Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Taylor33 10/04/2024

Me abraçou e me deu um tapa ao mesmo tempo
Eu poderia falar bastante desse livro pq ele trás assunto q podem ser inseridos em mts contextos, mas eu realmente não quero dar spoiler e tbm a minha experiência com ele foi mt individual, falou mt cmg
Eu adoro essa coisa do ser humano em todas as questões e como uma experiência trás questões aplicáveis a tudo. Apenas leia, não se preocupa q não é um auto-ajuda chato q vai te dar uma fórmula pra saúde mental perfeita e bla bla bla, na real é mt provável q tu se veja um pouco em cada personagem e reflita mt sobre si mesmo e sobre as pessoas a tua volta. E caso tu não tenha interesse nenhum em psicologia, saúde mental e se entender como um ser complexo que lida/vai lidar com mts questões que vão formar quem tu é e quem tu pode ser através de traumas/experiência, leia pq vai te dar repertório pra dar conselho pras tuas amgs. Sem meme, mandei frases desse livro enquanto tentava ajudar ela com umas situações pq tudo se encaixa em algum personagem/frase do livro. Juro q vai ajudar a mandar textão pra tua melhor amg com mais confiança de q não tá falando merd@. Recomendo mt e é isso

Obs: tu vai rir e se emocionar com os mesmo personagens ao decorrer da história. É um livro q vai te fazer sentir mts coisas e eu adorei como cada vez mais tu conhecia lados novos dos personagens, assim como quando tu conhece alguém e pouco a pouco tu conhece a história daquele pessoa

Moon LH 10/04/2024

Talvez Você Deva Conversar com Alguém
O livro conta a história e experiências da Lori, uma terapeuta, onde á acompanhamos tanto como terapeuta, quanto como paciente. A leitura é dividida em quatro partes, onde conhecemos personagens e narrativas diferentes e somos levados a diversos pontos de reflexão.

Comecei esse por ser a indicação do mês no clube do livro que faço parte, confesso que só assim para eu ler livro de autoajuda kkkkk nada contra, mas não me prende esse tipo de leitura. Mas também não posso negar que o livro me trouxe diversos questionamentos e reflexões sobre a vida, que achei interessante.

Uma das principais reflexões que esse livro me pegou foi sobre a relação perda x culpa. A dor de perder alguém que ama e a sensação de se sentir culpado por não conseguir impedir ou até mesmo por não conseguir falar coisas suficientes a tempo. Acho que precisamos focar nisso, porque a vida de fato é um sopro, nunca sabemos quando será nossa ultima conversa com alguém.(esse nem foi um ?assunto central? do livro, mas foi o que mais me marcou)

O livro também trata diversos outros assuntos interessantes de se refletir e que auxiliam no autoconhecimento, além de obviamente, como o próprio título sugere, reforçar a importância de ?conversar com alguém? / terapias.

anamil 10/04/2024

Amei te conhecer, lori
?talvez você deva conversar com alguém? e de fato, conversei e conheci Lori. hoje eu até digo que ela é uma das minhas melhores amiga. é um livro sincero, profundo, que te faz refletir, composto com histórias lindas e emocionantes. a terapia é verdadeiramente uma experiência única e ler esse livro foi tão magnífico que se torna até semelhante. realmente mudou a minha vida. vai ser minha eterna recomendação

Clara 09/04/2024

Bom e depois ruim. Mas dps bom dnv!! E dps ruim dnv?
O título já diz tudo. O começo me prendeu MUITO, mas dps esfriou. Eu me perdia muito nos pensamentos da autora e achei a escrita pouco fluida. Dps esquentou novamente e me animei. Mas logo ficou arrastado dnv e tive que fazer uma força imensa pra terminar.
Mas ainda sim é um livro que emociona. Nós faz rir, chorar e refletir sobre situações próprias.
Senti que algumas coisas ficaram meio abertas (como por exemplo a doença que ela tem) e que outras foram explicadas até demais. A autora começava a falar sobre um personagem e de repente tava falando de outro, citando exemplos de outros pacientes que nem fazem parte do livro. E isso me fazia eu me perder e ter que voltar na leitura, coisa q me desanima um pouco.

Mas fora isso é um livro bom, n me arrependo de ter lido, me marcou em algumas frases e momentos mas n amei e n leria novamente. Apenas foi especial no meu momento presente.

Steph 09/04/2024

Me sinto olhando pela fechadura de uma porta de consultório
As histórias da terapeuta, dos pacientes ?e da vida de todos nós? cumpre de forma belíssima as missões de: comover, emocionar, humanizar terapeutas, indignar um pouco, arrancar boas risadas. Li o tempo pensando se era ético ?expor? histórias de pacientes, claro que ela deve ter mudado o nome de todo mundo, um detalhe ou outro, ainda assim, me perguntava se era certo. Acho que todo mundo se beneficiaria dessa leitura, especialmente os ?Johns? por aí.

Ingrid 09/04/2024

Posso dizer que foi um dos melhores livros que li nesses últimos tempos. Impossível não concluir que compartilharmos nossas histórias e buscas individuais é necessário e pode ajudar quem nos cerca, conhecidos ou não. E, ainda, que as histórias tragam temas e situações complexas, tristes e porque não dizer pesadas; o que se concluirá é que a dificuldade de leitor pode ser também a dificuldade da terapeuta; mas mesmo assim ela consegue trazer uma leveza na sua forma de escrever os relatos dos seus pacientes e até mesmo sobre ela. Fica impossível não se identificar com as mais diversas situações e questões presentes no livro para aqueles que estão habituados a terapia/análise, e aqueles que em algum momento também já foram pacientes.

Little South 09/04/2024

Uma terapia em forma de livro
Eu tratei esse livro como uma sessão de terapia, tirei bastante aprendizado das experiências dela e me identifiquei com todas as questões que ela levava ao terapeuta.
Porém, achei o livro bem extenso e por vezes, bastante cansativo.

Carol_ine.b 09/04/2024

Vai ver que a felicidade é as vezes
Grandes ?tapas na cara? (reflexões) sobre diversos temas como término, doença terminal, aborto, trabalho, relacionamento?/

Grandes fumacinhas na cabeça ????

Clara2345 08/04/2024

Açúcar, tempero e tudo que há de bom
Um livro com várias crônicas com pitadas de humor e 50 xícaras de sabedoria. Definitivamente o melhor livro de autoajuda que já li. Te faz rir, chorar e refletir.

Ps.: ?O amor vence?
Alessandra1021 08/04/2024minha estante
É muito lindo esse livro

Kami 08/04/2024

Você conversaria com alguém?
Você conversaria com alguém?

Nós acompanhamos a trajetória de Lori - terapeuta -, conduzindo alguns casos do próprio consultório, e também frequentando as sessões do terapeuta dela.
Charlotte tem vício em bebidas;
Rita é uma senhora já bem vivida e com muitas crenças enraizadas;
John é um completo babaca – e se dizer rodeado de idiotas, talvez porque ele também é um grande idiota ; até você ver no desenrolar da história algo que lhe aconteceu e certamente lhe faz ser fútil em alguns momentos;
Julie – um dos casos que mais me pegou – é uma paciente com câncer.

É muito gostoso de ler, a leitura é fluida, os casos são envolventes e não da vontade de largá-lo.
Eu ri, chorei, fiquei braba/incrédula e amei o livro.
Recomendo muito

Giovanna 08/04/2024

Achei de certa forma um livro impactante. Tem personagem que você pode se identificar, acontecimentos, e acabando ou não, você se liga a alguém aqui.
Tem coisas muito bonitas aqui, coisas que eu não concordo, coisas que espero mudar, coisas que preciso mudar.
Espero ler algum dia esse livro quando eu decidir ir a um terapeuta também.

Vitoria293 07/04/2024

A vida de todos nós
Quando pensei em como falar desse livro, percebi a poética da frase na capa e que não haveria resenha que explicasse melhor do que esse livro se trata do que essa frase, é, de fato, um livro sobre uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós. A autora traz vários casos de pacientes dela, ao mesmo tempo que se mostra ela mesma como paciente. É uma ode a vida e as relações humanas, e todos os inúmeros - e complexos - sentimentos que as rodeiam.

Raiane64 07/04/2024

Livro Aberto!
Esse livro tem um lugar especial no meu ?
Tantas histórias contadas, emocionaram e tocaram a minha vida!
Chorei, refletir e acima de tudo.
Entrou como um dos meus favoritos!
Um livro para ler aos poucos, e não de uma vez só...
Faz você refletir sobre a sua vida e sobre a sua forma de olhar...

Agradeço a escritora por essa obra prima!

Ana 07/04/2024

A gente sempre tem que conversar com alguém.
É TAO bom vc ler um livro e sentir que ele veio na hora certa, tenho muitos agradecimentos a fazer pra minha terapeuta por ter me indicado esse livro.

O John é o meu personagem favorito mas eu me emocionei muito com a evolução de todos os pacientes e da autora.

Acho que é impossível não se ver pelo menos um pouquinho em algum dos personagens, me trouxe várias reflexões!??