O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Anne 17/05/2022

Esperar, e ter esperança!
Sempre me sinto perdida para resenhar uma obra de peso. E nossa, que obra! Que escrita, que filosofia!

A história se inicia no início do século XIX. Edmond Dantès, um jovem marinheiro com um futuro próspero e feliz pela frente, acaba de substituir temporariamente seu capitão morto, executando seu último desejo à risca e honrosamente.
Em seu retorno, não vê a hora de chegar para encontrar sua noiva Mercedes e seu amado pai, o velho Dantès.
Sua felicidade, entretanto, atrai olhares invejosos, de maldade extrema. Seu destino então é ceifado pelos invejosos, e o doce e bom Edmond é jogado nas masmorras do Castelo de If "para sempre".
Que sofrimento o jovem Dantès passa.. é imensurável cada minuto de sua agonia a imaginar o que foi feito de Mercedes, e de seu velho e caro pai.
O sofrimento, é sabido, é pura filosofia de vida; e foi um mestre para o nosso aventureiro. Tentar colocar aqui, em palavras, as transformações em nosso protagonista, seria em vão. Basta dizer que, uma vez ressurgindo como o terrível (e ainda bom) Conde de Monte-Cristo, nosso caro grão-Senhor brinca de Deus. Ele vê tudo, ele sabe de tudo, ele não só prevê, como ele é a causa de destinos e desvios; trazendo a justiça aos seus carrascos. A cada um que, sem titubear o empurrou aos ponta-pés calabouço abaixo. Ele consegue atingir seu objetivo? É, o temível Conde, capaz de executar seus planos à risca tal como planejou? Só as 1304 páginas poderão revelar.

Uma das coisas que mais agradam na leitura, além da trama rica, são os muitos pensamentos inteligentes e de reflexão sobre o homem, sua natureza e a sociedade.
É preciso ser um leitor muito desatento para não concluir a leitura com o espírito mais sábio.

Enfim, concluo recomendando fortemente esse clássico. É um daqueles livros que não podemos passar pela vida sem conhecer.

Elide.Rodrigues 14/10/2021

Esperar e ter esperança
Que livro! Mais de 1 ano lendo e valeu a pena... vou sentir saudades de Edmond. Uma história de vingança que na verdade é uma busca por si mesmo e pela verdade... quem busca encontra é isso. Leria tudo de novo só por esse final incrível... amei!
Aline 14/10/2021minha estante
Eu ameiiii e devorei esse livro! Livraço!

Elmo Mayko 14/10/2021minha estante
Terminei há cerca de um mês. Uma aventura e tanto. Um dos favoritos da vida.

caroline ww 29/07/2021

Depressão
Estou oficialmente abrindo um quadro depressivo após a finalização dessa leitura.

Alexandre Dumas traz pra nós personagens complexos moralmente, o que faz com que tenhamos o processo de reflexão a cada página decisiva ou por cada ação tomada; brinca com nossos sentimentos e nos faz ter uma relação de amor e ódio com aquele que escolhemos como favorito (boa sorte se o seu favorito for o próprio conde ou o Albert, como foi o meu caso).

Eu amei a narrativa e a fluidez do livro, tanto que demorei um mês e pouco pra finalizar a leitura (mesmo tendo largado ela durante alguns dias pra finalizar outra). O único ponto negativo e que eu gostaria de ressaltar é a falta de foco que ele deu pra alguns personagens... Eu acho que ele poderia ter abordado mais a Mercedes, a Haydée e o Franz, porque são personagens muito cativantes mas que aparecem "pouco" (entre aspas, porque esse pouco é equivalente há umas 30, 50 ou 100 páginas).

Enfim, o livro entrou pra lista de favoritos e eu ainda vou demorar muito tempo pra digerir e esquecer esses personagens... Sério.

Luciana 22/02/2024

É preciso ter querido morrer, para saber como é bom viver.
Finalmente terminei essa história com algumas reviravoltas. Claramente ele poderia ser escrito em 400 páginas? Sim. Porém são tanto detalhes que talvez se perderiam na história.
Amei o final dos personagens, monte Cristo tem um coração bom, e fez bem aos que mereciam.
Estou feliz por ter acabado.

Loyrane0 13/07/2023

O conde de Monte Cristo
?É preciso ter querido morrer, Maximilien, para saber como é bom viver.?

Que leitura incrível!
Finalmente depois de 2 meses de leitura , terminei essa brilhante obra
Essa foi uma história, que de início me assustou pelo tamanho do livro, mas o conteúdo e tudo que é abordado aqui dentro, é simplesmente, SENSACIONAL.
Não me arrependo de ter embarcado nessa viagem
Eu amei a construção dos personagens, e acompanhar ao decorrer da trama, todos os pontos se encaixando perfeitamente, e a cada capítulo que passava a ansiedade de passar para o próximo, e ver tudo acontecendo.
O conde é uma pessoa sensacional,
Eu senti muita raiva dos ?vilões? e também amei muitos personagens.
Uma leitura longa, de 1301. pg, que de um jeito ou de outro, acaba te conectando com a história e aos personagens. Foram tantos dias imergindo nessa leitura, que toda vez que eu tinha que dar uma pausa, eu não conseguia parar de pensar na história, e já queria voltar correndo, para saber de todos os detalhes.
Você se prende tanto nessa leitura, que fica ansiosa para ver a vingança começar, você quer justiça, mas ao mesmo tempo que quer ver todos pagarem por tudo que fizeram à Dantès, você também quer piedade aos vilões, por que você tem compaixão, e ele simplesmente meche com todas as suas emoções.
Em muitos momentos, eu me peguei chorando e torcendo muito por Dantès.
No final eu simplesmente não conseguia parar de ler, é impossível largar.
Essa com certeza, deveria ser uma leitura obrigatória para os amantes da leitura e principalmente dos clássicos.

Em um outro momento da minha vida, essa é uma história que eu com toda certeza irei fazer a releitura.

Favoritado 5??, com certeza!!!
É isso: LEIAM O CONDE DE MONTE CRISTO!

Myka 26/04/2021

O conde de monte cristo
Depois de 4 longos meses , terminei essa leitura ! Agora me pergunto o que vou ler ? Como será minha vida sem esses personagens ? O que será de mim sem a sabedoria do Conde de Monte Cristo?
É um livro enorme , porém muito fluído de ler, um dos melhores clássicos para começar!
O conde é um personagem incrível! Passou por muita coisa , teve sua jornada da vingança (e que jornada em kkkk ).
Resumindo, uma das melhores leituras que tive na vida !

Leticia2513 22/08/2021

"É preciso ter desejado morrer para saber como é bom viver."
com certeza um clássico que merece essa denominação! a leitura foi um mix de sentimentos, me fez questionar se a vingança realmente compensa, me apeguei a uns e odiei mortalmente a outros. em alguns momentos se tornou cansativa, mas o final foi magnífico. Dumas amarra a história muito bem, fazendo tantas conexões que me perdi no meio do caminho kkkkkk, inclusive é cheio de referências históricas, o que pode ser interessante pra quem gosta de história como eu :)

Afreitas 02/04/2021

Queria ter lido mais devagar
Não tenho palavras para descrever o quão perfeita é essa história. Muito bem escrita, bem planejada... sério, estou aqui batendo palmas para o Alexandre Dumas. Com toda certeza lerei outras obras dele.
Tiago.Boaventura 02/04/2021minha estante
Está na minha meta para esse ano. Já assisti ao filme mas não me lembro de muita coisa então as expectativas em relação a leitura são bem altas.

Afreitas 02/04/2021minha estante
Vai com tudo!! A história é muito boa, pretendo assistir ao filme depois

Tiago.Boaventura 02/04/2021minha estante
Obrigado pelo incentivo. Eu comecei um outro livro hoje mesmo mas devo terminar ele bem rápido e o Conde de Monte Cristo não me escapará depois kkkkk

Afreitas 03/04/2021minha estante
Se precisar de alguém para falar sobre, tamo aq ?? Espero muito que goste

joão 03/04/2021minha estante
Oii, oq vc achou dessa edição da zahar?? Foi confortável de ler?

Afreitas 04/04/2021minha estante
A tradução da Zahar é muito boa, o livro flui bastante, nem parece que é um clássico. O único problema dessa edição é que não é comentada, mas de resto não tenho o que reclamar.

Tiago.Boaventura 04/04/2021minha estante
Quando eu estiver lendo vou postando aqui minhas impressões e vamos conversando a respeito.

Afreitas 09/04/2021minha estante
Ta bem ??

Ramon 03/12/2021

O Conde de Monte-Cristo
Simplesmente um dos livros mais incríveis que já li. Acompanhar toda a a trajetória do Conde foi uma das mais agradáveis experiências literárias que já tive. As emoções apresentadas aqui em várias situações chegaram a mim de forma intensa, que livro bem escrito! Tudo o que posso dizer sobre ele é que leiam, valerá cada segundo e cada palavra lida.

Isa 23/01/2022

Alexandre Dumas plagiou autor da Globo? Entenda o caso:
Pra quem não sabe esse livro foi totalmente inspirado naquela novela da Globo, O outro lado do paraíso. Assim, como na novela o protagonista é preso injustamente, sofre pra caramba, mas conhece um salvador que lhe dá uma fortuna com F maiúsculo e lhe ensina tudo sobre a vida e o mundo. Então ele foge e volta pra se vingar das três pessoas responsáveis pela sua prisão. O livro é enorme, mas a trama é tecida perfeitamente, desde pequenos detalhes até planos mirabolante, tudo pelo objetivo final. Há muitas histórias paralelas, talvez mais do que o necessário até, mas elas fazem com que conheçamos todos os personagens e todos os motivos atrás das suas motivações e decisões. O Conde é um protagonista extremamente complexo, as vezes frio capaz de tudo pela vingança, as vezes gentil e generoso, as vezes alguém que não se importa em matar e causar sofrimento, as vezes alguém cansado, preso em uma vingança que não consegue se livrar. Enfim, é mais uma experiência incrível que só uma obra clássica e atemporal pode proporcionar. Recomendo MUITO a leitura.
Leandro.Pereira 23/01/2022minha estante
Quando eu li achei também que daria uma ótima novela

@babi.teixeira 23/01/2022minha estante
Hhahaha o livro foi inspirado na novela??!!! ?

alissonferreira.c1 23/01/2022minha estante
Ah não ser que seja ironia, eu acho que é totalmente o contrário do você falou na resenha. O Conde de Monte Cristo foi publicado a primeira vez em 1846. Nesse caso seria o autor da Globo que plagiou/se inspirou no obra de Dumas.

Dan 23/03/2020

*Um bom entretenimento*
A história de Edmond Dantès é interessante e de fato cria uma expectativa quanto ao desenrolar dos planos de vingança do protagonista. O ponto alto do livro está nos primeiros 10% da obra, que vai do complô contra Dantés até a fuga da Castelo de If. Os últimos capítulos do romance também são igualmente bons.
A obra tem seus pontos fortes e tem seus pontos fracos. Os motivos para receber somente 3 estrelas são:
1. A falta de concisão: Dumas, em vários pontos, acrescentou desnecessariamente certos eventos e diálogos. Nota-se claramente a tentativa de alongar a história por alongar, sem nenhuma justificativa literária plausível. Talvez o fermento tenha sido usado por motivos de lucro, já que originalmente a obra foi publicada em folhetim.
2. Inverossilhança no encadeamento dos "fatos": Isso decorre do exagero de coincidências, algo intragável. Torna o enredo muitas vezes absurdo, forçado. Personagem X foge e vai se esconder no hotel onde está personagem Y, que coincidentemente teve relacões com X no passado; personagem Z tentou matar A, B contratou por coicidência Z para trabalhar, depois B (que conheceu A no passado) descobre que Z tentou matar A etc etc.
3. A artificialidade de diálogos: Há diálogos que não transparecem naturalidade por não corresponderem às situações. Como o fato de personagens usarem de pedantismo num momento de grande tensão, por exemplo. Ou até mesmo a reação de certos personagens a dados acontecimentos não convencem, soa como algo postiço.
"O Conde de Monte Cristo" reforçou ainda mais uma suspeita minha: a de que o Romantismo produziu melhores poetas do que prosadores. É um bom romance, nada tem de extraordinário.
David.Silva 16/07/2020minha estante
Procura o livro o homem que ri do Victor Hugo que envolve muitas intrigas politicas.
Uma baita obra do romantismo.

Dan 10/08/2020minha estante
Obrigado pela sugestão, David Silva.

Pedróviz 22/10/2020minha estante
Gosto de posições honestas. Como não li o livro e não gosto de textos que não têm o necessário rigor, penso em descartá-lo da minha lista de prioridades. Há muito para ser lido. Resenhas nos orientam na escolha.

larissa dowdney 10/01/2022minha estante
Resenha que mais contempla minha opinião sobre o livro!

Dan 18/06/2022minha estante
Larrisa, pra mim, é um clássico supervalorizado.

Ziza 28/02/2023minha estante
Amo esse novelão ??

Luciane oliv 19/08/2021

Maravilhoso do início ao fim
Um clássico incrível que faz jus ao seu tamanho, uma história sobre vingança e redenção q nos prende, nos faz sofrer com o personagem e torcer muito por ele. Incrível, maravilhoso, recomendo, vale muito a pena.
Nick 20/08/2021minha estante
O que você achou dessa edição? Estou querendo comprar mas estou entre essa edição da Martin e da Zahar, porém a da Zahar é bem mais cara.

Luciane oliv 20/08/2021minha estante
Eu achei muito boa, o tamanho da letra é excelente, não fica uma leitura cansativa. Eu também comprei os Miseráveis, da mesma editora, e a letra também é ótima.

Carlos R. A. Amorim 25/04/2020

Excelente
Uma estória sobre vingança que inspirou muitas outras obras. O livro é sensacional e, ao contrário do que imaginamos pelo título, não conta apenas a trajetória de Edmond Dantés, o Conde de Monte Cristo, mas também a de inúmeros outros personagens, que são tão interessantes quanto.
O livro é grande mas tem capítulos curtos o que torna á leitura bastante ágil.
O desenrolar da narrativa traz uma mistura de sentimentos, pois tem de tudo nessa estória: aventura, humor, ação, suspense, paixões, reviravoltas, enfim, bem envolvente e fascinante.
A escrita de Alexandre Dumas é primorosa, com um toque poético mas sem exageros. O narrador é preciso, conta o que precisa contar, mas não se envereda por devaneios filosóficos.
O livro é maravilhoso e deve ser lido por todos que apreciam uma boa estória.