Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

Pam 27/02/2022

Profundo e sensível!
Esse livro falou profundamente aos meus medos e ansiedades, é aquele tipo de escrita que parece que foi feita para você, muito provavelmente porque estamos todos, menos ou mais, inseridos nesse mundo nervoso que o autor descreve. Uma excelente leitura e também um ótimo alento, ressaltando e destacando as coisas simples da vida, mas que tendemos a esquecer.
É o tipo de livro que vou gostar de indicar aos meus filhos, no futuro. Principalmente, se eu notar que eles se sentem perdidos em meio a realidade atual.

Obrigada, Matt!

Pucca.Farion 01/05/2023

Gosto muito do estilo de escritura desse autor. O livro parece uma conversa com um amigo. Ele consegue trazer ideias, pesquisas e opiniões de forma bem orgânica.
O autor nos conta que sofre de ansiedade e depressão, e ao longo dos capítulos (bem curtos, em sua maioria), vai nos contando o que acabava desencadeando crises, e o que ele fazia nesses momentos para melhorar. Ele trata de assuntos como rede social, sono, natureza, tempo, etc nos contato como eles o ajudaram ou prejudicaram sua saúde mental.

O autor traz a informação sobre algum estudo, uma citação, uma lista, uma experiência de vida, etc, de forma que cada capítulo é diferente um do outro. Como eu disse no começo, se assemelha muito a uma conversa, especialmente pela honestidade demonstrada pelo autor.

Gosto muito da forma que o autor se expressa, e consegui aproveitar várias dicas para momentos de ansiedade.

Renato Vitório 30/03/2021

Lido na hora certa
Um livro que todos deveriam ler, a visão de uma pessoa que sofre de ansiedade e depressão, não a ansiedade que a internet prega e romantiza. É muito importante ter essa visão, não se sentir só nesse mundo caótico.
Pra mim, uma pessoa que também sofre de ansiedade foi muito interessante e estimulante ler esse livro!

Dani | @danireads 28/02/2023

Um abraço em forma de livro
Esse livro foi um abraço em muitos sentidos para mim. O Matt traz para a realidade o que é ter ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Algo que só quem sofre de alguma dessas coisas, tem ideia da dimensão. Eu precisava desse livro, mas confesso que em determinado momento ele se tornou levemente monótono.

Nas palavras dele: Se você sofre de uma doença como a ansiedade, sabe que ela não é uma fraqueza. Viver com ela, continuar seguindo em frente e fazer coisas com ansiedade exige uma força do indivíduo que a maior parte das pessoas nunca sequer sentirá.

Diovana.Krauchemberg 28/02/2022

Ele é bom mas poderia ser melhor.
Tem textos que são incríveis e tem textos que me davam sono de tão chatos. Sei que o problema sou eu que não gosto de nada com estatísticas e essas coisas mas realmente o livro super me prendeu no início e da metade para o fim eu sofri para terminar. Muitos textos eu tive que ler mais de uma vez para entender e outros simplesmente caiam como uma luva para mim. Ele é muito bom mas tem que ter paciência para ler ele!

Paskally | @booksdapaska 03/03/2021

@booksdapaska
É difícil escrever uma resenha sobre esse livro, porque o autor fala tantas coisas e tudo se resume a nossa ansiedade e ansiedade do mundo, no final eu cheguei a conclusão que não adianta fazer muito, só deixar chover e nos acalmar. Indico para qualquer pessoa que já tenha sentido ansiedade, pânico, depressão, com certeza encontrarão passagens que vão se identificar.

Novack 29/06/2021

Ótima reflexão !
O livro Observações sobre um planeta nervoso nos mostra como devemos lidar com tanta coisa sem perdermos a sanidade. Vivemos em um mundo que muitos se deixa se levar pelo o que vê na internet, como se fossem controlados por ela, sendo que deveria ser o contrário. É um livro que todos nós deveríamos ler.

Nanda 30/06/2022

Adorei!
É um livro que traz questionamentos a respeito do nosso dia a dia e o quanto isso pode nos afetar de alguma forma.
Fala bastante também sobre ansiedade e transtorno do pânico por conta de vivências do autor.
Super recomendo!

Cân 27/06/2022

Leitura rápida e fácil
Li esse livro em quatro "sentadas". Leitura fácil pois o autor não se aprofunda nos assuntos. Vai colocando suas ideias e, dessa maneira, te faz pensar em sua própria vida como exemplo... Ansiedade, redes sociais, excesso de informações, celular, compras, tecnologia, inteligência artificial, consumismo... Tudo que nos faz sofrer... A mudança sempre aconteceu mas nunca no ritmo dos dias atuais. Progresso gerando rapidamente mais progresso. Hoje, "esperamos mais da tecnologia do que uns dos outros" (Sherry Turkle). "Quando o progresso é rápido, o presente pode parecer um futuro contínuo ". Tudo isso é a receita quase pwrfeita da infelicidade. Vivemos o futuro, desejando sempre algo mais: para comprar, para viver... Cada vez mais comparando nossas vidas, com a vida "perfeita" dos outros, mostrada pela tela de nossos celulares. Como não adoecer se estamos vivendo em um mundo doente?

cherry pie 30/01/2022

PERFEITO.
Não tem tempo ruim pra ler esse livro, é perfeito para qualquer momento da vida. Ele te abre os olhos e mostra uma perspectiva diferente sobre questões muito importantes e difíceis de lidar.
Uma leitura muito necessária e benéfica, recomendo demais.

evellyn 05/03/2021

achei repetitivo mas num geral é bom. algumas coisas óbvias que a gente precisa mesmo ler de vez em quando. amei ele ter citado vários filósofos e poetas.

Anabel.Carolina 14/03/2021

Observações sobre um planeta nervoso
Como o título já diz, são observações que deixamos passar despercebido no nosso dia a dia. O quanto somos bombardeados de informações e como essas informações chegam, quanto tempo passamos verificando as msg no celular e o quanto isso não traz felicidade ao nosso dia!!

Livro para prestamos atenção nos pequenos detalhes e com isso viver os dias mais tranquilos sem a auto cobrança!

Nat Pioli 28/03/2021

Me ajudou bastante em dias bem complicados, principalmente a reparar hábitos do dia a dia que nos fazem mal.

linedslima 11/09/2021

É um livro bom mas pensei que era outra coisa, depois que percebi que era um auto ajuda mas ele traz reflexões boas sobre a questão dos avanços da tecnologia e ele vai citando as experiências dele, os capítulos são curtos é uma leitura facil e fala muito sobre a questão da saude mental tratando sobre ansiedade, crise de pânico e depressão mas pela sinopse eu tinha pensando que era outra coisa