Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

leleco 31/01/2024

Como cartógrafo, mapeei cada trilha desse universo Aridante.
Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo possui uma capacidade de arrecadar um amontoado de sentimentalismo prestes a lhe preencher sem avisos prévios, seu modo sincero de escrita encanta e balança também cada nova descoberta de alguma palavra que indica determinados sentimento, ações ou reações por meio de Aristóteles quando Dante, o próprio dicionário ambulante, lhe apresenta. Quando soube da continuação de Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo, era nada mais que certo meu desejo em tê-lo e após um tempo, assim consegui. A desenvoltura da construção de cada personagem me fascinou, não deixando de lado nem sequer perninha, a cadelinha de Aristóteles.

O autor soube muito bem manusear os personagens presentes e assim transcrever um rumo para os tais, deixando nítidas suas mudanças, a maturidade conquistada e novos comportamentos por motivos de hormônios a flor da pele; a tão comentada adolescência e a despedida dele para a vida adulta. Através de uma premissa delicada em meio a pandemia da AIDS, a obra englobou críticas sociais, inimizades que não soavam como deviam e a forma como tudo um dia do mundo se despede, porém há artefatos, pessoas e certas coisas, que ficam. algumas nunca vão embora, de alguma forma na qual nós, talvez, não conseguiremos obter a aptidão de identificar, ainda estarão alí.

Nada mais prazeroso que acompanhar a trajetória de dois meninos que se amam perante a batalha do último ano do ensino médio e seus futuros em jogo após o término do colégio, envolvendo estudantes e professores pertencentes de seus próprios países e surgindo até um despertar de interesse em visita-los, como um cartógrafo. Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo é uma obra delicada, sabe tratar do amor adolescente e suas dúvidas em torno de uma palavra tão pequena de carga tão intensa, a luta por liberdade de expressão enquanto 1987 ocupava em massa a oposição contra pessoas LBTQIAP+ após a grande repercussão da AIDS acompanhado do preconceito enraizado sob a sociedade, guerras tanto internas quantos confrontos literais não só físicos, como também aqueles que impregnam no coração e questões familiares e as (des)aproximações a partir da forma como tais hábitos influenciam. e como a alternação deles muda tudo.

Lais 31/01/2024

Minha diabetes gritou
O Ari é um personagem tão sóbrio para um livro tão meloso. Há muitas partes que parecem forçadas demais. Diálogos que não são críveis.

wendycoly 30/01/2024

SIMPLESMENTE LINDO!!
Não sou chegada a livros românticos mas esse daqui conseguiu meu coração, ele é lindo em todos os sentidos, não apenas pelo casal serem literalmente alma gêmeas mas sim pelo desenvolvimento dos personagens com certos assuntos e acontecimentos! (além de ter capítulos curtos oq eu adoro)

Moon LH 30/01/2024

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo
O segundo volume de Aristóteles e Dante. Aqui podemos acompanhar todo o desenvolvimento dos personagens depois dos acontecimentos do primeiro livro. O livro conta as experiências e dificuldades de Ari depois de se descobrir Gay, e tudo só piora quando o jovem perde uma pessoa muito importante para ele.

Achei muitos momentos importantes e bonitos, um exemplo que gostei muito foi quando a mãe do Ari enfrenta aquela senhora da igreja que usa da religião para atacar os outros e esconder suas atitudes negativas. Apesar do livro se passar no passado podemos identificar vários exemplos de casos muitos semelhantes nos dias atuais (cof cof , na política por exemplo, cof cof)

Também achei interessante ver a perspectiva do Ari em como é se descobrir ser Gay e como lidar com alguns pontos, acho que é um assunto importante. Sem contar algumas partes que o livro traz críticas com outros assuntos importantes como racismo e machismo.

As únicas coisas que me desagradaram na leitura foram:

1 - achei que quando cheguei um pouco mais da metade so livro, começou a ficar muito parado e arrastado.

2- criei muita expectativas com o final, sinto que faltou muita coisa ali. O livro foi tão bonito em vários momentos e logo no final foi tão sei la, ?sem emoção? talvez seja o termo que eu esteja procurando. (Ainda acho que deve ter um termo melhor para descrever minha sensação com esse final, mas acho que assim já deu para ter uma ideia)

3 - ainda sobre o final: achei que o Dante meio que perdeu o desenvolvimento que foi tendo durante o livro.

4- ainda acho que o livro não lidou tão bem com assuntos como bebidas alcoólicas e drogas, o primeiro volume foi muuuito pior nesse assunto, nesse melhorou, mas ainda teve uns pedacinhos que achei meio romantizados essas coisas e isso sempre me incomoda.

Pontuei alguns pontos negativos, mas gostei do livro até. Uma leitura leve e cheia de pautas sérias e importantes, além de ter vários momentos fofos e bonitinhos também.

Adrian55 30/01/2024

Ari e Dante, Dante e Ari
Quando terminei o primeiro livro, fiquei com receio de embarcar nas aventuras que o segundo poderiam proporcionar. Estou feliz por ter lido. Ao invés de fazer uma resenha detalhada, irei apenas pontuar algumas acontecimentos que me fizeram amar ainda mais essa obra.

? A relação de companheiros e termura desenvolvida entre os meninos;
? A relação de pais e filhos (Pelo menos os de Ari e Dante);
? A presença de amizades verdadeiras;
? O diário de Ari, onde ele falava para Dante o que não tinha coragem de falar em voz alta;
? O crescimento de Ari.

Leiam e releiam essa obra. O último capítulo é de tirar o fôlego haha

??????????????????

isaw11i 30/01/2024

Ari e Dante
Simplesmente enrolei anos para ler esse, mas como estou tentando ler todos os livros encalhados da minha estante, decidi dar uma chance

Não tenho muito oq comentar, eu sinto que li, li, e não dá sai muito do lugar, com certeza é uma continuação que não precisava

A parte mais legal do livro é o amadurecimento, o livro traz reflexões muito interessantes e li numa época ideal (tendo em vista que eu odiaria se tivesse lido na época que comprei).

Legal, mas não sei se recomendaria, pq como disse nada muito impressionante acontece

Kariel0 30/01/2024

Simplesmente perfeito.
O segundo livro dessa duologia incrível de Aristóteles e Dante é completamente perfeito, ver os dois amadurecendo, não só eles mas também seus pais, e seus relacionamentos como os demais é simplesmente a melhor coisa de se ler.
O que mais me chamou atenção neste volume, foi as mudanças que ocorreram com o Ari, acompanha essa evolução, saber o quanto ele cresceu, mudou e como ele se ver agora, é simplesmente vangloriozo.
Eu amei do fundo do meu coração essa leitura, em alguns momentos meu coração se partiu em mim pedaço mas terminei com ele completamente novinho em folha, já pronto para outra rodada.
Recomendo este livro para todos, inclusive a comunidade lgbt+ e meus amigos.

Fabricio203 28/01/2024

Sou muito grato por ter comprado esses livros, sabe...

eu estava tão empolgado pra saber como o a história de ari e dante iria continuar. e eu não sei se tenho palavras pra explicar esse livro, mas, ele é tão bom quanto o primeiro.

essa duologia me trouxe sentimentos que quase nenhum outro livro que eu já li me trouxe. acho que foi um experiência muito singular ler essa história.

Eu, definitivamente, chorei. eu chorei e senti muito. precisei fazer umas pausas na leitura por causa da dor de cabeça por chorar kkkk foi tudo muito significativo e intenso e bonito.

eu ficava me colando no lugar deles e sentia tanta angústia. só pensar em ser um menino gay naquele época..
e não consigo deixar de pensar que existiam, e ainda existem, varios Aristóteles e Dantes por aí.
isso me entristece um pouco.
espero que tenham achado amigos e uma família como ari e dante tinham. e que tenham tido uma chance de amor e ser feliz.

@estantederomance 28/01/2024

Acho que não precisava desse
Comprei impulsivamente pq tava 9,99 na americanas, mas claramente não tô na fase dos livros adolescentes, então achei tudo muito bobinho, sem graça e até meloso demais. o final teve uma carga a mais de drama, o que eu gosto, e o livro é super rápido e fluido durante a leitura, então foi ok, na média sabe?

Ana Lu 28/01/2024

Acho que esse foi um dos livros que mais mexeram comigo, o jeito que a relação do ari com o pai dele vai se desenvolvendo me recorda demais a minha relação com o meu pai, as pautas sobre aids sempre tratadas de uma maneira que mostra e faz você sentir o mesmo medo que eles sentiam na época.
O livro me trouxe como uma adolescente bissexual ensinamentos que definitivamente me mudaram como pessoa, as amizades, a família e o amor tratados no livro me fizeram se em casa, totalmente acolhida e livre de julgamentos, creio que este livro deveria ser lido ao menos uma vez na vida

Felipenho 27/01/2024

WOW!!
Continuação INCRÍVEL!!

O segundo livro, que finaliza a história do romance entre Aristóteles e Dante, tinha a obrigação de ser, no mínimo, do mesmo nível do primeiro. Agora, se ele superou "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" são outros 500.

Quanto à escrita, Benjamin Alire Sáenz manteve a boa condução da história: prendendo o leitor às páginas de maneira graciosa, transmitindo mensagens importantes, trazendo reflexões, e muito mais. Imagino que a maior lição que o autor queira passar é que "Nem sempre a vida justa, mas isso não é desculpa para se reprimir, para não se permitir evoluir".

Neste livro, teremos um Aristóteles muito mais maduro, mas ainda com resquícios do Ari que conhecemos no início da história. Está mais amoroso, inabalável, mas ainda não consegue se aceitar. Ele aprende que nem tudo na vida sai como queremos, e vida que segue.

Quanto a Dante, percebo que, por já ser um jovem muito responsável no primeiro livro, ele não amadureceu tanto quanto Ari. Ele continua com alguns de seus conflitos internos, mas reparamos que, no fundo, é só medo. Medo do mundo, do futuro, do amor.

Alguns pontos negativos que citei no livro anterior foram corrigidos neste: Gina e Susie aparecem com mais frequência, temos uma relação melhor desenvolvida entre Ari e suas irmãs, e afins.

Um ponto muito positivo para essa série está atrelado às capas. No livro 1, a capa tem tonalidade mais escura, podendo indicar o estado de Ari antes de Dante: tímido, sem perspectiva de vida, não tinha amigos; obscuro. Já no livro 2, a capa é mais clara, indicando o estado de Ari depois de conhecer Dante: amoroso, amigável, decidido; iluminado.

Ainda assim, pude perceber um deslize do autor quanto ao assunto "amadurecimento". Senti que, no final, alguns personagens tinham uma personalidade muito semelhante. Quase como se uns fossem cópias dos outros, mas com detalhes que os distinguisse. Sendo que nem sempre foi assim.

Acho que, assim como no primeiro livro, Benjamin poderia ter incluido capítulos mostrando o ponto de vista de Dante. Dessa forma, conseguiríamos saber o que passava por sua cabeça e entender melhor algumas de suas decisões durante a narrativa.

Sinceramente, se fosse lançado um terceiro livro eu compraria. O final me deu vontade de ler mais 400 páginas dessa história, mas creio que este tenha sido o encerramento definitivo.
Uma duologia INCRÍVEL como essa merece um reconhecimento infinitamente maior. Melhor romance LGBTQIAP+ que já li.

Aqui jaz meu trecho favorito do livro:

"[...] Mas, para mim, uma coisa era amar. E outra, a mais difícil de todas, era se permitir ser amado."

Nanda 27/01/2024

MLV 2024
Demorei 2 anos pra ler esse segundo, mas chegou

já começo dizendo que foi tão espetacular como o primeiro, tem o tão sonhado romance mas continua com as mesmas mensagens do primeiro

amo o quanto essa história explora todos os lados da vida, o amor, a família, o luto, a dor, o preconceito etc
é um livro sobre o viver, sobre estar presente em sociedade, sobre ser humano

em um dos diários de leituras, eu comentei que toda vez que leio sobre aristoteles e dante, me desperta uma emoção que eu não sei explicar
é algo que nunca outro livro já me fez sentir, não são as palavras bonitas e nem as poesias que me fazem sentir isso, acredito que seja a forma do autor detalhar coisas simplesmente de uma forma linda

amo o quanto a escrita se adapta ao que está ocorrendo na vida do pp nos momentos dos livros (quando um determinado momento, os dias dele passam sem ele ver, porque ele está sentindo a vida passar sem ele saber o que está acontecendo) e a escrita segue isso e trazendo ainda mais emoção

eu chorei, sorrir, senti gratidão, raiva e todos os sentimentos possíveis

e eu poderia passar horas e mais horas escrevendo sobre o quanto esse livro foi importante pra mim, o quanto essa história significou

e eu não sei se cheguei a falar isso no primeiro livro
mas esses 2 livros eu acho ideal pra quem é homofóbico (eu não sei explicar, só sinto), é IMPOSSÍVEL alguém ler essa história e achar que tudo isso é errado

o amor de aristoteles e dante é puro

Thauanni 26/01/2024

Oh glória, não foi uma bomba!
O tanto de medo que eu tava sentido de ler essa continuação e ser ruim, não tava escrito. Porém, o livro foi uma maravilha de ler, o autor acertou bastante.

A melhor parte foi, sem sombra de dúvidas, a escrita. É tão bonita, sensível e tocante, eu simplesmente enchi de marcações de tantas frases linda, sério. Mas, como nem tudo são flores tiveram umas poucas partes, bem poucas mesmo, que senti que foi um pouco forçado por parte do autor, como se ele estivesse tentando lacrar. Mas foram pouquíssimos momentos, de resto achei tudo coerente e lindo.

Ari e Dante...o que falar desses dois, são maravilhosos. O livro é muto mais focado no Ari e na sua evolução, confesso que as vezes senti como se o Dante tivesse sido jogado de escanteio. Acho que posso ter sentido isso porque no primeiro livro era literalmente só o Dante e o Ari e aqui os dois começam a ter mais amigos. , mas não tenho certeza.

Outro ponto sensacional do livro é a relação dos dois com os pais, que negócio lindo, pqp. Eram diálogos tão maravilhosos, foi perfeito ver o Ari se tocando de que os pais dele não era só os "pais dele", eram pessoas maravilhosas, encantadoras, cativantes e cheias de vida. Foi perfeito demais.

Enfim, achei o livro muito bom mesmo, mas faltou algum tchan, alguma magia pro livro me pegar de jeito mesmo. Recomendo muito essa continuação, não precisava existir, mas ainda bem que existe.

“Você me viu e deixei de ser invisível. Você me ensinou a nadar. E não tenho mais que sentir medo da água. Você me deu palavras suficientes para renomear o universo em que eu vivia.”

Gustavo 25/01/2024

Excelente
É muito difícil encontrar uma continuação que seja melhor ou tão boa quanto o primeiro volume, mas este me surpreendeu bastante, focando mais no desenvolvimento pessoal de Aristóteles e Dante, esse livro teve um pico maior de emoção que o anterior, gostei do final, só gostaria que o autor tivesse trabalhado melhor com o irmão de Aristóteles, e não tratado como uma ponta solta qualquer. O livro apresenta uma linguagem bem fluída e com muitos diálogos, o que dá a sensação do leitor ler mais rápido