Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Giovana 15/04/2024

O livro traz elementos técnicos de psicologia de uma forma leve e fácil de compreender até mesmo por quem é leigo e apesar de trazer histórias trágicas que acontecem na vida dos personagens em nenhum momento é uma leitura pesada.

viviprixx 15/04/2024

Infelizmente eu demorei mais que o necessário pra terminar esse livro. Entrei e saí de algumas ressacas, e ele sempre ficava lá, esperando pra ser terminado.

Não sou do tipo que gosta de abandonar livros, então esperei e fui lendo devagar. No final, eu considero que é sim um livro bom. Muito bom. Mas eu infelizmente li no meu momento errado.

Mas sim, livro bom, personagens bons. E terapia é uma maravilha né, todos deveriam fazer.

Mari 14/04/2024

Esse livro te conforta ao mesmo tempo que te dá um tapa na cara

foi uma leitura intensa e bem diferente do que costumo ler, mas eu gostei muito e acho que todo mundo deveria dar uma chance pra esse livro em algum momento da vida

JackelineRamos 14/04/2024

Finalmente!

O quanto eu demorei pra ler esse livro não está escrito. Juro!
Isso não torna o livro ruim, porém bem cansativo. Um livro de 450 páginas poderia ser facilmente um livro de 250 páginas.

Ainda, gostei de todas as histórias contadas e a maneira que foram contadas. Talvez o efeito seja muito melhor pra alguém que nunca tenha feito terapia na vida. Recomendo demais caso esse seja seu caso.

Caso não, recomendo mesmo assim caso queira ter uma visão do terapeuta.
Grazi 18/04/2024minha estante
Compartilho do mesmo pensamento. Quem nunca fez terapia vai se encantar, mas pra quem já fez, não é tudo isso.

Thyago57 14/04/2024

Demorei, mas gostei.
De início a história te arrasta para uma narrativa um pouco parada, mesmo fazendo muito sentido, torna-se um pouco difícil a leitura.
Mas você acaba se envolvendo com a história dos paciente e da terapeuta de uma forma como se fosse conhecidos seus e principalmente consegue se enxergar nas mesmas situações.
Ao final é lindo como as histórias se fecham e os pacientes evoluem e junto a eles você aprende um pouco mais sobre si mesmo e a como contornar algumas situações.
Vale demais ?

Camila.Debrandi 14/04/2024

Impactante e emocionante. Uma leitura que vale cada palavra!
"Existe um intervalo entre o estímulo e a resposta. Nesse intervalo está nosso poder de escolha para a nossa resposta. Em nossa resposta, está nosso crescimento e nossa liberdade".

Jessica.Jerusa 13/04/2024

Entrou para lista de favoritos
Esse é um livro sobre terapia mais cativante, emocionante e sincero que já li, acho que por isso que gostei tanto. Ela conta histórias que te fazem sentir em um conto literário cheio de reflexões implícitas e não simplesmente um livro de autoajuda. Amei, espero reler em breve .

clau 13/04/2024

Talvez nós devêssemos conversar com alguém
Esse livro foi um caminho trilhado em conjunto com a minha própria psicanalista. muito dele foi usado nas minhas sessões, como pontapé pra falar sobre algo que eu estava digerindo demais sem conseguir expressar, ou simplesmente como um certo alívio em momentos específicos. mas de qualquer maneira, lori nos traz muito de seu trabalho, e como seus próprios pacientes a faz lembrar de pessoas em sua vida, e como sua maneira de se relacionar com eles diz mais sobre ela do que sobre as outras pessoas. e na verdade somos todos assim. a maneira como queremos lidar com nossos problemas, como queremos resolver assuntos (que muitas vezes nem cabe a nós), fala mais sobre nós mesmos do que sobre qualquer outra coisa.

nas minhas próprias sessões de terapia, o processo trilhado sobre a atribuição de culpa para mim, e como tenho um instinto auto sabotador de querer resolver todos os problemas, mesmo que eles não digam respeito a mim mesma, fez com que eu lesse esse livro não só como uma visitante, mas como se lori fosse também uma profissional
ajudando a mim.

é isso. façam terapia, gostoso demais.

hshkjks 12/04/2024

Meu psicologo indicou
E esse livro mudou minha vida, perspectiva, e me fez me enxergar com mais humanidade. Agora é por isso no dia a dia. Lindo, emocionante e muito bem escrito. A historia me cativou facin facin.. Foi ótimo passar as meias horas dentro do onibus acompanhada desse livro. de certa forma, me sentia ansiosa pelo momento, para saber o que aconteceria.

Andrei 12/04/2024

Talvez você deva conversar com alguém (Nome em inglês: Maybe You Should Talk to Someone) é um livro de Lori Cottlieb, publicado em 2020 e traduzido por Elisa Nazarian. É um best-seller do New York Times.

Lori Cottlieb apresenta uma escrita fluida e fundamentada, com doses de humor e reflexões pessoais que cativam o leitor ao longo das muitas páginas do livro. Mesmo nas últimas partes, a vontade de continuar a leitura persiste, mantendo o leitor ansioso para descobrir o que acontecerá na próxima página.

A capa do livro sugere uma experiência única: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós, trazendo à tona não apenas técnicas e noções da psicologia, mas também histórias emocionantes de transformação.

Com personagens como John, Charlotte, Julie e Rita, cada um com suas próprias jornadas e desafios, o livro proporciona uma identificação poderosa, tornando-se uma leitura envolvente e enriquecedora para todos os leitores.

Recomendado para aqueles que já fazem terapia, como uma forma de explorar mecanismos de defesa, e também para aqueles que consideram começar, encorajando-os e fornecendo insights sobre os benefícios desse processo. Terapeutas também encontrarão valor nesta obra, pois Lori demonstra o lado humano da profissão, enriquecendo o entendimento sobre a terapia para todos os envolvidos.

?Mas parte de entender a si mesmo é desconhecer a si mesmo, abrir mão das histórias limitantes que você vem se contando sobre quem você é, de modo a não ficar aprisionado por elas, podendo viver sua vida.? (Pág. 90).

cotrim 11/04/2024

Uma jornada longa e reflexiva, amei ter contato com a terapia de uma outra perspectiva, sendo estudante de psicologia e fazendo terapia, eu já tinha muito interesse em como o psicólogo atuando absorve e lida com o atendimento.
confesso que no final me senti em uma eterna despedida, a gente sabe quando o autor esta fechando as pontas soltas para encerrar o livro, mas esse sentimento se prolongou demais.
genial o conceito de apresentar para o leitor termos técnicos e experiências de forma fictícia para tornar a leitura mais fluida.

+mim 11/04/2024

+ de um mês nesse livro e não sei se gostei ?
Uma leitura pra mim, arrastada.
Falas que te tocam e fazem pensar
Me descobri em algumas partes deste livro, como por exemplo, descobrir que eu vivo na defensiva
Gostei bastante de John e Julie
John me mostrou como a vida te deixa marcas e te fazem criar barreiras em volta de si
E Julie me mostrou não só a arte de viver o agora, mas também a leveza do servir, do fazer rir, de deixar lembranças boas para os nossos.
Amei o fechamento do livro com as dança dos terapeutas e sim, a deixa de viver um novo capítulo
Início = arrastado e sem sal para mim
final = ???

Anna 10/04/2024

Indescritível
Esse livro é como se fosse um espelho da vida de todos nós, engraçado, triste, ansioso, esperançoso? É incrível a facilidade de como foi descrito o dia a dia de muitos, o quanto você consegue se identificar com as frases e o quanto fala de como realmente acontece o processo de terapia! O processo de se curar de algo e se renovar, apenas um leque de sensações.

Taylor33 10/04/2024

Me abraçou e me deu um tapa ao mesmo tempo
Eu poderia falar bastante desse livro pq ele trás assunto q podem ser inseridos em mts contextos, mas eu realmente não quero dar spoiler e tbm a minha experiência com ele foi mt individual, falou mt cmg
Eu adoro essa coisa do ser humano em todas as questões e como uma experiência trás questões aplicáveis a tudo. Apenas leia, não se preocupa q não é um auto-ajuda chato q vai te dar uma fórmula pra saúde mental perfeita e bla bla bla, na real é mt provável q tu se veja um pouco em cada personagem e reflita mt sobre si mesmo e sobre as pessoas a tua volta. E caso tu não tenha interesse nenhum em psicologia, saúde mental e se entender como um ser complexo que lida/vai lidar com mts questões que vão formar quem tu é e quem tu pode ser através de traumas/experiência, leia pq vai te dar repertório pra dar conselho pras tuas amgs. Sem meme, mandei frases desse livro enquanto tentava ajudar ela com umas situações pq tudo se encaixa em algum personagem/frase do livro. Juro q vai ajudar a mandar textão pra tua melhor amg com mais confiança de q não tá falando merd@. Recomendo mt e é isso

Obs: tu vai rir e se emocionar com os mesmo personagens ao decorrer da história. É um livro q vai te fazer sentir mts coisas e eu adorei como cada vez mais tu conhecia lados novos dos personagens, assim como quando tu conhece alguém e pouco a pouco tu conhece a história daquele pessoa

Moon LH 10/04/2024

Talvez Você Deva Conversar com Alguém
O livro conta a história e experiências da Lori, uma terapeuta, onde á acompanhamos tanto como terapeuta, quanto como paciente. A leitura é dividida em quatro partes, onde conhecemos personagens e narrativas diferentes e somos levados a diversos pontos de reflexão.

Comecei esse por ser a indicação do mês no clube do livro que faço parte, confesso que só assim para eu ler livro de autoajuda kkkkk nada contra, mas não me prende esse tipo de leitura. Mas também não posso negar que o livro me trouxe diversos questionamentos e reflexões sobre a vida, que achei interessante.

Uma das principais reflexões que esse livro me pegou foi sobre a relação perda x culpa. A dor de perder alguém que ama e a sensação de se sentir culpado por não conseguir impedir ou até mesmo por não conseguir falar coisas suficientes a tempo. Acho que precisamos focar nisso, porque a vida de fato é um sopro, nunca sabemos quando será nossa ultima conversa com alguém.(esse nem foi um ?assunto central? do livro, mas foi o que mais me marcou)

O livro também trata diversos outros assuntos interessantes de se refletir e que auxiliam no autoconhecimento, além de obviamente, como o próprio título sugere, reforçar a importância de ?conversar com alguém? / terapias.