Nona Casa

Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

xdudw 09/01/2024

Um tapa na minha cara
O começo do livro é lento mas isso tem um propósito, é pra você se situar dentro da história. Depois de mais o menos 33% eu engoli esse livro, li ele em dois dias.
Mais uma vez a Bardugo deu um tapa bem dado na minha cara. Não é um livro de fantasia pra você ficar encantado, é um livro de certa forma realista. Se a magia realmente existisse ela não seria bela e a forma com que as coisas são tratadas nesse livro não são fáceis de engolir mas tudo tem um propósito.
Me apaixonei pela alex e pela força dela, a dawes é muito encantadora, o estereótipo de nerd mas de uma forma bem feita, e o Darlington mesmo não estando no presente, o passado faz com que a gente se apaixone por ele.
Só ansiedade pro próximo livro e a ida ao inferno.

Mari Sync 05/01/2024

Teve um inicio muito confuso em relação a linha do tempo, mas depois que vc se encontra tudo fica mais fácil de entender.
é uma história muito pesada, com apologia as drogas, violência, assassinato, porém gostei, kkkkkkk.
é uma fantasia adulta! acho que esse primeiro volume se enquadra no quesito introdução do universo, para conhecermos os personagens e seu passado.

Larissa 04/01/2024

Quero sobreviver a esse mundo que vive tentando me destruir
Esse foi um dos livros mais únicos que já li. É muito bem escrito e nem remotamente parecido com qualquer outra coisa que eu já tenha lido.
É cruel o que o mundo fez com a Alex, é cruel quando nós somos apresentados a verdade no final do livro.
Geralmente não gosto quando intercalam a linha do tempo mas aqui nem isso conseguiu fazer com que minha experiência de leitura fosse ruim.
Gostei dos plots e tô muito ansiosa pra ler o segundo livro.

Melissa.Molinos 31/12/2023

Ok
Achei os capítulos grandes demais, mas a história até que é interessante com a questão das casas e da magia. O livro em si
não me cativou tanto e pelo final, acho que terá continuação. Bom se tiver não vou ler.
Confesso que eu li esse livro meio que desprevenida, não me atentei ao fato de ser um livro mais voltado pro público adulto, então tem vários gatilhos, principalmente com a questão do abuso sexual. Então que já fiquei avisado.
Terminei graças a um audiolivro que achei.
Enfim um livro ok.
ferrarsbf 10/01/2024minha estante
já tem a continuação, não vale a pena

Karina 31/12/2023

Quem é você, Alex Stern ?
Esse livro é taaaaaao bom, minha nossa! Uma das melhores fantasias desse ano, com certeza.

Uma vibe dark academia com thriller e um sistema de magia bem interessante, uma protagonista fodona e um enredo, em si, bem legal.

Sério, engraçado, pavoroso e épico na medida certa.

?Tenho certeza de que, quando minha mãe falou do demônio, tinha você em mente?

Briaah_Ferreira 31/12/2023

"Nona Casa" me pegou de jeito com essa trama sobrenatural no campus universitário. A protagonista é daquelas que você curte acompanhar, e a mistura de ocultismo e intriga acadêmica é bem maneira. Tem uns momentos intensos e uns mistérios que te deixam viciado. Não vou dar spoiler, mas as reviravoltas são demais. Se curte uma vibe mais sombria e misteriosa, esse livro é certeiro.

Luvale 29/12/2023

Este livro é a primeira obra voltada para o público adulto de Leigh Bardugo, autora do Grishaverso. Uma dark academia com uma pegada muito complexa, cheia de tópicos sensíveis e muito diferente dos seus outros livros.

Acompanhamos a história de Alex Stern, que teve uma infância conturbada no interior de Los Angeles, onde muito cedo seguiu por caminhos tumultuados, decisões ruins e muitos problemas. Aos 20 anos, foi a única sobrevivente de uma tragédia muito misteriosa e recebeu um convite para estudar na Universidade de Yale e se integrar a uma sociedade secreta envolvida com magia. Aos poucos, Alex mostra habilidades únicas e começa a entender o que ela significa para esse mundo de pessoas influentes e poderosas.

O livro começa muito confuso, intercalando cenas aparentemente desconexas, acontecimentos passados e presentes. Aos poucos tudo vai se emaranhando, mistérios vão sendo explicados e a história vai se amarrando. Porém foi difícil me conectar com os personagens e entrar nesse universo no começo, nada fazia sentido e muitas informações sem explicações mais detalhadas iam se amontoando. A construção do universo, da magia e das sociedades secretas foram feitas aos poucos, deixando muito para o leitor entender sozinho e fazer as conexões. Isso deixou o livro dinâmico e instigante pra mim, mas pode afastar muitas pessoas desse enredo.

"- A magia é literalmente uma arte moribunda, e New Haven é um dos poucos lugares no mundo em que ela ainda pode ser trazida à vida."

Gostei de como tudo foi se encaixando e o mistério central do livro foi sendo resolvido, com a protagonista investigando acontecimentos, fazendo as conexões entre os envolvidos e entendendo as magias e encantamentos que movimentaram os personagens. Algumas coisas foram convenientes demais e poderiam ter seguido por outros caminhos, mas no geral, fiquei satisfeito com a resolução. Alex me conquistou aos poucos, conforme o passado dela foi sendo revelado e ela foi crescendo como personagem e integrante da casa Lethe. Ela também é nova nesse mundo oculto e vai descobrindo muitas coisas ao mesmo tempo em que vamos compreendendo o universo, deixando tudo mais relacionável e que me fez gostar mais dela.

Tem alguns assuntos mais complexos aqui, envolvendo abusos, drogas e violência, que podem ser gatilho para algumas pessoas, nada muito gráfico e que na minha opinião, foram tratados de maneira muito superficial. O livro não tem romance e é completamente focado na investigação e na construção do universo mágico. Me incomodou muita coisa ficar sem explicação ou mal desenvolvida, seja sobre o funcionamento da magia, os fantasmas, a habilidade de Alex e os outros mundos. Espero que nas continuações isso seja melhor trabalhado e que as informações sejam mais completas.

PsiMônicaB 19/12/2023

Tinha potencial para mais!
Meu Deus! O que dizer desse livro? No início estava achando tudo muito confuso, a impressão que tive era de que a autora fazia questão de não explicar nada direito para dar um ar de mistério, mas eu só ficava perdida e frustrada, quase larguei a leitura.

Depois de um tempo as coisas vão ficando mais claras, embora eu tenha achado umas partes bem mal explicadas e meio bobas para um livro que se diz ser fantasia adulta.

Depois dos 50% do livro achei que ficou melhor, a trama é meio policial, no sentido de se buscar o assassino.

Adorei a construção da protagonista e de tudo que ela viveu, de como superou suas dificuldades e amadureceu ao longo do livro. Gostei também do ambiente Dark Academy, e da temática espíritos que caminham entre nós.

Não gostei da escrita confusa, achei os contextos mal explicados e muitas vezes me perdi no que estava acontecendo. Tem muitos flashbacks sem aviso prévio no meio da história. Esperava mais aprofundamento nas cenas, parece que tudo passa muito rápido e nada é trabalhado de verdade para emocionar o leitor.

Tinha potencial para ser melhor!

Tem muitos gatilhos de abuso e violência!

Vinicius Bueno 17/12/2023

Meu Deus, isso deve ser dívida de jogo
O que falar de Nona Casa ? Fui com tanta sede no pote e ele estava completamente vazio! Algumas coisas são explicadas e outras não e muito mal colocadas. Os personagens são chatos e mal profundados. Esse é um livro jovem, com personagens rasos e com síndrome de adolescente de 15 anos. Tentou beber da fonte Dark Academia, mas pra mim não colou.
Lissa - @leiturasdalissa 29/12/2023minha estante
nem terminei de ler e simplesmente é isso

hobbitusille 15/12/2023

Leigh bardugo tem uma das melhores evoluções na escrita
Nem parece que a autora desde livro e das duas duologias grisha (six of crows e king of scars) é a mesma que escreveu a trilogia shadow and bone, que é toda capenga.

eu adoro como a leigh constrói uma narrativa que consegue brincar com passado e presente e diferentes pontos de vista de uma forma tão fluída e natural para a construção de toda a narrativa, da pra ver como ela foi evoluindo nisso ao longo dos seus livros.

apesar de demorar um pouco pra me ambientar e acostumar com os personagens, sistema de magia, de casas e etc, quando eu finalmente consegui me inserir ali naquele meio, foi difícil parar de ler.

eu também meio que consegui prever alguns mistérios do livro antes de serem resolvidos, mas não foi suficiente pra que tenha tornado a resolução algo anticlímatico.

unicamente por essas duas questões que eu não dei cinco estrelas cheias, mas nossa que livro bom. não acho que vai ser para todo mundo, mas felizmente foi pra mim e eu adorei. to doido pra ler a continuação.

algumas músicas que me lembram o livro:

swan upon leda - hozier
you don't own me - tamino
season of the witch - lana del rey
glory and gore - lorde

YisraelC 05/12/2023

Confesso que o livro não me prendeu, achei um pouco confuso e algumas coisas um pouco soltas e sem nexo. Porém, foi uma leitura ok.

Gaabiys._ 03/12/2023

Bom ou ruim???
Um pouco dos dois eu acho??

não conhecia a escrita da leigh, então tive dificuldade pra engatar na leitura e achei o começo bem arrastado mesmo, sabe? muita informação q não precisava ter

Ana 28/11/2023

Misto de emoções
A história tem pontos positivos e negativos, mas principalmente depois dos 60% os pontos se tornam mais negativos.
A premissa em si é muito boa, uma organização que controla as sociedades secretas pra que elas não abusem de poder e não saiam por aí matando todo mundo. As coisas começam a ficar confusas quando só 5 pessoas trabalham na organização da sociedade, dessas 5 só 3 trabalham ativamente, o que é muito estranho pra uma organização que se diz tão grande e importante.
As sociedades não são bem explicadas, eu achei que em algum momento entenderia mais sobre os rituais e pra que cada uma serve, mas isso é explicado só por cima, isso quando é explicado porque muitas vezes nem isso acontece.
Outro ponto negativo é que o livro é muito denso, não é uma leitura muito fluida e foi uma história bem demorada pra mim, não conseguia ler muito de uma vez.
Última coisa que não gostei foi uma necessidade que eu não entendi de lacrar, eu tava lendo o livro tranquila e do nada levava uma lacrada inesperada, alguns desses momentos fazem sentido por conta do contexto da universidade que é antiga e elitista e por conta das sociedades, porém essas são a excessão, a maioria das lacradas aconteciam de uma forma muito aleatória.
Por fim a nota que dei foi um reflexos das dificuldades que tive com esse livro, mas gostei de muitos pontos na história, mas é aquela história né, a forma como o escritor vai por a história dele no papel importa bem mais do que o conceito e a premissa do livro.