Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

leticbm 11/10/2022

Que livro bom!
Li para a faculdade, não sabia muito o que esperar, e eu amei demais. Amei a forma ele como aborda TANTOS temas e a leitura ainda é fluída. Recomendo muito.

isabelfilardo 06/01/2023

Importante
Indicação de Ana Maria Gonçalves eu não ia perder. Singelamente Eliana constrói uma história bem feita em poucas páginas, que retrata um Brasil ainda muito atual e que agora começa a se enxergar. Recomendo a leitura!

Priih | Blog Infinitas Vidas 23/10/2022

Eliana Alves Cruz não teme expor as fragilidades raciais da nossa sociedade
A obra acompanha os anos de vida de duas mulheres negras, mãe e filha, que têm suas vidas marcadas pelas consequências de um país que coloca corpos negros em posição de servidão. Mabel, a filha, sabe desde cedo que não quer traçar os mesmos passos da mãe, almejando um futuro melhor e conquistando sua tão sonhada vaga no curso de Medicina; Eunice, a mãe, trabalhou como empregada doméstica a vida toda e tem um conflito interno muito forte sobre os sentimentos em relação à família de classe média alta que por tantos anos a empregou. Um acontecimento trágico é um catalisador para que Mabel pressione a mãe a se libertar desse vínculo, ao mesmo tempo em que Eunice tenta entender como lidar com o que aconteceu. [...]

Uma alegoria importantíssima ao longo da obra é o conceito do quartinho – não apenas como cômodo, mas como espaço metafórico para o corpo negro. Eliana Alves Cruz não teme expor as fragilidades raciais da nossa sociedade, tendo um texto pungente e, ao mesmo tempo, de grande fluidez (o que torna o livro ágil). Mabel observa desde criança sua mãe sendo obrigada a limpar, cuidar, organizar e fazer tudo para seus empregadores brancos, que adoram dizer que “ela é praticamente da família” ao mesmo tempo em que a relegam a um espaço apertado e apartado dos demais. A própria Mabel, diferente das crianças que ela vê crescer na casa dos patrões (como a filha do casal, Camila, e outros amigos do prédio), também não recebe o mesmo tratamento: enquanto a infância de uns é preservada, a de outros é destinada a ajudar “na lida”, fazendo o possível para se tornar invisível e não atrapalhar o dia a dia da branquitude que frequenta aquele apartamento.

[...] Solitária é um livro excelente, que toca em diversas feridas abertas em relação ao racismo no Brasil. Com uma narrativa leve, mas firme, Eliana Alves Cruz faz um passeio por diversas desigualdades que assolam com muito mais força a camada mais vulnerável da população: de subempregos a gravidez indesejada, de escravidão moderna (mas sem a espetacularização de A Mulher da Casa Abandonada) até a maior vulnerabilidade frente à Covid-19. São temas pesados, que impactam, mas trabalhados de forma tão didática que as páginas fluem e você sente a revolta no fundo do coração por saber que nada do que está escrito ali é tão ficcional assim. Pra mim, Solitária entrou pro hall de livros que todo mundo deveria ler.

Te conto mais sobre essa obra marcante no blog. Bora?

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2022/10/23/resenha-solitaria-eliana-alves-cruz/

Dani Pontes 07/11/2022

Trazer o invisível a tona
Um livro forte, denso, pesado de histórias q precisamos ver e falar!! E q me deixou doida pra ler quarto de despejo!!!

Talita | @gosteilogoindico 09/11/2022

Gostei muito!
Este livro mexeu muito comigo.
Trouxe temas e pessoas "coadjuvantes" para seu papel "principal".
Meu primeiro contato com a escrita de Eliana e pude notar a sua maestria com palavras e a importância da história para com a nossa sociedade.
Impecável a analogia do título do livro com a história em si.

Fe Milnitsky 17/11/2022

Indispensável e dolorido
O livro retrata uma realidade muito dura da sociedade brasileira, mas o faz de uma forma brilhante. Muito atual e representativo.

Flavinha 23/11/2022

Que livro maravilhoso!!! Narrativa super fluída e intensa. Muitos momentos tristes mas bem necessários, pq mostra a dura realidade!!!

"É curioso reparar como algumas pessoas nesse mundo não têm direito à meninice. Quando ainda mal se sustentam em cima das pernas, são vistas como adultas; enquanto outras serão para sempre garotas e garotos. Em geral as primeiras frequentam quartinhos como eu."

"Acho que às vezes a gente está numa situação ruim, mas se acostuma com ela e não quer sair porque é ruim, mas é conhecido."

Ellen 26/11/2022

Triste, triste... Mas uma realidade vivida por muitas pessoas por aí. Leitura rápida e fluída! Muito bom o livro.

Bruna.Bandeira 27/12/2022

Vale a pena!
Leitura rápida, com escrita dinâmica e simples, retrata uma realidade dura e comum, infelizmente, na nossa história.

Paulo 30/12/2022

Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Eu não o conhecia e ganhei em um sorteio da Companhia das Letras.
É uma obra admirável. Relata uma série de problemas da nossa sociedade e até a pandemia em uma narrativa envolvente e comovente. Faz refletir e lamentar que nosso país ainda exclua as chamadas minorias (que numericamente não são) de uma condição de vida melhor.
Para quem não conhece, o livro fala sobre uma empregada domestica que mora na casa do patrão e como ela é tratada com desprezo pelos ricos e recebe auxílio dos colegas e profissionais que servem os grã-finos como porteiros.
Apesar de eu não ter entendido o começo em um primeiro momento, dou nota 5.

Anissima 31/12/2022

Livro livro!
Minha última leitura do ano e com certeza uma das melhores! Devorei em 3 dias! Lindo, comovente, triste até, um soco no estômago? 10/10.

Robson68 03/01/2023

Curto e completo
Não é preciso se alongar demais para escrever uma história completa, com arcos de personagens bem desenvolvidos e uma escrita intimamente envolvente. Eliana Alves Cruz escreve com a alma, escreve com sua cor, escreve com a história. Solitária é um presente a todos que vivem numa sociedade tão desigual e que, quando os desiguais ascendem, acabam querendo desmerecê-los. D. Eunice e Mabel são esperança, perseverança e renovação. História comovente demais. Agradeço a oportunidade de ter ?vivido? essa história através desse livro.

Chm_Henrique 03/01/2023

Amei
Este livro me atravessou das mais diversas maneiras. Não há como definir tamanha genialidade que a autora expõe em sua delicada e potente escrita!