O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Yasmin.Narciso 28/08/2020

O tempo entre costuras
Nossa, nunca fui muito fã de romances no entanto esse livro é simplesmente maravilhoso, eu não conseguia parar de ler. Uma história emocionante de como a vida te oferece limões e você faz uma limonada.

FabiBraga 14/03/2022

Bastante historia
História bonita, com drama, romance, conteúdo histórico e até suspense. Um tipo de livro que não lia há tempos. Gostei mas não amei.

Boneca sem manual 24/06/2020

Poderia ser só mais um romance adolescente, mas mostra que é possível mulheres tomarem as rédeas de suas próprias vidas.

Nath 29/03/2020

Amei! Um romance com dados históricos que nos faz viajar junto com os personagens.
Super recomendo a leitura! :)

Paula 30/09/2021

Mais um favorito do ano!
Que leitura! Desde quando assisti à série de tv ano passado, fiquei com vontade de ler o livro, parecia até que estava relendo. Me admirei como os personagens foram tão bem retratados na adaptação, eles são extremamente cativantes, torci pelos mocinhos o tempo todo. Mesmo sabendo dos acontecimentos da história, li com expectativas e feliz por estar conhecendo este livro tão maravilhoso. A escrita da autora é perfeita, chega a ser poética. O romance é lindo, mas ela só dá migalhas para o leitor. A protagonista tem uma construção incrível. Um ponto negativo para mim foi o ritmo das primeiras 100 páginas, mas a partir de certos acontecimentos na vida da Síria, o livro chega a ser frenético. Quero muito conhecer o próximo livro publicado sobre a Sira!

Anne 18/10/2022

Fiquei 3 anos pra terminar esse livro, não me prendeu em nada e no final foi tão água com açúcar quanto parecia ser.
Bruna 12/01/2023minha estante
SIMMM, eu fiquei 1 ano lendo ele e não me prendeu nadaa

Naty Alves 07/09/2023

Tempos de guerra e costuras.
Criei muitas expectativas e não foi tudo o que eu imaginava, "o tempo entre costuras" tem uma ótima premissa uma moça que vive na Espanha com a mãe, foge com um cara (o que eu discordo, uma escolha daquelas bem burras), e depois de passar por alguns infortúnios na vida, se torna espiã do serviço secreto inglês, vai de um país a outro. Ótima premissa, mas a escrita de Maria Dueñas não funcionou pra nim como eu gostaria.

Os primeiros capítulos da narrativa são eletrizantes, aconte muita coisa, e a gente como leitor fica instigado a continuar achando uma coisa, é vendo a autora desconstruir tudo na parte dois colocando outra personagem como foco, dentre outros detalhes, senti uma quebra de narrativa, e principalmente certa morbidez. Eu até entendi depois o porquê da autora ter feito isso, e eu sei que estamos falando de uma ficção histórica, (um gênero que gosto muito), mas aqui as coisas foram didáticas demais, parágrafos inteiros, e isso me desanimou.

Falando da Sira eu a achava bem ingênua no início, mas a verdade é que ela se "molda" de acordo com as circunstâncias da vida, e isso é um ponto positivo afinal ela é uma mulher forte, que faz o que tem que ser feito, a gente percebe que Sira tem certa perspicácia afinal ela com seu carisma, beleza, e pose de "mulher ingênua" ela conseguiu amizades, e conseguiu chegar a lugares que outros não puderam, enganando o próprio leitor. Afinal ela deixa claro e é realista ao dizer que não teve estudo, e que costurar era tudo que sabia fazer. ( O que não significa que fosse boba, ao contrário), isso só possibilitou que se embrenhar - se em diferentes círculos, e conhecesse diferentes tipos de pessoas, manipulando - as se necessário.

Não gostei do romance entre ela e Marcus, sempre achei eles um ótimo casal, mas o perfil de " homem misterioso" me irritou, muito joguinho e lenga-lenga, ainda que eu entenda que romance não seja nem de longe o foco, ainda que exista, isso não é importante.

O final foi esquisito também ( sim, estou de mau humor, brincadeira). Bom o final ficou ??? Achei que até a autora ficou confusa.

Não é um livro ruim acredite, tem seus méritos, como por exemplo a passagem dela pelo Marrocos, porém não foi o que eu queria, mas a história não é minha é? Enfim bom, apenas.

Dika 28/03/2022

Gostei mas não adorei. Pra quem gosta de história política. História arrastada, embora tenha alguns momentos de suspense.

Bibi 08/05/2022

Não decola.
Eu fico triste quando não gosto de um livro, mas infelizmente não deu pra mim.

Achei que a história não decola. Ela é boa na construção do "suspense", mas não entrega no "final".

Tem uns momentos de suspense e ação, mas mesmo assim não fez efeito pra mim.

Achei que a história se perde em alguns momentos e fiquei meio chateada que muda a atenção do livro inteiro pro romance e não pra história de Sira ou o mistério investigativo, construído durante todo o livro, no finalzinho.

Uma pena.

Elisa.Lorena 20/05/2020

Tempo entre as costuras
Apesar da ideia do livro ser interessante, ter algumas passagens excelentes, acho a construção dos personagens superficial, clichê. Os diálogos são inverossímeis e as condutas dos personagens artificiais. Não é um livro que eu recomende, entretanto, tem um fundo histórico bem feito. Diria até demais, ao ponto de ser cansativo.

Fábio 12/12/2012

Uma aula de história contada de forma diferente.
O grande mérito de O TEMPO ENTRE COSTURAS é conjugar dois aspectos ambíguos. Consegue ser leve e profundo simultaneamente.

A leveza se encontra no fato do argumento principal se dirigir à história de uma simples costureira, que, entre trancos e barrancos, monta o seu caminho. Nada demais, né?

Mas a simples história de Sira é recheada de inúmeros elementos históricos, que nos fornecem uma enorme aula de história sem que sequer percebamos, fazendo a ficção se encontrar frontalmente com a realidade.

Ler essa obra nos deixa, ao final, com uma experiência de que, por mais descompromisso que tratemos a leitura, a sua experiência final nos engrandece culturalmente.

Júlia 17/07/2020

Lindo!
Este livro é, primeiramente, a história de várias mulheres. Em especial Sira, mas, junto dela, Candelaria, Dolores e Rosalinda. Mulheres fortes e decididas que cresceram muito nas adversidades que enfrentaram. Com certeza um livro marcante que merece seu lugar nos favoritos. Ansiosa para ler o próximo de Maria Duenas!

camibender 12/09/2022

Aiiiii Sira do meu coração ?
Me pareció una novela emocionante!! Ella es una genia, se animó a cosas increíbles! Quede encantada como ella pudo con todas las dificultades, encontrar un camino! La matutera fue una súper compañera y aliada! Marcus te amo! Quiero que aparezca alguien así en mi vida ??

Anna intimista/yt 17/06/2022

Uma mulher forjada na dor
Se eu disser que fiquei alheia a esta leitura
estaria mentindo, todos os sentimentos de medo, dor, raiva em uma só personagem foi fácil . Pq Sira é terrível no início dessa história ?. Como é ela que conta sua história, dou um desconto, até pq quem nunca ?. E no final, aaah o final.. é maravilhoso! não do tipo missão impossível, mas dá naquelas últimas páginas uma sensação de perigo ?? que tanto gostamos.

Marciane Maria 28/09/2020

Maduro, inteligente e com um rico contexto histórico!
Um romance histórico maduro e inteligente e tocante, sem ser sensacionalista ou exagerado. Enaltece a força da mulher e a sua importância na construção de um mundo melhor.

A personagem principal, SIra Quiroga, é uma mulher incrível que tem seu amadurecimento ressaltado durante toda a trajetória da trama. Entre altos e baixos ela mostra sua fragilidade, mas também toda sua força e coragem. Uma mulher a frente de seu tempo, assim como muitas outras personagens femininas que aparecem ao lado dela.

O livro é dividido em 4 partes e em cada uma delas, novos personagens aparecem dando mais emoção à trama. Apesar de ser uma história muito instigante, a escrita foi um pouco lenta pra mim. Possui um contexto histórico denso (entre a Guerra Espanhola e a Segunda Guerra Mundial), mas interessantíssimo, principalmente porque essas informações adicionais servem de plano de fundo para que a história tenha sentido.

Gostei muito e fiquei encantada com a amplitude que a história tem e como nos nos envolve e nos transporta para uma viagem no tempo!