Razão e Sensibilidade. Orgulho e Preconceito. Persuasão

Razão e Sensibilidade. Orgulho e Preconceito. Persuasão Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão

matheus 16/01/2023

jane austen te vejo como figura materna
amei muito todos os três livros, meu favorito foi orgulho e preconceito seguido por persuasão, e por último, razão e sensibilidade.
senti tantas emoções lendo cada um que gostaria de ler tudo de novo.

Luísa.Anjos 09/01/2023minha estante
Misericórdia kkk

Caroline559 09/01/2023minha estante
Meu Deus! Kkk

Little.Mouse 09/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKK é exatamente isso kkk até no filme kk mas eu amo kkk

Nicolle 02/01/2023

Um verdadeira overdose de Jane Austen
Ler Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão, uma obra seguida da outra, foi, sem dúvidas, uma experiência espetacular.
Mergulhei nos universos criados por Jane Austen esperando somente coisas boas e saí extasiada pela excelência de sua narrativa.
Recomento a leitura à todos, sem a hipótese de qualquer ressalva, pois inexiste qualquer possibilidade de decepção com as maravilhas vislumbradas nas histórias escritas por uma autora importantíssima como Austen.

Kadh0 27/11/2022

Razão e Sensibilidade
O clássico Razão e Sensibilidade foi o primeiro livro da romancista a ser publicado no ano 1811. Jane Austen revolucionou a literatura com suas obras críticas sociais e sarcásticas.

Considerada escritora de transição dos períodos romancista e realista. A escritora usou o pseudônimo de “A lady”, usando uma visão muito além do seu tempo.

Neste clássico atemporal Jane Austen destaca a história de duas irmãs com personalidades diferentes: Elinor é razão, analítica, centrada, já Marianne é toda sensibilidade, Austen usa as irmãs para mostrar os perigos da época por ser franco demais numa sociedade essencialmente hipócrita onde há muito mais mérito em esconder do que em mostrar.

Após a perda de Henry Dashwood, sua esposa e filhas Elinor, Marianne e a jovem Margaret veem-se subitamente empobrecidas e obrigado a trocar a mansão onde moram por um pequeno chalé em Barton Park.

É nesse novo ambiente que a família viverá toda a euforia de sentimentos e emoções. Narrado na terceira pessoa, é um grande duelo entre a racionalidade e o sentimentalismo. Na busca da plena felicidade numa sociedade onde a masculinidade predomina e o poder aquisitivo sobressai, Jane Austen nos absorve com seus personagens sensíveis e cativantes, num cenário extremamente romântico, dando asas a imaginação, com riqueza nos detalhes nos transporta para vivenciar a sociedade rural georgiana retratada.

A narrativa nos permite uma visão mais abrangente da história, linguagens rebuscadas e diálogos impecáveis, muita das vezes irônicos, uma história intensa e emocionante. Criticas acidas a sociedade em diversos momentos.

A escrita da autora é encantadora, altamente envolvente, fazendo você sorrir para seus pontos fracos, apontados com tanta inteligência. Naquela época a convenção as impedia de discutir questões sociais e políticas. A crítica social estampa a história, aparecendo em diversas formas, sob cada personagem que fora criado e inserido na trama. Impossível não pensar o quanto da época ainda surte seus efeitos nos tempos atuais.

ã¹ã¨ãª 26/11/2022

Orgulho e Preconceito
Sem sombras de dúvida, a Jane Austen é uma excelente autora, capaz de fazer os leitores mergulharem em suas histórias de uma forma incrível e encantadora. Porém, não acho que o prazer de tal jornada seja gratificante ao final (ouso dizer que nem durante boa parte da leitura) para todos. Foi o que aconteceu comigo, infelizmente. O meu primeiro contato com a obra foi, através do filme de 2005 e, após anos, com a série (?), realizada anos antes, E foi amor à primeira vista! Uma das minhas obras preferidas com toda a certeza. Por esse motivo não sosseguei até comprar a versão física do livro, o que só aconteceu este ano. Finalmente poderia lê-lo! Contudo, apesar da grande expectativa, não consegui sentir o prazer tal qual senti com o filme e a série, citadas acima. Achei a leitura enfadonha e as conversas, a maioria, tão cheias de enfeites que fiquei extremamente cansada e dispersa. E a interação do Sr. Darcy e Elizabeth, a qual achei que compensaria essa minha dificuldade em adentrar mais profundamente na leitura, não foram o suficiente para findar a minha impressão e frustração com boa parte do livro. Isso acabou me influenciando também a nem querer ler as outras obras da autora. Estou em processo analítico ainda ? Enfim, essa foi a minha opinião sobre a obra e, embora não tenha sido a melhor experiência, Orgulho e Preconceito é, sem dúvida alguma, ainda uma das histórias que mais guardo com carinho no meu coração e nas minhas lembranças.

giovana 14/11/2022

gostei muito de orgulho e preconceito e persuasão, mas razão e sensibilidade achei mais arrastado, não gostei tanto quanto os outros. ainda assim a Jane Austen encanta com essas histórias de amor belíssimas.

Lay 28/10/2022

Bom,amei orgulho e preconceito mas as outras duas histórias não me cativaram..achei que em algumas que partes foram desnecessárias,que algumas partes são confusas,e ,em específico persuasão, me deu uma ressaca literária,mas acredito que no futuro darei outra chance a essas histórias
Tirando esses pontos,a leitura é um pouco cansativa tanto nas letras como no peso do livro kkkkk
Mas,mesmo assim gostei de Jane Austen,está no meu coração ?

bebelle 26/10/2022

Jane Austen é simplesmente maravilhosa amores
só digo que os melhores clássicos na minha opinião são os dela , e a nota só é 4 porque achei razão e sensibilidade e persuasão chatinhos. Vou fazer uma resenha separado de orgulho e preconceito .
Lay 28/10/2022minha estante
Também levei um bom tempo pra ler esses 2,acho que no futuro irei reler

Jóice 03/10/2022

Muito bom, como todos os livros de Jane Austen que li até agora. Nos envolve e faz refletir. Os casais são sempre bastante fortes e nos vemos na torcida por eles.

Cinthia 25/09/2022

Jane Austen é perfeita!
Sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito. Reli após adquirir essa coletânea da Jane Austen. Mas na verdade comprei por causa de Persuasão, nunca tinha lido e fiquei curiosa. Queria ler antes de assistir a adaptação da Netflix com a Dakota Johnson. O livro achei primoroso, já a adaptação: mediana!

livya 23/09/2022

Depois de 5 anos enrolando, finalmente tomei a decisão de terminar esse volume. Dentre os três livros, Orgulho e Preconceito é de longe o melhor: a personagem principal é forte e determinada, os personagens são interessantes, a dinâmica familiar é muito divertida, ótimos diálogos, a história tem ritmo do começo ao fim, enfim um romance daqueles de saltar o coração!
Razão e Sensibilidade começa meio devagar, mas depois a história engata. Um dos pontos fortes desse livro é a dinâmica entre as duas irmãs, mostrando as diferenças de personalidade e de formas de enfrentar os acontecimentos da vida. E vou ser sincera, não shippei os casais e não gostei do desfecho.
Já Persuasão é arrastado demais, só acontece um evento relevante nos capítulos finais e os personagens são maçantes, foi um desafio terminar esse.
Conclusão: talvez nem todos os romances sejam para mim.
Lay 28/10/2022minha estante
Foi exatamente assim que me senti ao terminar kkkkkkkk

Tábata 01/09/2022

Razão e Sensibilidade: um livro que começa com um ritmo arrastado, mas vai se tornando mais interessante. Apesar de algumas questões que incomodam nos dias atuais, como homens adultos se interessando por meninas que estão ou acabaram de sair da adolescência, vale a leitura.

Orgulho e Preconceito: o melhor dos 3 livros nesse volume. Narrativa mais ágil, personagens interessantes desde a primeira página, uma protagonista com personalidade mais forte e desenvolvimento coeso das relações entre personagens. Certamente o que me fez continuar querendo ler Jane Austen!

Persuasão: novamente os personagens são muito interessantes, e talvez mais profundos do que nos outros dois livros do volume. O ritmo lento é exagerado em alguns trechos, mas no geral contribui para a narrativa mais dramática e melancólica. Mais uma ótima história de Austen!

LuBroggi 20/08/2022

O que falar de Jane Austen?
Dessa vez eu só li Persuasão (e que configure uma espécie de roubo na contagem do Skoob), mas eu não canso de amar essa mulher! Alguém que escreveu o que ela escreveu, na época que ela escreveu, mostrando que a leitura feminina é muito mais além de um romancezinho, é impossível de não amar. Jane Austen já escrevia sobre os direitos das mulheres, satirizava a forma como a sociedade inglesa as via e mostrava para as mesmas a não aceitar menos que um senhor Darcy, ou um Capitão Wentworth, como é o caso aqui.
Persuasão trás uma heroína mais velha, 27 aninhos no começo do livro. (Velha para o sec. XIX) Anne Elliot é de uma maturidade que as suas irmãs, nem mesmo a mais velha tem, mas, ainda é uma adolescente quando se trata do crush. Eu me via em muitas reações que ela tinha quando estava na presença do Cap. Wentworth.
É um livro sobre obrigação do casamento, ideais tolos de riqueza e status social, mas, antes de tudo, sobre o primeiro amor, um amor não esquecido e muito menos superado.
É Jane Austen! Já vem com selo de aprovação, só ler.

Valquiria16 15/08/2022

Aff três livros em um só não é pouca coisa. Já tinha ouvido sobre os romances, e acho que fui com muitas expectativas, primeiro Razão e Sensibilidade: difícil de ler, não pela narrativa mas pela história mesmo, sem graça com personagens mesquinhos. Já em Orgulho e Preconceito mais fluido, embora de novo os personagens tenham mudanças muito rápidas de humor e sentimentos. E Persuasão, meu Deus que leitura demorada....chato!! Achei que seriam mais prazerosos de ler, tudo bem que é Jane Austen, mas não vi nada de mais.

Isabella624 07/08/2022

Demorei pra ler Persuasão
Eu gosto tanto das histórias da Jane, todas que li até agora eu gostei, mas acho que Persuasão foi diferente.
A Anne é uma personagem tão profunda e de bom coração. Ela pensa muito nos outros e aceita as pessoas como elas são. Por ser tão gentil e quieta, a família desmerece e desvaloriza tudo o que ela é e faz, o que me deu ódio. O romance do livro é lindo, acho que é o livro da Jane que mais mostra os sentimentos do amor. O casal é tímido, cheio de ressentimento e arrependimento, mas dá pra perceber que se gostam muito mesmo depois de anos separados. Eu adorei, dei nada e foi tudo.
Sempre vou dizer que a Jane é séculos a frente do tempo dela com todas as críticas que ela faz nos livros, que servem pra todas as épocas.