Colegas de Quarto

Colegas de Quarto Marina Basso

Resenhas - Colegas de Quarto

rennanescritor 10/04/2024

Não é perfeito, mas é incrível e transformador! (tal como a mensagem do livro)
Foi minha primeira vez lendo um livro da letra L de LGBT, e acho que não poderia ter começo melhor!

O livro é uma comédia de humor bastante leve, apesar de em alguns momentos tocar em assuntos bem importantes e pesados, mas sempre com uma leveza. A protagonista, Natalie, é maravilhosa, e a construção e o amadurecimento dela no decorrer do livro é o maior acerto pra mim. A Marina Basso retrata muito bem uma adolescente que destoa do seu ambiente, algo que já vimos em várias outras obras, mas que aqui se diferencia por não ter pretensões de mudar a regra nem se fazer de vítima: Natalie apenas é quem ela é, não está disposta a mudar sua essência para se enturmar, e, mais importante ainda, consegue fazer os outros enxergarem o quão boa é ela ser diferente.

A co-protagonista, Esther, também é apaixonante. Não gostei tanto dela da metade do livro pra frente, pois acho que a personalidade dela mudou muito e a construção da personagem dela não foi tão bem-feita quanto a da Natalie. Amo personagens que falam pouco e dizem tudo o que é necessário, e a Esther da primeira metade é incrível nisso; na segunda metade, ela se torna mais falante (algo que é natural e reflexo de estar apaixonada), mas isso acaba fazendo ela perder o impacto que tanto tinha. Há um acontecimento muito importante, por exemplo, na metade do livro, em que ela intervém pela Natalie em um momento decisivo, mas não soou muito crível pra mim que ela faria aquilo naquele momento.

As personagens coadjuvantes são incríveis, com destaque para a fofíssima Elisa que rouba todas as cenas em que aparece. Todas as colegas e professoras que são importantes pra Natalie tem um ou dois momentos de destaque, então se você gostou de algum personagem ele deve brilhar em algum momento, mas eu gostaria de ter visto mais de algumas coadjuvantes, como a Professora Simone, que também é uma figura majestosa e eu ficava grudado no livro sempre que ela aparecia, e a Grace, uma das colegas misteriosas da Natalie e que tem um background incrível.

Esse é o maior sentimento que fica depois de ler o livro: apesar dele já ser longo, com 630 páginas (ou talvez por isso mesmo), você se apaixona tanto por cada personagem, desde a Natalie até alguns pais de alunos, que fica um gostinho de quero mais. Eu quero saber o que aconteceu com a Verônica, pra que lado a Esther vai, quais os próximos passos da Elisa... Deixo aqui minha torcida para que tenhamos um spin-off narrado pela Elisa quando a Bianca for estudar no Madre Cordélia haha é um livro incrível, muito bem narrado e direto ao ponto, envolvente, e eu não consegui sossegar até terminar.

Obrigado, Marina! Quero ler mais coisas suas em breve.

site: instagram.com/rennanescritor

lilith38 09/04/2024

ótimo livro, muito bem construído e desenvolvido.
foi muito bom ver como as personagens amadureceram.

"Natalie,você me ensinou a amar... mas eu já te amava antes mesmo de aprender"
sarahsr 10/04/2024minha estante
???

Estella 05/04/2024

Amei cada segundo lendo colegas de quarto
Pensei q eu ia demorar um pouco pra terminar de ler só q o livro é tão leve e fluido q foi amor ler cada página

line.xavier 02/04/2024

O livro superou minhas expectativas, principalmente abordando temas tão importantes como diferença de classes sociais e orientação sexual.

Temos a Natalie, personagem principal, que é uma bolsista num internato cheio de adolescentes ricas, filhas de pessoas importantes. No começo, a loira identifica-se como hetero até que, no primeiro dia de aula, uma garota do último ano a beija em um desafio bobo e ela não consegue mais tirá-la da cabeça questionando constantemente sua orientação sexual. Natalie acaba tendo dificuldades psicológicas para aceitar-se e para se adaptar a um lugar que foge da sua realidade.

Esther é a colega de quarto de Natalie, filha da diretora, cheia de responsabilidades e com um histórico escolar perfeito. Sua família tem dinheiro, tem prestígio e ela sabe que gosta de mulheres. Quando a realidade das duas se chocam e, aos poucos, elas se apaixonam, todos seus problemas vem à tona e elas são obrigadas a lidarem com suas diferenças e enfrentarem seus medos.

O livro é maravilhoso, me prendeu demais, queria devorar o livro, pena que minha faculdade não deixou. Temos personagens cativantes, temos problemas escolares que muitos de nós passamos no último ano e inclusive problemas que temos com a família que envolve muitas das nossas indecisões e questionamentos.

Definitivamente 5 estrelas, queria muito ver Natalie e Esther numa continuação, talvez na faculdade ou após isso, pois são duas personagens que amadureceram muito, mas a vida adulta demanda muito mais aprendizado e autoconhecimento.

Zaine3 01/04/2024

Gostei do livro, da escrita e das personagens, mas achei desnecessariamente grande, algumas partes são só pra encher linguiça, mas mesmo assim ainda gostei muito do livro. Ponto importante PERSONAGENS QUE FAZEM TERAPIA amooooooo.

Sayuri 01/04/2024

Fofo e leve
A história me rendeu bastante risadas e gay panics junto com as protagonista. Vê a evolução das personagens é algo muito agradável e bem construído, ver suas evoluções pessoais e de relacionamentos com amigos familiares e etc. O livro de arranca risadas, raiva e derrete um pouco o coração. Um romance muito lindo.

sarahsr 31/03/2024

QUE LIVRO FANTÁSTICO!!! Colegas de Quarto é um romance maravilhoso, com uma história muito bem desenvolvida e cativante! Em suas mais de 600 páginas visualizamos o último ano do ensino médio de Esther e Natalie, desde o primeiro dia dessa no novo colégio até o magnífico baile de formatura. Por ser um livro um pouco mais longo que o "convencional" é possível ter um grande desenvolvimento de todos os personagens, construindo camadas e fazendo destes muito humanos! Traz também uma grande variedade de assuntos importantes e reais, desde diferença de classes sociais à assédio no ambiente escolar. O narrador onipresente torna possível entender o ponto de vista de ambas meninas, o que só acrescenta à narrativa! Com escrita fluida e protagonistas cativantes e identificáveis me vi viciada e sem conseguir parar de ler! Com certeza uma ótima descoberta e um novo favorito!

Leiturasdaflora 29/03/2024

Lindo!
Elas se tornaram minhas protegidas ?

Natalie é uma personagem que tem suas próprias ideologias de vida, uma amiga "pau pra toda obra" e jamais abaixou a cabeça pra ninguém e muito menos deixou de ser ela pra caber no mundo de alguém. Até que entra no internato.

Tudo mudou a partir daí, não que ela deixou de ser ela mas entendeu que a gente precisa saber quais batalhas devem ser lutadas. No começo foi bem difícil, se adequar às regras da instituição, e se tornar uma garota estudiosa e dedicada. Além da descoberta da sexualidade, né? Que é bem conturbado esse momento.

Mas existia a Esther sua colega de quarto, que mais a frente ia nutrir sentimentos por ela.

Esther sempre foi desde pequena uma garota dedicada aos estudos e sua vida, ainda nessa fase já sabia o que queria ser diferente da Nini. Já que sua mãe sempre cobrou o máximo dela, não deixando a garota nem respirar direito e bom a levou a alguns problemas.

As garotas desenvolvem uma atração, que se torna amor! E eu dei vários pelinhos e gritando quando finalmente elas se beijaram, fora que ambas se complementam mesmo tanta diferença entre elas.

É lindo como no enrolar da história elas se amam e se respeitam. Chega a ser poético a forma que Natalie descreve seus momentos ao lado da Esther e o quanto significam uma pra outra.

Tenho vários momentos preferidos que fica difícil de escolher apenas um!

Recomendo!

Yowbi 28/03/2024

Volta ao ensino médio
É literalmente isso: uma volta aos pensamentos que você tinha com 16 anos.

Ansiedade, amores, deboche, descobertas. Tudo isso em algumas páginas.
Não tem como não se apaixonar, chorar, sorrir e rir com as peripécias da Nini, mas você acaba se sentindo jovem de novo.

A escrita é bem detalhada, o que não me agradou tanto, mas vale a pena.

Pietra.Seraphim 27/03/2024

CARALHOOO
juro que não esperava que esse livro fosse tão bom meu deus
o jeito que o romance se desenvolve é tão lindo
elas são uma gracinha juntas
e elas se ajudando e superando as barreiras juntas ?

Marnt 21/03/2024

Melhor romance sáfico nacional que eu já li!! História muito bem escrita e casal com um desenvolvimento real.
Me apaixonei pelas personagens e suas famílias, os dois lados trataram a sexualidade das meninas de uma forma tão leve que é até emocionante de ler.

Beatriz3345 20/03/2024

Amo elas
A surpresa que foi ler este livro e ver a forma que elas ficavam juntas era de outro mundo, a história é super recomendável para quem gosta de romance safico. Natalie e Ester são apenas duas garotas se conhecendo e se apaixonando uma pela outra de forma envolvente e de tirar o fôlego.

ana carla 16/03/2024

Fofas
Eu gostei bastante do livro, as protagonistas tiveram um bom desenvolvimento tanto juntas como individualmente, e achei bem importante a autora ressaltar que a terapia teve um papel essencial nisso. A leitura acabou fluindo porque romances no geral me fazem engatar em um bom ritmo de leitura, embora eu sinta que o livro poderia ter sido bem mais sintetizado justamente pela proposta de ser clichê, que eu amo, mas deixou a sensação de ficar mais arrastado do que deveria.

anaju26 16/03/2024

CoHo chora com o tanto de personagem que faz terapia aqui
Por mais que tiveram umas cenas que me fizeram querer MORRER de tanta vergonha alheia (Elisa e Bianca isso é indireta pra vcs duas), eu gostei bastante do livro.
também tiveram algumas pontas soltas que não foram resolvidas, como o porquê a Natalie não gosta do próprio nome e prefere ser chamada pelo apelido ?Nini?, pela quantidade de páginas eu acho que poderia ter desenvolvido sobre esse tópico.
acompanhar o desenvolvimento das personagens e o amadurecimento delas foi LINDO e completamente natural. eu adorei o romance delas e sou defensora da Esther até minha morte!

Anna.Paganini 15/03/2024

Um livro bem fanfic clichê, mas que desenvolve tão bem ao que se propõe que você vai viajando pela história com muita facilidade e quando vai ver já viciou
um ótimo romance sáfico despretensioso para desestressar um pouco, se tornou um comfort book para mim ?
me apaixonei pelas personagens imperfeitas e os dramas adolescentes que trazem aquela nostalgia, sem parecer algo completamente fora do normal como algumas histórias do gênero fazem.