Colegas de Quarto

Colegas de Quarto Marina Basso

Resenhas - Colegas de Quarto

victoria 17/04/2024

Que livro incrível! a sinopse chama atenção, assim como desde o começo do livro você simplesmente não quer parar de ler.
Mesmo sendo um livro grande, é tão bem feito que você nem percebe que tá lendo 623 páginas, a escrita é maravilhosa, o leitor ri e fica doido pra saber mais das personagens.
Não só o enredo é ótimo e a escrita incrível, os personagens do livro te cativam e você acaba se apaixonando por todas. Apesar de ser um romance, vários assuntos são abordados e a sexualidade das meninas é tratada de um jeito leve pelos pais.
Nunca li um livro sáfico tão bom, de início já sabia que ia ser um dos meus favoritos e que seria 5 estrelas. Parabéns a autora!!

Dani 15/04/2024

Colegas de Quarto
Mais uma vez a minha eu fanfiqueira de 2021 volta com tudo. Eu li isso no Wattpad quando foi lançado como Lilium, e fiquei muito feliz que tinha virado livro e logo quando descobri fui ler. É uma escrita muito leve e fofa. Natalie e Esther sao umas fofas.
Mesmo sendo um romance aborda assuntos muito interessantes, o que faz o livro melhorar em muitos aspectos.

Natasha 14/04/2024

Fofas
Amei o livro mas achei a Natalie um saco no começo, errava e ficava indignada que recebia punição.

macedolz 13/04/2024

Colegas de quarto
Eu nao sri nem por onde começar essa resenha. Tenho muito a falar sobre esse livro, mas nao quero uma resenha tao grande (apesar de ele merecer muito isso).

O livro é apaixonante (a prova disso foi o fato de eu ter lido ele em DOIS DIAS) e cada momento que passava eu amava ele mais e mais. A ni e esther me conquistaram DEMAIS e eu fiquei obcecada por elas, inclusive sinto falta delas.

A dinâmica escolar, a certinha e a ?bad girl?(com muitas aspas), a forma como elas se apaixonam e vao ficando juntas com o passar do tempo é simplismente maravilhoso. Eu amei cada detalhe desse livro e so de escrever ja quero reler ele, por isso, vou colocar alguns dos meus momentos favs aqui (pq foram muitos.) Saudades das minhas maes ?

?Eu quebraria cada regra escrita em pedra por esse amor. Roubaria as estrelas para as noites serem apenas nossas. Assinaria meu nome em poemas que não escrevi apenas para dedicá-los a você. Destruiria o universo inteiro e o reconstruiria na sua cor favorita. Então quebre uma última regra comigo hoje e me encontre no terraço.?

?? Acho que você vai amar! ? Natalie falou enquanto se ajeitavam nas cadeiras. ? O cara odeia pobres e se apaixona por uma, você vai se identificar.? (KKKKKKKK)

coronoceda 11/04/2024

Um dos melhores que eu já li
Sensacional
A leitura é extremamente fluída, apesar de ser um livro consideravalmente grande. As protagonistas funcionam muito bem juntas, eu fiquei o livro inteiro tipo: "LINDAS SE CASEM E ME ADOTEM??". sem contar que elas fazem terapia!!
Chorei muito, ri igual uma psicopata 3 da manhã sozinha enquanto lia(os melhores livros tem esse poder) e fiquei completamente apaixonada por essa história e por esse casal?

Juduu 10/04/2024

Meu amor
JESUSSSSS QUE LIVRO BOM
me identifiquei com as duas logo de cara e mesmo sendo diferentes elas combinam TANTO.
Tem bastante cena de hot (hormônios da adolescência), que são ????????.
Muito lindo, tem um suspense que me pegou desprevenida, mas foi muito bem escrito e desenvolvido. Me senti lendo uma novela.
Queria apagar minha memória e ler tudo de novo.

clara2084 10/04/2024

É um livro de adolescentes então já esperava que fosse ter discussões bobas e muita enrolação, por isso não me incomodei.
Mas tirando essa parte, o livro é maravilhoso! Personagens muito interessantes e engraçadas.
Muitas coisas que acontecem são um pouco clichê, mas nada que enjoa. Na verdade me supreendi muito que não deixou chato.
Recomendo!

Pedro 10/04/2024

Colegas
Eu estou triste pelo fim. Que livro rico, que livro lindo e que livro bem escrito. Ele é tudo aquilo que o meu eu adolescente quis ler, meu eu antigo fica feliz por cada vez mais acha mais livros assim.

rennanescritor 10/04/2024

Não é perfeito, mas é incrível e transformador! (tal como a mensagem do livro)
Foi minha primeira vez lendo um livro da letra L de LGBT, e acho que não poderia ter começo melhor!

O livro é uma comédia de humor bastante leve, apesar de em alguns momentos tocar em assuntos bem importantes e pesados, mas sempre com uma leveza. A protagonista, Natalie, é maravilhosa, e a construção e o amadurecimento dela no decorrer do livro é o maior acerto pra mim. A Marina Basso retrata muito bem uma adolescente que destoa do seu ambiente, algo que já vimos em várias outras obras, mas que aqui se diferencia por não ter pretensões de mudar a regra nem se fazer de vítima: Natalie apenas é quem ela é, não está disposta a mudar sua essência para se enturmar, e, mais importante ainda, consegue fazer os outros enxergarem o quão boa é ela ser diferente.

A co-protagonista, Esther, também é apaixonante. Não gostei tanto dela da metade do livro pra frente, pois acho que a personalidade dela mudou muito e a construção da personagem dela não foi tão bem-feita quanto a da Natalie. Amo personagens que falam pouco e dizem tudo o que é necessário, e a Esther da primeira metade é incrível nisso; na segunda metade, ela se torna mais falante (algo que é natural e reflexo de estar apaixonada), mas isso acaba fazendo ela perder o impacto que tanto tinha. Há um acontecimento muito importante, por exemplo, na metade do livro, em que ela intervém pela Natalie em um momento decisivo, mas não soou muito crível pra mim que ela faria aquilo naquele momento.

As personagens coadjuvantes são incríveis, com destaque para a fofíssima Elisa que rouba todas as cenas em que aparece. Todas as colegas e professoras que são importantes pra Natalie tem um ou dois momentos de destaque, então se você gostou de algum personagem ele deve brilhar em algum momento, mas eu gostaria de ter visto mais de algumas coadjuvantes, como a Professora Simone, que também é uma figura majestosa e eu ficava grudado no livro sempre que ela aparecia, e a Grace, uma das colegas misteriosas da Natalie e que tem um background incrível.

Esse é o maior sentimento que fica depois de ler o livro: apesar dele já ser longo, com 630 páginas (ou talvez por isso mesmo), você se apaixona tanto por cada personagem, desde a Natalie até alguns pais de alunos, que fica um gostinho de quero mais. Eu quero saber o que aconteceu com a Verônica, pra que lado a Esther vai, quais os próximos passos da Elisa... Deixo aqui minha torcida para que tenhamos um spin-off narrado pela Elisa quando a Bianca for estudar no Madre Cordélia haha é um livro incrível, muito bem narrado e direto ao ponto, envolvente, e eu não consegui sossegar até terminar.

Obrigado, Marina! Quero ler mais coisas suas em breve.

site: instagram.com/rennanescritor

lilith38 09/04/2024

ótimo livro, muito bem construído e desenvolvido.
foi muito bom ver como as personagens amadureceram.

"Natalie,você me ensinou a amar... mas eu já te amava antes mesmo de aprender"
sarahsr 10/04/2024minha estante
???

Estella 05/04/2024

Amei cada segundo lendo colegas de quarto
Pensei q eu ia demorar um pouco pra terminar de ler só q o livro é tão leve e fluido q foi amor ler cada página

line.xavier 02/04/2024

O livro superou minhas expectativas, principalmente abordando temas tão importantes como diferença de classes sociais e orientação sexual.

Temos a Natalie, personagem principal, que é uma bolsista num internato cheio de adolescentes ricas, filhas de pessoas importantes. No começo, a loira identifica-se como hetero até que, no primeiro dia de aula, uma garota do último ano a beija em um desafio bobo e ela não consegue mais tirá-la da cabeça questionando constantemente sua orientação sexual. Natalie acaba tendo dificuldades psicológicas para aceitar-se e para se adaptar a um lugar que foge da sua realidade.

Esther é a colega de quarto de Natalie, filha da diretora, cheia de responsabilidades e com um histórico escolar perfeito. Sua família tem dinheiro, tem prestígio e ela sabe que gosta de mulheres. Quando a realidade das duas se chocam e, aos poucos, elas se apaixonam, todos seus problemas vem à tona e elas são obrigadas a lidarem com suas diferenças e enfrentarem seus medos.

O livro é maravilhoso, me prendeu demais, queria devorar o livro, pena que minha faculdade não deixou. Temos personagens cativantes, temos problemas escolares que muitos de nós passamos no último ano e inclusive problemas que temos com a família que envolve muitas das nossas indecisões e questionamentos.

Definitivamente 5 estrelas, queria muito ver Natalie e Esther numa continuação, talvez na faculdade ou após isso, pois são duas personagens que amadureceram muito, mas a vida adulta demanda muito mais aprendizado e autoconhecimento.

Zaine3 01/04/2024

Gostei do livro, da escrita e das personagens, mas achei desnecessariamente grande, algumas partes são só pra encher linguiça, mas mesmo assim ainda gostei muito do livro. Ponto importante PERSONAGENS QUE FAZEM TERAPIA amooooooo.

Sayuri 01/04/2024

Fofo e leve
A história me rendeu bastante risadas e gay panics junto com as protagonista. Vê a evolução das personagens é algo muito agradável e bem construído, ver suas evoluções pessoais e de relacionamentos com amigos familiares e etc. O livro de arranca risadas, raiva e derrete um pouco o coração. Um romance muito lindo.

sarahsr 31/03/2024

QUE LIVRO FANTÁSTICO!!! Colegas de Quarto é um romance maravilhoso, com uma história muito bem desenvolvida e cativante! Em suas mais de 600 páginas visualizamos o último ano do ensino médio de Esther e Natalie, desde o primeiro dia dessa no novo colégio até o magnífico baile de formatura. Por ser um livro um pouco mais longo que o "convencional" é possível ter um grande desenvolvimento de todos os personagens, construindo camadas e fazendo destes muito humanos! Traz também uma grande variedade de assuntos importantes e reais, desde diferença de classes sociais à assédio no ambiente escolar. O narrador onipresente torna possível entender o ponto de vista de ambas meninas, o que só acrescenta à narrativa! Com escrita fluida e protagonistas cativantes e identificáveis me vi viciada e sem conseguir parar de ler! Com certeza uma ótima descoberta e um novo favorito!