A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis




Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada


810 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Júlia 22/01/2023

Bom
A história é boa, e até um pouco triste se você considerar que Lúcia e o Edmundo não voltarão mais para Nárnia. O Eustáquio era o típico priminho chato, mas ele melhorou kkkk.
comentários(0)comente



Nicole 18/01/2023

um livro bom de início, história nova e diferente, peculiar até mesmo para nárnia. porém ao decorrer do livro, vai se tornando repetitivo e até um pouco cansativo. dou nota 4,5/5
comentários(0)comente



Jabuticaba cacheada 16/01/2023

50/50
Comecei o livro com enormes expectativas que foram pisoteadas ao longo dele, apenas depois da metade que começa a ficar interessante, porem eu ja estava tao chateada e de saco cheio que nao pude aproveitar bem, da metade pro fim é tudo uma delicia mas o jeito de escrever do autor me deixou meio pra baixo, nao somos compativeis e até agora so gostei de 1 dos seus 5 livros desta serie, espero muito do proximo que vem..
comentários(0)comente



Whoisalex 10/01/2023

A Viagem do Peregrino da Alvorada
Eu vou sentir saudades da Lúcia e do Edmundo, mas eles acabaram com uma aventura incrivel!Eu amei o livro
comentários(0)comente



nerito 06/01/2023

Sobre jornadas sem retorno
O menino se chama Eustáquio Mísero. E faz por merecer esse nome. Tem comportamentos extremamente práticos e adora debochar de seus dois primos, os irmãos Lúcia e Edmundo Pevensie. E o deboche piorou quando descobriu que os dois compartilham um segredo: as viagens ao país mágico de Nárnia.

É claro que Eustáquio não acredita que os primos tenham viajado para outro mundo. Essa certeza torna o deboche ainda mais saboroso para ele. Fato é que o menino não suporta aqueles dois, e o sentimento é recíproco.

As férias teriam sido uma tortura para os irmãos Pevensie, hospedados na casa de Eustáquio por motivo de força maior, não fosse o quadro pendurado no quarto em que os dois dormem. Trata-se da imagem de um belo navio a remos, com uma cabeça de dragão na proa, navegando em um mar maravilhosamente tranquilo.

Lúcia e Edmundo acreditam que aquele é um navio de Nárnia. Por isso, investem todo o tempo possível a contemplá-lo, perdidos em nostalgia. Eustáquio, em muitos desses momentos, aparece para debochar deles. Mas então, em um desses episódios, a magia acontece, provando que os irmãos tinham razão.

Aquele é mesmo um navio de Nárnia, levando ninguém menos que o próprio Rei Caspian, o herói do livro que leva seu nome em As crônicas de Nárnia. Caspian está em uma missão de busca pelo paradeiro dos fidalgos amigos do seu pai, os quais foram banidos para o mar por Miraz, o tirânico tio do rei. Acompanhando essa jornada está Ripchip, o Rato, aquele mesmo que operou feitos heroicos no livro anterior.

Assim tem início A Viagem do Peregrino da Alvorada. É talvez um dos mais épicos livros da série, no seu sentido estrito do termo, pois trata de uma jornada grandiosa e que tem a sua cota de perigos. Dragões, monstros marinhos e criaturas invisíveis estão entre esses percalços que os viajantes terão de enfrentar. Sem falar no maior e melhor dos perigos: Aslam, o Grande Leão.

O livro é uma delícia de se ler e acrescenta mais alguns à grande galeria de mistérios do mundo de Nárnia. Estrelas descansando em ilhas, frutos do Vale do Sol, a Faca de Pedra na Mesa de Aslam são alguns desses mistérios. A jornada em si é um grande mistério, podendo ser vista em seu teor figurativo. Ninguém pode negar o tom alegórico dos livros de C.S.Lewis, conhecido pregador cristão. Com isso, podemos pensar na jornada do Peregrino da Alvorada como uma escalada espiritual.

Outra grande alegoria está na metamorfose de Eustáquio. A narrativa tem seu início com foco no menino, mas esse foco se desprende dele e muda para Lúcia. Durante a maior parte do tempo, Eustáquio é insuportáel. Ele não é apenas um péssimo sujeito para os familiares, mas uma compahia odiosa. Há um propósito para que Eustáquio embarcasse nessa jornada e esse propósito é uma das alegorias mais belas de toda a série.

A despeito dessa beleza, gostaria de problematizar a construção da personagem Eustáquio. O livro apresenta o menino de um jeito que me faz pesar que ele e sua família são progressistas "caricaturizados". São descritos como "gente moderna, de ideias abertas". Pelo contexto, dá para perceber que a descrição é negativa e nem um pouco elogiosa.

A despeito desse problema, o livro continua delicioso de ser lido. Com aventuras, mistérios e muita magia, A Viagem do Peregrino da Alvorada é diversão certa, mesmo que seja uma alegoria religiosa.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2023/01/a-viagem-do-peregrino-da-alvorada-sobre.html
comentários(0)comente



Laura 06/01/2023

Crônica muito boa. Uma das melhores.
As aventuras deles sempre trazem lições importantes. Tem referências de Cristo em todos os lugares.
comentários(0)comente



Juliana 06/01/2023

?
o meu favorito das crônicas de Nárnia com toda certeza. eu ri, chorei, me emocionei, senti a presença de Jesus e fui transformada de uma forma única. 5/5?favoritado?
comentários(0)comente



Asafe 06/01/2023

Como eu amo Nárnia!
Eu terminei essa leitura extremamente empactado e emocionado! É surpreendente como uma história "simples" e "infantil" pode ser tão boa e trazer tantos questionamentos e ensinamentos!
Neste livro temos uma premissa bem simples, Lúcia e Edmundo retornan a Nárnia e embarcam em uma viajem com o rei Caspian e sua tripulação. A narrativa parece contos, a cada parada, encontramos uma aventura diferente.
Eu amo a escrita do Lewis nestes livros, me parece tão familiar e aconchegante, me sinto em casa nesse universo!
Em cada aventura, vemos as tentações do homen e os problemas que todos enfrentamos e sofremos, a ambição a maldade e a luxúria, vemos como em todos os lugares, até os mais lindos, encontramos situações em que nosso caráter é posto à prova. Nossos personagens aprendem que devem lutar para vencer isso, mas que só conseguem com a ajuda de Aslam, que está em todos os momentos com eles, os salvando e ps aconselhando.
Nitidamente, vemos diversas referências a histórias e princípios cristãos, oque para mim foi incrível e emocionante. Terminei o livro com o coração quentinho e com uma sensação que só esses livros me dão.
comentários(0)comente



Gezinha 05/01/2023

C. S. Lewis... Sempre incrível ler.
Quinto livro das série. Acho que é o meu preferido. Os ensinamentos cristãos são mais profundos e explícitos nesse volume. A história é uma gracinha. Mas emocionante em seus ensinamentos.
comentários(0)comente



Nathinha 03/01/2023

Feliz 2023
É um livro bom, mas sinto que essa história funcionou melhor como filme do que livro, faltou emoção em certos momentos. Mas eu amo tanto essa saga, ansiosa para os próximos porque são as que eu não conheço.
comentários(0)comente



Thays.Adami 03/01/2023

Crônica fantástica, uma das melhores!
Deixa os nossos corações quentinhos e aconchegados dentro do mundo mágico de Aslam. As aventuras todas nos trouxeram lições maravilhosas sobre amizade, dificuldade das mudanças, e principalmente, sobre fé. Tem referências sobre Cristo e sua história em todos os lugares. Eu super recomendo esse livro infanto-juvenil que tem muito de filosófico.
comentários(0)comente



Polyane 31/12/2022

????
Que livro mais lindo!!!! É o primeiro que eu realmente gostei das crônicas de Narnia! ?? Não senti falta de Suzana e Pedro kkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz 30/12/2022

A viagem do peregrino da alvorada
A viagem do peregrino da alvorada é uma ótima aventura, mil vezes melhor que o filme!
A evolução do Eustáquio é maravilhoso de ler e poder ler mais sobre a Lúcia e o Edmundo é um delírio. E Aslam como diz a poetiza Taylor Swift " i love you to the moon and back"??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



810 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR