Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

Fábbio (@omeninoquele) 14/11/2020

Muito Necessário!
#OMeninoResenhando

"O paradoxo da vida moderna é: nunca estivemos mais conectados e nunca estivemos tão sozinhos."

Nossa mente é afetada pela modernidade. E essa dualidade entre vivermos conectados e logo sempre disponíveis, faz com que nossa mente adoeça cada vez mais por aquilo que em tese deveria facilitar nossa vida e a nossa convivência com o próximo.

Todos sabemos que a depressão e a ansiedade são as doenças do século e elas muito se dão por conta das inúmeras atribuições e cobranças externas e pessoais diárias consigo mesmo. E nesse livro, Matt Haig que enfrentou e ainda enfrenta essas doenças, dá dicas importantíssimas e valiosas sobre como aproveitar o que de melhor a vida pode lhe dar, sem pirar com à tecnologia que tanto nos adoece porque não sabemos a usar corretamente. Ele já havia escrito um livro sobre sua saúde mental, Razões pra continuar vivo, em que tratava dessa premissa de sua doença e o porquê de continuar, mas aqui, a pergunta que se faz é: Como viver num mundo louco sem enlouquecer?

É difícil saber lidar com esse mundo enlouquecedor, quando as coisas sempre são ágeis e estamos diariamente sendo bombardeados com novidades, e elas nos condicionam muito a tomar boa parte do nosso tempo, mas como saber lidar com elas aproveitar o tempo sem pirar, e ter mais felicidade quando se é levado a agir como uma máquina? São questões como essas que Matt debate com muita propriedade e de maneira muito eficaz, aprendendo a lidar com seus males e nos ajudando a refletir sobre nossa vida, inseridos nesse planeta nervoso.

Preciso dizer que esse livro muito me foi útil pra perceber o quanto sou dependente dessas tecnologias e o quanto elas estão causando um certo estrago em minha vida, às vezes tenho crises de ansiedade severas, e a gente só para pra refletir quando dá de cara com livros como esse que tratam da saúde mental.

Sinto que venho aprendendo cada dia mais, com livros desse tipo, a ser mais responsável quando uso a internet, e a saber lidar com toda a informação que recebo sem pirar. É muito bom tirar um tempo pra você, longe dela, pra fazer coisas que irá te dar a felicidade de que se precisa e que tanto estamos atrás. Valorizar sua família, os amigos e saber aproveitar o tempo off, muito tem haver com isso que tanto se fala nesses livros sobre psicologia de vida.

"Observações sobre um planeta nervoso" é um relato pessoal sobre como se sentir feliz em pleno século XXI e que nos coloca a pensar como lidar com esse mundo cheio de informação e cada vez mais automatizado em que vivemos. É um livro que muito nos tem a ensinar sobre vivermos um pouco mais livre de toda essa pressão que a sociedade nos impõe.

#ObservacoesSobreUmPlanetaNervoso #MattHaig #Intrínseca

site: https://www.instagram.com/p/CHi5adiDTaV/

jbueno2023 24/03/2023

Depressão
Este livro é escrito por Matt permeando sua história pessoal da depressão e ansiedade com dados históricos e citações de outros autores. É uma boa leitura para quem se interessa pelo assunto.

Mariazinha 18/09/2022

Reflexão
Ótimo livro pra refletir sobre vários aspectos dessa vida cheia de correria. Esse livro nos mostra que coisas pequenas podem ser gatilhos para um ataque de ansiedade, por exemplo. Toda a leitura trás ainda mais essa sensação de identificação pelo fato de o autor ter passado por essas crises, e ele como alguém que vivência/ vivênciou isso pode ser alguém que tem propriedade pra falar sobre. Enfim, ótimo livro pra refletir.

Becs 28/08/2021

3,8 ?
acho que é livro de auto ajuda?¿
mas assim, foi um livro muito rápido de ler, considerando que eu lia pouquíssimo tempo por dia. gostei das reflexões, das frases, da informação consciente a respeito da pressa e indução do mundo que nos cerca e que somos responsáveis por criar também.
curti o rolê de ser parecido com uma conversa que teríamos com nós mesmos enquanto andamos pela casa (eu faço esse tipo de coisa).
em resumo, bom livro :)

Mariana 04/05/2021

Acho que eu nunca fiz tanta marcação num livro igual eu fiz nele. E não que eu nunca tenha ouvido nada do que ele diz - acho que quem já teve/tem alguma doença relacionada a saúde mental, com certeza já ouviu a maioria das coisas que ele fala. Assim como se identificou com várias coisa que ele diz.
E, mais uma vez, vem eu falando que nem toda não ficção é auto ajuda. Você até pode se apoiar nele, pegar dicas, mas isso tá longe de ser o objetivo do livro. Ele tá ali mais pra te re-alertar sobre um milhão de coisas que a gente já sabe e ignora (e como isso afeta a vida e saúde mental da gente) e te relembrar de um monte de coisa que você já ouviu mas ignora.
Minhas marcações veio daí. Virou lembretes, pra quando eu precisar lembrar de várias coisas que já ouvi e que vivo eaquecendo.

Juice.Fragoso 20/08/2021

Fora da Proposta
Achava que a proposta do livro outra, achava que era ressaltar evidenciar os problemas e os benefício sociedade tecnológica, mas sendo só mais um livro de autoajuda. Bem decepcionante.

Mauricio 30/10/2021

Um mundo nervoso
É um livro de leitura rápida pois tem uma dinâmica simples e objetiva. Os textos compõem o tema do livro, mas não seguem uma linha contínua. Você conseguirá ler capítulos aleatoriamente e mesmo assim conseguirá compreender a ideia do autor.

Com isto o livro tem picos positivos e também baixos. A ideia é muito boa, porém uma melhor edição e daria maior peso ao conteúdo.

Algumas reflexões que achei muito interessantes:

“a mudança pode ser uma constante, mas seu ritmo não é”

“ a essência do consumismo consiste em nos desejar a próxima coisa em vez da que já temos. E a receita quase perfeita da infelicidade”

‘talvez seja necessário nos desligar, encontrar uma versão acústica de nós mesmos”

Caso você esteja num momento de ansiedade e se sinta impactado pela pressão da vida moderna, Matt Haig será um grande parceiro para sua reflexão.

Avaliação- Médio
Autor - Matt Haig

HAlder.Nolasco 08/05/2021

Um livro que prende!
Me identificava em cada frase do Matt. O livro tem uma leitura rápida e em capítulos curtos, te faz querer ler mais, querer ver mais e te coloca numa outra perspectiva de visão sobre assuntos sérios e silenciosos de nossa rotina. Recomendo!

Mai 30/06/2021

Leve, livre e para refletir
O livro é narrado (sim, ele é narrado) pelo escritor que conta suas próprias experiências com a ansiedade e a depressão. Entre os seus relatos ele faz reflexões e cita estudos que nos mostram a importância daquilo que ele está tentando nos mostrar.
Classifico essa leitura como sendo leve por que a forma como o autor aborda o assunto, apesar de polêmico para uns e tabus para outros, é uma forma familiarizada com a qual deveria ser o tom de qualquer conversa sobre o mesmo. Além de cada tópico ser bem curtinho e ele trazer linhas de raciocínio delimitadas e sem ?arrodeios?.
Considero também ser um livro para ser lido com calma (digerido, eu diria), pois cada conteúdo nele deve ser lido e refletido, principalmente se você também é vítima desse planeta nervoso ao qual ele dedicou esse livro.
A forma como o autor trás flashs da vida dele e dos seus sentimentos para com os transtornos causados pela gama de tecnologias e malefícios de hoje também faz com que nos sintamos mais familiarizados, acolhidos e compreendidos.

Eu amei lê-lo ??

Jeff 29/12/2021

Acabei de ler, me sinto a Mamacita pós-diluvio.
Confesso, foi o primeiro livro do gênero que li, comprei por conta do título -achando que fosse alguma distopio, ou sei la-, me surpreendi muito quando descobri que era de "auto-ajuda".
Na realidade esse livro vai muito além de um livro de auto-ajuda, certamente passa bem longe de ter sido escrito por um coach.
Neste livro o autor conta fatos (tudo com fontes, pesquisas, estudos) sobre a saúde mental no mundo moderno, o que faz nossa saúde mental ser prejudicada, o porquê dela ser prejudicada e o que fazer para tomar um maior controle mental -o autor tem o lugar de fala dele, possuindo depressão e algumas outras doenças mentais, e ele fala sobre algumas crises dele.
Este livro é uma grande análise filosófica, uma grande crítica ao sistema capitalista sim!!! Esse autor pôs a boca no trombone e acabou, [*****]!!!

Scos 30/12/2020

Para mentes ansiosas
Esse livro é tão bom, ele retrata a mente de um ansioso e suas crises de forma palpável, foi de grande ajuda nos meus períodos com essa doença esse ano. Retrata perfeitamente a luta contra a ansiedade.

lalinha 05/10/2020

Extasiada
Existe um Eu de antes desse livro e um Depois.

?A comparação é o Ladrão de alegria?

Bia Jiacomine 06/07/2020

Meio caótico, mas muito interessante
O autor tem uma maneira bem peculiar de escrita, mas aborda um tema muito importante que é a relação entre o avanço da tecnologia e as doenças mentais como TAG, Depressão e Síndrome do a pânico. Muitas pessoas que sofrem desses transtornos vão se identificar. É muito interessante o ponto de vista dele, talvez repensar nosso consumo de redes sociais e até mesmo da própria tecnologia em si.