Verdades difíceis de engolir

Verdades difíceis de engolir Samantha Silvany

Resenhas - Verdades difíceis de engolir

Aline Michele 25/04/2023

"Não há hora certa para a pessoa errada"
Verdades Difíceis de Engolir é um livro de autoajuda disfarçado de romance.

Não é ruim, o livro acompanha a narrativa da Sofia e do Léo, cada um dando a sua versão de como era o relacionamento e as percepções dos dois sobre como a sociedade no geral vê o papel do homem e da mulher num relacionamento.

É meio que um triangulo amoroso, já que o Leo é noivo da Alicia, mas se envolve com a Sofia que não sabia que o cara era comprometido.

No começo eu concordei com vários pontos que o Léo falava, aquela velha história onde livros, filmes, séries idealizam os homens como príncipes no cavalo branco e a realidade é outra. E a observação de que se cria uma expectativa que os homens não conseguem alcançar é válida. O que tem de homem perfeito nos livros, meo deos, os livros da Mariana Zapata estão aí para provar, só homens perfeitos. E quando a gente se depara com a dura realidade que os homens de carne e osso tem defeitos é um choque rsrsrsrs.
Mas a verdade é que para eles deve ser difícil competir com as algumas perfeiçoes literárias e infelizmente a gente é condicionada a querer isto desde muito cedo.

Por outro lado, o que a Sofia diz também é muito válido. As pessoas sempre fazem pressão para que a mulher se case, tenha filhos antes dos trinta se não fica para tia e quem opta por não fazer isso é julgada. Aí as mulheres criam uma pressão sobre si para arrumar alguém a qualquer custo a fim de evitar as piadinhas que sempre rolam nos churrascos familiares.

E nesse ponto entra a Alicia, que é noiva do Leo e no começo ele a pintava como a louca, ciumenta, controladora que não o deixava respirar.

Mas como toda história tem dois lados, nem tudo que ele falava era a verdade e a Alicia foi mais uma vítima, na minha opinião, da sociedade em si, pois ela pensava que se terminasse tudo, se cancelasse o casamento o que as pessoas iriam dizer? E daquela velha história de que quem ama perdoa. Mas nem tudo é perdoável né?

O livro tem poucos diálogos, tem muitas e muitas páginas do que os personagens pensam e do que eles sentem. E tudo tem uma mensagem de que a pessoa deve ser amar em primeiro lugar e que a pessoa certa vem quando menos se espera. Foi um pouco cansativo na verdade.

Eu só recomendo para quem gosta de livros de autoajuda, que não é o meu caso ou para aquelas pessoas que leem qualquer coisa ou as como eu que depois de uma determinada quantidade de páginas lidas fica com dó de abandonar a leitura, afinal já gastou um tempo lendo.
Dani Veiga 03/10/2023minha estante
Tive as mesmas conclusões

Li :) 20/04/2023

Ble
Aí eu imaginei q seria muito melhor
No começo tava bom, eu diria que o final me surpreendeu, mas assim, esse livro tem muiiito textão sabe, cansou, Tim tipo 15 páginas de diálogo e SÓ.
Teve umas horas que pareceu o Twitter sério ficou bem insuportável.
Infelizmente n gostei tanto, eu até me esforcei,n deu não.

Leticia.Ceres 15/04/2023minha estante
Deveria ter sinalizado spoiler!

lililu 15/04/2023minha estante
aaa sim, desculpa eu havia me esquecido

Jucilene 18/03/2023

Se perdeu
O início da história me prendeu bastante mas em certo momento se tornou muito repetitivo, clichê e um pouco forçado!
Parece mais um livro de auto ajuda do que um romance? não que as ideias sejam ruins, mas achei mau construído?

andrimilly 10/03/2023

Então né
A proposta é boa, tem tópicos importantes e os personagens cumprem seus papéis, mas de alguma forma o livro ficou ruim, repetitivo e dava nos nervos não sei explicar bem
a forma como a autora finalizou ficou bem forçada pra um livro que estava sendo realista ao ponto de dar ódio na gente

Andre.Clemente 03/03/2023

Verdades difíceis de engolir - Samantha Silvany
Realmente foram "Verdades difíceis de engolir", principalmente dos personagens em alguns momentos. Samantha Silvany trouxe uma escrita diferente e eu gostei bastante. O livro é um romance, com alguns toques de clichê, mas é nas entrelinhas, nos pensamentos dos protagonista, que reside tantas frases boas, que podemos levar esse livro como de auto-ajuda também.

O protagonista Leo me deixou com tantos nervos, que até no final, não senti que aprendeu nada pelo que passou, ao contrário das protagonistas, Sofia e Vanessa, elas sim, aprenderam a se valorizar, a se amar, a se colocar em primeiro lugar sempre e que migalhas em uma relação, não é uma relação que merece.

Para quem passou por um término ou até mesmo para alguém que está a procura de um parceiro(a), esse livro pode ser de muita ajuda e a nota de agradecimiento da autora, simplesmente PERFEITO.

meira3 24/02/2023

Achei bem reviravoltas,me perdi no começo porque não soube identificar quem era Ele e quem era Ela,depois disso ficou emocionante,achei os 3 últimos capítulos um pouco repetitivos. O fato de termos que escolher de quem ficaremos ao lado é excitante e me fez rever muitos dos meus princípios.

ScheilaR11 14/02/2023

O livro é bom, porém também me fez ter uma relação de muito ódio pelo cara e as vezes querer brigar com a mulher quando ficava indecisa. Algumas coisas ficaram um pouco repetitivas, mas de modo geral foi uma boa leitura, retratando início, meio, fim e superação de relacionamentos.

__bygaby 10/02/2023

SIMPLESMENTE PERFEITO
Cara, esse livro é muito necessário para todo mundo, principalmente para as mulheres.
esse livro mostra sobre como os dois parceiros ( héteros) se sentem em um relacionamento ou qnd tá iniciando um e tbm fala sobre amor próprio.
ele mostra que as mulheres não tem q depende de ter alguém, que devemos nos amar primeiro antes de amar outra pessoa.
" se vc n se valoriza, acha msm que a outra pessoa vai te valoriza como vc merece?."

uma parte do agradecimento:
Sabe aquela pessoa que te magoou tanto, mas tanto, que você gostaria de dar o troco? Não se preocupe, a Lei do Retorno não falha. O amor que você tem é o amor que você faz. Não permita que nenhuma crença negativa te impeça de ser feliz. Não se cobre tanto acerto. Estamos no mesmo plano de aprendizado. Prometa ser fiel a você, se amar e se respeitar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença para o resto de sua vida e além. Ninguém tem a obrigação de te amar, a não ser você. Se conheça e conhecerá a Deus e o Universo. O amor vive e se manisfesta através de ti. Não duvide porque é o que você merece. Você vale a pena. Você vale a pena. Você vale a pena.

ESSE LIVRO É PERFEITO, LEIAMMM

Dani Veiga 03/10/2023minha estante
Amei seu comentário tô lendo ele e ja com raiva vim ver se valia a pena continuar. Obrigada ??