A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Gabriel1994 28/04/2021

Uma boa leitura
Em A Viagem do Peregrino da Alvorada, Edmundo e Lúcia voltam para viver mais uma aventura no mundo de Narnia, mas dessa vez estão juntos de seu primo Eustáquio.
Foi muito bom descobrir mais desse mundo.

bella 30/04/2021

Uma grande Viagem!
insta: @atocadaraposa

Sim, impossível parar, mal tinha acabado de ler "Príncipe Caspian" e já comecei "A Viagem do Peregrino da Alvorada", a continuação da história, o 5° livro de "As Crônicas de Nárnia" (cronologicamente), por C. S. Lewis. ​

Se você não leu as crônicas anteriores ou não leu meu post sobre "Princípe Caspian" sugiro que leia antes (só procurar aqui no blog), porque este terá spoilers!

Pois bem, a crônica começa um ano depois da anterior (3 anos em Nárnia), Lúcia e Edmundo iam passar as férias na casa de seu detestável primo, Eustáquio, um garoto mesquinho e mimado que adora irritar os outros.

Para se divertir, os 2 irmãos começam a falar de Nárnia quando seu primo entra no quarto e insinua que eles estivessem doidos. Há uma briga até que, por um momento, eles percebem algo de estranho no quadro pendurado no quarto. Era a pintura de um navio pirata que estava a navegar, só que as águas pareciam mais vivas e o navio com movimento, então água é jorrada para fora do quadro e os jovens são levados para dentro do navio que era de Nárnia, obviamente.

Eustáquio entra em pânico ao se tocar que as histórias são reais e que estava em um navio de verdade. Lúcia e Edmundo se dão conta que o navio era do, agora rei, Caspian X, e sua tripulação contava com o capitão Drinian e o amigo deles, Ripchip, o rato valente.

Navegavam mar adentro porque Caspian havia prometido, quando se tornara rei, que iria atrás dos 7 fidalgos, lordes, amigos de seus pais que foram mandados para o mar, na esperança de que morressem, pelo Miraz (tio de Caspian que assumira o trono), de forma que não houvesse nenhuma ameaça ao tirano.

Então, feito o juramento, Caspian percorre as ilhas conhecidas e não conhecidas nos mapas atrás dos lordes. Além disso o rato Ripchip está atrás da Terra de Aslam, um lugar que dizem ser de onde o leão vem, em Além-Mar, depois do fim do mundo, só não sabem se esta é real ou imaginário.

​Na crônica há muitas batalhas de tirar o fôlego, reviravoltas impressionantes, personagens complexos que chegam a fazer loucuras, além de que em cada ilha que descobrem há uma mini-história diferente.

Eu li a crônica bem rápido, não conseguia me desgrudar das páginas e, no final, há uma cena que emociona a qualquer um, sem contar nas inúmeras referências e nas "morais" que se pode absorver da leitura.

Com certeza, uma das minhas crônicas preferidas.

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Diego VF 01/05/2021

Perfeição
Tudo nesse livro funciona. Apenas isso. Tudo é perfeito. Favoritei. Esse livro me lembrou até um pouco o anime One Piece, pois é uma aventura em um navio que vai de ilhas em ilhas.
O Eustáquio (eu não lembro se é assim que escreve) marcou presença, e o Ripchip continua sendo corajoso. Edmundo, que eu não gostava, agora virou um personagem maravilhoso. E a cada ilha eu já ficava pensando o que eles iam encontrar lá. Eu entrei muito na história, então a leitura foi maravilhosa. Recomendo fortemente para todos.

5/5

Miza 05/05/2021

Muito divertido, com muitas aventuras diferentes dentro de um livro só, ambientes desconhecidos, personagens novos, uma evolução muito legal de alguns personagens.
Dentre os livros da saga foi um dos que achei mais divertido de ler.

Nelson 05/05/2021

Resenha
Bem diferente do filme, é bem mais interessante o filme porém o livro tem detalhes muito mais incríveis.

Sander.Garcia 06/05/2021

Vontade de ler de novo
A cada crônica, cada livro me impressiona mais a escrita de Lewis. Que gênio da literatura mundial!
Aqui somos convidados a embarcar no grande barco chamado Peregrino da Alvorada, com destino às Ilhas Solitárias, onde possivelmente devem encontrar 7 homens, amigos da parte do pai de Caspian.
Cenários incríveis são construídos no solo da imaginação.
As aventuras prometem altos picos de adrenalina. Nárnia é pura emoção e magia, na medida certa.

Angelis 06/05/2021

O livro é fantástico, com uma sequência incrível de aventuras. O final que me deixa um pouco triste, mas vale a pena.

Hellen 09/05/2021

Não é meu preferido, comparado com os outros esse foi bem sem graça. E eu não gostei muito do final. Eu acho tão injusto que os quatro irmãos façam tanto por Narnia e não possam ficar lá.

livi123 21/05/2021

O Peregrino da Alvorada
Mais uma vez "meu livro favorito" kkkkkk
Essa série de livros é incrível! Esse em particular acho que faz a gente usar ainda mais a nossa imaginação, são muitas aventuras, muitas pessoas se desenvolvendo e muitos lugares incríveis apresentados.
Eu sempre leio os livros e em seguida vejo o filme e apesar da produção dos filmes ser impecável, acho que desse livro não conseguiu ser tão fiel quanto os anteriores, mas vale assitir assim que terminar pra ver com mais "realismo" o Peregrino que é tão bonito quanto eu imaginava.

Barbara.Rolim 21/05/2021

Realmente uma peregrinação. Muita aventura, perdas, conquistas e vitórias. Amei! ?

Jenifer 25/05/2024

Muito bom, acho que foi um dos livros que mais gostei, ele é bem fluido e gostoso de ler. O bom dos livros é serem bem curtinhos e de fácil leitura

Marina.leituras.da 23/05/2021

🦁Novamente eu tive a mesma sensação de quando estava lendo os livros anteriores, os personagens são bem rasos, até mesmo os principais, tanto as relações entre eles quanto suas personalidades.

🐲As aventuras são bem rápidas, mais ou menos 1 ou 2 capítulos pra cada obstáculo a ser enfrentado. Até mesmo o final que sempre achei muito emocionante na versão do filme, no livro achei que passou muito batido e sem emoção.

🦁Como essa é uma releitura pra mim, gostei de perceber algumas “pistas” que o autor deixou que irão ser importantes no próximo livro, se me lembro bem.

🐲Durante essa releitura, percebi o que me incomoda na narrativa do autor, pelo menos nos livros dessa série. Ele acaba só nos contando o que aconteceu com os personagens e não nos descreve com detalhes, não mostra quando está acontecendo.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/05/resenha-viagem-do-peregrino-da-alvorada.html

pam 24/05/2021

Acho que agora é oficial: ESSE É O MEU FAVORITO HAHAHAHAHA
Se você gosta de muita aventura, com toda certeza "As Crônicas de Nárnia: a viagem do Peregrino da Alvorada" é pra você!
Nessa crônica embarcamos em um grande barco chamado Peregrino da Alvorada, com o objetivo de encontrar 7 amigos perdidos do pai de Caspian. Navegando pelo mar, conhecendo novos locais e ilhas misteriosas, juntos com uma tripulação pra lá de especial. Revemos alguns personagens que já conhecemos anteriormente e também conhecemos novos rostinhos, como o de Eustáquio que de incio você vai detestar e depois aprender a amar (comigo foi assim, no final, ele se tornou um dos meus favoritos). Eustáquio de certa forma me remete muito a Edmundo em seu primeiro contato com Nárnia. Ambos, após conhecer Aslan tem uma redenção de tirar o fôlego.
O Rato Ripchip roubou a cena mais uma vez com sua bravura e coragem, não poderia haver um final mais honroso do que o dele, muito merecido e aguardado.
Aslan nós presenteia com um dos diálogos mais marcantes, de todos os livros até então. Lewis tem o poder de nós fazer imaginar e trazer toda a magia de Nárnia para a nossa realidade.
(As referências bíblicas desse livro são INCRÍVEIS).
Infelizmente, os últimos dois irmãos Pevensie se despedem de Nárnia.. triste em saber que não teremos mais a presença deles nos próximos livros, mas ao mesmo tempo, me sinto encantada por conseguir ver nitidamente a mudança e evolução de todos.
Sempre finalizo um com muitas expectativas para inciar a próxima, agora faltam apenas 2 para finalizar a leitura esse mundo tão incrível!