Nona Casa

Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

pipocareads 15/02/2024

NÃO DAVA PRA DAR MENOS QUE 5 ESTRELAS
QUE LIVRO BOM!!!!! E eu estava certa: Dark Academia sempre foi meu gênero preferido que eu nunca tinha lido. Agora li e amei ?.
Fiquei animada com cada referência a pessoas reais, cada citação que eu tive que pesquisar pq n conhecida o poeta/escritor/obra.
Eu não esperava que a parte da fantasia fosse ser tão imediata e tão presente no livro. Achei q mais pra frente que iriam começar com as magias e rituais. Mas já no primeiro capítulo fica estabelecido: AS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO SOBRE AS SOCIEDADES SECRETAS DAS UNIVERSIDADES NOS EUA E SOBRE RICOS, PODEROSOS E MAGIA NEGRA SÃO REAIS. E a propósito, VAMOS MANIPULAR INTESTINOS PRA INVESTIR NA BOLSA DE VALORES. ?????? De muito bom gosto esse início de livro, perfeito pra chocar uma leitora desavisada como eu.
No decorrer da história vc vai se apegando aos personagens, conhecendo a história de Alex vendo o quanto ela é uma lutadora, de Darlington e como ele é muito mais do que um riquinho que se acha intelectualmente superior e sim um idealista que acredita que a magia deve ser protegida, usada com responsabilidade e para o bem, descobrindo o quanto Dawes tem potencial pra ser uma companheira fiel, pegando ódio junto com a protagonista de todas as injustiças cometidas em nome do poder, dinheiro e impunidade.
Nesse livro a magia não é para escolhidos que nascem com dons ou grandes heróis, não é utilizada para realizar fantasias e fazer o bem, é como qualquer recurso utilizada para manter o status quo, deixar os ricos mais ricos e os marginalizados mais explorados. Isso é tão revoltante que o pobre do Danny não conseguiu nem morrer em paz e voltou como demônio pra acusar os responsáveis.
A resolução da investigação do assassinato de Tara foi não só satisfatória como cheia de plot twists até o último momento, de um jeito que as pistas estavam lá antes mas não dava pra mais que desconfiar do final (que fiquei registrado que desconfiei de Bebalm SIM!!).
Fiquei até meio triste que acabei, mas ainda bem que já tem o livro 2. Não vejo a hora de acompanhar como Alex, Dawes e Michelle vão resgatar o menino de ouro da Lethe e talvez de quebra dar uma repaginada no ministério público da magia negra.

thamy_lendo 12/02/2024

Sinopse
Criada nos arredores de Los Angeles por sua mãe hippie, Galaxy ?Alex? Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados traficantes e empregos fracassados.

Além de tudo isso, aos vinte anos ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação.

Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo... e com uma bolsa integral.

Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. Por que logo ela? Ainda em busca de respostas, Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale.

Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street.

Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar.

Eles mexem com magia negra.

Eles ressuscitam os mortos.

E, às vezes, eles atormentam os vivos.

Alessandra 10/02/2024

As casas do véu

Crânio e Ossos
Antropomancia (predizer o futuro usando entranhas humanas e animais)

Chave Pergaminho
Magia de portal, projecao astral e etérea

Livro e Serpente
Necromancia e conjuração de ossos

Cabeça de Lobo
Teriantropia (combinar a forma ou atributos de um humano com os de um animal)

Manuscrito
Magia de espelho e encantamentos

Aureliana
Logomancia, amarração por palavras e divinação através da linguagem

San Telmo
Conjuração de tempestade e magia elemental

Berzelius

est.0 09/02/2024

Eu te amo, Leigh. E eu não vou mentir sobre esta história ser bastante cativante e única, mas é verdade também que o desfecho saiu para atar um Monte de pontas que precisava de um nó maior. Ao contrário do restante do livro, seu final não foi construído, quase como se não fosse planejado.
Você está em uma linha de leitura e, no que parece ser mais um passo para história, um final é adicionado aleatoriamente, fora da trama. E, para terminar, você recebe a mensagem: "Ei! Leia o próximo livro! Me compre!"

Rah 07/02/2024

Foi bem Meeeeh?.demorei para terminar, e demorava para entrar na história.
Tem várias coisas interessantes, como cada casa tem um tipo específico de magia, a questão dos cinzentos e demônios, mas ainda assim foi um livro que na maior parte do tempo estava entediada.

Alex consegue ver os cinzentos (espíritos) e por causa desse ?dom? foi convidada a ser um estudante da Yale e assim entrar para a crânio e ossos, que seria a nona casa. Oq faz a nona casa? Vigia todas as outras para não fazer merda.
Acontece um assassinato e Alex começa a investigar. E várias problemas vão surgindo.
Achei o final interessante, como se desenrolou todo aquele mistério do assassinato.
Muito provavelmente irei ler o segundo, quero saber como elas vão para o inferno.

Julia 02/02/2024

Nona casa
Aparentemente, Nona Casa é um livro bastante "ame ou odeie". Estava com expectativas sinceramente subterrâneas mas adorei! Achei a Alex uma personagem principal muito cativante, forte e determinada de uma maneira realista. Sobre a construção de mundo, muito interessante a ideia de magia no ambiente universitário, as diferentes casas e a relação delas com a Lethe. Achei que faltou um pouco mais de esclarecimento a respeito do Inferno e dos demônios, mas suponho que tudo isso virá na continuação. Vi um pessoal falando que achou o livro confuso e a linha do tempo muito complexa mas pra mim a Leigh Bardugo lidou bem com a cronologia, adicinou um toque de mistério bastante evidente e proposital que não chegou ao ponto de ser irritante (o que creio ser um risco nesse tipo de proposta). Recomendaria a leitura sim!

Denise 01/02/2024

?Tenha poder para iluminar esta terra escura, e poder no mundo dos mortos para torná-lo vivo?.

Eita que eu não sei porque não li esse livro antes! Bom, até sei...o que não sei é porque acreditei. Não li antes por causa de alguns comentários negativos.

Mas lendo agora percebi que não tem jeito, precisamos mesmo ler e tirar nossas próprias conclusões.

Para resumir, não concordei nadinha com os comentários negativos que li deste livro. Gente, que livro bom!!!

Aqui vamos conhecer Alex. Apelido de Galaxy....olha o nome da menina....

Mas continuando, ela de repente decidiu que queria ser chamada de Alex. Um nome não tão estranho e marcante quanto Galaxy, precisamos concordar....

Alex tem uma peculiaridade...ela vê fantasmas. Sempre viu, desde pequena. Não sabe de onde herdou isso. Certamente não foi da mãe. Penso que teremos uma explicação no segundo livro, pois aqui não tivemos não. A mãe dela meio que não fala do pai....vai entender....

"Meses depois, ele se lembraria do peso das mariposas em sua mão. Pensaria naquele momento e em como fora tolo em achar que a conhecia."

Por conta dessas coisas que ela vê, sempre foi meio reclusa. Sem amigos e tal. Para resumir um pouco as coisas, ela conhece uma turma meio complicada e eles apresentam alguns remédios para ela. Logo Alex percebe que os remédios criam uma névoa em sua cabeça e os fantasmas somem. Daí para o uso de drogas é um pulo.

Então quando a vida dela estava em uma fase bem crítica, uma tragédia acontece. Ela é a única sobrevivente e o diretor de uma faculdade a recruta. Para estudar também. Mas as coisas vão além disso.

A faculdade fica num local onde a magia acontece. O véu dos mundos é mais fino. Alguns estudantes fazem coisas mágicas. Alex vai ser o Dante. Codinome da aprendiz de Daniel Arlington.

E aí começa nossa história. É para Daniel treinar Alex, mas começamos o livro com ele desaparecido e Alex precisando investigar um assassinato, que ela jura que as casas estão envolvidas, mas ninguém acredita.

"Deixei que você morresse. Para me salvar, deixei que você morresse. Esse era o perigo de se andar com sobreviventes."

Além disso tem alguém perseguindo-a, mas quem? Porque? Mais um mistério....

E ela ainda precisa descobrir o que aconteceu com Daniel. Precisa encontrá-lo.

Adorei este livro e já estou lendo o segundo pois tivemos aqui um plot muito inesperado e a curiosidade venceu por aqui....emendei um livro no outro sem dó.....

"Talvez as coisas boas fossem iguais às ruins. Às vezes, a gente simplesmente precisa deixar que elas aconteçam."

Dominique 31/01/2024

A história gira em torno de Alex, uma garota que vê fantasmas (ou cinzentos).

"Ela soltou um ganido. Um homem estava ali, o rosto era uma confusão sarapintada de hematomas. Ficou aliviada ao perceber que ele estava morto. Um homem morto no banheiro das meninas era bem menos assustador que um vivo."

Para parar de vê-los, ela usa drogas pesadas. Isso acontece até uma organização a encontrar e oferecer uma vaga na Yale.

Nessa leitura fui jogada logo de cara em um mundo sem muitas explicações. Gostei bastante da Alex, mas os outros personagens são rasos e aparecem em momentos de conveniência.

A trama segue duas linhas temporais e uma delas é muuuuito chata... Esse livro poderia ter menos páginas e a escrita, o enredo e os personagens poderiam ser mais desenvolvidos. Não indico pra ninguém kkkk

#52semanasliterárias / Semana 5 / Nona Casa / 432 págs. / @52semanasliterárias
@dniqbooks

Tsuki 29/01/2024

Nona Casa
Fazia um tempo que eu estava presa em uma ressaca literária, nada me dava vontade de ler, mas esse livro me tirou da ressaca de uma forma maravilhosa, me surpreendendo a cada página virada.
Alex virou minha personagem favorita, é uma mulher forte, sofreu pra caramba, mas se levantou e botou pra quebrar mostrando do que era capaz.
Esse livro me trouxe de volta pro mundo da leitura onde você ri, se emociona, fica com raiva, etc.
Então essa é uma frande recomendação minha, esse entrou para os favoritos

Traça de livro 22/01/2024

Dark Academy
Da mesma autora do Grishaverso, Leigh Bardugo, apresenta um livro adulto indicado para leituras acima de 18 anos, com um toque de mistério, sobrenatural e uma pitada de romance, em uma fantasia urbana (se é que posso dizer isso)

Galaxy Stern, que prefere ser chamada apenas por Alex, cresceu como uma garota estranha que conseguia enxergar fantasmas, se envolveu com as drogas logo na adolescência. Mas o seu mundo dá uma virada quando apenas ela sobrevive a um massacre misterioso, e acaba ganhando uma bolsa para estudar na universidade de Yale, se tornando uma das calouras mais improváveis da instituição.

Ela acaba caindo em um mundo sobrenatural de New Haven, onde sociedades guiadas por adolescentes ricos, comandam cultos e rituais estranhos, do tipo abrir uma pessoa (ainda viva) e vasculhar suas entranhas em busca de um vislumbre do futuro.

Mas as coisas acabam ficando sérias quando um assassinato de uma garota trazem ares estranhos para a universidade, e Alex sai para investigar, no entanto não imagina que tudo pode ficar ainda mais sinistro.

A trama é narrada pelos pontos de vista de Alex e Darlington (O Cavaleiro da Lethe), ambos com personalidades e realidades distintas.

Leigh Bardugo fez um acerto maravilhoso nessa história, e a evolução de sua escrita é muito visível nessa fantasia adulta.

Catarina 20/01/2024

Confuso.
"nona casa" é um livro que promete muito e não cumpre com as expectativas. esperava um livro com ação, magia e personagens bem desenvolvidos. infelizmente, Leigh Bardugo não entrega nada disso, apenas uma história mal contada e com personagens que surgem do nada com o único objetivo de ajudar a protagonista, sem relação nenhuma com a história.
o início é confuso e de difícil compreensão, porém já esperava isso por se tratar de uma fantasia. a partir de 40% do livro, o ritmo fica melhor e é possível entender mais a história, entretanto muitos pontos ficam em aberto e é difícil entender o objetivo dos personagens. apesar disso, o suspense e o mistério presente na história é bem elaborado e nos faz criar teorias a respeito.
é importante ressaltar que essa fantasia tem uma proposta adulta e trata de assuntos pesados como o estupro, por exemplo. ao meu julgamento, a autora não trabalhou com a devida responsabilidade ao apresentar esses temas, deixando-os largados no livro sem dar muita importância.
outro ponto a se comentar são os personagens totalmente fora de nexo e sem construção. eles apareciam quando era necessário e depois reapareciam no final. ficou confuso e difícil de acompanhar o ritmo, não consegui me apegar a nenhum deles.
bom, "nona casa" foi uma grande decepção e eu sinceramente não entendi o livro, achei sem graça e nada a ver.

Carolina Miranda 14/01/2024

Demorei um bocado pra gostar da história. O começo foi arrastado e talvez uma construção diferente me fizesse ter mais interesse? mas depois de uns 70% o livro engata e vai num ritmo ótimo.
Alex precisa de alguém que proteja ela.
Dawes rainha.
Darlington, não tenho opinião formada sobre o senhor.

Vic 13/01/2024

Nem toda flor pertence a qualquer jardim.
Bom vamos lá, esse livro me pegou, estou passando por uma fase difícil de ressaca literária, e eu não recomendaria pra alguém na mesma situação. Tornou muito difícil a leitura, como toda fantasia, é confuso, mas esse é mais confuso ainda, é uma fantasia urbana basicamente uma dark academy, e tem muitas coisas pra se entender, casas, significados de cada uma (coisa q eu ainda não peguei). Mas é um universo interessante, uma fantasia plausível e que você para e pensa, caraca as chances de isso acontecer é real.
Se tratando de Leigh Bardugo, a lenda não decepciona em construção de personagens, principalmente nos principais, como temos aqui a Alex, que vai ser a protagonista que vamos passar mais tempo na perspectiva, ela é alguém que você poderia conhecer no nosso mundo real facilmente, com traumas, com bravura, e que não é nada ?ain alguém me socorre?, uma coisa que eu amo nela é que ela é muito pé no chão e 🤬 #$%!& off, sabe se defender de uma forma realista, não sei como descrever ?. Enfim eu amei ela, simplesmente uma fodona completa, corajosa pra 🤬 #$%!& e muito inteligente, oque essa mana ligou de pontinhos e leu na entrelinhas eu vou te contar viu.
Oque falar de Daniel Arlington, um nerd obcecado gostoso, o típico white boy, que nunca saiu da própria cidade porque é obcecada por ela, e quando se trata do Darlington a palavra obcecado não tem limites, porque o querido tem uma obsessão pelo sobrenatural e foi atrás disso de todas as formas. Eu queria mais dele, LEIGH EU QUERO LER MAIS SOBRE ESSE GOSTOSO. Descrito como um cavalheiro, ele é conciso e muito correto com as coisas que considera trivial na própria vida.
Ele e a Alex tem uma PUTA tensão sexual, tipo me sinto atraído por você mas não quero admitir pois não sei se você também sente e tipo os dois estão explodindo e aaaa, eles se completam e eu só queria uma cena de romance digna, mas como eu disse, é Leigh Bardugo, e quando se trata de migalhas em romance a lenda serve e a gente cisca todas ?
Sobre o plot, no início parece algo ? confuso mas no final você vê que não é algo tão confuso assim, oque eu gostei, porque da a sensação óbvia de que a Alex como uma garota comum no meio de coisas sobrenaturais iria pensar coisas mirabolantes mas na real não é tão mirabolante assim mas não deixa de ser algo irreal e impensável (obviamente)
Eu gosto da Dawes uma fofa querida, pouco explorada mas eu entendo, não há muito oque se explorar nela, tipo as amigas de quarto da Alex que você quase esquece q elas existem por seres insignificantes pra história.
E vamos a caminho do inferno agora, literalmente, quero ver a Alex explorar seus poderes e resgatar o homem dela rs

Emilly176 11/01/2024

Chocada com os acontecimentos, agora preciso ler o livro 2
Darlington é um homem muito inteligente, aluno da Lethe. Um Dante? Cavalheiro Demônio?
Alex uma mulher doida da cabeça, prima de Darlington, tem o poder de ver os cinzentos e TB usar as forças deles, ela não sabe bem o que o poder dela faz. Alex vai para a Lethe, ela vira Dante do Darlington, ele sempre explicava sobre os rituais, túmulos, as casas da Lethe, os protocolos da Lethe, os prognósticos.
O reitor Sandow criou um portal para enviar o Darlington e Alex para o inferno. Sandow enganou os dois alunos, dando uma missão de fazer o ritual de aniversário de uma fábrica.
Aí né os dois alunos estavam andando na fábrica e do nada um portal abre, o Darlington foi tentar fechar o portal e acabou indo no inferno.
Na tentativa de descobrir pq o Darli... foi capturado pelo portal, ela descobre várias coisas sobre a Lethe.
Ninguém suporta A vida da Lethe: procedimentos e protocolos da Nona Casa??
Alex, Dawes e Michelle vão tentar ir para o inferno, isso só vamos descobrir no vl2?