Café com Lichia

Café com Lichia Emery Lee

Resenhas - Café com Lichia

ryanfenunes 14/06/2024

POR QUE LER "CAFÉ COM LICHIA"?
O que dizer de Gabi e Theo? Como são lindos, e como estou apegado nesses dois. Comecei esse livro odiando o Theo, e terminei amando na mesma intensidade do Gabi (apesar dele ser meu favorito).

A história é um ?enemies to lovers?, sobre dois garotos de duas famílias rivais, que tem tudo para se odiarem, mas o universo faz questão de juntar os dois. Uma história sem muito contexto, mas acolhedora com personagens muito fofos.

Como disse, o livro é bem acolhedor, fofinho, sem muita emoção mas escrito com muito amor. Porém, senti falta de um protagonismo dos outros personagens que só apareceram para de certa forma juntá-los ou separá-los. Acho que a história acabou ficando sem emoção, um pouco vazia. Teve pontos altos que poderiam ser melhor desenvolvido.

Mesmo não sendo revolucionário, é um bom livro pra ficar boiolinha.

4nnekkkj 12/06/2024

Um amorzinho de livro!!
Confesso que achei o início um pouco lento, absolutamente todos os personagens desse livro me irritaram durante a leitura, mas a partir da metade, o livro fica perfeito.
Amei ver o desenvolvimento do Theo e do Gabi, os momentos deles juntos são de deixar o coração quentinho, e o final foi maravilhoso!!

Sophi_cafff 12/06/2024

Que livro bom
Um dos melhores livros que li no momento. história me cativou muito e como ela é contada me deixou muito animada ao ler. Sinceramente, estava com espectativa nesse livro, pois recentemente li um péssimo, minhas expectativas foram superadas, de certa forma achei a história simples, mas como ela é realizada me deixou maravilhada.
Daria 5 estrelas, entretanto tive a impressão que os amigos dos protagonistas são mal desenvolvidos, de forma que eu não consigo imaginar alguém querendo ser amigo deles na vida real.

Malle 12/06/2024

Esse livro me deu dor de barriga.
O que dizer sobre "Café com Lichia", de Emery Lee, o livro que me colocou em uma ressaca literária de semanas a fim? O primeiro romance queer ruim a gente nunca esquece.

Falando em poucas palavras sobre o que se trata: acompanhamos Theo, um rapaz assumidamente gay de família chinesa e japonesa cuja cafeteria tradicional dos pais não segue bem financeiramente e que concorre diretamente com a cafeteria dos pais de Gabi, um rapaz temeroso e que ainda não se assumiu, cujos pais porto-riquenhos lançam comentários homofóbicos e masculinidade forçada espontaneamente, sem saber que o filho não se encaixa em seus padrões heteronormativos.

Theo tem a sensação de que desde que se começou a ter problemas na escola com notas e se assumiu, os pais se decepcionaram com ele; Gabi tem um medo intenso de que seus pais descubram sobre sua sexualidade e hobby de dança. Ambos se encontram em ambiente certamente um tanto hostil: os pais de Theo exigem constantemente certos comportamentos dele de que o próprio, sendo um jovem autêntico e espontâneo, não se encaixa. Gabi passa por algo semelhante, constantemente mentindo e escondendo dos pais grande parte de sua personalidade.

De certa forma, acredito que Emery Lee passou com grande realidade as dores e sufocos da juventude queer como um todo, de uma forma um tanto realista. Se assuma e sua família te julgará e excluirá constantemente; não se assuma e sufoque por viver uma mentira para agradar pessoas que te machucam psicologicamente quase todo dia. Theo e Gabi vivem dois lados da mesma moeda, e não ajuda que Theo, que até onde sabemos é o único homem gay em toda Vermont (é a sensação que dá na história), odeia Gabi.

Odeia Gabi por motivos de "dane-se".

O meu maior problema com esse livro é que NÃO é um enemies-to-lovers. O único inimigo é o Gabi e o pobre coitado nem sabe o que fez para Theo odiá-lo constantemente, razão do qual temos cenas um pouco angustiante de Gabi se humilhando para conseguir a aprovação circunstancial de Theo. É algo doloroso de se testemunhar, tanto que me faz questionar totalmente a natureza dos sentimentos desenvolvidos entre os dois: eles realmente se gostam, ou é só porque, em uma comunidade completamente ausente de qualquer outro personagem queer (com exceção de um que surge no final), eles buscam consolo um no outro? Eles nem parecem ter tanto em comum, pois brigam constantemente por coisas idiotas e do qual Gabi não tem culpa e, da mesma forma, e magicamente se tornarem amigos após Theo descobrir que Gabi não é hétero. É uma coisa meio idiota que acontece de forma super artificial, como se deveríamos gostar porque são dois jovens gays e gay + gay = casal.

Outro ponto de grande disparate foi que, realmente, os pais de ambos se encaixam em estereótipos de suas respectivas comunidades. Os pais de Theo são tradicionais ao quadrado e os pais de Gabi seguem o conceito de machismo latino; estes fortemente desfavorecidos em relação a construção de personagem, deixando-os apenas com a sensação de que são porto-riquenhos homofóbicos e machistas, completamente alheios a vida do filho. E tudo isso ocorre porque, e vamos ao meu ponto final:

O Theo é o favorito da narrativa.

Ele é melhor construído do que Gabi, sua vida parece mais natural, suas reações orbitam ao redor de diferentes problemáticas: os pais, o novo concorrente, Gabi, o irmão que não liga mais, o tio insuportável, os problemas na escola, o futebol. Ele parece ser um personagem pensante dentro da história, enquanto que o pobre Gabi tem sua vida resumida a ajudar Theo em seu plano, deixando todas as suas outras responsabilidades (e compromissos com sua única amiga) de lado. Suas reações ocorrem em sua maioria por conta de Theo, seus pensamentos envolvem muito ao redor Theo. Aqui e ali vemos lampejos de sua amiga Melissa e o comitê da festa da escola, sua aula de dança... mas Theo vira o mundinho de Gabi. Pareado isso com a forma como Theo o trata no início da história, dá pra entender porque eu digo que é doloroso de se ver? Um adolescente já tão sufocado, deixado de lado pelos pais, buscar validação do único rapaz gay da escola que lhe trata como se fosse uma praga no começo do livro.

E quando colocamos a quantidade quase constante de pensamentos tristes e autodepreciativos dos dois que temos por 75% do livro, isso vira uma tortura.

O desenvolvimento do romance no geral é bem rápido e meio que é aquela coisa de pá-pum. O desfecho, por conta de como os pais dos rapazes são retratados e agem no livro (com exceção, é claro, dos pais do Theo, cujo desfecho é mais natural porque é bem melhor desenrolado no livro) é quase milagroso. E destoa muito com o tom melancólico do livro, de dois rapazes gays de famílias opressoras que tentam achar sentido em suas vidas, mas que no final para ficar tudo bem, foi só fazer uma dancinha do TikTok num trio-elétrico. O final feliz foi inesperado e estranho levando em consideração que em 50 páginas atrás, metade era "haha gays são péssimos e isso é coisa de menina" e a outra metade era "seja mais como o seu irmão, que é melhor que você".

Se vale a pena ler? Eu não sei. Sinceramente. Para mim foi mais um sufoco triste do que prazeroso. Eu acho que a sinopse não passa muito a vibe de sad gays que esse livro tem e a capa fofa não favorece. E a construção de personagem menos ainda. Leia por sua própria conta e risco.
Malle 12/06/2024minha estante
eu macetando esse livro e todo mundo adorando

Malle 12/06/2024minha estante
meu momento favorito: quando acabou

stchnard 12/06/2024minha estante
Passou de 2 linhas eu não leio

lunarcodye 09/06/2024

Um dos meus novos xodós da vida ?
Meu deus eu não tava botando tanta fé que eu ia amar tanto café com lichia ?
literal enquanto eu lia eu tava tão imersa no livro, que nem parecia que eu tava realmente lendo, sentia como se eu tivesse vendo tudo de camarote
a relação deles evoluindo é a coisa mais fofa ? e eles evoluindo em si também me pegou
o gabi no começo todo timidozinho e inseguro pra no final tá todo confiante ?????? isso sem contar do theo indo de praticamente a definição de gay com síndrome de regina george pro maior querido
ele é tão rapidinho e gostosinho de ler que nem vi o tempo passar, normalmente fico bisbilhotando quantas páginas faltam pra acabar, ou quantas páginas tem, mas com esse eu nem olhei quantas páginas tinham, ou quantas faltavam, nem sequer uma vez!! de tão imersa que eu tava nesse universo ??
nunca fiz uma resenha sequer, mas achei que ele merecia ??

Jubs_2301 04/06/2024

Acabou finalmente
Algumas pessoas me indicaram então resolvi le mas não vale nem um pouco a pena, é um livro que não tem uma história muito envolvente na minha opinião.
Não vale a pena gastar dinheiro comprando ele.

Mammamia 26/05/2024

???
Sinto que estou na fase certa para ler esse livro. Pois assim como eles, sou adolescente. Todo mundo que já foi adolescente vai saber como é a sensação, de sentir que sua vida está muito rápida e lenta ao mesmo tempo, que é uma fase confusa, ansiosa e, muitas vezes, assustadora.

O romance não é o dos melhores, senti que no final as coisas foram muito corridas e pouco desenvolvidas, principalmente a consolidação do seu relacionamento. Mas valeu a pena pelos sentimentos dos personagens, que são na minha opinião, a crista dessa história.

* * *

"Sim, sou adolescente, mas isso não significa que minha vida não seja importante. Não significa que minhas ações não tenham consequências. E definitivamente não significa que meus pais sejam os mais sábios o tempo todo."

João 26/05/2024

Não é um ótimo livro, mas também não é um péssimo
Faltou um tempero nesse café ( livro ).
Acho que em um determinado tempo ficou meio arrastado e o lance da parte do romance deles ficou a desejar, queria que estivessem explorada mais após eles ficarem juntos.

Jaqueline.Rosado 26/05/2024

Ai, é o que é
Eles são adolescentes, pensam como adolescentes, agem como adolescentes e me irritei em grande parte do livro. Os problemas são idiotas e as soluções muito mais simples do que são tratadas, mas é muito bonitinho as vezes, chorei (mas choro com tudo) e terminei com o coração quentinho porque o final foi exatamente o que eu pensava??

AlecNaruse 25/05/2024

Gostei muito da história, como as tretas aconteciam e se resolviam entre Theo, Gabi e Justin. Senti que o Gabi não tinha amigos de verdade, achei a Meli uma amiga de bosta e a Vivi só existindo. A Clara também achei meio jogada, sem um final legal para a personagem. A Lady também preciso dizer que não gostei muito, o conselho dela era sempre o mesmo de empurrar as coisas com a barriga, independente a situação. A trama principal é massa, as intrigas familiares são legais, mas achei o livro meio vazio e com várias coisas jogadas na trama sem muito cuidado. No geral, o livro é uma ótima leitura e experiência, gostei demais, mas acho que fora a trama principal ele peca em não ter muitas camadas. Não tive o mesmo sentimento de quando terminei "O azul daqui é mais azul", um livro super simples mas que todos os personagens são interessantes e todos os plots terminam amarradinhos em um laço bem feito.
Independente desses pontos negativos, o livro vale a pena e é bem divertido e emocionante.

Marinara.Aline 23/05/2024

Eu amei muito
É muito muito bom! Entrega muito em poucas páginas, o relacionamento dos protagonistas é muito bom de se acompanhar e o livro ainda tem espaço para temas mais sérios, chorei em uma cena mais para o final de tão comovida que fiquei.
Eu facilmente leria de novo, esse é um livro pra quando você quer ler algo rápido e bem feito, a história flui muito bem, não se aprofunda demais nos acontecimentos mas o suficiente e sem deixar pontas soltas.
A única coisa que eu mudaria é que realmente queria mais dois capítulos pra ver mais interações do casal junto? sinto que tive muito pouco deles namorando e eles são tão lindinhos juntos que fiquei com a sensação de que acabou de repente.
Eu queria uma continuação, na mesma pegada desse, sem precisar ser longo, mas com mais deles e mostrando a evolução de todos os outros personagens, caberia perfeitamente.

Na_lau 21/05/2024

Q AMOR
Gostei muito do livro, n apenas pelo romance, esse q, pra falar a vdd, acontece bem pro final. Acho q o objetivo desse livro n é apenas o romance em si e sim, as relações familiares de vc sair do armário e tudo mais. Q pais compreensivos principalmente a fml do theo, a do Gabi tem muito o q melhorar, mas o importante é q eles sabem disso e admitem.
SO QUERIA MAIS DE THEO E GABI.
Mas mesmo assim esse livro é muito fofo e merece mais hype

Italo.Loiola 19/05/2024

A história sob a ótica de dois personagens, intercalando os capítulos geralmente funciona bem, porém achei a história um pouco arrastada e com isso o final, que era o mais esperado do enredo, foi apenas um rabisco, algo muito rápido e abrupto. Isso me leva a crer e esperar que tenhamos continuação.