Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

Cân 27/06/2022

Leitura rápida e fácil
Li esse livro em quatro "sentadas". Leitura fácil pois o autor não se aprofunda nos assuntos. Vai colocando suas ideias e, dessa maneira, te faz pensar em sua própria vida como exemplo... Ansiedade, redes sociais, excesso de informações, celular, compras, tecnologia, inteligência artificial, consumismo... Tudo que nos faz sofrer... A mudança sempre aconteceu mas nunca no ritmo dos dias atuais. Progresso gerando rapidamente mais progresso. Hoje, "esperamos mais da tecnologia do que uns dos outros" (Sherry Turkle). "Quando o progresso é rápido, o presente pode parecer um futuro contínuo ". Tudo isso é a receita quase pwrfeita da infelicidade. Vivemos o futuro, desejando sempre algo mais: para comprar, para viver... Cada vez mais comparando nossas vidas, com a vida "perfeita" dos outros, mostrada pela tela de nossos celulares. Como não adoecer se estamos vivendo em um mundo doente?

Deborah 04/04/2024

Sempre quis ler esse livro e agora que li me sinto frustrada, confesso que não é nada do que eu esperava, acabei me decepcionando porque esperava que seria como os livros: ?Diário de uma ansiosa e como parei de me sabotar? ou então ?Aurora: o despertar de uma mulher exausta?, que abordam temas parecido, o sistema nervoso do mundo nesse momento, nesse livro tem partes que são maçante, ficar em um loop de palavras ou possíveis situações, eu entendo que é assim que muitas pessoas com ansiedade, depressão ou pânico passam, mas achei que na leitura fico muito lento.

Lais Stefani 24/10/2021

Obviedades
Matt Haig fala sobre sua ansiedade, a relação dela com o excesso de informações (redes sociais), seu pânico no shopping e, além de comentar sua visão de mundo, dá algumas dicas de como enfrentar o transtorno.
Achei o livro meio solto, meio óbvio, mas mesmo assim gostei de ter lido.

evellyn 05/03/2021

achei repetitivo mas num geral é bom. algumas coisas óbvias que a gente precisa mesmo ler de vez em quando. amei ele ter citado vários filósofos e poetas.

Novack 29/06/2021

Ótima reflexão !
O livro Observações sobre um planeta nervoso nos mostra como devemos lidar com tanta coisa sem perdermos a sanidade. Vivemos em um mundo que muitos se deixa se levar pelo o que vê na internet, como se fossem controlados por ela, sendo que deveria ser o contrário. É um livro que todos nós deveríamos ler.

Anabel.Carolina 14/03/2021

Observações sobre um planeta nervoso
Como o título já diz, são observações que deixamos passar despercebido no nosso dia a dia. O quanto somos bombardeados de informações e como essas informações chegam, quanto tempo passamos verificando as msg no celular e o quanto isso não traz felicidade ao nosso dia!!

Livro para prestamos atenção nos pequenos detalhes e com isso viver os dias mais tranquilos sem a auto cobrança!

linedslima 11/09/2021

É um livro bom mas pensei que era outra coisa, depois que percebi que era um auto ajuda mas ele traz reflexões boas sobre a questão dos avanços da tecnologia e ele vai citando as experiências dele, os capítulos são curtos é uma leitura facil e fala muito sobre a questão da saude mental tratando sobre ansiedade, crise de pânico e depressão mas pela sinopse eu tinha pensando que era outra coisa

Nat Pioli 28/03/2021

Me ajudou bastante em dias bem complicados, principalmente a reparar hábitos do dia a dia que nos fazem mal.

Kami 12/03/2024

A vida é bela (mas)
Eu amei!
Devorei-o, apreciei cada minuto da leitura e conjuntamente, refletia intensamente sobre inúmeros pontos que o Matt abordou no livro.

?(?) Talvez a grande questão da vida seja desistir das certezas e aceitar a bela incerteza da vida.?

?A mudança pode ser constante, mas seu ritmo não é?.

Meu livro contém tantos grifos que chego sentir certa inveja branca por não ter pensado nesses escritos antes haha

Foi meu primeiro contato com uma obra do autor, sinto-me pronta pra mais!

danjos 05/04/2021

?Quanta felicidade extra estou conseguindo? Por que quero tantas coisas além do que preciso? Eu não seria mais feliz se desfrutasse daquilo que já tenho?? p. 305

cherry pie 30/01/2022

PERFEITO.
Não tem tempo ruim pra ler esse livro, é perfeito para qualquer momento da vida. Ele te abre os olhos e mostra uma perspectiva diferente sobre questões muito importantes e difíceis de lidar.
Uma leitura muito necessária e benéfica, recomendo demais.

Cams 21/09/2021

Me fez questionar muito a maneira que utilizo a internet e o poder que os aplicativos tem sobre nossa vida, em alguns momentos me senti acolhida e em outros tive que parar para digerir tudo. A escrita é muito boa e a leitura flui bastante, mesmo assim busquei ler devagar porque eram muitas informações sobre vícios, ansiedade... e precisava pensar sobre o que estava lendo.

Andre.Carlesso 28/03/2021

Ótima dica para os ansiosos de plantão
O autor traz reflexões importantes sobre o cotidiano da vida de um ansioso, nos dando várias dicas de como desacelerar e viver um pouco mais o presente.

May 01/04/2021

As sensações que esse livro causa são difíceis de serem explicadas, depois de ter várias crises de ansiedade, ataque de pânico e depressão, Matt decidiu escrever esse livro em formato de pequenos textos onde ele fala sobre sua própria vivência descobrindo como o mundo de hoje podia estar afetando sua saúde mental de inúmeras formas. Acredito que é um livro importantíssimo para pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial a ansiedade que vem crescendo cada vez mais em um número alarmante, pois as coisas que o Matt fala de forma tão simples e direta faz a gente sentir que não estamos sozinhos com esse sentimento tão esmagador que é ter uma crise de pânico e conviver com a ansiedade. Mas sem dúvidas, acredito que é também um livro importante para pessoas que não sofrem com esses transtornos, porque mesmo sem sofrer com eles, com certeza todos passam por algum motivo de grande estresse por conta da sociedade atual, fora que é uma forma de pessoas que não sofrem com transtornos mentais tentarem entender como é conviver com as sensações que eles causam. O ator aborda tudo que está presente na nosso mundo de hoje, principalmente a tecnologia cada dia mais abundante, a indústria do marketing que sempre quer incutir na nossa mente como precisamos melhorar em algo, como sempre estamos em busca de alguma coisa e não satisfeitos com o que temos hoje, não só falando de aparência física, mas também de dinheiro, sucesso e status. Por isso esse é um livro incrível, pois é capaz de conversar com o leitor e abrir um pouquinho a nossa mente sobre como o mundo atual tem adoecido a sociedade mentalmente.

"A questão do turbilhão mental é que muitas coisas que a curto prazo fazem você se sentir bem, a longo prazo fazem com que se sinta pior. Você se distrai, quando o que precisa mesmo é se conhecer."

site: https://www.instagram.com/soumlivro/

Bianca1771 30/06/2021

"Porque, afinal de contas, o melhor a se fazer quando está chovendo é deixar chover."
Não existe fórmula mágica ou uma receita a ser seguida ao pé da letra, cada pessoa ansiosa ou não lida consigo de forma única. Neste livro Matt expõe seus medos, pensamentos e a sua forma de lidar e encontrar a cura para a sua ansiedade.