Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Nika 12/08/2023

Aquecer o coração
Sabe aquele livro gostoso que aquece o coração, você com toda certeza vai se sentir assim com esse livro.
O livro possui três histórias se famílias diferentes que viveram na mesma porém em épocas diferentes, contando sobre o crescimento de cada personagem, encontros e despedidas, mas principalmente fala sobre sr sentir em casa.
Devo avisar que possui três linhas de tempos diferentes, se intercalam e no final meio que juntam, não achei difícil e acompanhar as linhas temporais, mas sei que pode ter leitores não gostam desse tipo de livros,na minha opinião é interessante

Laura 11/08/2023

Nossa casa é a gente.
Uma história cheia de encontros,desencontros,choro, gente perdida, gente se encontrando kkkk mas que deixa o coração quentinho a cada novo capítulo. A gente vibra e chora junto com os personagens pq só queria que eles não precisassem fechar ciclos e continuar nessa casa pra sempre kkkk, mas não a vida não funciona assim e o livro retrata muito bem isso, nem tudo sai como nós idealizamos. Mas no final da tudo certo e eles finalmente se encontram S2

Mateus Ferreira 06/08/2023

Conhecemos três personagens que moraram em épocas diferentes na casa 8, e ele vai fofocando sobre a vida deles, muito booooooooom, mas pra min ficou um pouco chato ter a história interrompida no momento épico e só retornar dois capítulos depois, fora isso eu amei a leitura.

nickielodion 05/08/2023

Achei que seria difícil demais superar quinze dias que é um livro extremamente fofo e divertido e que eu ja devo ter lido umas 45 vezes, mas conseguiu. Não sei o que é mais incrível aqui, se são as narrações serem intercaladas e AINDA SIM tão únicas que sinceramente acho que mesmo se os capítulos não tivessem nome eu saberia de quem a casa estava falando, porque mesmo em um livro só, cada uma das três histórias conseguem ser extremamente únicas e maravilhosas, e sendo sincero não é pra qualquer escritor conseguir contar três histórias ao mesmo tempo, intercalando capítulos, e fazer a leitura ser extremamente fluida, simples, divertida e leve igual a desse livro foi, Vitor martins você está de parabéns!!!!! e também tiro o chapéu pra sua dedicação de se recusar a escrever sobre pessoas hetero, está certíssimo!!

Mariane Sena 04/08/2023

Como um abraço quentinho
É assim que eu definiria Se a Casa 8 Falasse, mesmo que ele me seja e soe como um livro bem solar, ele ainda me é como um abraço quentinho - que coroa o inverno.

Literatura brasileira nos toca de um jeito tão próximo e familiar que preciso continuar me puxando para voltar a ela, sempre vale a pena, temos grandes escritores, talentosos, criativos e sensíveis para se consumir e apaixonar por aqui, e Vitor é um dos que mora em meu coração.

Sua escrita é sempre leve e cativante, os muitos personagens que ele cria aqui foram todos envolventes, acho que meu ponto de vista favorito foi o do Greg, mas aproveitei tão bem todos eles, que Ana e Beto não perdem em nada quando comparo.

A escolha da casa como narrador foi incrível, fez dessas histórias comuns mais especiais e bem humoradas, voltar a esse livro ao longo dos dias era ter um conforto reservado, um abraço carinhoso mesmo.

Essa pode não ser uma história de amor (romântico), mas definitivamente é uma história de amor familiar, e essas me pegam ainda mais, então eu amei, absolutamente, Vitor, você é demais, suas histórias são do tipo que não sabíamos que precisavamos, ainda mais depois de anos tão pesados e difíceis.

beths0 01/08/2023

"No fim das contas essas sensação de lar... vem de dentro."
A proposta da história ser narrada pela casa foi oq mais me interessou, e eu adoreii essa personagem (a Casa 8)!! É super leve e divertido e eu amei ser levada pelas páginas e pelos pensamentos da casa.

Amo a escrita do Vitor, amo os personagens que ele cria. E assim como os outros livros, conseguiu me surpreender e me prender do início ao fim.

Adorei ver um pouquinho das 3 décadas e me envolvi mt com cada trama (a minha preferida foi a de 2010, mas tenho carinho por todos ?).
E é mt legal estar lendo e ai do nada vc achar uma coisinha que liga um personagem de uma década em outra e descobrir o futuro dele.

Um livro extremamente fofo, leve e maravilhoso!
E um dos meus trechinhos preferidos:

"Eu sou uma casa. [...]
Mas a bagunça em mim não me fascina tanto quanto a bagunça neles. É essa a bagunça em que gosto de reparar. Os pensamentos confusos antes de dormir, as lágrimas que caem do nada quando uma música inesperada começa a tocar, as cantorias no banho para esquecer os problemas, as horas perdidas na frente do espelho fazendo caretas e se perguntando e se eu fosse assim de verdade?, as brigas catastróficas seguidas de beijos de desculpa que, lá no fundo, ainda têm gosto de raiva."

????

Maryana 31/07/2023

Se a Casa 8 Falasse
No começo a história não mim prendeu, mas no desenvolvimento eu só queria saber o fim da Ana, Greg e Beto, amei o livro e a "ligação" de cada história. A ideia da casa ser a narradora é o final ser narrado pelo cachorro (esqueci o nome dele) foi INCRÍVEL! Por favor mais livros assim!!!!

Me apaguei tanto na história da Ana e da Letícia que queria um livro só delas ?

Marina 28/07/2023

Nossa casa é a gente.
Como começar a falar sobre o misto de emoções que esse livro me trouxe? Talvez tenha um pouco de influência da TPM, mas sinceramente, impossível não sentir tudo o que essa casa nos passa, sabe? Cada história, cada detalhe, cada ligação que a gente percebe e fica felizinho de ter sacado. Do início ao fim só conseguia pensar em como pode Vitor Martins ser genial assim?
Criativo, engraçado, divertido, tenso em alguns momentos (do tipo que te faz ter uma ansiedade pra ver em quantas páginas a situação vai ter um desfecho), cenas constrangedoras que me fizeram pensar em como cairia uma boa adaptação cinematográfica.
A casa 8 é uma fofoqueira extremamente engraçada que me fez pensar que conversar com as paredes da minha própria casa é uma forma d'eu mostrar como eu me importo com o meu lar, e nisso entendi que também era uma forma de cuidar de mim e do meu espaço.
Me diverti tanto durante a leitura que eu realmente não queria que acabasse, eu senti que estava prestes a me despedir da casa 8 como se eu tivesse morado nela a cada página. Um livro conforto, favorito e amado.
Vitor Martins têm uma mente de titâneo, que foi capaz de me transportar para 3 décadas diferentes, passando em um mesmo cenário, e eu nunca imaginei que poderia ser tão emocionante e significativo. Digo isso porque há coisas que, na maior parte do tempo, nós não damos a menor importância, e digo sem medo que após essa leitura, que me curou de uma ressaca literária, entendi muitas coisas sobre o "não há nada melhor que o nosso lar", a possibilidade de me reconhecer como o meu lar, e, principalmente, acolher a minha história nesse espaço em que vivo hoje, e vivi todos os meus 21 anos. Sem dúvidas a minha amada casa nº 110 teria muita história pra contar.
Por fim... é um alívio se sentir em casa.

Tati Cordeiro 28/07/2023

Fofo, porém Juvenil
Se eu tivesse lido aos 15, 18 ou 20 anos, teria me apaixonado.É um livro bem juvenil, fofo e bem escrito.

oleonardomussi 27/07/2023

Se a Casa 8 Falasse
Não existe casa mais fofoqueira que a casa 8 da rua Girassol. Nem casa mais engraçada. As histórias dos moradores da casa mais se parecem com contos e a leitura é muito fluida. Fiquei feliz com o desfecho do livro e com o epílogo! A leitura foi muito divertida!