Meu corpo minha casa

Meu corpo minha casa Rupi Kaur

Resenhas - Meu corpo minha casa

Day 20/02/2021

Meu corpo minha casa
Confesso que esperava mais, pois já li os outros livros dela e esse não é o meu preferido. Como os outros livros esse também trás temas bastante importantes e fortes.

Carol 13/12/2022

Assim como todos os outros livros da Rupa, muito bom. Nem cabe aqui todos os trechos que eu marquei (o livro todo)?

Karine 19/01/2021

"somos um povo que se esquece do que é feito"
É meu terceiro livro terminado da Rupi Kaur e fico agradecida por poder compartilhar esse tempo e espaço com essa autora.
E como é reconfortante ler sobre vivências tão próximas da minha enquanto mulher.
Alguns temas dos livros anteriores voltam com intensidade - mas sem se tornar repetitivo.
Não pensei que ela conseguiria ir mais fundo, mas foi.
Novas questões são tratadas (como ansiedade, depressão, produtividade) na forma de uma poesia necessária, com aquela escrita característica, até simples, mas que nos tira do chão e nos obriga a olhar pros lugares mais escuros dentro de nós.

"se você aceitasse que a perfeição é inatingível, de que insegurança você abriria mão?"

nath 12/05/2021

necessário!
um livro que aborda assuntos pesados e extremamente importantes! de longe se tornou o meu favorito de poemas.
esse aborda sobre estupro, depressão, ansiedade, racismo, relacionamentos abusivos...
então fiquei bastante mal boa parte do livro pq é um assunto que mexe com qualquer pessoa.
essa mulher é simplesmente perfeita.

manu 21/05/2021

posso não entender de poesia mas a poesia da rupi me parece mais com frases jogadas e trechos que não constroem uma linha no livro, pode ser que seja pq é traduzido mas eu não sinto emoção lendo, li os três livros dela e acontece a mesma coisa, acho alguns "poemas" legais mas no outro dia nem lembro mais, então não me causam impacto, acho uma poesia rasa e poesia deveria ser profunda, não?!

Amanda Souza 07/04/2021

Um livro leve mas com partes bem intensas, a maioria parece um desabafo.. Queria poder guardar de cabeça diversas partes que são bem inspiradoras, gostei ??

Tamires 23/01/2021

meu corpo minha casa, de Rupi Kaur
Quando a gente diz que leu algum dos livros de poesia da Rupi Kaur, algumas pessoas torcem o nariz para essa classificação p o e s i a. Já vi gente dizer que os livros dela são uma espécie de narrativa quebrada em versos e que inclui ilustrações (eu mesma já disse e hoje digo isso). Entendendo a escrita de Kaur de uma forma ou de outra, cheguei a uma conclusão de que os versos (ou frases) dela são como um canto de sereia. Só que a melodia de muitos deles é retirada bem do fundo do nosso coração e esfregada, sem qualquer cerimônia, no meio da nossa cara.

Meu corpo minha casa é bem denso. Começa falando de depressão, abuso sexual infantil. Dá um nó na garganta e no estômago. Fala de outros abusos, de origens diversas. Mas fala, de certa forma, de amor, de redenção também. E feminismo, capitalismo. Relações humanas. É o mundo em que vivemos, e ignorar certas coisas (ruins ou não) não faz com que elas desapareçam. Fiquei incomodada, apreciei algumas partes, outras nem tanto (e nem um pouco). É uma narrativa que se comunica muito bem com a nossa geração; conectada 24 horas por dia, consumida e consumidora 24 horas por dia. Especialmente as mulheres.

“a perfeição não me importa
eu prefiro me jogar de cabeça
na loucura que é a vida”

Em relação ao meu primeiro contato com Rupi Kaur, na resenha calorosamente apaixonada que fiz de Outros jeitos de usar a boca, sinto que dei uma esfriada com essa autora e seu estilo. Mas a leitura tem dessas coisas: a medida que vamos lendo mais, percorrendo outros caminhos, outras temáticas, podemos acabar nos distanciando de certos autores. Não é dizer, de forma alguma. que ficamos melhores (ou que passamos a “ler livros melhores”, Deus me free de ser esse tipo de pessoa!). É só uma questão de foco mesmo, de momento. E tá tudo bem!

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-meu-corpo-minha-casa-de-rupi-kaur/

Bruna Rosa 27/03/2021

navalha na carne
Os primeiros poemas são bem profundos, sobre depressão em um nível que eu não indicaria o livro para qualquer pessoa com medo de gatilhos que podem ser ativados lendo essa parte.
Ao mesmo tempo é tudo muito lindo, bem escrito, como todas as obras da Rupi até aqui,

agatha 02/01/2023

meu corpo minha casa
MUITO BOM, uma palavra que define esse livro é F O D A, ele trata vários assuntos sobre vivência, experiências e muitos gatilhos também.
Por mim todos deviam ler pelo menos um capítulo desse livro

Ivo 05/03/2021

me fez refletir
li esse livro no momento certo, conversou tanto comigo, não foi uma leitura extraordinária, mas me fez refletir!

? você tem tudo a ganhar ao acreditar em você mas perde tempo duvidando de si?.

juliapassos14 06/03/2021

Mente, coração, repouso, despertar. Rubi Laura novamente nos presenteia com poemas que fazem refletir nossa existência e com belas imagens.

Mente.
Sobre reconexão do corpo e mente, sempre tão acostumada a ir para lugares sombrios. Sobre o abuso de uma criança. Sobre a depressão e a ansiedade. Sobre solitude. Sobre medos. E, sobretudo, sobre sobreviver e viver.
"Eu não sou minhas fases ruins. Eu não sou o que me aconteceu - lembrete"

Coração.
Sobre amor e violência. Sobre vulnerabilidade. Sobre amor próprio. Sobre amizade e amor da comunidade. Sobre gentileza. Sobre valorização.
"Em um mundo que pensa que meu corpo não me pertence, dar prazer a mim mesma é um ato de amor-próprio"
"Eu quero alguém que veja minha inteligência como inspiração e não como ameaça"

Repouso.
Sobre produtividade e culpa. Sobre cobrança e otimização. Sobre valorização e rompimento de ciclos. Sobre equilíbrio. Sobre pertencimento.
"Eu tentei me adaptar a um sistema que me esvaziava- capitalismo"
"Eu fico tão distraída pensando no lugar que quero chegar, que esqueço que o lugar onde estou já é muito especial"
"Ser produtivo é saber a hora de descansar"

Despertar.
Sobre seu lugar. Sobre ouvir sua mente e seu povo. Sobre aceitação e não estar bem o tempo todo. Sobre a opressão do sistema. Sobre liberdade.
"Que alívio descobrir que as dores que pensei serem só minhas, também eram de tanta gente"
"A nossa deve ser uma política de revolução. A liberdade só pode existir quando os menos privilegiados estiverem livres"
"Há um diálogo que acontece dentro de você. Ouça com muito cuidado o que seu universo interno está tentando dizer"
"Amplifique a voz das mulheres não brancas. Indígenas. Trans. Negras. Pardas"
"A chance de darmos a volta por cima, depois de todas as tristezas da vida, é a coisa mais linda que já vi"

"Agora que você se liberou e a única obrigação que tem é com os seus sonhos os de mais ninguém: o que vai fazer da sua vida"

sally's rooney character 16/05/2021

não consigo explicar rupi kaur
a rupi é uma das minhas autoras preferidas da vida. ela foi uma das pessoas que despertou o meu interesse por poesia. tudo que leio dela me marca de certa forma e com esse livro não foi diferente. o mais fascinante é que sempre leio as obras dela em momentos certeiros, o que faz eu gostar ainda mais. nesse livro a rupi junta poemas e textos sobre auto amor, feminilidade, aceitação, imigração e etc. gostei também como ela inseriu temas como capitalismo e etc. ai a rupi sempre me surpreende, me dilacera e me deixa de coração quentinho, e tudo ao mesmo tempo.