Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

Mabi21 27/05/2020

A resenha do livro que eu demorei ANOS para ler.
Fiquei ANOS assistido ao primeiro filme da saga, me recusando a assistir os demais porque queria ler os livros antes... Não rolou. Depois de resistir por muito tempo, assisti aos filmes da trilogia. E isso me fez dar um basta: precisava ler os livros. Pra ontem!!

Maze Runner: Correr ou Morrer me ganhou no filme mesmo. Sei em como é difícil para os leitores assistirem a uma cópia resumida e, às vezes, mal formulada, de uma história pela qual nutrem tanto carinho (acreditem, li Harry Potter, O Hobbit, As Crônicas de Gelo e Fogo... eu entendo). No entanto, não posso negar que adorei os filmes. Talvez, se não tivesse assistido a trilogia, não teria a determinação de ler os livros mesmo depois de anos. A curiosidade, vontade de saber mais da história, dos personagens, foram ótimos incentivos.

Enfim, vamos ao livro, shall we? A minha resenha é voltada para quem já assistiu ao filme, mas mesmo assim, não custa deixar aqui um spoiler alert.

A história não muda na essência. O filme, obviamente, deixou muita coisa pra trás e, após ler o livro, até consigo identificar um ou dois fios que não ficaram muito bem amarrados. Mas bola pra frente, identifiquei algumas diferenças que considerei meio "gritantes":

- O Alby dos filmes é destemido, corajoso. No livro, parece cansado, meio velho rabugento. O personagem, em si, eu achei quase insuportável. Revirava os olhos para ele toda a hora. Mais para o final do livro, acho que ficou claro que ele havia sido drasticamente traumatizado com o que descobriu após a transformação, mas que, no fundo, continuava se preocupando com o bem de todos;

- Senti uma gay vibe entre o Newt e o Alby. Pode ser total coisa da minha cabeça (até porquê sou apaixonada tanto no Newt do livro quanto do filme), mas achei eles meio próximos até demais. Talvez seja real, mas talvez seja o trauma do labirinto que os deixou com essa dinâmica meio íntima. De qualquer forma, não importa, já que ele morreu - de maneiras diferentes no filme e no livro, mas ok.

- Minho é um amor. Ainda mais no livro do que no filme - se é que isso é possível. Todo debochadinho e corajoso, coisa mais engraçada. Ele e Chuck ganharam meu coração: definitivamente uns dos meus personagens preferidos.

- Teresa é tão chata no livro quanto no filme. O pior é a questão da telepatia entre ela e o Thomas. Sem sentido, sem explicação, só para fazer o leitor entender que eles são "especiais, diferentões, diferenciados". Ela podia simplesmente não existir. A personagem é muito chata, bobinha, sabe? Podia ser super corajosa, inteligente, destemida. Mas a narração te conta que ela é A garota, e isso não condiz muito com a história que te é apresentada.

Honestamente, Gally e Teresa estão no mesmo patamar de personagens insuportáveis. Tanto no livro quanto no primeiro filme.

No mais, o livro é tranquilo de ler, corre sem grandes diálogos e quotes especiais. Num geral, a história, os personagens, todos mantém a mesma essência e o rumo. Não acho que seja o melhor livro de todos ou a melhor saga, mas não me entendam mal. Talvez eu já esteja velha demais para essas leituras que, com toda certeza, agradariam a minha versão de 12 anos tanto quanto o filme agradou.

Fernanda 27/11/2020

Não tem nem oque dizer,só sentir!
Comecei a ler a saga por que amei os filmes, e cara... Os livros são outro nível. Eu me diverti, me desesperei, sofri,chorei,sofri... Ja falei que sofri?
É meio desesperador ver o estado do mundo(no livro) e é CRUEL (referências) que jovens tenha que lidar tão cedo com situações difíceis e a ter de aprender a sobreviver.
Newt e Chuck tem todo o meu coração?

duda 29/11/2020

Sofri e chorei. O caos é desesperador. A única coisa que você deseja é que tudo fique bem. Que essas crianças possam ser crianças.

Jonathan.Britto 16/05/2020

Show!
O livro me surpreendeu bastante, com um mistério desde o começo dele, e aumentando mais ainda as dúvidas, o que te deixa vidrado nele do começo ao fim.

Resenha completa: https://youtu.be/RqwrB2xi1dQ
Sentido Literário

fall.lav 29/11/2021

instigante
muito bom. bem detalhado, mas não exagerado. só achei a construção dos personagens meio rasa, espero que melhore no decorrer dos outros livros da saga, irei lê-los com certeza.

deixa aquele gostinho de "quero mais".
ju_yanes 05/04/2022minha estante
Mano é mt bom esse livro

fall.lav 05/04/2022minha estante
sim!!

Mariii 16/09/2022

Maze Runner: Correr ou Morrer
Muito bom. A história é bem fluida, o livro te prende do começa ao fim. Tudo é muito bem elaborado. E eu simplesmente amo os personagens (exceto alguns kkk mas deixa em off).

Thiago.Nadal 13/07/2021

Adorei a ambientação
O cenário é muito incrível de se imaginar, e achei que o desenvolvimento deve um tempo ótimo.
Adoro o Thomas e Teresa.

qqguilhermepp 30/05/2021

Só mais um capítulo...
E foi assim, dizendo pra mim mesmo "só mais um capítulo" que eu li o livro quase inteiro em 2 sentadas.

O livro em geral é excelente, porém ele peca um pouco (mas bem pouco mesmo) na descrição de como algumas coisas ou pessoas são. Eu meio que tive que eu mesmo imaginar e dar rosto o à alguns personagens, mas isso não incomodou minha leitura.

E ele tem um final com um cliffhanger absurdo. Só espero que as continuações mantenham ao menos parte da qualidade deste livro.

Aline221 02/03/2022

Sempre vai ser meu fav
Sempre que eu tô começando a ter uma ressaca, eu leio esse livro.
Ele é bom pra quem tem paciência, e que de quem gosta do estilo.
Eu amo muito.
Beka 02/03/2022minha estante
O segundo é o melhor de todos

Maike 07/06/2021

Maze Runner: Correr ou morrer
Faaaaaaaala filhotes. O homem aranha tá passando no seu feed de novo pra falar que tem resenha nova. Nesse sábado a gente traz um livro que você começa sem saber nada e termina com mais dúvidas ainda ?
De cara já temos uma capa que te deixa intrigado, porque a ilustração retrata um cenário muito importante para a história.
A diagramação é simples. Simples até demais na verdade. Nenhuma frescura. É abrir e ler sem pena do amanhã.
O livro vai contar a história de Thomás, um jovem que simplesmente acorda dentro de uma espécie elevador lembrando apenas o seu nome. Quando ele chega no fim da subida, aparece numa clareira, rodeado por outros jovens. O protagonista começa a descobrir que na verdade está dentro de uma espécie de labirinto gigante que muda sua forma todas as noites, além disso, dentro de seus limites existem infinitos perigos. A missão de Thomás acaba sendo desvendar o labirinto quando mais uma jovem chega do elevador, junto de uma carta que diz que ela é a última que será enviada. Sem comida, sem água, sem suporte, só resta a opção de fazer de tudo para sair dali.
A grande jogada dessa trama acaba sendo brincar com a curiosidade do leitor, e eu aposto contigo que se você começar a ler, você não para mais até terminar! Sem contar que o sentimento de vida ou morte sem perder tempo, dá um toque mais do que especial para todo esse trabalho.
Essa é uma história com muitos personagens, cada um com personalidade e características bem construídas. Até mesmo suas atitudes são bem convincentes.
Agitação, tumulto, confusão, desordem e todos os sinônimos de correria juntos para poder descrever esse livro!!!

Eloisa 23/07/2023

"- Não morram" sábias palavras Minho
Cara eu sempre falo que os livros que eu leio são bons, mas esse é realmente muito bom. Gostei bastante de como o laço entre os personagens foi criado, por mais que tenha passado pouco tempo, foi muito natural e gostosinho de ler. Enfim, o final é muito bom, o jeito como as coisas foram colocadas.
Recomendo aí pra quem gosta de uma distopia de fim de mundo, é um clássico.
Mariana 23/07/2023minha estante
Muito bom né? Eu amei mtt quando eu li

Ander 16/09/2011

Uau!!! Sério estou com muito sono, e é tudo culpa deste livro INCRÍVEL. *-*

Nossa, eu fui dormi as 2horas da manhã, e olha que eu ia acordar as 5horas da manhã rsrsrs Não consegui dormir, enquanto eu não terminasse o livro, não ia sossegar. rsrs
Mas tudo bem valeu muito à pena, esse livro começou confuso, diferente, pensei que ia acabar me decepcionando, mas que nadaaaa. \o/
Acabei me Surpreendendo demais, a história foi indo de uma forma agradável, uma leitura tão fácil e gostosa, sem vontade de parar, em nenhum momento fiquei com vontade de ler no outro dia, só acabei fazendo isso, pq meus horários não me deixam ler à vontade o tempo todo.

Mas enfim, que livro curioso, tenso, intrigante, sensacional. James Dashner conseguiu fazer um livro que deixa a pessoa ligada nos acontecimentos e pensando em lê-lo toda a hora rsrs .
Estou louco para ler o 2º vol., mas acho que vou esperar um pouco, quero ver o terceiro chegando aqui no Brasil logo, ai já leio o 2º e vou direto para o 3º. *-*

Ah, eu sabia que meu personagem favorito ia acabar morrendo, mas quando aconteceu, eu não podia acreditar, que raiva AHH!!! :(

Bom, não costumo escrever assim sobre os livros que leio, sou meio lerdo para fazer resenhas, mas me deu uma vontade de fazer essa pequena resenha “meia boca” sobre este livro, que me senti na obrigação de fazê-lo, mesmo que fique ruim. \o/

Ótimo livro, recomendo a todos que gostam de gêneros suspense e aventura, valeu muito minha espera para finalmente ler ;D