O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan




Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios


579 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


@leiturasdanickson 21/04/2022

?ubi dubium ibi libertas: onde há dúvida, há liberdade?
eu não consigo pensar em nada digno pra falar dessa leitura, sério mesmo

ler Carl Sagan foi transformador, literalmente. a nicole de antes de ?o mundo assombrado pelos demônios? tinha menos interesse pela ciência e menos entendimento do que é ter um pensamento crítico. a nicole após a leitura está exatamente assim com tudo que esse livro proporcionou ??

Sagan vai pra diversas áreas e quebra algumas teorias fundidas pela pseudociência de cada uma dessas áreas. ele consegue falar de TANTA coisa nesse livro e tudo de forma super didática.

indico esse livro para qualquer um que nunca se sentiu satisfeito com respostas banais para as coisas. na verdade, o livro não te da respostas, ele te faz questionar mais e pesquisar mais. E ISSO É MUITO MANEIRO, pq dúvidas das coisas é um direito nosso, a dúvida constrói a base de qualquer teoria bem formulada.

e quem for meu amigo já sabe né, vou encher o saco até você ler esse livrinho ?
comentários(0)comente



Kaique 17/04/2022

Mais necessário do que nunca
Num tempo onde as pseudociencias parecem ganhar cada vez mais espaço e a ciência ser cada vez mais vilanizada, O Mundo Assombrado Pelos Demonios é um daqueles livros que deveriam estar no currículo escolar.

Conta a importância da ciência na história, mostra sua importância no progresso futuro fa humanidade, e mais do que isso, mostra que um investimento sério não só na ciência mas no pensamento crítico pode ser fundamental pra que a humanidade tenha um futuro, e expõe os perigos de não fazer esse investimento.

O deslumbramento de Carl Sagan com as descobertas científicas é contagiante.
Anna 20/04/2022minha estante
Já irei colocar na minha fila de livros para ler!!




Natasha Fontan 16/04/2022

Tomei coragem pra fazer meu primeiro comentário aqui porque essa é uma leitura que, na minha humilde opinião, vale muito a pena e porque eu gostaria que outras pessoas se sentissem instigadas a ler também. Carl Sagan é o famoso astrônomo que consegue ser didático até para explicar a inimaginável e quase incompreensível (se não fosse por ele) quarta dimensão. Mas não comece esse livro com a expectativa de conhecer mais sobre astronomia, porque não é exatamente disso que se trata. Com um senso crítico e de humor admiráveis, Sagan nos apresenta a ciência de forma desmistificada como uma possível alternativa para solucionar os nossos principais problemas como sociedade. Apresenta com clareza a distinção entre pseudociência e a ciência propriamente dita. Enfatiza a relevância do método científico para a elucidação da verdade, ao mesmo tempo que nos relembra que a busca pela verdade é incessante, uma vez que a própria ciência está sempre questionando suas próprias verdades. Através desse livro, também é possivel resgatar nomes e períodos importantes na construção da história da humanidade e assim, entender melhor como foi que chegamos aqui e, quem sabe, encontrar uma direção pela qual faz sentido seguir. Uma leitura relevante para os tempos atuais (ouso dizer que para qualquer tempo) e que nos permite reflexões profundas. Levo desse livro muitos trechos grifados e a esperança renovada na capacidade do ser humano de produzir conhecimento e se beneficiar dele, ainda que nem sempre tenha sido assim.
comentários(0)comente



Marcus 13/04/2022

O conhecimento engrandece!
Carl Sagan foi capaz de mostrar a importância da ciência apenas apresentando os problemas que a falta dela causa. Ele realmente foca na parte dos alienígenas, mas para a época e para a especialização dele faz todo o sentido, é preciso falar da área em que domina.
Dei 5 estrelas porque esse livro mudou minha maneira de ver o mundo, quando isso acontece, é impossível não puxar o saco do autor, né? Kkkkk
comentários(0)comente



Bielzin 31/03/2022

Hans Zimmer - Interstellar
O título dá resenha é uma referência, pois ler esse livro com o soundtrack de "Interestelar" é se sentir flutuando e vendo o mundo de outro jeito.
Você sente o peso das palavras.

Sobre o livro agora, Sagan foi um dos divulgadores científicos mais excepcionais que já pisaram em nosso "pálido ponto azul".
Nesse livro não foi diferente. Ele aborda muitos temas importantes, como a educação científica, pseudociências, etc, filosofando perfeitamente sobre como o mundo hoje em dia está, pois mesmo estando um pouco defasado pelo tempo, ainda é atual.
A ciência sempre vista com maus olhos pela maioria que a considera difícil, uma mídia que trata cientistas como seres "malucos", e o ensinamento científico que não se encaixa com nosso século presente, o século onde deveríamos ser mais esclarecidos e muitos continuam vivendo mas trevas.

Ubi dubium ibi libertas - onde há dúvida, há liberdade.

Duvidem! A dúvida move montanhas, foi nossa dúvida do mundo a nossa volta que nos trouxe até aqui. Tenham dúvidas! Ensinem as novas gerações a duvidarem e irem atrás de descubrirem as respostas.

Leiam Sagan! E espalhem!
comentários(0)comente



Paulinha 24/03/2022

Cansativo
No livro Sagan aborda de forma cética inúmeros fenômenos considerados fantásticos e sobrenaturais, esclarecendo e explicando o ponto de vista da ciência.

O autor alerta para as explicações supersticiosas que são aceitas por pessoas facilmente sugestionáveis.

A ?celebração da ignorância? pela mídia coincide com a contraditória dependência, cada vez maior, da tecnologia combinada à incompreensão da própria ciência e dessa mesma tecnologia.

Traz racionalidade a inúmeros fatos que muitas pessoas têm como certos.

Enfim o livro é bom, racional, pé no chão. Mas se torna cansativo. Acho que ele é tão apaixonado pela sua teoria que perdeu o pobto de parar de falar e o livro se tornou desinteressante.
Naya 24/03/2022minha estante
Esse livro ????


lpdutra 25/03/2022minha estante
É um livro sobre atualidades de um tempo atrás, achei exagerado o tempo gasto nas descrições de ETs. Também achei cansativo...


pampamcviana 15/04/2022minha estante
Estou na página 81 e já estou achando o livro cansativo. Concordo com você.


Paulinha 15/04/2022minha estante
Ele se prende bastante aparentemente nos assuntos que são do seu interesse


Joao 25/07/2022minha estante
Também estou achando bem cansativo de ler, além de redundante (principalmente no quesito de ETs kk) a escrita -- não que ela seja ruim -- não me prende, mesmo sendo um livro tão didático e lúcido. Estou avançando na leitura somente porque tem um audiobook no yt. que me mantém na leitura, e destaco no livro as partes/dados importantes. Por enquanto recomendo ele para quem tem cúrajem kk.




Daniel.Victor 22/03/2022

+ Ciência
Fiquei surpreso pelo tempo que levei para terminar a leitura dessa obra. Demorei muito, e é justificável, pois é um livro perfeito. O mundo assombrado pelos demônios, publicado pela @companhiadasletras ,é uma obra de Carl Sagan, grande divulgador da ciência. .
Nessa obra, ele aborda diversos temas, principalmente a questão do ceticismo e da credulidade. Ele defende uma filosofia de vida baseada no pensamento cético, nos fornecendo diversas "ferramentas" contra a pseudociência e a credulidade exacerbada.
.
É impensável que eu consiga fazer uma resenha extensa e completa, pois o livro nos apresenta uma grande quantidade de informações. Apesar de tal limitação, uma coisa posso afirmar, é dever de toda pessoa ter contato com essa obra, ainda mais nesses tempos sombrios em que a ciência está sendo descreditada no meio político (não queria politizar, mas fazer o quê, a vida é política).
comentários(0)comente



juju 17/03/2022

ciência, amor e sociedade
Como sempre Sagan trazendo seus comentários de maneira fenomenal, neste em específico temos bastante da criticidade e da importância de se ter um pensamento cético.
A importância de implantar sempre a alfabetização da sociedade em ciência e tecnologia.
É lindo ver o amor que ele tem pela ciência e a ênfase na propagação dela.

"No mundo assombrado por demônios hbitamos em virtude de sermos humanos, talvez seja apenas isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante."
comentários(0)comente



siahtfreitas 16/03/2022

O amor pela ciência
Desde que entrei na faculdade de física me interesso por livros que falam sobre ciências e apesar de não ser um livro técnico da área, o mundo assombrado pelos demônios me fez ter mais certeza ainda do caminho que quero seguir. Então, se você está desanimado e quer redescobrir seu lugar na área recomendo bastante esse livro, e garanto que quando terminar terá uma outra visão dos tempos que vivemos em meio tanto caos ligado a pseudociência.
comentários(0)comente



LairJr 13/03/2022

Minha primeira leitura do autor. A sensação é de que deveria ter lido há muito tempo. Uma obra fantástica, um relato minucioso sobre a importância da ciência pra humanidade. Uma vela na escuridão!
comentários(0)comente



Marcos.Telles 11/03/2022

Livro indispensável no currículo literário de quem tenciona entender o mundo de maneira coerente e racional, separando o que é ciência do que é superstição e achismo. lançado nos anos 90 e cada vez mais atual num mundo de trevas ideológicas e obscuridade de pensamento.
AndressaPaula 11/03/2022minha estante
Interessante, você me convenceu a ler este livro.




Matheus 11/03/2022

Uma utilidade pública
Um livro muito necessário nos dias atuais de tanto obscurantismo científico e escrito por uma pessoa que claramente ama oque faz.
Os últimos capítulos do livro, sobre política, foram excepcionalmente bons. Porém, em outros trechos achei demasiadamente lento.
De toda forma é um grande livro de divulgação científica e principalmente de como pensar racionalmente para evitar erros já cometidos pela humanidade.
comentários(0)comente



Lemuel 09/03/2022

Um reencontro.
A leitura não me traz muitos conceitos novos, necessariamente falando, mas reforça muitos dos quais já conhecia e compactuava. Achei fascinante como Sagan explica a forma que pseudociencia implica e cria barreiras que impedem que a verdadeira ciência, aquela com metodologia e experimentação, seja propagada, e como a pseudociencia se torna mais atrativa por trabalhar diretamente alguns aspectos da psique humana ligados à emoções e sentimentos de pertencimento. Em boa parte do texto vemos exemplos de como a mente humana trabalha de forma a evitar o ato de pensar criticamente, e como somos desestimulados por diversas instituições a fazer o contrário. O senso comum é recheado de superstições e ligações culturais, como o conservadorismo, que são extremamente nocivas à ciência como um todo, pois a mesma busca trazer inovações e descobertas a luz de evidências, o que muitas vezes diverge com a base fundamentalista do conservadorismo.
Além de todo o conteúdo informativo e exemplos reais, o livro também trás a visão pessoal do Sagan, que expõe falhas morais e éticas de instituições importantes como o governo, incluindo o dos Estados Unidos, URSS e outras grandes potências que tiveram forte influência no meio científico ao longo do tempo. Também vale ressaltar que embora haja respeito pela instituição religiosa, ele destaca todo o mal causado por ela em todo o período de existência humana. A religião é subversiva, quem detém a palavra, detém o poder, e esse poder sempre foi utilizado de forma a manter o mundo assombrado pelos demônios.
comentários(0)comente



Robert.Leite 03/03/2022

O Livro
O melhor e mais importante livro da minha vida. Acredito que passe por todos os pontos necessários para introduzir as ferramentas do pensamento crítico ao leitor. Os exemplos históricos são uma aula e show à parte.
comentários(0)comente



elias 27/02/2022

bíblia
esse livro é incrível, maravilhoso mesmo.
comecei o livro irritado com a desconexão causal dos capítulos e a aparente falta de estrutura e acabei com uma teia minuciosamente arquitetada dos mais diversos aspectos sociológicos, históricos, sociais e críticos da atuação da ciência em geral para com a humanidade no percurso da nossa linha do tempo. é difícil falar de tudo que o livro engloba e a maneira como ele faz isso através de uma patinação atemporal por todos os assuntos é assustadora.
a leitura é densa, mas democrática. praticamente toda página tem um embasamento, uma referência ou citação, é o tipo de livro pra se ler com marcadores do lado ( gastei dois bloquinhos de diferentes cores só pra ele ) e se revisitar de vez em quando, pra se lembrar de alguns dos pontos mais importantes. ele comporta uma ideia cada vez mais imprescindível e atual e não poderia ser mais homogêneo a todos o panorama social de hoje, embora tendo quase 30 anos de idade.
impressionante, sério
comentários(0)comente



579 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |