Agatha Christie sabe o quanto ela consegue nos prender a trama e nos fazer tentar montar o quebra cabeça junto com Tommy e Tuppence, que são pontos altos nessa narrativa: são personagens incríveis e que se completam tão bem!

site: www.delivroemlivro.com.br

Lullaby 23/12/2023

Essa foi a primeira vez que eu li um livro da Ágatha Christie e posso dizer que adorei, principalmente porque eu consegui adivinhar quem era M. Acho que agora é um bom momento pra começar a ler mais livros dela e mergulhar nesse gênero literário.

AngelMix 04/12/2021

Um casal muda a história...
Nessa narrativa de Tuppence e Tommy, Agatha nos leva para a Segunda Guerra Mundial de uma forma que é possível sentir a tensão da época, assim como perceber em que ponto estamos do evento: a França ainda se renderá.

Além do casal, que tenta se proteger, mas que não consegue ficar separado, são apresentados muitos personagens tão característicos que você acaba desconfiando de todos... menos da pessoa correta.

Um aspecto que acho interessante é que Agatha mostra como era a xenofobia na época. Então, vemos muitos personagens reclamando de alemães e irlandeses, por exemplo, assim como também é apresentada um pouco da retórica que desencadeou muita gente a seguir os ideais políticos do nada nominável H.

Enfim, achei uma narrativa rápida, com diversos ganchos interessantes que fazem o leitor se confundir nas suspeitas. E a leitura é leve e bem rápida. No final da edição, ainda há uma seção com curiosidades sobre referências usadas por Agatha na história.

Lore 16/03/2024

Muito legal
O livro me prendeu bastante e só não dei 5 estrelas pq os termos da época me deixaram muito confusa em algumas partes e eu precisei ficar relendo pra encaixar na minha cabeça e as vezes ficava irritada por não fluir tão rápido quanto eu esperava (mas foi só impaciência da minha parte kkkkm

o livro é mt bom e é a primeira vez que leio com esse casal como protagonista

livxzz 12/07/2022

?Ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perdê-la?
O livro como um todo é muito bom, o primeiro mistério da A.C com tommy e tuppence que eu leio, achei ambos muito bem escritos e desenvolvidos. A história em si tem muito potencial, por mais que o começo do livro seja um pouco parado, o desenrolar do meio pro final é excelente!

Adrien 11/08/2023

M ou N?
"M ou N?", sem dúvidas é um dos melhores romances policiais da Agatha. O livro conta um caso diferente do que estamos acostumados e esse é o ponto mais atraente dessa história hipnotizante.
Apesar de ter achado o começo do livro um pouco monótono, logo começa o suspense perpétuo, típico dos livros da Agatha Cristhie.
Esse foi o meu primeiro contato com o casal Beresford e admito que me surpreendeu muito, o casal tem um carisma próprio e encantador.
Recomendo muito!!!

francezju 02/09/2023

Esse é o primeiro livro da Agatha Christie que eu leio em que não ocorre uma investigação em torno de um assassinato. A história se passa durante a Segunda Guerra, e os protagonistas são um casal que trabalham para um servico de inteligência britânica, e que precisam descobrir espiões alemães infiltrados.
Boa parte do começo, até quase o meio da
história, quase nada acontece e os personagens apresentados como suspeitos não são muito interessantes. O livro me deixou um pouco com aquela sensação de novela que deixa tudo para o último capítulo. Ainda sim, é um leitura rápida, fácil e descontraída.

EmanuellyP 30/05/2020

Primeiro contato com Tomas e Tuppence
A trama vai se ambientar em plena guerra Mundial e os personagens vão se envolver em uma missão para descobrir a "quinta coluna inglesa", ou seja, aqueles que estão traindo o país e enviando informações valiosas para Alemanha nazista.
O problema é que ninguém parece ser quem diz, e, descobrir os traidores dentro de um grupo tão peculiar vai ser uma missão mais difícil do que o casal imaginava.
??
Ainda não tinha lido nenhum livro da autora com essa dupla de protagonistas, e foi inevitável estranhar um pouco (continuo preferindo os de Poirot ?). Ao contrário dos crimes e suas reviravoltas mirabolantes que é marca da autora, há um foco maior na espionagem o que foi bom, novo e até mais palpável, por outro lado, muito mais fácil de "adivinhar" o rumo da história. Gostei, mas esperava um pouco mais.

Rodriguinho @literario.rojo 19/01/2021

Nessa obra temos de volta o casal Tommy e Tumppece que já no próximo dos seus quase 50 anos, casamento estável e com filhos já adultos o casal está incomodado pelo fato de se sentirem "inúteis" sem algum trabalho enquanto a segunda guerra mundial acontece.
Porém após a visita do senhor Grant o mesmo propõe um trabalho ao Sr Tommy para investigar possíveis espiões infiltrados trabalhando contra a Inglaterra. E esses espiões alemães são apenas conhecidos por M ou N e os mesmos estão possivelmente em uma pensãozinha no interior da Inglaterra onde temos aqui aquele ambiente pacato de interior onde reside pessoas "comuns" que nada se tem de suspeita, o que será um enorme desafio para o casal.
Nesse cenário temos aquela tensão onde o medo da invasão nazista a Inglaterra ameaçado por esse "cavalo de Tróia" pregado nesse cenário bucólico chamado Leahampton. Como citado apenas Tommy havia recebido o convite para esta missão, porém Tumppece de uma maneira muito inteligente, esperta e até engraçada se infiltra em meio a essa investigação.
E nisso temos o cenário composto para essa obra magistral da Agatha que aqui apresenta a guerra em primeiro plano e nada melhor que o casa T&T para esse caso que contamos com mentiras, conversas atrás da porta, mortes, suspeitas. Pra variar me senti muito investigador nesse livro e fui enganado pra variar como sempre. Essa foi minha primeira leitura da autora nesse 2021 e já favoritei sem pestanejar.

Gabriela.Louise 29/04/2022

M ou N?
Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li com Tommy e Tuppence como protagonistas, e gostei muito!
Achei a leitura super leve e dinâmica, a interação dos personagens é muito divertida, e o jeito que é narrado prende bastante.
A história se passa no período nazista, e eles procuram um espião ou espiã.
Realmente muito interessante de ler, gostei demais.
Manu 29/04/2022minha estante
É mto bomm

Renata 04/05/2020

É um bom livro, mas inferior agos outros que li dela. Talvez não tenha me cativado tanto por não ter o Poirot (não senti muita empatia pelos Tuppence).