Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Maria5295 04/03/2024

Cativante
Esse é o primeiro livro que leio desse autor. Eu não imaginava que fosse assim, não sei dizer se esperava mais ou menos, mas amei mesmo assim. É uma leitura leve, que foge do padrão que costumo ler de fantasias e distopias. Foi meio desafiador quando vi que era um romance, já que não sou muito fã de romances propriamente ditos. Apesar de acontecimentos improváveis (3 adolescentes gays morarem na mesma casa em 3 décadas é quase impossível, acho) e comentários (poucos) que me "magoaram" por mencionar Deus de uma forma não muito positiva, esse livro mesmo assim obteve um espaço no meu coração (e na minha estante de e-books). Os personagens são muito interessantes, gostei muito do Keanu (o cachorro, não o ator), das piadas de casa e a forma de contar a história narrada pela própria Casa 8 da Rua Girassol, como se fosse fofoca, muito empolgantes. O livro é bom mesmo. ?

bibs 02/03/2024

Os livros do Vitor Martins têm um toque caloroso enorme. Eu me sinto acolhida, numa sensação de estar em casa, especialmente ao ler esse livro.
Gostei muito da narração de trÊs pessoas em três épocas diferentes, achei interessante. Cada um com a sua especificidade, mas interligadas mesmo assim. A história de Ana é sobre despedida, a do Greg, sobre chegada, e a de Beto sobre permanência.
Um ponto bobo, mas importante pra mim, é o fato dos finais felizes! Fiquei felizinha demais no último capítulo, os casais unidos, os planos dos personagens dando certo e etc.
Vitor Martins lance mais livros, estou orfã!

claramsz 02/03/2024

A narração do livro é INCRÍVEL, primeira coisa que me chamou atenção de longe, mas achei o começo meio parado e confuso (quase que nao continuo lendo).
a história da ana e do celso me pegou muito e merecia ser muito mais desenvolvido do que a do beto ata
nao tava com expectativa nenhuma mas no geral eu gostei!! fiquei curiosa pra saber oq acontece depois com os personagens e como eles chegam aonde chegaram no final

Yasmin.Kauane 02/03/2024

Ri horrores!!!
Um livro levinho delicinha !
Tava rachando de rir já nas primeiras páginas com as piadas sem graça de uma casa. E apesar de esse nem ser o propósito dele, tive algumas crises de riso lendo.
Esse é um daqueles livros que você pensa - como o próprio autor descreve - "Meu Deus, essas pessoas só vão conversar ? Não vai acontecer nada ??" Mas ao mesmo tempo, você tira lições importantes pra vida. É envolvente demais. Fluído demais. Fofo demais.
Senti um carinho genuíno pelos personagens e o final aqueceu MUITO meu coração :)

Ps: Celso e Greg meus favs !!!!!

laurinhalag 29/02/2024

Um dos melhores ya nacionais que ja li.
Antes de comentar a história, preciso dizer como esse genero literário novo é incrível. Me sinto muito mais próxima da realidade dos personagens e amo as referências que os autores inserem. Entre outros motivos, esse livro conquistou meu coração.
Uma leitura fácil e fluida, com histórias entrelaçadas de forma sutil e muito gostosa de acompanhar. Momentos de reflexão, divertimento e pertencimento? todos os elementos inseridos pelo autor conversaram mt bem. Adorei

C4XA 29/02/2024

O pertencer de uma casa é o maior sentimento de conforto que alguem possa ter
Se a casa oito falasse é um livro sensacional, a história é sobre uma casa (como o próprio nome diz) contando algumas história que ela passou, desde ser uma locadora de filme até uma casa cheia de tralhas de computadores, a casa traz 3 histórias sensacionais e bem intrigantes e que se entrelaçam. O livro fala muito sobre laços desde familiar até amorosos e principalmente de mudanças é um livro que fará você gostar dos personagens, recomendo muito.

Marta 27/02/2024

Nossa casa é a gente. E ela pode até ter um azulejo rachado no banheiro ou uma maçaneta que cai toda vez que a gente bate a porta com força. As vezes a gente fica olhando a casa dos outros e pesando "nossa, se morasse ali eu seria mais feliz", mas no fim das contas, essa sensação de lar não vem de lugar. Vem de dentro.

Nina.morandi 27/02/2024

Nossa casa é a gente
Basicamente devorei esse livro
Eu AMO tudo que o Vitor Martins escreve, os personagens, as sensações, a representatividade, tudo

?Se a casa 8 falasse? é um livro lindo sobre amadurecimento, (encerramento de) ciclos, adolescentes queer que tem pequenos clichezinhos e o mais importante: um cachorro com nome de ator.

Acho q todo livro nacional tem um gostinho doce ja que os protagonistas se parecem AINDA MAIS com a gente. Amei a variedade de gays também kkkk

Agora eu queria ser a CASA do vitor p saber da onde que ele tirou uma ideia tão inusitada de narradores. Esse livro é fantástico, LEIAM!!!!!!
Mimi Macedo 27/02/2024minha estante
Tb devorei, li todos dele. Esse em especial, pq a foto da capa foi tirada por minha filha. A Carol q é mencionada nos agradecimentos.

beewze 27/02/2024minha estante
Aaah, eu adoro esse livro ??

lenuccia 27/02/2024minha estante
leria até a lista de mercado do divo ?

Julia 25/02/2024

Esse livro é maravilhoso mto fofo e vc vai pegando um carinho por cada personagem, mas frases bonitas e marcantes, mas a q pensei durante o livro todo foi "Pelo amor de Deus, todo mundo q morou nessa casa é gay?"
Uma frase bonitinha pra deixar aqui é "as dias são grande demais para Lagoa Pequena. Mas a casa que abrigar um amor dessas duas será uma casa de sorte"

Ana Carolina 22/02/2024

Amo a forma como a leitura se torna leve e divertida e ao mesmo tempo nos prende e faz sentir as mesmas coisas que os personagens.

eimarcelo 20/02/2024

Nossa lar somos nós mesmos
Que livro lindo! Aqueles de esquentar o coração.
Já li 3 livros do Vitor e amei todos! Flui bem, te faz rir, chorar e tudo mais! Amei!!!

Julia5048 20/02/2024

A nossa casa é a gente
Gostei muito do livro! primeiro, porque o outro livro do autor que eu li eu achei bem mediano, mas esse, percebi que ele amadureceu muito como escritor e fez um trabalho muito bom. Gostei muito de ver como ele retratou a pandemia, e o que era ser um adolescente nessa época (me identifiquei rs). Só não dei 5 estrelas porque é um jovem-adulto, e algumas coisas eu já acho meio bobas por já não ser mais dessa época. porém, é divertido. recomendo!

Rusinha 17/02/2024

Ai esse livro é muito bonitinho. A história de três famílias pela perspectiva e sentimentos da casa em que eles habitaram e como mesmo sem saber a gente acaba ficando interligado com os moradores antigos e futuros da casa. Além disso, ele aborda temáticas atuais como a pandemia, o movimento LGBTQ+ e as relações familiares entre adolescentes e os adultos da família.

Tay 15/02/2024

Eu n dava nd por esse livro, mas minha namorada me obrigou a ler e meu Deus. q livro bom. N é um dos meu favoritos, mas se alguém me pedisse a recomendação de um livro fácil de ler e q trás aquela sensação de conforto, esse seria um dos primeiros q falaria.

Darinha 13/02/2024

Perfeição de livro!
PERFEITO!! confesso que eu enrolei muito p começar a ler ele, mas quando comecei só parei depois de ter acabado ele todo. LEIAM!!