Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

Marianne Freire 13/03/2023

Como um rico vê um pobre? Como é a realidade de uma mulher pobre empregada doméstica no Brasil sem muitas oportunidades de escolha?

Um livro sobre exclusão, solidão, privilégios e tristeza, onde a classe social e a questão racial são os marcadores de diferenças mais dolorosos da prosa de Eliana Alves Cruz.

Uma reflexão sobre o trabalho doméstico no Brasil, com Dadá, a empregada, o porteiro, Mabel e Eunície como personagens principais da história, o porteiro, o pai solo, todos dentro de um condomínio de luxo, em um cenário e imaginário de Brasil desigual, classista, elitista. Uma prosa sobre um país com histórico de escravidão colonial.

Uma obra que podemos até lembrar de Torto Arado de Itamar Vieira Júnior, Carolina Maria de Jesus, Eliana Alves Cruz nos mostra um pedaço de país ainda preconceituoso, egóico e hedonista. A segregação predial que nivela as pessoas pelo poder financeiro e de compra.

Do solitário quartinho da empregada, Eliana Alvez Cruz faz sua literatura.

Uma ficção de um Brasil emergente e insurgente, subdesenvolvido em relação ao seu passado histórico e suas marcas no século XXI.
Alê | @alexandrejjr 13/03/2023minha estante
Belíssimo texto, Marianne! Obrigado por compartilhar.

Eliane 05/06/2023

Solitária
Belíssimo livro. Tocou-me profundamente pelas reflexões que traz. Pretendo ler os outros livros da autora. Recomendo. ??

Hj, 28/10, terminei a releitura desse livro. Descobri novas camadas e partes que foram significativas. Amei o livro!!!
Marcos911 20/06/2023minha estante
Olá! Você poderia me indicar o link para download deste livro? Solitária, de Eliana Alves Cruz

Lobita_______ 09/06/2023

Apesar de o assunto ser pesado, a escrita é fluida e muito envolvente, não costumo ler o livro de uma vez, mas esse foi

Bárbara 11/06/2023

Maravilho
Estou encantada com as autoras contemporâneas brasileiras. Cada uma com sua forma de escrita, mas igualmente encantadoras. Apenas leiam.

Janaina.CrisAstomo 01/04/2023

Linguagem simples para contar várias das inúmeras formas de racismo e exploração que acontecem no Brasil. Em criança preta colocada para cuidar de outra criança. Uma outra criança preta cai de um apartamento luxuoso. Outra criança é "da família desde os 10 anos" vivendo, por mais de 30 anos, em sistema de escravidão.
Livro de fácil leitura. Causa muita reflexão.
Isabela623 16/04/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?

a.s.a. 02/06/2023

Solitária, Eliana Alves Cruz
Lançado em 2022, o livro serve como denúncia e exposição sobre como nossa burguesia branca elitizada trata seus empregados.

Conhecemos Eunice, mulher negra e pobre, que desde sempre ganha a vida trabalhando como empregada doméstica. Vivendo no famoso ?quartinho da empregada?, espaço mínimo destinado às cuidadoras do lar. E também sua filha Mabel que desde muito criança convive com/no emprego da mãe, também se tornando empregada da família enquanto ajuda sua mãe cuidando da filha do casal pouco mais nova que ela própria.
Enquanto todos os privilégios são postos a filha do casal, Mabel aprende muito cedo que o que tem que ser dela precisa ser conquistado. E percebe que aquele espaço de serviçal a limita como limitou sua mãe.
Cheio de reviravoltas, carregado sobre assuntos atuais que ainda precisam ser discutidos amplamente como trabalho escravo, abandono parental, solidão, aborto, cotas e a incapacidade de verbalizar com o outro sobre aquilo que se senti. O livro ao ápice da morte de uma criança caindo da varando igual acontecido no Recife em 2020 e a tentativa de suborno para disfarçar a culpa da filha preciosa.
Livro complexo mas de fácil leitura, a autora não tem medo de ?dar nome aos bois? quando expõe toda complexidade racista e desigual que ainda é praxe em dias atuais. Para ser lido como jorro e pensado em conjunto.

Manuela.Hernandez 12/10/2023

Necessário!
A leitura desse livro escancarou as portas de um pensamento introdutório que eu já tinha. Me fez refletir em inúmeros momentos e também me colocou no lugar da maioria do povo brasileiro. De fato, o quartinho de empregada é uma senzala moderna. É a atualização, o upgrade de um local de tortura.

A história retratada no livro nos leva a vida de uma empregada doméstica, Eunice, e de sua filha, Mabel. Mostrando o embate de pensamentos entre duas famílias distintas, a do patrão, e a do empregado.

A evolução tanto de Mabel, que se tornou empenhada para sair daquela situação, quanto de Eunice, no quesito de sua transformação de pensamento, é realmente linda. É uma história que joga a realidade no seu colo e te força a perceber o que muitas vezes, não percebemos.

Sinceramente, é perfeito, recomendo à todos.
Maria13615 14/10/2023minha estante
Nossaaa que lindo

annikav.a 09/06/2023

Primeiro livro que leio da Eliana... Essa é uma narrativa - um registro - muito sensível e dolorido. Narra histórias reais que se repetem milhares de vezes todos os anos, mostrando que o racismo não é velado, é escancarado, escrachado, sempre presente para quem o vive na pele. A classe dominante brasileira destila racismo e violências geracionais, e se por um lado (o branco) a violência é geracional, por outro (o negro) o processo de cura interior também o é. Enquanto as gerações de mulheres daquela família branca que mora na cobertura nunca aprenderam o que é cuidar, é justamente o imenso cuidado e amor de uma pela outra dentro da família de Eunice, Mabel e a avó que é capaz de curar algumas das feridas e alçá-las a vôos nunca imaginados por elas- principalmente por Eunice. Eliana não tem medo de dar nome ao gado, mostra que essas pessoas desprezíveis do Golden Plate são a cara do bolsonarismo, do racismo, do negacionismo e da morte das pessoas pretas. Para finalizar, uma surpresa: a autora sela seu compromisso com a espacialidade na terceira parte, que é contado do ponto de vista do quarto de empregada. É simplesmente uma leitura obrigatória.

Cassiana.Perez 09/06/2023

Solitária
O livro conta a história de mãe e filha que passaram anos vivendo no quartinho de empregada do apartamento de cobertura de uma família rica. Mostra, a partir daí, as relações que se desenvolvem entre patrões e empregados, de apagamento de uns para comodidade dos outros, e as dificuldades dos empregados em prevalecer até para si mesmos. Nos faz pensar nas influências que a escravidão deixou, normalizando situações absurdas.

Maria 28/05/2023

Excepcional
Um livro bom em tudo, narrativa instigante, escrita leve e fluida, mais ainda um livro que por romance ENSINA, ensina sobre a vida das empregadas domésticas tantas anos e tantas vezes, tratadas indignamente. Gostei muito mesmo, me lembra as ESCREVIVÊNCIAS da grande Conceição Evaristo, que foi citada diretamente por Eliana.
Estou feliz em ter lido esse livro, que como eu disse, é bom em tudo, inclusive no final!

Meus parabéns Eliana, certeza estais na galeria de gigantes da literatura brasileira contemporânea!

tamires a. 12/02/2024

"Solitária" provocou em mim profundas reflexões, especialmente sobre questões de séculos passados que, surpreendentemente, persistem nos dias atuais. Mabel emergiu como uma inspiração notável, revelando um crescimento pessoal admirável. Testemunhar sua vitória sobre o ciclo infinito perpetuado por gerações de sua família foi emocionante.

Dona Eunice e os demais personagens proporcionaram diversas perspectivas e insights sobre diferentes situações. Este é, sem dúvida, um livro que ficará gravado em minha memória, repleto de lições valiosas e, de certa forma, destacando criticamente problemas sociais ainda presentes, muitas vezes ocultos da justiça.

Surge agora a indagação: quantas pessoas já enfrentaram ou enfrentam situações semelhantes às de dona Eunice ou até mesmo Dadá?
Fernando 20/02/2024minha estante
Comecei hoje e estou adorando

Mari Florentino 30/05/2023

Necessário e do tipo que você irá devorar!
Que livro maravilhoso e necessário! São 168 páginas, um livro curto, porém extremamente impactante. É tão bom, mas tão bom, que li em 2 dias. É um livro que traz no relato de uma doméstica a sua forma de enxergar a desigualdade entre as pessoas. A autora traz mãe e filha como narradoras, mas a parte mais brilhantes de todas é quando depois de ouvir os dois lados da história ela então coloca o quarto onde elas vivem como personagem e narrador. Nessa parte, eu juro que parei e dei um sorriso, fiquei boquiaberta com a genialidade da Eliana! Uma leitura para quem não se acomoda com os privilégios que tem e que topa revirar as construções do que a gente enxerga como sociedade brasileira.

Xuneor 09/06/2023

"Todo mundo tem uma história"
Infelizmente, é um retrato poderoso e verdadeiro do Brasil.

A crueldade velada dos patrões, as humilhações "disfarçadas" que Mabel e Eunice sofrem é de cortar o coração.

Tem um enredo envolvente e te leva à uma reflexão poderosa!

Vicky 05/10/2023

Soco no estômago!
Que livro! Cru e nu, contando a história dos anos em que Eunice, doméstica de uma família rica, e sua filha Mabel passam morando com seus patrões em um minúsculo quartinho de empregada dentro de um mega apartamento na cobertura. A leitura é fluida, mas incomoda. Incomoda porque reconheci situações de injustiça no livro que também presenciei acontecer. Incomoda porque percebi que ainda há dentro de mim um "racismo residual", mesmo com anos já tentando me livrar dele. Incomoda porque é um livro que joga na cara meu privilégio diário e o quanto eu não o valorizo o suficiente. Mas só a possibilidade de estar segurando na mão uma obra dessas e poder divulgá-la já é um motivo de alegria. Vale muito a leitura.
Larissa 31/10/2023minha estante
Feliz que vc gostou ?

Yuyu 16/05/2024

Um socão de realidade
Eu não queria ter que taxar esse livro com estrelas porque o peso dele é muito maior do que qualquer nota. Como você avalia um livro que fala da realidade?

Em termos de escrita eu achei bem conversante, fácil de entender, difícil de engolir.

Leitura rápida. Li sem saber do que se tratava e me surpreendi, aprendi muito. Gratidão ao clube do livro ?