Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

Nath 23/01/2021

Awesome
Amo Agatha e isso não é novidade... Mas embora esse seja o favorito de muitos leitores dela, não consegui dar cinco estrelas. Claro, é surpreendente, mas acho que criei expectativas demais!

Leo | IG: @leoread.s 22/01/2021

Muitos personagens
Uma característica das histórias da Agatha Christie que não sou muito fã é a quantidade de personagens que ela coloca nas histórias. Ainda que só tenha lido três livros dela (todos com essa característica), apenas em "E não sobrou nenhum" essa questão não foi um empecilho durante a leitura. Nele, os personagens foram suficientemente desenvolvidos e eram diferentes o bastante para que eu os conseguisse distinguir. Não foi o caso com "Morte no Nilo", ao menos não totalmente.

Logo nas primeiras 30 páginas a autora introduz quase 10 personagens, adicionando mais depois. Alguns desses não tiveram muito desenvolvimento, o que, mais adiante, me deixou um pouco confuso, sem conseguir diferenciar um personagem do outro.

Mesmo considerando que todos ou a maioria dos livros da autora são bem mais focados na história e no desenrolar da mesma, levando às soluções dos mistérios, o tanto de personagem, na minha opinião, poderia ser diminuído.

Apesar disso, gostei da ambientação e desenvolvimento antes do assassinato; do desenrolar da história, que é bem intrigante e me deixou curioso até o final; e da solução do mistério, que foi, como sempre, surpreendente, inteligente e inesperada.

mcorvere 22/01/2021

"Observe a lua. O senhor a enxerga com clareza, não? Ela é real. Mas se o sol brilhasse, o senhor não a veria. Foi assim. Eu era a lua..."
"Morte no Nilo" está entre os melhores livros que eu li da Agatha Christie. Neste, observei uma das qualidades que mais gosto em sua histórias: construção de personagem. Esse aspecto deixa tudo mais crítico e dá base para os eventos que levam ao clímax da história.

Como é de praxe, é no começo do livro que a autora "põe a mesa" apresentando um pouco dos personagens e , isso pode ser frustrante para leitores de primeira viagem. Mas devo salientar que tudo vale a pena, e é importante para a compreensão sa história.

Gostei bastante das personagens femininas do livro, que ganham profundidade e protagonismo na história. Ainda que o livro transpareça diversos estigmas e preconceitos da época.

O cenário da história também contribui muito para o entretenimento (a agatha sabe muito bem transformar qualquer lugar paradisíaco ou banal numa cena de crime). Sendo assim, faça um café/chá, sente-se confortavelmente e aproveite uma boa história de romance e crime.

Alice 22/01/2021

SIMPLESMENTE GENIAL
(Resenha sem spoilers) Estou apaixonada por esse livro. Já tinha lido outro da Agatha, também maravilhoso, e agora tenho mais que certeza de que vou ler todos!
O começo pode parecer um pouco lento, mas garanto que cada parte é crucial para desvendar a história. Essa mulher pensa em cada detalhe e te faz desconfiar de cada personagem da trama, que aliás são super interessantes e bem aproveitadas.
Não tem nada melhor do que um livro que te prende, né? Daqueles que você não sossega enquanto não termina (e depois que termina, continua pensando nele haha). Um dos meus favoritos agora!

lia 22/01/2021

Simplesmente... uau
Achei pertinente escrever uma resenha pela primeira vez na vida porque esse livro me deixou inquieta. Confesso que logo no início meu palpite foi certeiro, mas aconteceu tanta coisa que eu fiquei surpresa assim mesmo. Contudo, achei PERFEITO o raciocínio de Poirot e esta fala dele: "? Quando o sol brilha, não conseguimos ver a lua ? disse. ? Mas quando o sol se põe... ah, quando o sol se põe...". Tudo tão perfeitamente encaixado. Enfim, eu me impressiono fácil? Talvez. Mas achei perfeito.

Léslie 22/01/2021

Primeiro livro da Agatha lido com sucesso.

Foi uma leitura muito gostosa, apesar de me deparar com dificuldades ao ler os nomes dos personagens, tive que prestar bastante atenção pra não confundir e ligar os fatos as características dos mesmos, fora isso foi muito fluida.

Depois do crime ocorrido, cada página era uma palpitação e uma mente turbulenta querendo resolver as dúvidas e os mistérios, hora achava que tinha solucionado em seguida vinha uma nova informação que me deixava na estaca zero. Poirot me deixou com os cabelos bagunçados com sua insistência em deixar tudo ainda mais misterioso, adorável.

Por fim, acertei em partes a resolução dos crimes, achei bem tráfico o final, não sei se queria esse fim para eles, mas gostei bastante.

Muito feliz e que venham mais e mais mistérios pela frente com Agatha.

Olívia Giacomin 21/01/2021

Acho que agora foi...
Comprei um box de livros da Agatha há algum tempo e vieram os títulos: assassinato no expresso do oriente, um corpo na biblioteca e morte no nilo, comecei por assassinato e não gostei tanto, eu achei inteligente e surpreendente igual todo mundo diz ser, mas a leitura em si não me cativou muito e aconteceu o mesmo com um corpo na biblioteca, por causa desses motivos eu tinha deixado a Agatha meio de lado, acho que ela escreve muito bem, só não tínhamos dado match mesmo kkk. Acontece que esse morte no nilo estava parado na minha estante e eu estou com o objetivo de ler os livros não lidos, então decidi encarar e dar mais essa chance, e eu gostei MUITO da leitura, fiz uma listinha com os nomes dos personagens pra ir acompanhando, fui criando teorias (e acertei hahah).. então, se você leu algo da autora e não curtiu tanto ou quer uma dica de por onde começar, eu recomendo muito a leitura desse porque no final do livro eu fiquei com vontade de ler outro da autora.

Ceci 20/01/2021

Morte no nilo
Agatha nunca decepciona!! Seus livros têm um roteiro perfeito e personagens incríveis, fugindo do clichê. Ansiosa pela próxima leitura. Super recomendo!!

Isa 20/01/2021

"Um terror, não é? Esse negócio de amor toma conta e não há o que fazer."
Terminei esse livro e deu super pra entender porque foi adaptado. Mais uma vez, Agatha nos traz um ambiente de muito luxo (o que sempre combina com o nosso belga Hercule Poirot), com muitos personagens, onde os ricaços são o foco, e um enredo digno de novela (o amor trágico).

Até a primeira metade nenhum crime acontece. Isso me incomodou um pouco, mas no decorrer da história, acredito que foi de fato importante. Por dois motivos: há um maior desenvolvimento de alguns personagens, de algumas situações, e alguns diálogos que no fim das contas são interessantes para a trama; e temos a presença integral de Poirot desde o início (não só a partir do crime como de costume), mostrando uma maior interação entre ele e alguns suspeitos.

Sou fã de Agatha Christie, e apesar de algumas vezes ser até possível acertar o que ela planejou, não dá pra imaginar tudo. Agatha não fica só na resolução do crime, ela sempre cria várias tramas por trás. E por isso que gosto tanto. Livro recomendado!

mesternovaes 20/01/2021

Palmas para a criatividade de Agatha Christie!
Nem acredito que consegui acertar!!!Maravilhoso demais, Agatha era engenhosa demais, socorro que criatividade incrível ela tinha!

Babi 20/01/2021

Recomendo demais!
Sou suspeita para falar, mas eu amei! Não consigo não gostar dos livros da Agatha.
Esse traz uma narrativa um pouco diferente dos outros que já li da autora. Esse livro tem toda uma ambientação antes da morte, o que colabora com o suspense e já te faz começar a especular sobre o que vai acontecer. O desenrolar da história é ótimo e a construção dos personagens é impecável, como sempre. E a conclusão inesperada e genial, também típico da rainha do crime.

Carol 20/01/2021

A morte quase não saia nesse.
Morte no Nilo foi o primeiro livro da Agatha em 2021, o que foi bom, já que o filme está prestes a sair.

O livro é curto, tem um bom enredo, mas foi uma das mortes mais demoradas da Agatha. Mas enquanto a morte não ocorre, você se sente em um reality show, só esperando a bom explodir.

O final do livro não me agradou, mas gostei de todo o resto.

Leticia 19/01/2021

Perfeito pra retomar o hábito de leitura
Eu amei esse livro!! Ele é super facinho, leve e divertido de ler, li em dois dias enrolando MUITO! A autora consegue cumprir bem seu objetivo de apresentar um mistério envolvente e ao mesmo tempo uma história escapista, pra esquecer um pouco a realidade. A história é super rápida, um verdadeiro quebra-cabeças pra tentar achar o assassino, mas não de um jeito que te força a raciocinar, é mais um ritmo de uma fofoca. Me senti muito imersa na leitura, tentando interpretar as pistas hahahahah, prendeu muito minha atenção.

O livro é narrado em 3a pessoa, porém ele foca principalmente na linha de raciocínio do Hercule. A obra é composta em sua maioria por diálogos simples, dando mais velocidade à história. Descrições só do que é realmente necessário, mas ainda assim a Agatha foi capaz de descrever personagens relativamente complexos, misteriosos e dramáticos, na minha opinião um enorme feito!! A autora também foi muito boa em esconder os culpados com pistas que passaram despercebidas, usando outras pistas como forma de distrair o leitor. Foi meu primeiro livro da Agatha Christie e me deixou com gostinho de quero mais, com certeza estarei lendo mais livros dela no futuro!

Nota final: 4.5/5 -> Recomendo MUITO a leitura, porém não dou 5 pq achei que ela forçou um pouco algumas pistas, me deu a impressão de que ela tentou encaixar umas coisas de última hora pra história fazer sentido. Mas amei o livro de qualquer jeito. Ele é perfeito pra retomar o hábito de leitura, por ser tão leve e divertido. Fico feliz de ter sido a primeira leitura de 2021, sinto que comecei o ano com o pé direito hahahahaha

Joãoaquii 19/01/2021

Um bom e simples suspense
É um bom livro. Divertido e com um suspense na medida certa. Ele te deixa imerso na leitura e te empolga à tentar descobrir o mistério. Apesar da resolução do caso ser um tanto previsivel, o final aimda surpreende.
É uma obra que vale a pena ser lida, divertida e com bons momentos.