Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Raí86 20/05/2024

Excepcional!
À primeira vista, achei que iria ser um livro centrado numa bolha, abordaria um único tipo específico de profissionais do sexo e traria como conclusão algo que todos nós já sabemos: que a pobreza e a miséria estão relacionadas à prostituição. Mas, de uma forma surpreendentemente agradável, Yuri abordou uma diversidade no meio que me encantou e me fez entender que não é só a miséria e pobreza que incentivam a entrada de muitas pessoas na prostituição.
O capítulo que mais me marcou foi o que falava sobre Fernanda Monteiro. Uma mulher trans, nasceu em família de boa condição financeira, frequentou bons colégios e possui um carisma incrível. No decorrer do capítulo, eu me apaixonava tanto por ela, como pelo autor, que soube conduzir todas as conversas muito bem e demonstrou uma evolução incrível a cada depoimento registrado.
Esse livro é essencial para todas as pessoas, mas sobretudo para estudantes de direito, assim como eu. Não há como escolher cursar direito e desejar por promover o bem a uma sociedade se em seu discurso não há grupos marginalizados, e isso não aprendemos na faculdade.

Cubas1 14/05/2024

Gostei demais
Estava na vibe que querer ler um livro que falasse principalmente sobre histórias reais e que abordasse um assunto polêmico.
Esse livro foi certeiro, ele é exatamente o que eu estava procurando. Alem dele ser super curtinho tbm, ele conta o enredo com muito entusiasmo e faz o leitor ficar se sentindo triste e querendo dar um abraço nas mulheres em que ele falava sobre as histórias.

Se vocês precisarem de alguma história ou até mesmo que queira saber mais sobre o tema, esse é o livro ideal!
Fica aqui a minha sugestão de livro??

P.Victor 14/05/2024

A falta de empatia estremece de mais o mundo...
"Sou Puta, Doutor", sei que é chocante ler de cara o título do livro mas é algo que veio para mecher mesmo com o emocional e abalar a sociedade,é uma obra que mergulha de maneira corajosa e franca na vida de prostitutas e um prostituto, o livro expõe as complexidades da profissão, apresentando um olhar íntimo e humano sobre as experiências que cada um deles passou . A narrativa é envolvente e revela as lutas diárias, os desafios emocionais e os aspectos sociais enfrentados por eles e o tipo de vida que eles são obrigados a trabalhar e viver . No entanto, em alguns momentos, a história pode parecer superficial em sua exploração dos temas e carecer de uma profundidade maior na análise das questões abordadas, talvez por se tratar de uma tese muita coisa pode ter ficado de fora. Além disso, alguns leitores podem encontrar a narrativa desconfortável devido à sua crueza e linguagem direta. No entanto, no geral, "Sou Puta, Doutor" é uma leitura que oferece uma perspectiva única e provocativa sobre um tema muitas vezes estigmatizado pela sociedade e merece sim um lugar nas nossas prateleira mentais.

Caê 09/05/2024

Ensina muito!!
Creio eu que esse livro não é tão conhecido como deveria. É um livro MUITO BOM, é uma leitura envolvente e que nos faz desejar ler cada vez mais, um ponto que também é interessante é que a leitura nos conecta profundamente com o escritor e os entrevistados, parece que a gente estava lá no meio da conversa íntima. Eu simplesmente amei, aprendi muito e recomendo muito!!

kaa 06/05/2024

Ideia excelente, execução de centavos.
A ideia levanta extremo interesse.
o autor, no entanto, quer falar só dele e apenas dele. cheio de achismos, piadas de mal gosto e falta de empatia.
uma pena.

iMahxy 14/04/2024

"Exploração é saber falar, mas ser muda para o sistema."
Eu gostei muito desse livro, nunca tinha lido algo sobre isso e acho importante ler, recomendo aliás, para se ter uma visão ampla sobre o assunto. E o livro traz essa "diversidade" das histórias das pessoas que entraram na prostituição.
Acho que a maioria das pessoas tem uma visão única do profissional do sexo. E esse livro foi bem diverso nessa questão. As pessoas não entram só por necessidades, mas por prazer também. E eu nunca tinha pensado sobre isso.
Agora, mudando de assunto, eu achei que o livro falaria de forma mais técnica ou voltada para o direito, mas foi bem informal. Não vi muito a visão de estudante de direito, mas sim do Yuri como pessoa. E eu me incomodei um pouco com isso, acho que ele poderia se posicionar mais com fatos do que com achismos e conclusões.

Diego.Felizola 13/04/2024

Yuri foi até onde eu não consegui ir. Com um tema de TCC muito parecido, por questões burocráticas, não pude entrevistar ninguém. Foi bastante enriquecedor ler tantas conversas de diferentes backgrounds. As nossas conclusões foram parecidas e isso me deixa bastante feliz.

Amanda | @luzemlivros 11/04/2024

Potencial desperdiçado
Esse livro me despertou sentimentos conflitantes, porque tinha um grande potencial de exercer um papel muito importante de dar voz à uma parte fortemente marginalizada da nossa sociedade que são as profissionais do sexo, mas que se perdeu na superficialidade com a qual foi conduzido. O autor me frustou demais na maneira com que insistentemente se inseriu na narrativa. Já comecei a leitura receosa por ser um homem falando sobre um assunto majoritariamente de cunho feminino, mas até que no começo ele ainda foi bem. Ruim mesmo ficou quando chegou no capítulo do homem garoto de programa. Um comentário desnecessário atrás do outro, chegando até a mencionar o corpo dos entrevistados, o quanto ele ?estava se deliciando com aquilo tudo? e, inclusive, o seu flerte com o garoto de programa que mencionei. Ele chega a comentar há quanto tempo está sem transar, pelo amor de deus. Ele quis incutir uma leveza na narrativa através do humor que, visto a seriedade do tema, não cabia ali. O livro só vale a pena pelas partes das transcrições dos relatos dos entrevistados, foi unicamente o que me fez terminar a leitura. São relatos fortes de sobrevivência, cheios de dor e humilhação. Mas também são relatos de vida e, surpreendentemente, até de amor. Gostei muito do parâmetro do livro que nos mostra os diversos motivos que levam uma pessoa a entrar para a prostituição, podendo até ser por vontade própria. Vemos até mesmo o ponto de vista de uma cafetina. O livro é importante por dar este espaço para que estas pessoas contem suas histórias, para que nós que estamos de fora repensemos nossos preconceitos. Como dito por uma das entrevistadas: ?Você quer saber o que é exploração? Exploração é ter boca, saber falar, mas ser muda para o sistema?.
Recomendo a leitura, mas vá preparado pra revirar os olhos com o ego do autor, que diversas vezes se intitula ?doutor?. Ele, ainda estudante de Direito.

Rayliterando 08/04/2024

Serei rápida, simples e direta. Nesse livro aprendi muito sobre valores... aprendi que não devemos constatar nada sem antes consultar aqueles que estão na raiz do "problema".
Aqui tive uma visão muito ampla do que seria a prostituição no sentido real. A obra literária de Yuri não mostra apenas um ou dois lados do que é ser puta. Aqui aprendi que a prostituição não é e jamais será uma coisa só, ela tem vários lados, até porque seria errado dizer que todas as pessoas entram na prostituição pela mesma causa. Confesso que antes de ler esse livro eu fui uma pessoa extremamente preconceituosa, confesso também que não dei nada pelo livro, mas logo nas primeiras páginas me senti presa na narração simples de Yuri e nos depoimentos de modo geral. Adquiri muitos conhecimentos a partir dessa obra, e semana passada usei uma das frases de Fernanda Monteiro em uma redação, cujo tema era "Transexualidade no mercado da prostituição no Brasil em questão".
Quero terminar essa resenha agradecendo ao renomado Yuri Marques Peçanha. Agradeço por ter dado certa visibilidade ao depoimento de prostitutas e profissionais do sexo, por fim, agradeço também por mudar minha concepção a respeito da prostituição.

Silvio 29/03/2024

Fraquinho.
Ele nada diz além do tradicional, do convencional, nenhuma novidade, nada diferente de milhares de textos com essa temática, puro clichê.
Nas entrevistas, antes de fazer uma pergunta, ele faz um grande floreio inútil e tradicional. Após a resposta do entrevistado, de novo o floreio, o comentário inútil. As perguntas - e também as respostas - de novo, as tradicionais e convencionais. Alguns detalhes, segundo ele, omitidos por serem "pesados" demais. Para um livro com essa temática, não vejo como qualquer detalhe seria impublicável.
No final, há mais filosofia do que outra coisa; mais à frente ainda, cai na política, o que acho distoante para esse tipo de livro. Nesse caso, não sugere ou questiona, ele afirma como certo, sendo que é somente sua opinião.
Há muito erros de português, para mim, irritantes. Não me refiro ao linguajar das entrevistas - não há erro em 🤬 #$%!& , puta, 🤬 #$%!& ... -, mas no discorrer do texto de modo geral.
Tudo me leva a crer que não foi uma pesquisa real, mas ficção, algo de sua imaginação ou, talvez, uma coletânea de outros.

@andersontenorio30 23/03/2024

Histórias difíceis
Como um país tão rico como o Brasil e existe pessoas vivendo com muitas dificuldades financeiras ao ponto de colocar suas vidas em risco para sobreviver. Isso é mostrado no livro do Yuri Peçanha. São histórias difíceis....Após da leitura acredito que você terá um outro olhar sobre prostituição.

TacinhaDeVinho 22/03/2024

Fantástico!
Quando comecei esta leitura eu não fazia ideia do que se tratava o livro, logo descobri que tem um alto teor informativo. O autor, Yuri, é também nosso personagem principal, ele narra uma pesquisa feita por ele mesmo para a faculdade de direito da qual estudava. Entrevistando 8 profissionais do sexo e contado para nós as entrevistas e considerações que tomou a cada relato que ouviu.
As histórias dos entrevistados são emocionantes e altamente tocantes, trazendo uma nova perspectiva sobre as pessoas que trabalham com prostituição. Percebi nesse livro que não existe um padrão de acontecimentos que leve um indivíduo a trabalhar com isso, apenas notamos que existem fatores parecidos que contribuem com o encaminhamento da pessoa para essa área: a falta de dinheiro, em sua maioria.
Definitivamente foi um livro esclarecedor, a escrita do Yuri realmente nos envolve a cada página. Foi uma decepção descobrir que este é o único livro escrito por ele (informação que obtive através de uma breve pesquisa e uma stalkeada nas redes dele kk), eu gostaria de futuramente esbarrar com mais livros dele, acredito que tenha um belíssimo talento para a escrita.

ari_angotti 21/03/2024

Surpreendente
Achei sensacional. Muito bom a voz que o autor deu a essas pessoas. As conversas são ótimas.
Só achei um pouco desnecessário alguns comentários que o autor fez, mas nada que estragasse a leitura.

Viquituhpm 15/03/2024

Esse livro é a prova viva que o tempo está correndo enquanto estamos dando passinhos de tartaruga. Querendo saber mais sobre o assunto que permeia a prostituição, dei de cara com esta obra. Ainda processo partes do que li.
Não tenho conhecimento adequado para dissertar sobre o livro, mas acredito que ele é um bom ponta-pé inicial para conhecer um pouco mais de vozes que vivenciam diversas formas de prostituição. Gostei muito das discussões do livro, principalmente por ele trazer pessoas que realmente estão dentro da área. Como é abordado: um dos problemas desse meio é que as pessoas querem dizer pelas/os profissionais do sexo e não darem a voz para elas/es.
Foi uma obra crucial para me trazer um pouco mais de visão de mundo. As coisas vão rolando enquanto estamos vivendo em bolhas que não compreendem e não enxergam as outras. Todos que fazem parte de alguma minoria tem seus medos e suas resalvas, às vezes tendo que se desdobrar de mil e uma formas para conseguir o mínimo. Surreal pensar que existem diversas lutas e o avanço continua sendo quase inexistente.
Senti cada página desse livro de diversas maneiras. Quero muito ler mais coisas sobre o assunto. Um livro rápido que te dá uma rasteira se você nunca pensou nessas possíveis realidades.

Nathi 15/03/2024

Bem bom
Escolhi por um acaso, um livro cheio de personalidade e que nos faz enxergar o outro lado da história, o lado que não tem voz...