Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

dress 05/09/2023

Bobinho e engracado do jeito que eu precisava
Me tirou da ressaca literaria, tava previsando mesmo de um livro assim levinho e descontraído. É o segundo livro que eu leio do vitor martins e posso dizer que eu AMO a maneira bem humorada que ele escreve sabe, é realmente engraçado, nao teve um capitulo sequer que eu nao ri, ele sabe muito bem equilibrar assuntos mais delicados com frases aleatoriamente engraçadas.

Foi a primeira vez que eu vi um ponto de vista de uma casa e um cachorro e adorei, e como tudo se conecta no decorrer da historia é melhor ainda!!!!! cada palavra foi milimetricamente pensada

Babs 03/09/2023

Esse livro é tão emocionante que te deixa com saudade dele assim que você acaba de ler. o fato de ser narrado pela casa 8 faz tudo ficar melhor porque ela consegue trazer fatos antigos de outros moradores sem ser a ana, o greg e o beto, a casa 8 tem um ótimo senso de humor, eu ri em vários momentos, mas ao mesmo tempo você fica limitado a saber o que acontece apenas na casa, pelo menos os detalhes. eu senti falta de uma descrição um pouco melhor sobre o que aconteceu no futuro (principalmente da ana) mas é impossível pra casa saber o que aconteceu já que todos eles saíram de lá em dado momento. enfim, mais um livro ótimo do vitor martins, eu amei demais!!!

Ana Carolina 30/08/2023

Queria que todas as casas falassem
É ?só? um livro de uma casa pensante contando histórias de seus moradores, mas dá um quentinho enorme no coração. Os personagens são gente como a gente e não tem como não se identificar com pelo menos um. Amei o final nada aberto que não deixa a gente pensando o que aconteceu com a vida dos personagens, acho que esse foi o ponto alto pra mim. Por fim, te amo Keanu Reeves (o cachorro, não o ator).
junirou 30/08/2023minha estante
ESSE LIVRO!!!!

Daniela 29/08/2023

Chorei no final
Durante boa parte da leitura estava a achar mais ou menos, mas acabei por ser conquistada. Quando o Beto recebe uma carta do Greg, eu chorei.
Achei a ideia do livro muito boa, uma casa que fala e que conta a história dos seus habitantes, que acompanha as suas vidas e se importa. Conhecemos Ana, Greg e Beto, que moraram na Rua Girassol com as suas famílias em diferentes décadas e que estavam numa fase de auto descoberta.
Adorei que os personagens se fossem cruzando nas histórias e todas as pequenas referências que foram aparecendo, principalmente no final, o que me deixou emocionada.
Gostei muito.

I'm Colie 29/08/2023

Uma graça
Achei o livro uma graça, engraçado e fofo.
Amei acompanhar um pouquinho da vida da Ana, do Greg, do Beto e dos outros moradores(familiares maravilhosos) e de saber que hoje todos encontraram seus caminhos.

manicoly 29/08/2023

Nossa Casa é a Gente ?
Manooo,tenho muitas experiências com esse autor,gosto muito dos outros livros antes desse como Um Milhão de Finais Felizes e Quinze Dias,Dei 4 Estrelas,porque as vezes eu confudia as histórias

Tória 28/08/2023

Sem dúvidas um confort book.
o formato em diferentes linhas do tempo simultâneas torna toda a história um tanto quanto cômica, e chega a parecer muito com pequenos contos.
esse autor é mestre em tornar as experiências de leitura extremamente leves e fluídas. essa obra é muito o tipo de livro que se lê em uma tarde preguiçosa de fim de ano.
as referências de cada época são icônicas e pontuais, e as piadas da casa são tão bobas que chegam a ser boas.
leiam!!

Vittor 25/08/2023

Meu autor favorito escreveu essa belezura, esse livro TÃO gostosinho de ler. Vitor, querido, obrigado por essa obra

Fê Aljarilla 22/08/2023

Obrigado Casa 8 por nos contar a sua história!
'Apesar de ser mais uma história de "meu Deus, essas pessoas só vão conversar? Não vai acontecer nada?"' (quem leu os 'agradecimentos' do livro irá entender), este livro me causou muitos sentimentos bons e reconfortantes, que era o que eu precisava, após duas leituras nada marcantes que eu fiz este mês.
Mais uma vez, Vitor Martins nos presenteia com uma escrita fluída e aconchegante, que nos faz acreditar que o mundo pode ser bom para todos, que há esperança na humanidade.

Fabiana 22/08/2023

Amei
Demorei um pouco pra finalizar, mas depois de avançar um pouco na leitura, me vi querendo morar na casa 8 e ser amiga dos personagens.
O livro fala de se sentir pertencente a um lugar, a uma família e sobre se aceitar.
É sobre aproveitarmos nossas oportunidades e viver o hoje.

Mendes 22/08/2023

Nossa casa é a gente
Bom, falar sobre ?Se a casa 8 falasse? é como uma mistura de sentimentos.

Primeiro gostaria de começar falando sobre o autor, Vitor Martins e o jeito como ele escreve. Vitor, sua escrita é acolhedora e um tanto familiar, complexa e simples ao mesmo tempo não sei como explicar. Foi um prazer.

Vamos ao livro então, ?Se a casa 8 falasse? é sobre como é incrível nosso encontro com algumas pessoas mesmo que em épocas diferentes em nossas vidas, e não só encontros mas, desencontros também. Ana e Leticia, Greg e Thiago, Beto e Nico são gente como a gente, na verdade, são gente como todo mundo. Isso é o mais especial neste livro, você se sente parte disso tudo.

A casa 8 é uma personagem exótica, exatamente por ser uma casa, mas é adorável e me emocionou muito durante o livro.

A história de Ana foi minha favorita, pela identificação mesmo e uma das frases que não vou esquecer é ?Quando estão conversando ao telefone, Ana sempre encerra a ligação com ?aquele seu CD ainda está comigo?, e isso significa ?te amo?. Letícia responde com ?pode ficar com ele o tempo que precisar?, o que significa ?também te amo?.

Só quem tem ou teve algum dia que esconder do mundo quem ama, entende essa frase. Sei que Vitor Martins entende e isso é muito especial.

hel! 20/08/2023

Muito queridooo
Eu simplesmente amei todo esse negócio da história ser contada de três épocas diferentes e de apresentar histórias queer com naturalidade nelas. me diverti muito com a casa narrando tudo e adorei todos os romances (especialmente o da ana e da letícia). eu amooo o vitor martins e tenho que salientar que ele se superou nesse livro (vindo de uma pessoa que já leu os três livros dele)! apenas leiam!!

May T. 15/08/2023

Fraquinho.
Eu comecei a ler esse livro faz uns meses e abandonei. Primeiro eu achei que era ressaca literária porque não estava conseguindo ler outros livros também. Mas depois de retornar com a leitura, tinha momentos que eu morria de preguiça e com certeza deveria ter abandonado a leitura de vez. Mas continuei pra ver no que ia dar. O livro não é ruim, é bom! A sinopse é muito boa, a idéia de uma casa narrando um livro, sendo uma observadora da história, isso é muito criativo (pelo menos nunca vi nada parecido antes). Mas a criatividade que o autor teve pra criar o plot do livro se perdeu toda quando ele foi desenvolver as histórias. Achei fraco, sabe? É claro que narrar uma história que se passa mais de 80% dentro de uma casa não é fácil, não tem muita coisa que pode acontecer quando a gente só fica dentro de casa. Mas usar imaginação a gente sabe, e eu acho que foi isso que faltou pro autor. Tinha tantos caminhos que ele poderia ter explorado, poderia ter criado histórias realmente diferentes umas das outras. Mas ele fez todas as três histórias parecerem iguais, e isso foi cansativo. E os capítulos intercalados pioraram isso, porque ao terminar um capítulo que, digamos, levou a história de um dos personagens principais do ponto A até o ponto B, no próximo capítulo eu tive que ler exatamente a mesma coisa, só que com o outro personagem e isso fez o livro demorar demais pra acontecer. Não sei se consegui explicar direito, mas foi essa a sensação que eu tive. Gostei muito dos personagens (menos da Ana, achei ela muito chata). O Keanu Reeves (o cachorro) é o meu favorito, depois dele é a Catarina.

Manu 14/08/2023

Aquece o coração
Adoreiii esse livro, um livro que literalmente aquece o coração do leitor de uma forma deliciosa.
Esse livro já começa com um diferencial, o narrador da história é uma casa!!! A casa 8 da rua dos girassóis narra essa história baseada na perspectiva dela mesma. O livro é dividido em 3 linhas do tempo, portando são 3 histórias paralelas que se passam na mesma casa, só que em períodos diferentes e que acabam se conectando também.
A primeira se passa nos anos 2000, que tem como protagonista a Ana, que é uma menina que ama música, e que mora só com o seu pai, e a gente vai acompanhando o relacionamento dela com sua primeira namorada e a história vai se desenrolando por ai.
Depois viajamos para o ano de 2010, onde conhecemos o Greg, que vai passar um tempo na casa da sua tia em lagoa pequena( é a melhor parte do livro, amo a Catarina).
Por final, se passa no ano de 2020, no período de pandemia, e conhecemos o Beto que mora com a sua mãe, e esta passando por todos essas questões complicados que se desencadeou por conta da pandemia.

Esse é um livro que eu super recomendo, é muito rápido e gostoso de ler. O fato de ir intercalando entre uma historia e outra é multo bom também, porque ai você não fica enjoado de ler só uma historia, tudo vai mesclando.