Belladonna

Belladonna Laura Reggiani

Resenhas - Belladonna

Vickkkkkkkk 07/04/2023

Belladonna pisa em mim ?
Belladonna é a protagonista mais foda que eu j li. Passando por todos os obstáculos que a vida colocou no caminho dela, e ainda ser tão incrível e poderosa. Realmente uma soberana. Desde o início o livro te prende como cola super bonder. Você simplesmente não consegue largar. As reviravoltas, as tramas políticas escritas com maestria pela Laura. Simplesmente sensacional. Eu acompanhei de perto a construção dessa história e posso dizer com convicção de que esse é um dos livros mais bem planejado. Tudo se amarra, tudo é muito bem solucionado e o enredo é desenvolvido com graciosidade.
Ahhhhhh os hots, eu não posso falar muito mas CACETE!!!! São sensacionais.
O romance bem construído e desenvolvido. A gente não sabe se torce pra ela matar ou beijar a pessoa em questão. Kkkkkkkkk
O círculo íntimo de Belladonna é uma das coisas mais lindas desse livro. Belladonna não tá acostumada a ser amada, e a confiar em ninguém, mas com os amigos que ela encontra no meio dessa confusão toda a fazem perceber como é bom rir e chorar com pessoas que também lutam suas batalhas. E Laura eu nunca vou te perdoar******
Não sou uma escritora FOD@ como a Laura é. Mas espero que com essa resenha/surto você se interesse por essa obra prima que é Belladonna ???
Giih 13/04/2023minha estante
Tem hot?

Yasmin 08/05/2023minha estante
Esse livro tem físico ou só e-book?

Pam 11/06/2023minha estante
Aguçou minha curiosidade. Já coloquei na minha lista??

Livrosdakikinha 19/07/2023minha estante
@yasmin só ebook

Dani 07/10/2023minha estante
Belladonna me lembra um pouco a protagonista de trono de vidro.

Thay 07/07/2023

Falsa representatividade
Autora me desculpe. Sei que essa resenha vai te entristecer se chegar até você, mas acho que é necessário. Eu achei que seria uma fantasia épica mas é mais um romance do que qualquer outra coisa. E eu odeio romance, mas antes fosse esse o principal problema. A escrita da autora é boa, mas não acho que o livro entregou o que prometeu. E é curioso como esse livro está cheio de falsa representatividade, tem vários personagens lgbtqia+ mas nunca em um papel realmente relevante e falando do príncipe que tem a pele retinta; o papel dele mal tem importância, se tirasse ele da história não faria diferença nenhuma. Só lá no final que a autora resolveu colocar um personagem principal como lgbtqia+ mas ela esperou o livro todo pra mencionar isso muito rapidamente e quando o livro tá chegando ao fim. Se a personagem trans teve UMA fala eu sinceramente não me lembro. (Sei que alguns podem argumentar que a protagonista é meio bravattana mas a pele dela é BRANCA e ponto. Meu pai é negro e minha mãe é branca e minha pele também é branca e eu sou vista como uma mulher branca. Os comentários que a Belladonna ouvia causavam incômodo, mas nada NUNCA será igual ao racismo que pessoas pretas sofrem.)Quem gosta de melodrama e hot em excesso vai gostar. 10% fantasia, 10% política, 20% falsa representatividade, 30% sexo, 30% romance meloso.
A.Paula.Sz 08/07/2023minha estante
Durante seus historicos minha vontade de ler foi murchando, e agora com Essa Resenha morreu de vez kkk
bom saber disso, assim nao perco tempo com uma Leitura q quase certamente nao vou gostar

Flavia_Lo 18/08/2023

Sua glória e do seu envenenamento. Apresenta-lhe Belladonna
O início desse livro é bem parado, parecia que eu lia, lia, lia e não chegava nem a 10%.

A construção do universo é muito rica, eu demorei um pouco para me acostumar com os termos e meu maior problema em livros de fantasia é a quantidade absurda de nomes e de famílias.

Toda vampirona e manipuladora, a Belladonna é uma protagonista que sabe o que quer, é gananciosa e tem uma mente brilhante para arquitetar planos.

Além disso, aos poucos ela vai criando alianças e não tem como não ficar com o coração quentinho sempre que o círculo íntimo dela se reúne.

Esse livro é um enemies to lover tradicional, com tentativa de assassinato e quimica faiscante.

Como nem tudo são flores, existem duas coisas que me incomodaram muito, primeiro, o livro é muito longo, existem algumas partes que poderiam ser enxugadas facilmente e não perderia o sentido dos fatos.

Em contrapartida, o segundo ponto que me incomodou, foi o final muito rápido, o que rolou depois do plot, eu queria mais detalhes, mais debates políticos, mais sentimentos, queria mais sobre o passado e traumas do Lucca.

Esse livro foi a junção de tudo que mais amo em livros de fantasia, me deixou completamente vidrada e chocada, protagonistas gananciosas, que sabem que são poderosas, me cativam muito.

Vi algumas pessoas que reclamaram que teve pouco romance, outras reclamaram que tem muito, mas pra mim tem a dose perfeita pra não roubar o brilho das conquistas e manipulações da protagonista.

Enfim, me entrevê muito, fui cativada pelos personagens e surtei no plot, obrigada autora por me dar ansiedade kkkkkkkkk.
Fabio 18/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha Flavia!???

Flavia_Lo 18/08/2023minha estante
Obrigada Fabio, sempre faço resenhas dos livros que leio, porque eu esqueço o que achei da leitura, por isso sempre registra por aqui

Fabio 18/08/2023minha estante
Ficou excelente!
E está certa, depois basta vir olhar, e lembrar de todas as impressões ... Está certíssima

marci 15/04/2023

Belladonna você sempre será lendária
Desde que a autora anunciou o lançamento de Belladonna, eu fiquei muito animada para ler e em cada coisinha nova que eu ia descobrindo sobre o livro, minhas expectativas iam aumentando, e para surpresa de ninguém esse livro prometeu tudo, entregou o que prometeu e muito mais. Belladonna foi para mim aquele tipo de leitura que você nem começa, mas já sabe que vai virar um favorito. Eu tenho um carinho enorme pela escrita da Laura, é muito cativante, te prende desde o início e te faz ler mil páginas ou mais sem reclamar.
Belladonna é uma personagem muito inteligente, determinada e poderosa, que sabe o que quer e como conseguir, a evolução dela em cada capítulo é incrível. Amo a forma que a lenda lidou com as situações difíceis, as atitudes dela sempre me surpreendiam, não eram nada previsíveis para mim. O romance não é o foco do livro, mas foi muito bem desenvolvido e maravilhoso de acompanhar, com as declarações do jeitinho peculiar deles, Lucca aos poucos foi me conquistando e eu amei as informações sobre ele que foi se revelando no decorrer da história.
As personagens da capitolina são muito divertidas e foi lindo ver elas se tornando uma família.
A parte política do livro é muito interessante e bem construída, às descrições não eram cansativas e eu sempre ficava curiosa para saber um pouco mais sobre o reino.
Esse livro me deixou doida, com raiva, triste e surtando toda hora, principalmente com a terceira e última parte do livro onde a paz que já não tinha na história acabou de vez, mesmo quase me fazendo enlouquecer, sou completamente apaixonada e obcecada por essa história, amei cada pedacinho dessa leitura, valeu a pena esperar e não me decepcionou em nada.
marci 16/07/2023minha estante
Nossa, tenho uma opinião muito diferente agora, até pensei em diminuir a nota, mas não vou mudar a resenha (que fiz muito emocionada e sem senso crítico) ou reler o livro.

marci 16/07/2023minha estante
Até tenho um pouco de vergonha de ler essa resenha que eu mesma fiz, mas também tô sem coragem de mudar kkkkkkkk

Helena1004 17/07/2023minha estante
oq mudou amg ??

bee 04/06/2023

Tw resenha extremamente longa e negativa
A sinopse desse livro vende ele como ?uma mistura de Game of Thrones e Carmilla ambientada em uma Roma Antiga repaginada?. Eu vi um pouco de Roma Antiga mas nada dos outros dois? inclusive, eu me sinto enganada de terem me oferecido uma fantasia adulta com uma protagonista vampira audaciosa e me servido uma versão estendida e mais chata de The Shadows Between Us.

A nossa protagonista, Belladonna Sarelli, é a filha bastarda de um rei vampiro, capturada por um Cônsul e forçada a desempenhar o papel de herdeira perdida de Romália, o que ela aceita com muita satisfação. Ela se descreve como uma personagem vaidosa e cheia de ambição, manipuladora, mentirosa, inteligente, fria e calculista, o que teria sido interessante se ela agisse assim também. Durante a primeira parte, ela é só uma mimada insuportável, que age por impulso com mais frequência do que o contrário, não chega a conclusões óbvias até ser tarde demais e se distrai dos supostos objetivos de vida dela com uma facilidade chocante.

Na segunda parte ela se aproxima mais do que ela jura que é, mas não o suficiente para eu sentir que toda a babação de ovo é justificada: a maioria das ?estratégias? brilhantes dela são bem simples, como usar o antecedente Bravattano dela para forjar uma aliança com o país estrangeiro ou pavimentar uma estrada menos usada para facilitar o transporte de mercadorias e viagens de turistas, mas são consideradas inovadoras porque nenhum dos outros vampiros centenários do senado pensaram nisso antes? ou seja, ela só passa por inteligente porque todo mundo é mais burro que ela.

No mais, eu senti o tempo todo como se a autora não confiasse em mim pra ler e interpretar nada, porque outros personagens falam o TEMPO TODO sobre como a Belladonna é linda e venenosa, como ela é charmosa, interessante, única e surpreendente. O tempo todo mesmo; acho que não teve um único capítulo sem que nenhum personagem fizesse uma observação sobre algum traço de personalidade incrível dela, e meus mutuals no twitter podem atestar que os elogios vão ficando cada vez mais forçados e sem cabimento. Absolutamente tudo o que ela faz é recebido com assombro e aprovação imediata por quase todas as pessoas que ela quer impressionar, e as que não caem na dela na hora, caem alguns capítulos depois. Aqueles que discordam ou desconfiam dela são sempre os vilões, o que enfraquece demais a caracterização moralmente ?cinza? que a Reggiani obviamente tentou criar aqui: os ?bonzinhos? nunca questionam os métodos da Belladonna, e a brutalidade dela só é vista como desnecessária ou assustadora por aqueles que são na verdade muito piores do que ela. Sendo invariavelmente percebida como justa por aqueles que importam, não existe espaço para defeitos com consequências reais, culpa, arrependimento, confusão, confronto entre forças aliadas ou qualquer outra coisa que possa resultar em desenvolvimento de personagem, e a Belladonna muda muito pouco do início para o final.

Tudo isso resulta em uma personagem intragável, genérica, mal escrita e previsível demais. Estou pensando em enviar a conta do meu oftalmologista para a Laura Reggiani, porque a quantidade de vezes que eu revirei os olhos pode ter descolado a minha retina; precisa de apoio militar? Foi só passar uma única noite bebendo com os soldados que no dia seguinte eles começaram a espalhar que ela é a encarnação de três deusas diferentes. Quer o crédito por uma vitória na guerra? Só precisou entrar no meio da luta sem avisar ninguém, sem nenhum único dia de treinamento militar que seja, e ir matando com o poder da mente dela até virar o jogo. Ela não ficou chocada com a realidade de uma guerra, não ficou desorientada e o maior contratempo dela foi uma flechada no ombro, o resto foi só sucesso. Ela nunca tem teve que de fato aprender nada: o mais perto disso é quando ela entra em contato com a antiga tutora do irmão dela para ter lições sobre o próprio poder, mas depois de uma mísera cena na qual a mulher reconhece que ela é muitoooo poderosa e que tem algo que ninguém mais tem, esse assunto nunca mais retorna e ela nunca chega a entender as limitações dos próprios poderes ou ter qualquer contratempo relacionado à alguma inabilidade. Em suma, a autora até tenta fazer parecer que a Belladonna não usa a plot armor mais forte do mundo, mas não resiste à tentação de ativar o arquétipo S/N.

Sobre os outros personagens, eles são tão profundos e interessantes quanto se espera de personagens secundários desse tipo de fantasia girl power baseada em aesthetic do pinterest, ou seja, nenhum pouco. Os amigos mais próximos da Belladonna não têm agência, propósito ou interesses além de servir ela, e o vínculo emocional é muito difícil de acreditar quando eles tiveram talvez três conversas (no máximo) que não giravam ao redor da Belladonna? e mesmo essas conversas eventualmente voltavam para ela, porque eu lembro muito nitidamente de um relato da Carina sobre a vida dela como amante do antigo príncipe e como ela amava ele se transformando em um discurso sobre o porquê dela acreditar na força e no potencial da Belladonna. A Lídana ainda tem o objetivo de se tornar oficialmente uma militar para se alinhar com a protagonista mas nada muito além disso, e a Morana não teve motivo nenhum para se afeiçoar tanto e tão rápido à uma desconhecida, e o Vicenzo teve talvez dois diálogos de meia página cada com a Belladonna antes de decidir entrar para a cúpula. Mesmo assim, todos os esses quatro personagens fizeram um juramento inquebrável de lealdade e proteção incondicionais à futura rainha no final da primeira parte, e seguiram o resto do livro tendo a complexidade pessoal de uma folha de alface.

Como eu já falei, todos os aliados caem no papo dela com uma facilidade bizarra, e nenhum deles desenvolve uma relação mais complexa que uma amizade casual, nenhum ressentimento ou diferenças que foram deixadas de lado em prol de um bem maior, nenhuma aproximação mais gradual. Os aliados mais relutantes talvez tenham sido o Damicca, que também virou um amigo bem rápido, e a nobre bravattana que eles fingem ser uma parente perdida da Belladonna, mas ela aparece talvez por vinte páginas no total. Quanto aos antagonistas, acho que se a autora tivesse decidido mudar o nome de todos eles no meio da história, eu não teria percebido: todas as figuras opositoras são homens poderosos, mesquinhos, misóginos e elitistas, e nenhum deles tem algum traço de personalidade além desses. O Grande Vilão é super óbvio, sem ideais, crenças, histórias ou afetos que tornem ele minimamente interessante, e ele passa tanto tempo fora de cena que durante mais da metade do livro eu esqueci que ele existia. Ele não dá medo nenhum, não causa nenhum suspense ou ansiedade, e todos os planos e golpes malignos que ele aplicou ao longo da trama foram expostos em um monólogo de páginas de duração durante o Confronto Final? ou seja, não teve construção nenhuma e precisou ser explicado em detalhes para fazer sentido, o que para mim é um sinal de fracasso narrativo.

Eu até poderia falar um pouco sobre o Interesse Romântico de Cabelo Preto #748, mas o nome dele é Lucca, ele só usa preto e teve um passado triste então vocês já devem saber tudo o que tem pra saber sobre ele.

E por falar em superficialidade, acho que a @BiaCooperFofa ia adorar esse livro. É tanto feminismo liberal, tanto empoderamento, tanta luta contra o patriarcado que parece a parede de um banheiro feminino de uma Universidade Federal. Os conflitos, reflexões e críticas acerca de feminilidade e poder não saem do básico e óbvio, seguindo fórmulas bem previsíveis: ?ele pode fazer porque ele tem um pau e eu não?, ?eles me acham menos capaz porque eu sou mulher?, ?mas se eu fosse homem??, sempre na esfera crítica de The Man, da Taylor Swift. Existem outras questões de classe e identidade sérias que parecem ter sido incluídas só pela parte ?dark? da fantasia, talvez em uma tentativa de aproximar o livro do nível de complexidade e world-building do Game of Thrones que me prometeram, só que o George R.R Martin provavelmente não mencionaria só de passagem, em um parágrafo aleatório, um episódio de tráfico sexual e estupro em série cometido por um grupo de vampiros nobres contra uma minoria racial pra tentar criar ?supersoldados?, tirando esse evento horrível da cartola sem desenvolver em algum momento quais as consequências disso na sociedade. Isso me chamou a atenção porque eu acredito que um autor deve escrever aquilo que ele se propõe a escrever: se a Laura Reggiani queria criar um universo brutal, violento e sanguinário, ela tem a obrigação de apresentar toda essa brutalidade, violência e sangue de um jeito coeso e sério, não só citar atrocidades casualmente enquanto a protagonista fica se remoendo porque o homem que ela beijou tentou matar ela.

Por essa falta de cuidado, talvez, a construção de mundo seja tão xoxa, capenga, desdentada, acabadinha. A sinopse aponta especificamente para uma repaginação de Roma Antiga, mas parece que a repaginação em questão é só pegar o básico sobre o império Romano, como o senado, a organização militar e o panteão religioso que consiste nas exatas mesmas figuras mitológicas em anagramas (Vênus virou Nuves, Baco virou Cabo, Júpiter virou Tíjupre e por aí vai) e misturar com uma insistência absurda em palavras italianas e associações pós-cristãs, como chamar o deus dos mortos de ?diabo?. A autora até tentou passar isso com a explicação de que essas palavras eram ?Antigo Romálio? mas eu, como uma pessoa que vive em um mundo onde o italiano existe, não consigo desver o idioma real e a narrativa inteira acabou ficando impossível de levar a sério. Mesmo que eu tivesse engolido alguma coisa da construção política e social, teria vomitado tudo em cima do meu kindle quando a Belladonna estabelece uma (juro por tudo o que é sagrado) REPÚBLICA MONÁRQUICA (!!!) que ela não explica direito como funciona e encerra o livro fazendo negociações de anexação de territórios vizinhos, que de alguma forma vão manter a autonomia como nação mesmo pagando tributos e sendo reconhecidas como províncias de Romália? O que no fundo é só imperialismo em letra cursiva e caneta de glitter, especialmente porque a Belladonna deixa bem claro que quem não concordar com essa anexação vai ser tomado à força.

Somando o uso obsessivo de italiano com uma escrita sem personalidade nenhuma que em diversas vezes faz uso de estruturas sentenciais anglicanizadas, falsos cognatos do inglês e modernismos que não fazem muito sentido em um contexto de fantasia, achei a questão formal do texto fraquíssima. Sei que esse é um problema do revisor também, mas para um livro em português, escrito por uma falante de português, ter o mesmo aspecto estilístico de uma fantasia genérica gringa traduzida por um GT do telegram, precisa de uma falta de esforço e atenção chocante de todos os envolvidos. Ainda nesse assunto, gostaria de lembrar a todos que ?magnânimo? não tem nada a ver com ?magnífico? e ?em detrimento? não é a mesma coisa que ?por causa de?, e às vezes a palavra mais chique e incomum do dicionário de sinônimos não vai fazer a sua escrita parecer refinada, e sim artificial e inconsistente.

Mil páginas depois, posso afirmar que Belladonna é uma monstruosidade nascida de um apanhado de frases bait para hitar no booktok, consumo sem moderação de livros com ?sombra?, ?coroa? e ?sangue? no título e os exatos mesmos diálogos que eu já li nesses livros em questão. Pela quantidade de páginas e pelo modo como o livro foi vendido, eu esperava uma complexidade maior na construção de mundo, de personagem, de relações, de tudo basicamente? até porque eu já ouvi coisas boas sobre outros livros da autora, então eu realmente entrei nessa leitura com a intenção de gostar. Acabou sendo uma leitura previsível, imatura e cansativa, e eu só terminei porque não gosto de abandonar livro e para ninguém poder dizer que ?melhora depois? e que as minhas críticas são menos válidas porque eu não li até o final. Enfim, recomendo para quem tem muito tempo livre e quiser mais do mesmo.
Duda 20/06/2023minha estante
Apesar de concordar com sua crítica e ter pensando o msm muitas vezes eu gostei do livro skkaksk

@rhyssmate 19/06/2023

Excessivamente longo e enfadonho
Eu tentei ler esse, já li outros da autora e eu adorei, naqueles livros haviam bons motivos para serem tão longos, neste não.
A proposta é interessante e até tem uma base sólida, chama a atenção, mas não mantém, tem pontos bons e várias frases de efeito, mas são só isso, o livro é arrastadíssimo e por mais que tenha a expectativa (pela promessa da divulgação) do que vai vir, fica só na nisso mesmo. Em quase 25% do livro eu não tenho qualquer mísera curiosidade do que viria pela frente.
Esse, pra mim, é um clássico exemplo de muito conceito e pouquíssima boa execução, começa com uma proposta muito interessante, mas não entrega nada.
É uma pena, pois a protagonista realmente tem potencial.

Devoradora de Livros 22/04/2024

Uma protagonista forte e maravilhosa.
Esse é uma daqueles livros, com começo meio e fim. Bem fechadinho. Bem escrito.
A protagonista é decidida, forte, poderosa.
A história é muito bem ambientada.
É impossível não se apaixonar por algum personagem.
Eu finalizei com aquele sentimento de saudade. Foi como se despedir de um amigo.
Belladonna foi surpreendente, intenso e encantador.
Ps:Não dei 5? porque meu coração ainda tá triste. Apesar do final lindo.
vic 25/04/2024minha estante
tem hot?

Devoradora de Livros 25/04/2024minha estante
Tem sim

Julia3564 20/04/2023

Venenosa
Nesse livro a protagonista está muito longe de ser uma mocinha. Com um único objetivo em mente, Belladonna quer o trono de Romália. E para conquistar seu lugar por direito ela não medirá esforços, nem que para isso tenha que derramar sangue.

Belladonna é uma alta fantasia +18, recheada de ações e estratégias. Com uma trama pra lá de envolvente, me vi completamente rendida pelas páginas do livro

O universo inspirado na mitologia romana foi uma das primeiras coisas que me fez favoritar esse livro, lendo parágrafo por parágrafo dá para se notar o quanto a autora estudou e se dedicou nesse livro.

As construções dos personagens e o desenvolvimento entre eles são muito bem feitas e fluidas, sem contar as diversas facetas e camadas distintas apresentadas em cada um deles. Foi uma leitura única.

Confesso que um dos motivos que me levaram a ler Belladona, foi o fato de ser uma fantasia com vampiros. Estava com muita fome de livros com vampiros e com Belladonna eu estive muito mais que servida.

O romance slow burn foi um forte também, inclusive que desenrolar maravilhoso.

Belladonna foi meu primeiro contato com a escrita da Laura e posso dizer que só tive boas impressões. Pretendo ler os outros livros dela o quanto antes!

BWRRYJI 21/01/2024

SURRADOR DE CARREIRAS
Meus amigos... Que livro é esse que nós temos aqui no nosso querido Brasil... Isso aqui não é brincadeira não, galeris.

Isso aqui é praticamente uma obra prima, talvez nem chama-la assim é o suficiente para expressar o que ela realmente é. Surrador de carreiras? Esse livro DESTRÓI muita fantasia famosinha aí na porrada. Não vou citar nomes pra não ofender.. (f***** w****)

Sério, eu ainda tô pasma com o que eu li. Esse livro é simplesmente construído com uma maestria FE-NO-ME-NAL. TUDO, absolutamente tudo que ele se propõe, ele cumpre cOM GRANDE APTIDÃO. Política, geografia, o plot, os ambientes e vibes, puta que parioo-- meu deus.

Sério, eu sei que é um livro gigante, mas se você tá querendo ler uma fantasia DIVINA, com vampiros e uma mitologia legal, esSE É O LIVRO!!!!

Eu poderia ficar horas procurando sinônimos de perfeição esplêndida, mas eu tenho certeza que eu não encontraria algo aos pés desse livro.

Definitivamente uma experiência que nunca vou esquecer. Apaixonada e rendida, agr lerei os outros livros da queridissima Laura Reggiani.

É isso, um beijo da Anitta ?

nataliadiemer 16/05/2023

Belladonna
Ladra de almas. Venenosa. Assassina. Salvadora. Justiceira. Heroína. Bastarda. Plebeia. Soberana.

Ladranimi. Ladra de almas.

ele queria um espetáculo. Um espetáculo era o que daríamos, então.

Tenho medo de viver como uma covarde,

bscenesz 26/04/2023

"eu não morreria por amor, mas morreria por você."
Ladra de almas. Venenosa. Assassina.
Salvadora. Justiceira. Heroína.
Bastarda. Plebeia. Soberana.
Belladonna.

Fiquei super animada pra ler esse livro quando a autora começou a divulgar e peguei pra ler assim que lançou!! O livro começou super interessante, nos apresentando a Belladonna que é uma protagonista incrível, ela é uma mulher forte, decidida e inteligente!

É uma leitura que vai te conquistando aos poucos, o universo é muito interessante, os personagens com personalidades únicas foram muito bem feitos! Quando o Lucca aparece tem uma cena e tanto (que cena meus amigos, muitas emoções envolvidas), depois disso o menino some???? ninguém nem vê a sombra desse homem e eu sedenta por eles, queria mais interações deles no começo.

Foi uma leitura arrastada até o 40/50%, e é aí que o livro começa a andar de verdade e melhora 100%! A leitura fica mais fluida e mais interessante e as coisas começam a acontecer de verdade, finalmente! Acho que dava pra ter desenvolvido melhor esse enemies to lovers deles, o começo tava focado 100% na Belladonna e nos planos dela, mas quando chegamos nos finalmente, foi perfeito, tudo oq eu esperava, amo meus pais! A forma como eles vão se envolvendo e percebendo que se gostam, perfeito.

Eu me apeguei super as meninas, Carina, Morana e Lidana, elas me arrancaram risadas genuínas! Já estou com saudade desse squad de milhões.

O plot twist!!!!!!! Eu passei mal, fiquei nervosa, de coração partido, muitas lágrimas, fui tombada demais, surto atrás de surto, foi mt bom! Eu achei a escrita maravilhosa, a construção de mundo foi incrível, personagens muito bem feitos, o romance foi impecável, eu saí desse livro apaixonadíssima pelo Lucca, Belladonna também tem um espaço no meu coração!! E depois daquele epílogo eu to muito curiosa pro próximo livro! Só frisando que, esse é um livro único, mas a autora vai lançar outro que se passa no mesmo universo, e que eu pretendo ler! Esse foi o primeiro livro que eu leio da Laura e agora estou morrendo de vontade de ler "Safira de Prata"!

"Pessoas tinham a mania irritante de julgar mulheres pelo modo como nos vestíamos, como se mais ou menos tecido fossem parâmetros de castidade."

"Me sentia fora de mim quando era abatida por algo tão estúpido quanto insegurança a respeito de um homem bonito."

"Se tivesse matado alguém por acidente, ops. Com certeza não seria a primeira vez, nem a última."

"A verdade era que eu talvez apenas fosse um tipo diferente de criatura venenosa. Desconhecida. Subestimada."

lynsbok 26/05/2023

#Belladonna; 26/05
Cinco estrelas, nada menos do que esse livro merece.

Okay, eu demorei muito para ler ele, por causa das mil páginas, mas eu comecei a ler e... PARECE QUE FORAM APENAS 400 PAGINAS, COMO ALGO PODE ACABAR TÃO RÁPIDO.

Certo, esse livro me causou muitas coisas, e todas elas foram perfeitas, assim como todos os livros da Laura, ele teve um aprofundamento histórico que só vou conseguir decorar quando reler, mas que não me deixou perdida, pq é um contexto histórico verdadeiro, que se me disserem hj que existe, eu vou acreditar, até pq a escritora se inspira em verdade.

Falando sobre o livro em si, Belladonna é mais do que eu esperava, ela é uma mulher forte e astuta, bem mais inteligente do que você pode achar, e que mereceu tudo que conquistou, tudo que "usurpou", eu fiquei bastante chateada na parte da C, que quem leu sabe, e chorei sim, fds. Belladonna me enganou de várias formas, e eu estava lendo a cabeça dela! Como isso é possível?

É uma leitura fluída e bem fácil, gostosa de ler, recomendo bastante, ignorem o tamanho, o conteúdo faz juz as 1000 páginas. Se vai ter um segundo livro, estou bem curiosa, será com a continuação do final?

Mell 25/06/2023

Muito bom!
A leitura prende do início ao fim. A personagem é maravilhosa, inteligente, ardilosa e não tem como não gostar dela, o livro me surpreendeu e muito, fazia tempo que não lia um tão bom. Super indico!