HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Cris Marques 21/03/2022

Maravilhoso, é de longe o melhor livro que eu li este ano. Não é um livro a ser devorado, se a pessoa ler rapidamente não vai se conectar com a história, com os personagens, esta é a melhor parte, se deixar esta história cria raízes na gente, temo que sejam profundas. Amei a forma descritiva, só quem tem filhos pode imaginar esta dor se já não passou por ela. Estou agradecida por este livro ter entrado na minha história.

Martha 07/10/2021

Envolvente, emocionante e devastador!
Apesar de ficção histórica ser meu estilo preferido, achei que teria dificuldade com a leitura pelo tempo em que se passa e pelo universo em volta de Shakespeare e Hamlet. Mas fui gratamente surpreendida por uma leitura fluida e instigantes o tempo todo (pelo menos quase)

Fui arrebatada pela história, no tempo presente e no passado, e pela curiosidade do que aconteceria afinal. Hamnet morre e isso é falado na primeira pagina, mas ate chegar a isso eu fui levada completamente pela história a ponto de ficar devastada com a dor de Agnes e seu luto.

Amei Agnes, Hamnet, Judith e Bartholomew e fiquei com ranço de Suzana, Joan, John e do pai/filho/marido/irmão de quem nunca era mencionado o nome.

As ultimas 40 paginas foram confusas pra mim, e não perdoei completamente um personagem importante que se ?redimiu? no final. Mas isso não mudou minha experiência perfeita com essa leitura!
Karol Garnier 07/10/2021minha estante
Resenha perfeita. Esse livro é um hino!

Emilyn moretwopages 03/08/2021

Angustiante
Esta releitura de Hamlet apresentou toda a melancolia e sentimentalismo que a peça apresenta, apesar de os acontecimentos serem idênticos a trama, a autora conseguiu transformar os personagens e torná-los intrigantes e essenciais para a história.

O livro retratou o drama da peste bubônica, desde o seu contexto histórica, até como chegou na casa da família de Hamlet, causando grande alvoroço na cidade e levando o luto para aquela família.

A história mostra todas as faces do luto e como cada um convive com ele, as vezes fugindo e se escondendo e outras vezes enfrentando-o. A autora conseguiu transmitir toda o sentimento da perda da família para esta doença e como após isto ela moldou a vida de cada um.

Apesar da escrita fascinante, o livro peca em alguns pontos, principalmente a respeito da diagramação, não há capítulos para direcionar o leitor e no começo da história, a qual intercala entre o passado e o presente, não deixou explicado esta mudança de tempo, dificultando a compreensão entre os tempos.

Hamnet é um livro doloroso e angustiante, finalizei ele com dor no coração e com vontade de ter lido ele em doses menores, principalmente por ter um ritmo mais lento a leitura. Este não éum livro que podemos ler em qualquer momento, tem que estar preparado.

Recomendo a leitura, porém deve-se estar preparado para lidar com todas as dores e talvez um final que não te agrade cem porcento.

Ju Rebellato 03/08/2021

Normalmente não escolheria esse estilo para ler e é justamente por isso que faço parte de clubes de livros.

A história conta a vida de Agnes, esposa de Shakespeare e a cada obstáculo ou dificuldade que ela passa, nós conseguimos sentir tudo o que ela sente.

Quando acontece a morte de Hamnet, a narrativa é perfeita e, por isso, extremamente dolorosa. Claro que não tenho como saber com certeza como uma mãe se sente ao perder o filho, imagino que seja uma dor inexplicável, mas pelas palavras da autora, nos sensibilizamos e acabamos um pouco destruídas sentindo o que imaginamos que seja um pouco dessa dor.

Sabrina758 15/05/2023

Não consegui entender o propósito desse livro. De verdade, sinto que a autora se perdeu nas ideias e especulações que fazia a respeito da morte de Hamlet. Diferentemente do esperado, o foco do livro, quase por inteiro, é na Agnes, mãe das crianças e esposa de Shakespeare. Eu estava esperando conhecer mais sobre o dia a dia dos gêmeos até o acontecimento que findou a vida do mesmo, porém, infelizmente, não é o que acontece.

O primeiro ato faz uma divisão de passado e presente que, ao invés de ser super dinâmico, tornou-se extremamente cansativo. Ela extrai até a última gota uma situação que acontece em dias por quase 60%-70% do livro. Agnes, apesar de ser central na narrativa, é apresentada através dos olhares e comentários alheios. Quem de fato era Agnes? um monumento de mulher que foi desperdiçado na história.

O livro não prende, não convence, não te conecta aos personagens. Temos um Shakespeare egoísta, que esquece as próprias origens, volta de Londres cada vez menos, quase não participa da vida dos filhos e foca quase inteiramente em sua carreira. Sei que a autora misturou realidade com ficção, dando mais ênfase na própria especulação do que os fatos, mas ela conseguiu me fazer detestar um homem que eu nem sei o quão real foi.

A única parte positiva aqui é quando ela narra sobre a peste, os efeitos da doença e desespero geral da sociedade na época. O luto também foi trabalhado de uma maneira bem realista. Tirando isso, foi doloroso virar cada página de tão insuportável.

Cris 19/11/2021

Ok
Não tinha nenhuma expectativa para essa história, porém no início me envolvi bastante com os personagens e a hóstia, mas na metade para o final o livro se tornou um pouco cansativo.

Nayara Moraes 03/07/2023

Lembra-te de mim.
Sim, eu sei que é um livro de ficção, mas agora irei adotar como verdade, porque é muito bonito e a história combina com o Shakespeare. É uma das peças mais famosas do escritor, mas nunca tive contato o suficiente para imaginar essa possível semelhança entre a ficção e a realidade.
É um livro que vale muito a pena, a escrita é doce, apesar da história sofrida e carregada e você acaba se apaixonando pela maioria dos personagens. Apenas leiam, vale a pena demais!!

Rodolfo 16/10/2021

Comecei a leitura de maneira totalmente despretensiosa, pois acreditava que seria como uma "biografia" da obra Hamlet, porém na verdade trata-se de toda a história que existiu por trás dessa obra.
Acompanhamos a história de Agnes e seus filhos, entre ele Hamnet que acaba morrendo vítima da peste negra.
Em paralelo ao sofrimento de Agnes, vamos conhecendo um pouco mais sobre a história de amor entre ela e Shakespeare e o quão importante o apoio dela foi importante para que ele conseguisse ir atrás de seus sonhos.
Achei magistral a maneira como a autora desvinculou a história do mito Shakespeare (em nenhum momento ela cita no nome do autor) ao mesmo tempo em que ela consegue manter o leitor interessado no que pode acontecer.

Maria 14/07/2023

Hamnet
Gostei muito dessa leitura.
Achei impressionante a narrativa de como a bactéria que transmite a peste bubônica fez seu trajeto até chegar a cidade de Stratford.
A história é envolvente, bem contada, você se apega aos personagens.
Recomendo!

Aline 31/07/2021

Uma estória densa, contada com passagens de tempo alternados entre passado e presente.
Dolorido, cru! Trechos de rasgar o coração, mas de uma beleza emocionante.

Anabel.Carolina 22/07/2021

Hamnet
Romance que consegue passar os sentimentos muuuito bem! Conheço que fiquei até mau em algumas partes!
Gostei muito da pegada sensitiva e que explica o contesto histórico!

Regina.Luiza 04/08/2021

Hamnet
Com certeza você já ouviu falar de Shakespeare. Mas e quanto a sua esposa e seus filhos? E quanto a sua família? A história de Hamnet é precisamente essa e, o mais interessante é que não é o próprio Shakespeare o protagonista dela, na verdade o livro nem menciona esse nome.
A obra é ficcional, porém possui certo embasamento verídico, como o lugar em que se passa, a sua constituição familiar, seu casamento com uma mulher um pouco mais velha e seus três filhos. A mais velha, uma menina e um casal de gêmeos, o qual, o menino Hamnet, faleceu aos 11 anos de idade e cujo nome veio a ser o título de uma das maiores obras literárias da história, Hamlet, especialmente dado em sua homenagem, por seu pai.
A narrativa do livro apesar de ser bem descritiva, consegue captar a atenção do leitor e transmite todo o cenário de uma Inglaterra do século XVIII. O livro começou morno e parecia que nada realmente acontecia, até que a ambientação fosse deixada bem clara, os personagens se tornado seus conhecidos e você ser envolvido completamente por dentre aquelas páginas e estar a mercê dos acontecimentos inevitáveis no seio daquela família.
O modo com a autora se aprofundou na história de Agnes, esposa de Shakespeare, tornou ela para mim, um dos personagens mais queridos que eu li, e seu luto pelo filho perdido, fez ela ser a grande protagonista dessa história, apesar do título do livro.
Indico essa leitura para os que gostam de navegar em águas tranquilas de histórias de época. Que gostam de ler com paciência e admirar toda a beleza de uma história bem contada, rica em detalhes e de vocabulário extenso.

Vini 10/10/2021

Hamnet
Esse livro superou minha expectativas. Hamnet foi uma ótima leitura, principalmente ao integrar o leitor à tantos sentimentos de uma só vez. Uma grata surpresa, que ao final, te deixa esperando por mais?

Lary 29/10/2021

Esse é um dos meus favoritos de 2021.
A historia é muito marcante e te prende, realmente fiquei com vontade de conhecer mais sobre Shakespeare.

Ana Becegato 13/08/2021

que obra meus amigos
só leiam essa perfeição em forma de livro. A sensibilidade que a autora trouxe para nós sobre Shakespeare sobre seu filho, sobre o luto, sobre a peste negra? Tudo aqui é perfeito e muito bem colocado. Agora eu sinto um vazio por ter acabado esse livro. SÓ LEIAM MUITO